Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 193De 1 a 15/6/2011
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


O 17º Curso Anual de Comunicação do NPC acontecerá no Rio de 16 a 20 de novembro

Neste ano há muitas reflexões novas a serem feitas sobre a comunicação no nosso país e no mundo. E muitas práticas, experiências, dificuldades e soluções encontradas por sindicatos, movimentos sociais, estudiosos e grupos ativistas por uma comunicação contra-hegemônica.  Estamos fechando a programação e os nomes dos expositores, nacionais e internacionais. Há alguns já confirmados daqui e de fora: Ignacio Ramonet do Le Monde Diplomatique, Pascual Serrano, do site Rebellion e Blanka Ekcout (Venezuela), Dênis de Moraes, Sylvia Moretzsohn, Venício Lima, Raquel Moreno, Celso Vicenzi, Claudia Costa, Silvio Mieli, Raquel Rolnik, Walter Sanchez, Maria Lúcia Pontes e tanta outras e outros. Muita gente está reservando sua vaga. Logo logo, comunicaremos todos os detalhes. Vamos nos encontrar e trocar muitas belas experiências que acontecem no nosso país, sempre de olho no que acontece no mundo.   



Curso de Comunicação Popular do NPC começou neste fim de semana

foto

Neste sábado, 4 de junho, tiveram início as aulas do curso de comunicação popular  organizado pelo NPC. Participaram 40 alunos, a maioria moradores (as) de favelas, estudantes de comunicação, lideranças comunitárias e participantes de movimentos sociais. O curso vai até o dia 7 de setembro. Serão aulas teóricas e práticas com o objetivo de capacitar os alunos para aprimorar os veículos de comunicação já existentes em suas comunidades, além de estimular a criação de novos meios. Nesta primeira aula, Claudia Santiago, do NPC, e o professor de comunicação Gabriel Mendes orientaram os debates de temas como “a sociedade que sonhamos construir” e “o papel da mídia no mundo de hoje”. Também participaram como expositores, Gustavo Barreto, Ana Lúcia Vaz e Vito Giannotti.
A aula “pré-inaugural” ocorreu no 1º de Maio, Dia do Trabalhador, na manifestação realizada no Largo Santo Cristo. Alguns dos alunos também já se reuniram no dia 25 de maio para assistir ao espetáculo Ô, Lili da Cia. Marginal de Teatro, grupo formado por atores-moradores do Conjunto de favelas da Maré.



Festa de inauguração da Livraria Antonio Gramsci será nesta semana

foto

Para comemorar o seu segundo mês de existência, a livraria Antonio Gramsci, do NPC, convida amigas e amigos para um encontro festivo na sexta-feira, dia 10 de junho, a partir das 18h. A programação está sendo montada pela jornalista Jéssica Santos, do grupo Paiol Cultural.

Está confirmada a participação do ator Carlos Maia; do artista Eduardo Marinho; do rapper e coordenador da rádio Santa Marta, Fiell; dos músicos Alane Ramon; dentre outras grandes figuras que povoam as ruas do Rio de Janeiro, como Marcelo Yuka. Gente sem-terra, sem-teto, mas com alegria, inteligência e força. Jornalistas, educadores, historiadores, sindicalistas. Todos lutadores sociais, todos com muitas ideias e muita vontade de mudar a comunicação hoje hegemônica e, sobretudo, toda a estrutura da sociedade. Gente de esquerda. Gente que tem em comum a paixão de mudar o mundo.




A Comunicação que queremos


SOLTEC, da UFRJ, oferece curso de comunicação comunitária a moradores do Alemão

jornal

O Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC) da UFRJ tem feito um trabalho importante na área de comunicação popular do Rio de Janeiro por meio do projeto Comunicação Comunitária e Novas Tecnologias. Neste ano, o Núcleo promoverá um curso de análise crítica da mídia no conjunto de favelas do Alemão, seguindo o modelo do que já foi realizado no ano passado na Cidade de Deus.

As aulas são pensadas como espaços de troca de ideias e promoção de debates para incentivar o pensamento crítico dos participantes. “Não temos uma verdade absoluta para ensinar, aprendemos muito com tudo isso. Mas também seria ingênuo dizer que não influenciamos as ideias. Temos uma opinião, por exemplo, sobre a Rede Globo, e vamos falar sobre esse assunto”, explica a jornalista Marília Gonçalves, coordenadora de comunicação do SOLTEC.

As aulas no Alemão ocorrerão aos sábados. A ideia é mostrar a importância de se produzir uma comunicação própria e estimular a autonomia dos moradores para darem continuidade aos veículos possivelmente criados durante as aulas. A Cidade de Deus mostra como isso é possível: já está sendo preparada a terceira edição do jornal A notícia por quem vive, que nasceu no curso de 2010.



Rádio Santa Marta é fundada e pode voltar a funcionar em breve

foto

Foto dos participantes da assembleia de fundação da Associação de Comunicação Comunitária Santa Marta, realizada no dia 31 de maio de 2011. 

Depois de oito meses no ar, a rádio comunitária do morro Santa Marta foi fechada por agentes da Polícia Federal e da Anatel, que levaram o transmissor de forma ilegal. Com a criação da Associação, espera-se agilizar o processo de obtenção da outorga. Os moradores se queixam constantemente do fechamento da emissora, reconhecida como importante espaço de livre expressão da comunidade e de divulgação de notícias do morro. Alan Tygel (de óculos) representa o NPC na foto.

Leia a cobertura completa

.

Décima edição da Revista Vírus Planetário lançada! 

foto

Já está nas bancas mais uma edição da revista Vírus Planetário, publicação independente e contra-hegemônica. Criada em maio de 2008, a revista chega a sua décima edição, ao mesmo tempo em que completa três anos de existência. A décima edição representa um marco na história da revista, que já enfrentou grandes desafios, mas ainda tem muito a conquistar. Daqui em diante, se espera que a Vírus Planetário continue desempenhando seu papel na organização de uma sociedade mais justa e democrática durante muitos anos.

.

Neste número, trazemos reportagens sobre os riscos relacionados ao uso de energia nuclear no Brasil, acompanhada da entrevista com um dos maiores intelectuais marxistas da atualidade, Michael Löwy.

.

Na Entrevista Inclusiva, Claudia Santiago e Vitto Giannotti falam do monopólio da mídia no Brasil, as experiências em comunicação na América Latina e sobre o Núcleo Piratininga de Comunicação, fundado por eles em 1992. Outra entrevista marcante presente nesta edição é a do jogador de futebol Petkovic, que fala sobre política, educação e até futebol.

.

Em nossa 10ª edição, trazemos também uma resenha sobre o tão falado filme “Rio”, uma reflexão sobre a morte de Osama Bin Laden, as indicações e contraindicações da Bula Cultural, e muito mais!

.

A revista está à venda em diversos pontos do Rio de Janeiro, para conferir onde comprar, clique aqui. Por apenas 2 reais, você pode fortalecer a imprensa alternativa e democratização da comunicação. Para comprar por encomenda ou uma cota, envie um email para virusplanetario@gmail.com




Proposta de Pauta


Mcdonalds não pode ser ‘amigo da saúde’

O assunto é gorduroso, para não falar em excesso de sal e açúcar: o Ministério da Saúde reconheceu a rede de lanchonetes de comida rápida Mcdonalds como “amiga da saúde”. Em resposta, a Frente pela Regulação de Publicidade de Alimentos acaba de encaminhar uma carta  destacando que “não se justifica, em hipótese alguma, o Ministério da Saúde associar sua imagem a de empresas como Mc Donald´s atribuindo-lhes o título de ‘Parceiro da Saúde’, uma vez que a sua principal atividade é a comercialização de alimentos que, em sua grande maioria, fazem muito mal à saúde”. Em outra carta que acaba de chegar ao ministério, três professores de nutrição também pedem a desvinculação das marcas do Ministério da Saúde com as do McDonalds.

De olho na saúde dos brasileiros, e observando que a influência de redes como o McDonalds tem modificado negativamente os hábitos alimentares, tanto as entidades quanto os especialistas da academia pedem ao governo coerência: unir a imagem do ministério responsável pela saúde pública a uma rede que colabora com o aumento de doenças vai na contramão de políticas que o mesmo ministério se esforça em desenvolver.

Fonte: FASE




Democratização da Mídia


Intervozes pretende entrar com ação judicial contra o ‘coronelismo midiático’

O coletivo Intervozes lançou na última semana uma nota contra a outorga de concessões de rádio e TV para políticos. O texto foi divulgado após o Ministério das Comunicações ter divulgado uma lista dos controladores e donos de concessões públicas. Segundo o site Transparência Brasil, 21% dos senadores e 10% dos deputados federais são diretamente concessionários de rádio e TV. E quantos são concessionários de rádios e TVs disfarçadamente, através de testas de ferro ou “laranjas”? É só ver o texto de Rodrigo Vianna, logo aqui abaixo.
De acordo com o coletivo, “fica clara a afronta a própria Constituição Federal que, no artigo 54, proíbe explicitamente aos parlamentares de serem donos de empreendimentos concessionários”. Diante da situação, fica preocupante a declaração do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, de que “é mais fácil fazer o impeachment do presidente da República do que impedir a renovação de uma concessão de rádio ou TV”. Para coibir esta prática anti-democrática, o Intervozes está preparando medidas jurídicas para exigir o cumprimento da Constituição Federal.
Para ler a nota contra o "Coronelismo Midiático” na íntegra, clique aqui.

Agora um lembrete: Quando na Argentina, meses atrás, foi aprovada a Lei de los Medios que foi um passo importante na democratização das comunicações naquele país, nas praças de Buenos Aires havia 60 mil manifestantes para exigir que a presidente assinasse a decisão. Vale a dica. Sem gente nas ruas não há mudanças.




De Olho Na Mídia


Para Rede Globo, mobilização por melhores salários diminui estima da população em relação aos bombeiros. Será???

[Por Marina Schneider] “Os bombeiros têm uma história de bravura e de estima da população. Contrariaram essa reputação e fizeram um protesto que acabou em violência”foram as duas frases escolhidas pelo jornalista Renato Machado hoje (06.06.11) no telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, para introduzir a matéria sobre as manifestações dos bombeiros por melhores salários no Rio de Janeiro. A opinião pessoal do jornalista é colocada como uma realidade para os telespectadores. Para Renato Machado, a organização de uma categoria e a manifestação de duas mil pessoas por melhores salários contrariam a reputação destes trabalhadores. Ele acha isso. E é livre para achar o que quiser, para pensar de acordo com seus valores. Mas no momento em que propaga essa opinião pessoal para milhares de telespectadores na abertura de uma matéria que pretende, pelo menos em tese, relatar fatos – usando uma concessão de radiodifusão outorgada pelo Estado -, o jornalista está, no mínimo, atentando contra a inteligência de quem assiste ao programa. 

A mobilização dos bombeiros do Rio de Janeiro contraria a estima que a população tem por eles? Será que boa parte dos familiares, trabalhadores de outras áreas, estudantes e observadores mais atentos e comprometidos com o avanço da democracia no país vêem dessa forma? Traduzir a insatisfação com o vergonhoso soldo que recebem em manifestações pacíficas em busca de dignidade diminui esta estima?



Folha de S.Paulo esconde irmã de Aécio Neves na lista de rádios ligadas a parlamentares

[Por Rodrigo Vianna] No domingo, 29 de maio, a Folha publicou com grande estardalhaço a lista de parlamentares que possuem emissoras de rádio e TV – ou que mantêm as emissoras em nome de parentes. A reportagem, na edição impressa, remetia o leitor para a “lista completa” que podia ser lida na internet, no UOL. E esclarecia que o material tinha sido preparado pelo Ministério das Comunicações.

Esse blogueiro estranhou que a reportagem da Folha não citasse o senador Aécio Neves – impulsivo líder da oposição. Recentemente, como se sabe, Aécio foi flagrado numa blitz da Lei Seca no Rio, e recusou-se a fazer o teste do bafômetro. Investigações mostraram que o carro dirigido pelo senador estava em nome da rádio Arco-Íris, que tem a irmã e a mãe de Aécio como sócias, em Minas – como se pode ler aqui. Toda a imprensa divulgou a história de forma discreta.

O interessante é que na lista original, p. 250, consta a “Rádio Colonial FM Ltda”, em nome da irmã de Aécio! A Rádio Colonial e a Rádio Arco-Íris são a mesma coisa? Uma é nome fantasia a outra é o nome da empresa? Ou é uma segunda rádio? Tema  ser melhor apurado…

O relatório completo do ministério pode ser acessado nesse link.




De Olho Na Vida


Educadores em todo o país se mobilizam em defesa do piso salarial

foto

Greve dos profissionais de Educação em Sergipe

[Por Sheila Jacob] Trabalhadores da educação estão em luta em todo o Brasil pelo cumprimento da legislação promulgada em julho de 2008 que estabeleceu o Piso Salarial Nacional Profissional. A Lei 11.738 fixou, para este ano, a remuneração mínima de R$ 1.187 para professores da educação básica da rede pública que possuem carga horária de 40 horas semanais. O assuntou voltou à tona porque, em abril, o Supremo Tribunal Federal julgou e considerou constitucional a vinculação do piso aos vencimentos iniciais do magistério em rede pública. O STF também julgou válido o parágrafo da lei que determina no mínimo um terço da carga horária de trabalho para jornada fora de sala de aula.

Para cobrar o cumprimento da legislação, que ainda está só no papel, manifestações e greves vêm sendo realizadas em diversos estados do país. Sindicatos de professores do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Sergipe, Paraíba e Tocantins são alguns dos que fizeram paralisações em defesa da valorização do profissional da educação. Além do pagamento do salário básico previsto em lei, muitos cobram também o Plano de Carreira, outro direito desrespeitado pelos gestores públicos estaduais e municipais. 

No dia 11 de maio, uma manifestação reuniu cerca de 1500 profissionais da educação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Faixas, bandeiras, cartazes e pirulitos com a frase “A educação quer mais” marcaram a mobilização, que reuniu delegações de todas as regiões do país. O ato ocorreu no dia de Paralisação Nacional pela Educação, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Cada estado organizou para a mesma data diversas manifestações, conforme a orientação dos sindicatos estaduais e locais.  



CPT divulga nota sobre assassinatos no campo: O Estado não pode lavar as mãos diante de mortes anunciadas

A coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou no início desta semana uma Nota Pública sobre os assassinatos recentes ocorridos no campo. No texto, intitulado O Estado não pode lavar as mãos diante de mortes anunciadas, a CPT repudia a informação de que a Secretaria de Segurança do Pará desconhecia as ameaças de morte sofridas pelos trabalhadores José Claudio da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva. Eles foram mortos a mando de madeireiros no dia 24 de maio, em Nova Ipixuna (PA). No dia 28 foi encontrado o corpo de Erenilto Pereira dos Santos, que seria uma das testemunhas do assassinato do casal. Além deles, o agricultor Adelino Ramos (Dinho) foi assassinado em Vista Alegre do Abunã, distrito de Porto Velho (RO). Adelino era um dos sobreviventes do massacre de Corumbiara, ocorrido em 1995 quando policiais e jagunços executaram camponeses sem-terra que se mobilizavam para ocupar uma fazenda.

Segundo a CPT, esses casos de violência no campo podem se intitular Crônicas de mortes anunciadas. De 2000 a 2011, a organização tem registrado em seu banco de dados ameaças de morte no campo contra 1.855 pessoas. Do total, 42 já foram assassinadas e outras 30 sofreram tentativas de assassinato.




De Olho No Mundo


A Telesur mostra ao mundo a volta de Zelaya a Honduras, deposto por um golpeda oligarquia local com os EUA

[Por Beto Almeida] No sábado, 28 de junho, a Telesur exibiu ao vivo para toda a América Latina, para os latinos que vivem nos EUA e para parte da Europa, o retorno do ex-presidente Manoel Zelaya a sua pátria, Honduras. Sua volta ocorreu após ter sido deposto por um golpe de estado articulado por alas do governo estadunidense juntamente com a oligarquia interna hondurenha. Estes grupos não queriam admitir a aproximação política de Zelaya com Chávez, Cuba e a sua integração à Alba. A volta de Zelaya simboliza o fracasso deste golpe que, no entanto, cobrou muitas vidas de valorosos lutadores sociais. Zelaya em sua primeira fala em território hondurenho cobrou a apuração das atrocidades e a punição dos responsáveis. Também pediu a instalação de uma Assembleia Constituinte, palavra de ordem que estava no centro da Consulta Popular que pretendia realizar há quase dois anos, no momento em que foi deposto ilegalmente.
Confira o texto completo.



Um fato nunca noticiado na mídia comercial/empresarial brasileira:A experiência da auditoria oficial da dívida pública no Equador

[Por Maria Lúcia Fatorelli] Em 2007, o presidente do Equador Rafael Correa criou a Comissão para a Auditoria Integral do Crédito Público (CAIC). A atribuição foi a realização da auditoria oficial da dívida pública do país – tanto interna quanto externa. O grupo também analisou os seus impactos sociais, ambientais e econômicos. Essa atitude significou uma vitória dos movimentos sociais que há décadas lutam pela revisão da dívida, que consome a maior parcela do orçamento. O relatório final identificou inúmeras irregularidades no processo de endividamento público equatoriano, tudo devidamente apoiado em documentos e provas.

Depois da auditoria, o presidente anunciou que pagaria somente 25 a 30% do valor dos títulos da dívida externa comercial com a banca privada. Devido às provas de ilegalidade da dívida, 95% dos credores tiveram que aceitar. A atitude soberana do Equador abriu caminho para as auditorias na América Latina.

Na reunião da ALBA realizada em Novembro de 2008, o presidente Correa apresentou o tema e, como consequência, Bolívia e Venezuela anunciaram também a intenção de realizar a auditoria das suas dívidas públicas. A iniciativa pode também servir de exemplo para o Brasil.
Confira o texto completo.




NPC Informa


Algo se mexe! Frentecom promove audiência pública sobre operador único de rede
A Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) promoverá neste mês uma audiência pública sobre o projeto do Operador Único de Rede de TV Pública Digital. Este projeto está sendo coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O objetivo é constituir uma rede de antenas com sinal de TV digital em mais de 200 cidades do Brasil, que serão responsáveis pela transmissão dos sinais de diversas emissoras de caráter público e estatal, nacionais e locais, que queiram fazer parte do sistema.
O objetivo da audiência é atualizar parlamentares e membros da sociedade civil em relação ao estágio do projeto. Um dos pontos a serem discutidos é a possibilidade da TELEBRÁS ser parceira na construção da infraestrutura das antenas, o que teria levado ao abandono das propostas de uma licitação internacional com vistas à formação de uma Parceria Público- Privada (PPP). Também se pretende conhecer melhor alguns detalhes do projeto, como as condições de parceria com as TVs locais, as perspectivas de uso da multiprogramação e a interatividade.
A audiência será no dia 14 de junho, às 9h30, no Plenário 3 da Câmara dos Deputados.


Audiência no Rio debate importância do marco regulatório de comunicação

O presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Robson Leite (PT), defendeu durante uma audiência pública a reforma do marco regulatório de comunicação nacional. A audiência, realizada no dia 1º de junho, debateu a importância do marco para democratizar o acesso à informação. Segundo Leite, o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, que consta do Decreto federal 52.795/63, é uma das principais normas sobre o assunto que precisa ser revista.

Deputados aproveitaram a audiência para apresentar um projeto para a criação de uma Frente Parlamentar de Democratização da Comunicação e da Cultura. O objetivo é reunir os parlamentares que representarão o Rio nas discussões sobre o novo marco regulatório em Brasília.
Saiba mais na Rádio Alerj
: http://radioalerj.posterous.com/deputados-querem-criar-frente-pela-democratiz



Escritor marxista - István Mészáros vem ao Brasil em junho

O filósofo húngaro István Mészáros vem ao Brasil no início de junho para apresentar a conferência Crise estrutural necessita de mudança estrutural. Ele estará em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Os encontros marcam o lançamento de três novos títulos da Boitempo Editorial: o segundo volume de Estrutura social e formas de consciência, de Mészáros; o número 16 da revista Margem Esquerda, publicação semestral de ensaios marxistas; e István Mészáros e os desafios do tempo histórico (orgs. Ivana Jinkings e Rodrigo Nobile). Neste último, a editora presta homenagem à trajetória intelectual de um dos maiores pensadores marxistas da atualidade. A coletânea é formada por 22 ensaios sobre os escritos fundamentais do filósofo, resultado das reflexões que resultaram da última visita de Mészáros ao país, em 2009.
Confira a programação completa.

Agora um lembrete: Os livros de Mészáros podem ser encontrados da livraria Antonio Gramsci


Rio de Janeiro é sede de encontro internacional de fotografia

foto

Amantes de fotografia já podem conferir as exposições que fazem parte do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio). O festival apresenta trabalhos de renomados fotógrafos brasileiros e estrangeiros, e está distribuído em diversos museus e centros culturais da cidade. O objetivo é dar visibilidade a grandes acervos de imagens e coleções públicas e privadas por meio de exposições, projeções, cursos, seminários, oficinas e palestras.  A visitação é gratuita, e fica em cartaz até meados de julho. Um dos destaques é a mostra do Centro Cultural Correios. São 30 imagens de Fulvio Roiter, considerado o maior fotógrafo italiano vivo. As fotografias datam de sua passagem pelo Brasil de Norte a Sul, a convite do então presidente Juscelino Kubitschek.
A programação completa do festival está em
http://www.fotorio.fot.br/2011/




Imagens da Vida


Greve dos bombeiros no Rio

Bombeiros do Rio, que recebem coisa de R$ 900,00 por mês, entram em greve e são reprimidos pela Tropa de Elite da Polícia Militar, na madrugada de sábado, dia 4.

Segundo informações que nos chegaram no domingo, policiais militares se recusaram a reprimir o movimento que, caso obtenha sucesso, também elevará os seus vencimentos.

foto




Dicas


Programa sobre democratização da comunicação
O programa Pé na Rua, realizado pela Ateliê Produções, procura trabalhar de maneira bastante acessível temas polêmicos como aborto, lei de drogas e a reforma agrária.  Um dos quadros do programa, chamado Diga Aí, propõe a discussão da democratização da mídia, focando em temas como regulamentação, controle social e conselho de comunicação.
Confira em http://www.ateliepe.com.br/penarua/videos/digaAi/248


DICA de Anita Leocádia Prestes: Sociedade civil e hegemonia

capa

Autor: Jorge Luis Acanda

Editora: UFRJ

Preço: R$35
.

Jorge Luiz Acanda, um dos mais importantes intelectuais cubanos, não esconde sua opção pelo conceito de sociedade civil que tem em Gramsci seu principal inspirador. Mas o autor não expõe apenas o pensamento do revolucionário italiano: ele mostra a evolução do termo desde suas origens no pensamento liberal, as formulações em Hegel e Marx, em Gramsci e no debate contemporâneo. O resultado é um rico panorama da história do conceito e, através dele, de toda a filosofia política moderna. No Rio de Janeiro, pode ser encontrado na Livraria Antonio Gramsci.



Caros Amigos sobre educação

capa

Já está nas bancas a edição especial da revista Caros Amigos inteiramente dedicada à educação. O objetivo deste número é apresentar a realidade do ensino no país e, ao mesmo tempo, reunir e difundir propostas para a superação das dificuldades e problemas. Dentre os temas abordados estão os recursos financeiros existentes e necessários, a formação e capacitação de professores, a universalização do ensino, a democratização da escola, o ensino técnico e o polêmico ensino à distância. A publicação também traz artigos de renomados educadores sobre o que consideram prioritário para a Educação e o sistema de ensino no Brasil.



Direito à Memória e à Verdade – ditadura no Brasil – 1964 a 1985

foto

Autor: Vários

Editora: Várias

Preço: R$ 15.

Este livro é resultado da exposição fotográfica A ditadura no Brasil, do projeto “Direito à Memória e à Verdade” da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O livro traz uma série de fotografias acompanhadas de textos curtos e diretos. Essa é uma maneira de conhecer o episódio de nossa história marcado pela repressão e violência institucionalizada. Ao mesmo tempo, a publicação pretende contribuir para que violações aos direitos humanos não continuem ocorrendo.



Pérolas


Por Gizele Martins

"Maré, uma ex-favela! Que orgulho, que orgulho meu povo!!! Agora sou cidadã, que felicidade!!! Mas... peraê... o caverão ainda está aqui, o muro da vergonha também, ainda moro em uma ocupação, que não tem luz e nem água... Ué!? Não sou uma cidadã??? O Estado não tirou a Maré da lista de FAVELAS???"

Gizele Martins é estudante de jornalismo e moradora da Maré. Esse artigo foi divulgado após a Prefeitura do Rio anunciar que existem 44 ex-favelas na cidade. O texto completo está no blog O Cotidiano, com relatos de outros moradores.
 



Por Fábio Pagotto

 “A Polícia Militar é um resquício da Ditadura”.
O jornalista Fábio Pagotto, do Diário de S.Paulo, fez essa declaração após ser agredido repetidas vezes por policiais militares enquanto cobria a Marcha pela Liberdade de Expressão, realizada em São Paulo no dia 21 de maio.




Memória


Abdias Nascimento, presente!

foto

[Por Marina Schneider] O Brasil perdeu, no dia 24 de maio, Abdias do Nascimento, importante articulador que dedicou sua vida à luta em defesa dos direitos dos negros. Nascido em Franca, interior de São Paulo, na década de 1930 se engajou na Frente Negra Brasileira. Já em 1938 organizou, com colegas militantes, o Congresso Afro-Campineiro, para discutir e organizar formas de resistência à discriminação racial. Preso pela segunda vez em 1941, Abdias fundou o Teatro do Sentenciado, organizando um grupo de presos que escreviam, dirigiam e interpretavam peças dramáticas.  

Recém saído da prisão, em 1944 cria o Teatro Experimental do Negro (TEM), entidade responsável pela Convenção Nacional do Negro em 1945-46. Em 1968, Abdias funda o Museu de Arte Negra, no Rio. Perseguido pela Ditadura, deixa o país e passa a dar palestras e participar de conferências internacionais. Eleito pelo PDT do Rio, foi o primeiro deputado federal negro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo (1983-87). Apresentou projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade no país.



Sábado Resistente debate Comissão da Verdade e homenageia fundadores do CBA-SP

O último encontro do Sábado Resistente, realizado em 4 de junho, promoveu um debate sobre as características e os objetivos da proposta de criação de uma “Comissão Nacional da Verdade”, conforme prevê o Projeto de Lei 7673 enviado ao Congresso Nacional em maio de 2010. O objetivo deste e demais encontros sobre o tema é mobilizar a sociedade em defesa do projeto.

As Comissões da Verdade tem servido, em outros países, para esclarecer o passado histórico de autoritarismo e suas consequências no mundo de hoje. Na ocasião, foi distribuída a cartilha gratuita Comissão da Verdade – Por que, o que é e o que temos que fazer. Antes do debate foi feita uma homenagem aos fundadores do Comitê Brasileiro da Anistia de São Paulo.
Para saber mais e assinar a petição em defesa da criação da Comissão da Verdade, acesse http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N10720




Artigos


Verdade, Propaganda e Manipulação dos Media

[Por Andrew Marshall/ O Diario.info] Nunca como agora foi tão importante haver vozes e fontes de informação independentes e sérias. Mas, sobretudo no que diz respeito aos grandes media convencionais, o que se verifica é a sistemática manipulação e enviesamento da informação. O que não admira estando, como estão, inteiramente ligados ao grande capital transnacional e às estruturas centrais do poder imperialista. Leia o texto completo.



Brasil 2011: mortes, desmatamento e cenas de política explícita

[Por Carlos Walter Porto / Boletim MST-RJ] No mesmo dia em que no Congresso Nacional se votava um Código de Desmatamento em substituição ao Código Florestal, em Nova Ipixuna no Pará um casal de assentados era brutalmente assassinado justamente por lutar contra o desmatamento. Dois dias depois, em Vista Alegre do Abunã em Rondônia, outro líder camponês era assassinado por seu envolvimento na luta contra o desmatamento na Amazônia. Dias antes o INPE havia dado o alerta com dados alarmantes sobre a retomada acelerada do desmatamento na Amazônia. Ainda na mesma semana notícias com estatísticas oficiais davam conta da queda da participação do setor industrial no PIB brasileiro e da reprimarização da nossa pauta de exportação que vem se delineando desde 2003. Leia o texto completo.



Desafios da Reforma Psiquiátrica

[Por Raquel Júnia - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio] Em 6 de abril de 2001, foi promulgada a lei 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. A partir daí, o Brasil fechou com mais velocidade leitos em hospitais psiquiátricos e, ao mesmo tempo, começou a colocar em funcionamento novas estruturas de tratamento a partir de uma perspectiva comunitária. Dez anos depois, movimentos sociais, especialistas e o próprio Ministério da Saúde avaliam que a política é acertada, mas que precisa avançar. Leia o texto completo.




Entrevistas


Slavoj Zizek reafirma necessidade do comunismo e defende a ideia de revolução

foto

[Publicado no Globo.com] Sentado num hotel em Copacabana, um dia após fazer uma palestra sobre os impasses da democracia liberal para um Odeon lotado (a convite da PUC-Rio, Uerj, Boitempo e Flacso), o filósofo esloveno Slavoj Zizek concedeu uma entrevista para O Globo. Sua fala é fiel aos textos que fizeram de Zizek uma referência para a esquerda mundial, nos quais uma aproximação dos pensamentos de Marx e Lacan serve de ferramenta para uma interpretação crítica da cultura moderna e contemporânea, dos filmes de Hollywood aos pressupostos da democracia representativa. Nessa entrevista, ele explica o que significa hoje ser comunista, e por que é preciso recuperar a ideia de revolução. Leia a entrevista completa.



É urgente que o poder sobre os meios de comunicação seja democratizado, diz a jornalista Ana Veloso

[Por Bia Barbosa/ Ag. Patrícia Galvão] Nesta entrevista, a jornalista Ana Veloso, professora da Universidade Católica de Pernambuco, colaboradora do Centro das Mulheres do Cabo (PE) e representante da sociedade civil no Conselho Curador da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), levanta os principais pontos que um novo marco regulatório das comunicações deveria tratar. E fala da importância desta pauta para a conquista dos direitos das mulheres. Leia a entrevista completa.



Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130

Tel. (21) 2220-5618www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br 

Coordenação: Vito Giannotti

Redação: Sheila Jacob

Edição: Claudia Santiago

Web: Luisa Vieira Souto

Colaboraram nesta edição: Alan Tygel (RJ), Marília Gonçalves (RJ), Marina Schneider (RJ).



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
O 17º Curso Anual de Comunicação do NPC acontecerá no Rio de 16 a 20 de novembro
Curso de Comunicação Popular do NPC começou neste fim de semana
Festa de inauguração da Livraria Antonio Gramsci será nesta semana

A Comunicação que queremos
SOLTEC, da UFRJ, oferece curso de comunicação comunitária a moradores do Alemão
Rádio Santa Marta é fundada e pode voltar a funcionar em breve

Proposta de Pauta
Mcdonalds não pode ser ‘amigo da saúde’

Democratização da Mídia
Intervozes pretende entrar com ação judicial contra o ‘coronelismo midiático’

De Olho Na Mídia
Para Rede Globo, mobilização por melhores salários diminui estima da população em relação aos bombeiros. Será???
Folha de S.Paulo esconde irmã de Aécio Neves na lista de rádios ligadas a parlamentares

De Olho Na Vida
Educadores em todo o país se mobilizam em defesa do piso salarial
CPT divulga nota sobre assassinatos no campo: O Estado não pode lavar as mãos diante de mortes anunciadas

De Olho No Mundo
A Telesur mostra ao mundo a volta de Zelaya a Honduras, deposto por um golpeda oligarquia local com os EUA
Um fato nunca noticiado na mídia comercial/empresarial brasileira:A experiência da auditoria oficial da dívida pública no Equador

NPC Informa
Algo se mexe! Frentecom promove audiência pública sobre operador único de rede
Audiência no Rio debate importância do marco regulatório de comunicação
Escritor marxista - István Mészáros vem ao Brasil em junho
Rio de Janeiro é sede de encontro internacional de fotografia

Imagens da Vida
Greve dos bombeiros no Rio

Dicas
Programa sobre democratização da comunicação
DICA de Anita Leocádia Prestes: Sociedade civil e hegemonia
Caros Amigos sobre educação
Direito à Memória e à Verdade – ditadura no Brasil – 1964 a 1985

Pérolas
Por Gizele Martins
Por Fábio Pagotto

Memória
Abdias Nascimento, presente!
Sábado Resistente debate Comissão da Verdade e homenageia fundadores do CBA-SP

Artigos
Verdade, Propaganda e Manipulação dos Media
Brasil 2011: mortes, desmatamento e cenas de política explícita
Desafios da Reforma Psiquiátrica

Entrevistas
Slavoj Zizek reafirma necessidade do comunismo e defende a ideia de revolução
É urgente que o poder sobre os meios de comunicação seja democratizado, diz a jornalista Ana Veloso

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge