http://www.piratininga.org.br
Boletim do
NPC —
Nº 191
— De 1 a 15/5/2011
Para
jornalistas, dirigentes, militantes
e
assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Notícias do NPC
No mês dos trabalhadores, Comunicação é tema da TV Câmara do Rio
Na ocasião do 1º de Maio, o coordenador do NPC, Vito Giannotti, participou do programa Espaço Comunitário, da TV Câmara. Em entrevista especial, Giannotti destacou a importância da comunicação popular e alternativa em um momento no qual a mídia ganhou uma centralidade sem precedentes na vida das pessoas. Ele ressaltou a urgência de a classe trabalhadora desenvolver e aprimorar a sua própria comunicação, por todos os meios, dos tradicionais aos mais modernos. Isto é, fazer boletins, jornais, rádio, TVs e aproveitar todas as infinitas possibilidades que a interne oferece hoje. O programa Espaço Comunitário, da TV Câmara/Rio procura dar voz a lideranças comunitárias, ativistas e entidades que raramente ganham destaque nos meios de comunicação comerciais. Este é exibido às sextas-feiras, meia noite, e aos sábados, às 8h da manhã. Confira a entrevista com Vito Giannotti em: http://www.camara.rj.gov.br/riotv_verprog_espacocomu.php?prog=376
NPC faz palestra na Faculdade de Comunicação em Blumenau (SC)
No dia 26 de abril, o coordenador do NPC, Vito Giannotti, esteve em Blumenau (SC) a convite do Centro Acadêmico de Jornalismo Fernando Arteche (CAJFA), do Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES). Ele falou sobre “O Futuro do Jornal Impresso” para alunos dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda da Instituição. Giannotti afirmou que não haverá o fim do jornal impresso. Para o palestrante, no Brasil o jornal ainda sequer começou, de acordo com a quantidade extremamente pequena de impressos veiculados todos os dias, se comparado com outros países, como o Japão. Para ele quem luta por uma nova hegemonia na sociedade precisa usar todas as ferramentas da mídia: do velho Gutemberg ao atual facebook. Para Giannotti, ao contrário do que afirma a mídia empresarial, na comunicação não há imparcialidade. Cada veículo tem o seu lado, seja nos impressos ou televisão. Com informações do blog O Foca – IBES/SOCIESC.
Confira e adicione o perfil do Núcleo Piratininga no Facebook
O Facebook também é um canal utilizado pelo NPC para estar em contato com as pessoas que se interessam pelo nosso trabalho. Na rede social também divulgamos notícias, eventos e compartilhamos links interessantes. Além disso, em nosso perfil você pode conferir fotos de nossas atividades, como o Curso Anual de Comunicação e nossa participação no ato dos trabalhadores do Rio, a exemplo do último, em 1º de maio. Nosso perfil no Facebook é Núcleo Piratininga NPC. Nossa página no twitter é @NPC_.
Radiografia da Comunicação Sindical
Senge lança caderno sobre tema mundial das fontes de energia
[Por Marina Schneider] O Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge-RJ) acaba de lançar um caderno temático sobre energia. A publicação é uma parte de “A crise do atual modelo energético e sua difícil solução”, do professor titular de Tecnologia Eletrônica da Universidade do País Basco, Gorka Bueno, no qual o autor reflete sobre o papel de combustíveis fósseis na geração de energia, o funcionamento da rede elétrica, afirmando que as energias renováveis não vão poder substituir os combustíveis fósseis. Gorka Bueno acredita na necessidade de mudanças significativas nos hábitos de consumo. Temos alguns exemplares na livraria do NPC.
Sinttel-Rio faz 70 anos, lança publicação com sua história e recebe medalha
O Sinttel-Rio recebeu no dia 2 de maio a medalha Pedro Ernesto, maior condecoração oferecida pela Câmara dos Vereadores do Rio, por iniciativa do vereador Reimont (PT). O jornal do Sindicato conta que “embora neste ano se comemore a data em que o Sinttel foi oficialmente reconhecido como representante legal dos trabalhadores em telecomunicações, na realidade nossa história começou ainda na década de 1920. Foi nesse período que os trabalhadores das empresas prestadoras de serviços de eletricidade e telefonia se reuniram no Centro dos Operários e Empregados da Light e Companhias Associadas. Em 5 de novembro de 1940 foi fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas Telefônicas e, nove meses depois, em 1º de agosto de 1941, o Ministério do Trabalho concedeu a carta sindical ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Telefônicas do Rio de Janeiro”.
III Seminário de Comunicação Sindical de Santa Catarina propõe jornal unificado
[Por Rosangela Bion e Marcela Cornelli – Sindprevs/SC] (...) Durante o debate podemos anotar duas principais propostas que devem ser amadurecidas pelo movimento sindical: 1) Realização de um jornal unificado dos sindicatos e 2) Próximo seminário de imprensa sindical ser abraçado por mais sindicatos. O 1º Seminário de Imprensa Sindical foi realizado em 2003. O 2º Seminário de Imprensa Sindical, em 2008. Ambos organizados pelo Sindprevs/SC. No 3º Seminário ficou evidente que o evento cresceu e já ultrapassou o nosso umbigo. Até internacionalmente o Seminário foi transmitido pelo Portal Desacato. A Rede Popular Catarinense de Comunicação veio neste debate com a gente, mostrando que o movimento sindical pode caminhar junto com os movimentos sociais na construção de um outro mundo. A qualidade dos debates e o entusiasmo dos participantes nos fez pensar o quanto é importante esta discussão ser abraçada por mais pessoas até ganhar as ruas e quem sabe termos um projeto unificado de comunicação para derrotar nossos maiores inimigos em comum: o sistema capitalista e a hegemonia burguesa. O 3º Seminário de Imprensa Sindical plantou sementes. Cabe agora cuidá-las, regá-las e fazê-las crescer! Essa discussão não pode parar aqui! Nós, do Sindprevs/SC, sugerimos a formação de uma comissão para pensarmos na realização do 4º Seminário de Imprensa Sindical. Quem tiver interesse em construir o 4º Seminário de Imprensa Sindical pode enviar um mail para imprensa@sindprevs-sc.org.br.
A Comunicação que queremos
Latuff faz ilustração / tributo às Mães de Maio e às mulheres de coragem
http://twitpic.com/4vc49q
Manifestação em defesa da Rádio Comunitária Santa Marta
No ato, MC Fiell, aluno do NPC, defendeu a importância da Rádio Santa Marta Na quarta-feira, 4 de maio, membros de movimentos sociais, moradores da comunidade Santa Marta, favela em Botafogo, zona sul do Rio, e amigos da rádio foram às ruas pela liberdade de expressão e em defesa da emissora. A manifestação ocorreu um dia após a emissora ter sido fechada em uma ação da Polícia Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Os agentes lacraram todos os equipamentos e levaram o transmissor. O Rapper Fiell (Emerson Claudio Nascimento) e Antonio Carlos Peixe, diretores da emissora, foram levados para prestar depoimento nas dependências da Polícia Federal. Parece ironia, mas a ação repressora que fechou a rádio comunitária do morro carioca ocorreu no Dia Mundial de Liberdade de Imprensa, decretado pela ONU em 1993. Este seqüestro dos equipamento e intimidação dos atores da Rádio Santa Marta se insere na série de mais de 10 mil casos de rádios comunitárias invadidas, fechadas e inviabilizadas nos múltimos 8 anos de governo. As perguntas a serem respondidas são várias: 1 – A quem interessa o fechamento destas rádios? 2 – Quem mandou fechar a Rádio Santa Marta e as outras? 3 -Qual é o sistema de “concessões” de rádios e TVs no Brasil? 4 – O que a Conferência Nacional de Comunicação definiu sobre este assunto?
A rádio Santa Marta foi construída de forma coletiva por moradores da comunidade e amigos. Por ser uma conquista dos trabalhadores, recebeu as doações de equipamentos para o seu funcionamento e cursos de capacitação para os locutores e colaboradores da rádio. A primeira transmissão ocorreu durante uma aula do Curso de Comunicação Comunitária do NPC no ano passado. Os participantes da rádio estavam preparando a legalização de funcionamento junto ao Ministério das Comunicações. A programação da Rádio segue normalmente pela internet: www.radiosantamarta.com.br
Alan Tygel tem acompanhado os acontecimentos representando o Núcleo Piratininga de Comunicação.
MAB divulga seu twitter
O setor de Comunicação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) divulga o seu twitter. Vamos acompanhá-los em suas lutas para criar um modelo energético que não expulse milhares de famílias de trabalhadores e povos ribeirinhos de suas terras para servir ao grande capital: http://twitter.com/#!/MAB_Brasil.
ONG Mães de Maio lança livro sobre ataques de 2006 em SP
A ONG Mães de Maio, criada por familiares de mortos por policiais em 2006, durante os ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em São Paulo, vai lançar no próximo dia 12 o livro "Mães de Maio - Do Luto à Luta", com a visão dos membros da entidade sobre os crimes de maio. Falta boa vontade para mostrar que, na suposta reação policial, inocentes foram mortos", diz Débora Maria da Silva, da ONG Mães de Maio, criada por familiares de mortos por policiais em 2006. Estudo produzido pela ONG de defesa de direitos humanos Justiça Global e pela Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard, uma das mais importantes dos EUA, aponta as três principais causas para as ações: corrupção policial contra membros do grupo, a falta de integração dos aparatos repressivos do Estado e a transferência que uniu 765 chefes do PCC, às vésperas do Dia das Mães de 2006, numa prisão de Presidente Venceslau (620 km de SP).
Proposta de Pauta
Raquel Rolnik, relatora da ONU denuncia violações de direitos no Brasil para sediar mega-eventos
[Por Observatório de Favelas] Em abril, a Relatoria Especial da ONU sobre o Direito à Moradia Adequada publicou um dossiê sobre a preparação do Brasil para as Olimpíadas de 2016. O documento denuncia violações de direitos ocorridas nos desalojamentos e despejos provocados pelas obras para sediar o grande evento. As cidades destacadas são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza. A urbanista Raquel Rolnik, relatora da ONU, afirmou que nesses locais até agora não houve consulta, diálogo, negociação justa e participação das comunidades e famílias removidas nos processos de desapropriação e desalojamento. A Relatoria também comunicou que nessas cidades há um padrão de falta de transparência entre o poder público e as pessoas deslocadas pelas novas construções e reformas. Dentre os abusos cometidos pelo poder público estão as compensações insuficientes pelas remoções; recolocação das famílias em bairros distantes de seus locais de origem; ameaças de não pagamento de indenizações e expulsão forçada de moradores pela PM.
Democratização da Mídia
BANDA LARGA GRATIS PARA TODOS: campanha pela democratização da internet no país
Hoje, a banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos. Em abril foi lançada a campanha Banda Larga É um Direito Seu!. Um dos objetivos é conscientizar a população sobre a importância de ter uma internet barata, de qualidade e para todos. O manifesto dos ativistas, parlamentares e comunicadores envolvidos defende que o acesso à internet é essencial. A banda larga deve ser um direito independentemente da localização ou da condição sócio-econômica do cidadão. Na Argentina, quando o governo da Cristina Kirchner estava para aprovar a LEI de los MEDIOS, isto é, uma lei dedemocratização da mídia, houve manifestações de mais de 60 mil pessoas para pressionar a presidenta a aprovar esta lei favorável ao povo. A lei foi aprovada... Vale a lição.
Saiba mais sobre as organizações envolvidas na campanha e leia o manifesto do grupo em http://campanhabandalarga.org.br/
De Olho Na Mídia
MTV se compromete a fazer programas para debater autismo
A MTV Brasil apresentou em abril um pedido formal de desculpas pelo quadro “Casa dos Autistas”, que satirizou pessoas com transtornos de desenvolvimento. O documento foi entregue em encontro da representante do Grupo Abril com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). O parlamentar havia entrado com representação no Ministério Público contra o quadro, exibido no dia 22 de abril pelo programa Comédia MTV. A emissora prometeu desenvolver ações educativas sobre o autismo. Para tratar do assunto, vai se reunir com entidades e associações de pessoas com deficiência. Fonte: Rádio Câmara
De Olho Na Vida
União gay, homofobia e democracia
O Supremo Tribunal Federal aprovou o direito à união homoafetiva. Ótimo! A chance de um homossexual ser assassinado no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos. Lamentável! Mesmo assim, a lei de combate à homofobia enfrenta dificuldades para ser votada no Congresso.
Alguém poderia dizer que o direito à união gay é “perfumaria” perto da tragédia nacional que é a violência contra homossexuais. Não é bem assim. Apesar de tudo, foi uma vitória importante.
Mas, o fato é que nossas lutas não podem ficar dependendo das instituições que estão aí. Os onze figurões que vestem camisolas pretas no STF já cometeram muitas injustiças. E a pressão das ruas já obrigou os muitos picaretas do Congresso a engolir várias conquistas.
A verdade é que a política tem que ser feita nos bairros, locais de trabalho, escolas. Em conselhos e comitês populares. Envolvendo as várias lutas dos explorados e perseguidos. Precisamos esvaziar o poder dos parlamentos oficiais e das altas cortes. Eles foram feitos para ficar isolados do povo e íntimos dos poderosos.
Sérgio Domingues http://pilulas-diarias.blogspot.com
Rio de Janeiro cria Mecanismo contra a tortura
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a nomeação dos seis membros para o Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, órgão criado em fevereiro, por iniciativa do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ). O Mecanismo será responsável pela fiscalização de carceragens, presídios, delegacias, manicômios e unidades socioeducativas. De acordo com o deputado, o projeto põe o Rio na vanguarda nacional da luta contra a tortura, um crime ainda cometido sistematicamente nos porões da nossa sociedade. Marcelo lembrou que há menos de um mês chegou à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos um caso de tortura que foi cometida dentro de uma delegacia do Rio.
Ato no Rio em defesa da Defensoria Pública
[Por Sheila Jacob-NPC] No dia 12 de maio, às 10h, haverá um ato público no Centro do Rio em defesa de uma Defensoria realmente pública. A manifestação será na sede do órgão, que fica na Avenida Marechal Câmara, 314. O ato está sendo organizado após várias medidas do governo estadual contra o Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria (NUTH). Entenda a crise Na manhã do dia 29 de abril, a sala de atendimento aos moradores de comunidades foi lacrada. Estagiários e defensores foram impedidos de entrar na própria sala. Isso ocorreu por ordem da atual administração da Defensoria Pública, contrária ao comprometimento que os defensores têm mostrado nos últimos anos com as reivindicações dos cidadãos cariocas oprimidos pelo Estado em suas comunidades. Recentemente a atuação dos defensores foi reconhecida pela Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, que outorgou ao NUTH a Medalha Tiradentes por seu trabalho junto à população. Em carta aberta à população, os Defensores informam a saída do Núcleo de Terras por não compactuarem com a atual diretriz imposta pela Administração Superior. Eles reafirmam, contudo, a importância da Defensoria para garantir o acesso à justiça da população carente, promover o respeito aos direitos humanos e contribuir para a consolidação da democracia.
Direitos Humanos é tema de mostra fotográfica gratuita em Aracaju (SE)
Imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas, contam a história da luta pela conquista dos Direitos Humanos no Brasil. Elas fazem parte da exposição Direitos Humanos, imagens do Brasil, que possui curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni. Após ter passado por Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, a mostra está em cartaz em Aracaju, Sergipe, até o dia 3 de junho. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, na Galeria da Sociedade Semear (Rua Vila Cristina, 148, Centro de Aracaju).
Relatório apresenta dados da violência institucional em São Paulo
A Justiça Global e a Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard lançam, na próxima semana, o relatório São Paulo sob Achaque: Corrupção, Crime Organizado e Violência Institucional em Maio de 2006. O lançamento ocorre no dia 9 de maio, às 11h, na sede da Ação Educativa, que fica na Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo, SP.
De Olho No Mundo
Rosas de maio e de sangue
[Por Aldir Blanc] Sabe aquele pessoal que toma a saideira no Sopão, da Pereira Nunes, não consegue dormir, e parte pra rondar o Momo, de manhã cedo? Já fui da turma. Soube que, no assassinato de Osama bin Laden, pintou uma certa confusão. É natural. A rapaziada ainda estava meio zonza, não havia tomado a vitamina de ovo e caracu, nem pingado fogo paulista — tem mel — na média, etc., etc. [...] Até que um limão da casa e algumas Originais deixaram tudo claro-turvo: O Obama conseguira matar o Osama. Ufa! Incrível. A Casa Branca não consegue tramar, durante 10 anos, um assassinato sem se contradizer. Primeira versão: “Obama estava armado e reagiu.” No dia seguinte: “Obama estava desarmado e levou, ao reagir (cuspindo?), um tiro no peito e um no rosto.”
Por que Osama não foi preso? Seria julgado e as promessas de campanha de seu quase xará pareceriam mais verdadeiras. Queimaram o arquivo Obama para queele não falasse sobre a corrupção entre o governo Baby Bush e a família Bin Laden. O jornalista Willian J. Dobson, do “Washington Post”, escreveu: “Se ex-funcionários do alto escalão egípcio fossem obrigados a se defender durante um tribunal internacional, qual seria a probabilidade de manterem em segredo informações (sobre) o mandante dos crimes, principalmente em se tratando daqueles cometidos para atender aos interesses americanos?” Ou seja, Mubarak corre o risco de aparecer “suicidado”. Foi prática comum em nossa ignóbil ditadura. Leia o artigo completo em nossa página.
[Publicado em O Globo de 08.05.2011]
Todo dia 5 é Dia de luta pela liberdade dos cinco cubanos presos nos EUA
O dia 5 de cada mês já está marcado no calendário de organizações solidárias a Cuba como uma data de mobilização pela liberdade de Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e René González. Eles estão presos nos Estados Unidos desde 1998 por alertarem Cuba sobre ações terroristas planejadas por grupos anticubanos desde Miami. Em 2001 eles foram condenados com sentenças que vão de 15 anos de prisão à prisão perpétua. O objetivo da campanha "Levantemos nossas vozes pelos cinco cubanos no dia 5 de cada mês” é denunciar o caráter político da prisão dos cinco e a injustiça das condenações, enviando ao Governo estadunidense solicitações de liberdade dos cubanos detidos. Está na internet uma petição online destinada ao presidente Barack Obama. Para saber mais, acesse: http://thecuban5.org/wordpress/?lang=es.
NPC Informa
Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais
O Brasil ocupa a 3ª posição em páginas visitadas nas redes sociais. Está atrás apenas de EUA e Rússia, segundo um levantamento divulgado pela consultoria americana ComStore. A pesquisa divulgou ainda que o país é o 5º em acessos ao site de vídeos YouTube. Segundo dados da consultoria, a audiência da internet no Brasil cresce 20% ao ano, contra uma média mundial de 8%. O país é o oitavo no mundo entre os maiores consumidores de internet. Mais de 40 milhões de brasileiros acessam a rede em casa ou no trabalho. Fonte: Telesíntese .
Está em construção o 1º Fórum da Internet do Brasil
Em janeiro deste ano foram eleitos os representantes da sociedade civil para o Comitê Gestor da Internet no Brasil. São eles: Sergio Amadeu da Silveira (ativista do software), Veridiana Alimonti (IDEC), Carlos Alberto Afonso (um dos pioneiros da internet no Brasil ) e Percival Henriques de Souza Neto (ANID). Para divulgar o Comitê Gestor foi criado um blog para propiciar a construção coletiva e participativa de uma proposta para o 1º Fórum da Internet no Brasil, que deverá ser realizado ainda em 20011. Saiba mais: http://www.forumdainternet.blog.br/ .
Centro Barão de Itararé comemora um ano de existência
No dia 13 de maio, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que tem como expoente o jornalista Altamiro Borges, promoverá um jantar para comemorar o seu primeiro aniversário. O evento irá reunir blogueiros, ativistas da luta pela democratização da mídia e movimentos sociais. Neste um ano de vida, a entidade participou das lutas pela democratização dos meios de comunicação. O Barão também foi um dos promotores do primeiro encontro nacional de blogueiros, e tem participado ativamente da organização de seus encontros estaduais. Além disso, a entidade faz parte da coordenação da campanha A banda larga é um direito seu. Recentemente foi indicada para integrar a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação. Conheça em http://www.baraodeitarare.org.br. .
Blogueiros e mídias sociais realizam encontro em Espírito Santo
De 3 a 5 de junho, o 1º Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Espírito Santo será realizado na Assembléia Legislativa do Estado, em Vitória. O tema é A informação como direito fundamental do cidadão. Será debatido o papel da internet, novas formas de jornalismo, financiamento, participação popular, integração latino-americana, dentre outros assuntos. Na abertura será exibido o filme Utopia e barbárie, de Silvio Tendler, seguido de um debate com o próprio diretor. Confira a programação completa em nossa página.
Imagens da Vida
Trabalhadores vão às ruas no 1º de maio em luta pela moradia
Foto: Luisa Santiago Um dos atos do 1º de Maio no Rio, com concentração no Largo Santo Cristo, teve como principal bandeira a luta pela moradia na cidade. Denúncias de remoções arbitrárias e violações dos direitos dos moradores têm se agravado após o anúncio de que o Rio será sede dos mega-eventos. Além de reivindicar Copa e Olimpíadas sem exclusão social, os manifestantes também defenderam a ampliação dos direitos dos trabalhadores; saúde e educação públicas e de qualidade; reforma urbana e reforma agrária com participação popular, incluindo o não aos agrotóxicos e à mudança do Código florestal; o fim dos leilões de petróleo e a defesa da auditoria da dívida pública. O ato terminou com os presentes cantando A Internacional, antes do almoço comunitário organizado pelos movimentos sociais presentes. No perfil do NPC do facebook há outras imagens da manifestação do 1º de maio.
Memória
Memorial da Resistência de SP realiza evento sobre 30 anos do ataque do Riocentro
[Por Marina Schneider] No último sábado, 7 de maio, o Sábado Resistente organizado no Memorial da Resistência de Sao Paulo realizou um debate sobre os 30 anos do frustrado ataque planejado pelos militares no Riocentro. O evento contou com a participação do jornalista Chico Otávio, autor de uma série de reportagens sobre o episódio publicada pelo jornal carioca, O Globo, no final de abril e início de maio, e do procurador regional da República Marlon Weichert. Sobre o episódio O Atentado do Riocentro foi um frustrado ataque terrorista que ocorreria no Pavilhão Riocentro na noite de 30 de abril de 1981. Seria em um um show comemorativo do dia do Trabalhador, com roteiro de Chico Buarque e direção de Fernando Peixoto. O ato criminoso previa a explosão de bombas, causando pânico e mortes entre os participantes. Foi planejado por uma equipe do DOI-CODI e resultou na morte do sargento Guilherme Pereira do Rosário. Deixou o então capitão Wilson Dias Machado gravemente ferido. Na ocasião, o governo culpou organizações radicais da esquerda. Tal versão não se sustentou diante das apurações independentes que indicaram que o atentado foi uma tentativa de setores mais radicais do próprio governo que queriam justificar uma nova onda de repressão.
Peça gráfica do Centro de Memória dos Metalúrgicos de Monlevade
Veja mais: http://www.flickr.com/photos/ceremjm/sets/72157626639961456/
Dicas
Livro Comunicação sindical no Brasil de Claudia Costa aborda os principais desafios da comunicação sindical para o século 21
O livro Comunicação sindical no Brasil: breve resgate e desafios, da jornalista Claudia Costa, aborda alguns dos maiores desafios que a comunicação sindical tem pela frente no século 21. Uma das principais questões abordadas é a importância de se aprender a lidar com as novas tecnologias na área da informação, como a internet. Só assim poderá responder ao neoliberalismo e às suas implicações no mundo do trabalho e conduzir as novas disputas políticas no interior do movimento sindical. A autora mostra que, para tratar dessas questões, é importante que a imprensa sindical se renove e se torne atraente para conquistar espaço e credibilidade junto ao público. No Rio de Janeiro, o livro está à venda na Livraria Antonio Gramsci, do NPC – que fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia. Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato conosco pelo e-mail livraria@piratininga.org.br
Novela Amor e Revolução, do SBT
[Por Sheila Jacob-NPC] De segunda a sexta-feira vai ao ar, às 22h15, a novela Amor e Revolução, de Tiago Santiago. O foco é o romance entre a jovem revolucionária Maria Paixão e o militar José Guerra, além de outras histórias de amor que vão surgindo ao longo da trama. Parece seguir a fórmula de tantas telenovelas, principalmente o modelo consagrado pela Rede Globo, mas Amor e Revolução não fica só nisso. O mais interessante é que a ficção, nesse caso, serve como importante resgate da história recente de nosso país: a ditadura civil-militar que durou 21 anos, de 1964 a 1985. No enredo também há cenas de tortura e de treinamento de guerrilha, ameaças, perseguições, dicas de leitura (que servem também para o telespectador) e debates sobre a liberdade e a democracia ameaçadas pelo golpe. Leia o texto completo.
ATENÇÃO PROFESSORES: Coleção de bolso da Caros Amigos sobre educadores
Já está na Livraria Antonio Gramsci, centro do Rio, o volume 2 da coleção Rebeldes Brasileiros, da revista Caros Amigos. É uma edição é sobre educadores que desafiaram dogmas e contribuíram para pensar a educação como caminho para a transformação do mundo. Paulo Freire, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro são os pensadores aqui destacados.
Na internet: biografia de Zé Renato, pai do Teatro de Arena
No início de maio o teatro brasileiro perdeu um de seus atores principais. José Renato Pécora, fundador do Teatro de Arena, morreu de infarto aos 85 anos. Ele foi diretor de clássicos da esquerda, como Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, verdadeiro marco do teatro nacional; Revolução na América do Sul, de Augusto Boal; e textos de Bertolt Brecht, como Os Fuzis da Sra. Carrar, O Círculo de Giz Caucaziano, A Ópera dos Três Vinténs, dentre outros. Para saber mais sobre a trajetória do artista e a história do próprio teatro brasileiro de resistência, é possível baixar a biografia Energia Eterna, escrita por Hersch Basbaum. Confira.
Cordel da campanha do MST contra os agrotóxicos e o agronegócio
I Vamos tratar de um assunto Trazendo dele a verdade Muito mal faz às pessoas De qualquer sexo ou idade: O uso de agrotóxicos Traz risco à Humanidade! * Baixe na íntegra o Cordel A maldição dos Agrotóxicos ou o que faz o Agronegócio
Pérolas
Por Marcelo Branco, membro do projeto Software Livre Brasil
“Não estou dizendo que o mundo da Internet e das sociedades em redes necessariamente é um mundo melhor ou mais democrático. As disputas que fizemos nos momentos anteriores da história, por liberdade, por direitos, são disputas que devemos continuar fazendo no cenário da Internet, senão podemos ter um ambiente tecnológico fantástico e uma sociedade muito mais controlada e com muito menos liberdade do que no passado.” Trecho da entrevista concedida ao IHU-Online.
Por Michael Moore sobre a morte de Bin Laden
"Depois de em dez anos (2001-11) matarmos mais 919.OOO pessoas no Iraque, Afeganistão, Paquistão, etc e gastarmos um trilhão e 200 bilhões de dólares em gastos militares, finalmente conseguimos assassinar mais uma pessoa!" Michael Moore, no seu twitter, dia 2 de maio de 2011
Por Antônio L. Costa sobre beatificação do papa João Paulo II
“Para João Paulo II, a luta contra Moscou ao lado de Ronald Reagan justificava a aliança com mafiosos e ditadores. (...) Trata-se de santificar não as virtudes de Wojtyla, mas a virada conservadora que ele promoveu” Antônio Luiz Costa – Carta Capital 4/5/2011
Novos artigos em nossa página
A morte de Bin Laden e o triunfo do "Comandante Obama” [Por Martín Granovsky / Pagina 12] O novo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), que acaba de ser proposto por Barack Obama, o general David Petraeus, será confirmado pelos senadores. Assumirá como diretor da CIA com o troféu de Osama Bin Laden morto e as mãos livres para reforçar as operações militares encobertas. Petraeus dirigiu a guerra do Iraque, um país governado pela tirania de Saddam Hussein que não era albergue de terroristas nem defendia o fundamentalismo islâmico. Logo em seguida, dirigiu a guerra do Afeganistão. Leia o texto completo.
A barbárie e a estupidez jornalística no caso da morte de Bin Laden
[Por Elaine Tavares] Imaginem vocês se um pequeno operativo do exército cubano entrasse em Miami e atacasse a casa onde vive Posada Carriles, o terrorista responsável pela explosão de várias bombas em hotéis cubanos e pela derrubada de um avião que matou 73 pessoas. Imagine que esse operativo assassinasse o tal terrorista em terras estadunidenses. Que lhes parece que aconteceria? O mundo inteiro se levantaria em uníssono condenando o ataque. Leia o texto completo.
Cinco mitos sobre a idade da informação
[Por Robert Darnton/ Obs. da Imprensa] A confusão em torno da natureza da chamada idade da informação levou a uma situação de falsa consciência coletiva. Não é culpa de ninguém, e sim, um problema de todos porque ao tentarmos nos orientar no ciberespaço, frequentemente apreendemos coisas de forma errada e esses equívocos se disseminam tão rapidamente que são incorrigíveis. Considerados em seu conjunto, constituem a origem de uma proverbial não-sabedoria. Nesse artigo são destacados cinco deles. O primeiro é o mito de que o livro morreu. Leia o artigo completo.
Ora, direis, gozar com carros?
[Por Maria Rita Kehl/ Blog da Boitempo] A identificação do espectador como consumidor do produto que se apresenta como capaz de agregar valor à sua personalidade promove sua inclusão imaginária no sistema de gosto, na composição de estilos, que move a sociedade de consumo. Goza-se com isso: não tanto da própria inclusão (que pode não passar de uma fantasia), mas da exclusão do outro. Uma nova versão imaginária do Outro ocupa o lugar – lugar de um Ser onipresente, onisciente e onipotente – deixado vazio quando parte da humanidade deixou de orientar suas escolhas a partir da crença no Deus judaico-cristão. Este Outro pode ser, simbolicamente, o Mercado. Leia o artigo completo.
Veja: Um jeito especial de ser
[Por Washington Araújo/ Obs. da Imprensa] Ao escrever essas frases, em um quase exercício de imaginação ativa, tenho em mente, como exemplo, a ideologia de Veja, que sem qualquer esforço aparente sempre permeia cada linha como se tudo existisse apenas para referendar suas crenças no neoliberalismo, no livre mercado, ou então para justificar mesmo que superficialmente sua peculiar forma de entender o que é democracia e, mais, o que é liberdade de expressão. O leitor observa que imparcialidade e objetividade simplesmente não existem quando, por exemplo, a revista trata de Cuba e, pior ainda, quando se refere a Fidel Castro ou a Che Guevara. Leia o artigo completo. Leia o artigo completo.
Eugênio Bucci ataca Cuba em artigo no Estadão
[Por Max Altmann] No artigo “O fundamentalismo do Estado cubano” (Estado de S. Paulo, p. A2, 21 de abril), o professor de jornalismo Eugênio Bucci agride a verdade e a objetividade ao abordar o 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba. (...) O professor sustenta que “Cuba só se converteu na tirania que é hoje – caquética, mas de pé – porque soube transformar a militância que a sustenta, dentro e fora da Ilha, numa seita religiosa”. Que seita religiosa é essa que durante três meses, de primeiro de dezembro de 2010 a 28 de fevereiro, decidiu discutir os “dogmas”, desencadeando um debate, no qual participaram 8 milhões 913 mil 838 pessoas? Foi um verdadeiro e amplo exercício democrático.
Mazé Leite: O olhar necessário para a Cultura
[Publicado em 08.05.2011- Portal Vermelho] Duas instituições oficiais brasileiras – o IBGE e o Ipea –, em parceria com o Ministério da Cultura, publicaram resultados de pesquisas sobre o consumo cultural do povo brasileiro, em 2007. O resultado mostrou como a injusta distribuição de renda no Brasil deixa a imensa maioria do povo sem poder ir ao cinema, ao teatro, ao museu, e sem acesso a livros. Leia o texto completo.
Novas entrevistas em nossa página
Rapper Fiell: “A voz do morro Santa Marta não deve ser calada”
[Por Eduardo Sá/ Fazendo Media] Na primeira comunidade do Rio de Janeiro a ser atendida pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), o morro Santa Marta, na zona sul carioca, uma rádio comunitária teve seu transmissor apreendido na tarde de ontem (03) pela Polícia Federal, sob o comando da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Impedida de transmitir sua programação na 103.3 FM, a Rádio Santa Marta realizou sua programação na rua como ato de repúdio à ação que sofreu. Em entrevista, Emerson Claudio Nascimento, mais conhecido como Rapper Fiell, locutor da rádio, diz que o projeto está incomodando ao organizar e passar informações ao povo. Segundo ele, houve uma censura por questões políticas e não técnicas. Leia a entrevista completa.
Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130 Tel. (21) 2220-5618www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br Coordenação: Vito Giannotti Redação: Sheila Jacob Edição: Claudia Santiago Colaboraram: Alan Tygel (RJ), Altamiro Borges (SP), Cristian Goes (SE), Fazendo Media, Marina Schneider (RJ), Raquel Júnia (RJ), Sérgio Domingues (RJ).
Se você não quiser receber o Boletim
do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.
|
|
|
|