Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 188De 15 a 31/3/2011
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


NPC encerra inscrição para Curso de Comunicação Comunitária

Já se encerraram as inscrições para o Curso de Comunicação Comunitária do NPC. Estão inscritos 40 alunos, a maioria moradores(as) de favelas, estudantes de comunicação, lideranças comunitárias e participantes de movimentos sociais. A aula inaugural será no dia 1º de maio, e o curso vai até setembro.

As aulas serão aos sábados e serão ministradas tanto no Centro do Rio quanto nas comunidades onde moram os alunos. O objetivo é capacitar os alunos para aprimorar a comunicação comunitária já existente e estimular a criação nas suas comunidades. Haverá aulas teóricas e práticas sobre a comunicação como elemento central da disputa de hegemonia na sociedade e suas raízes político-ideológicas. Os alunos terão uma iniciação sobre as várias possibilidades da comunicação comunitária, do jornal impresso ao rádio, ao vídeo, e ao imenso mundo da comunicação via internet. Em cada campo haverá a produção experimental de instrumentos de comunicação. Um dos produtos finais é o jornal Vozes das Comunidades, publicação impressa pensada, planejada e executada pelos alunos, que, como nos outros anos, certamente abordará as principais questões referentes à realidade e às necessidades dos moradores de favelas.  A coordenação do curso é de Claudia Santiago.



NPC inaugura Livraria Antonio Gramsci

Está aberta a Livraria Antonio Gramsci, especializada no mundo dos trabalhadores e na sua comunicação. São estes os dois eixos centrais do trabalho do NPC. A ideia é ser uma referência para professores, estudantes, sindicalistas e militantes de diversas áreas. Haverá títulos das editoras Expressão Popular, Boitempo, Zahar, Mauad, Paz e Terra e NPC dentre outras. Os livros da Expressão Popular terão mais esse novo ponto de vendas no Rio, já que também são vendidos na cidade pela Livraria Consequência, também localizada no Centro. Lembramos que na Livraria Antonio Gramsci haverá ainda um sebo para a venda de livros usados e antigos a preços mais acessíveis. Está em fase  de estruturação um espaço para consulta do acervo de jornais, boletins, cartilhas, cartazes de mais de 2000 sindicatos do país, desde 1990. São uns 20 mil materiais produzidos no país inteiro nas duas últimas décadas.

Lembramos que o militante social Marcos Arruda, do PACS, doou para a livraria uma coleção completa  de dois importantes jornais da história da Imprensa Alternativa dos anos 1970: Opinião e Movimento. A ele nossos agradecimentos e a todos... bom proveito!


NPC participa do 3º Seminário Lei Maria da Penha, em Brasília

Lei Maria da Penha

O 3º Seminário Lei Maria da Penha será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, na Procuradoria Geral da República, em Brasília. O evento irá discutir a violência doméstica e familiar contra a mulher, tendo como foco a lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Claudia Santiago, coordenadora do NPC, falará sobre Casos de violência contra a mulher no dia 1º de abril às 17h30, ao lado da deputada federal Érika Kokay (PT-DF).   
O Seminário é promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF), pela Associação dos Servidores, Seguranças e Técnicos de Transporte do Ministério Público (ASSTRA-MP) e pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições para as 600 vagas disponíveis devem ser feitas até as 12h do dia 28 de março, somente pelo endereço www.esmpu.gov.br, link "Inscrições".

A programação completa está disponível em http://3seminarioleimariadapenha.blogspot.com/p/programacao.html 




Radiografia da Comunicação Sindical


Sindsprev-SC realiza seminário sobre os desafios da imprensa sindical

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal de Santa Catarina (Sindsprev/SC) realiza, no dia 28 de abril, o 3º Seminário de Imprensa Sindical. O tema do encontro é Para além do nosso umbigo: os desafios da imprensa sindical. Participam jornalistas, assessores de imprensa, diretores de entidades na área de comunicação e estudantes. 

O coordenador do NPC, Vito Giannotti, estará na mesa de abertura do evento, que propõe a seguinte questão: “por que a nossa comunicação deve superar os limites do nosso umbigo?”. Depois, seguem reflexões sobre as condições de trabalho do profissional da imprensa sindical, as dificuldades de atuação na área e a importância de uma comunicação de resistência.

Dentre os expositores está a jornalista Elaine Tavares, da revista Pobres e Nojentas, e dirigentes do sindicato dos jornalistas de Santa Catarina. Haverá ainda apresentações de vídeos, exposição e o lançamento do livro Che, um poema guerrilheiro, de Carlos Pronzato.

Confira a programação completa no blog do NPC.




A Comunicação que queremos


Nasce uma agência de jornalismo investigativo

agência

As jornalistas Natalia Viana, Marina Amaral e Tatiana Merlino são as responsáveis pela criação da Pública, agência de jornalismo investigativo inspirada em modelos que já existem em alguns países. A ideia é seguir o exemplo de centros independentes que se dedicam a fazer reportagens de fôlegos, as quais têm perdido espaço nos veículos tradicionais. A proposta é fazer reportagem em parceria com veículos, instituições e jornalistas independentes do Brasil e de todo o mundo. A organização Wikileaks e o jornalista britânico Andrew Jennings estão entre os que já participam do projeto.

Como está divulgado na página da Pública, serão produzidas reportagens em diversos formatos, como áudio, vídeo, foto, texto e infográficos. Todas as investigações serão disponibilizadas ao público pela internet. “Nossa missão é fazer jornalismo de interesse público com o máximo de independência, seriedade e profundidade possível – mas sem deixar de lado a sedução da boa reportagem”, diz o texto de apresentação.
Saiba mais em http://apublica.org/



Adital lança página especializada nos temas da juventude

Em breve estará no ar a página ADITAL JOVEM, com notícias que interessam aos jovens e que tem a juventude como protagonista. Ações, mobilizações e projetos da juventude serão os destaques desse novo espaço. Se você participa de alguma entidade ou organização que tem o jovem como pauta, mande sua experiência para aditaljovem@adital.com.br

Os interessados em receber o boletim sobre essa temática devem se cadastrar na página da Agência e selecionar a opção “Adital Jovem” em  http://www.adital.com.br/site/assine.asp?lang=PT&op=1




Proposta de Pauta


Investimento brasileiro na educação é menor que Bolívia e Equador

O Brasil investe 2.659 reais por ano com cada estudante das séries iniciais do ensino fundamental. Em um país desenvolvido, o investimento está em torno de 9.246 reais. O resultado é que o Brasil ocupa o vergonhoso 88º lugar no ranking do desempenho educacional, atrás dos nossos irmãos bem mais pobres Bolívia e Equador.

Os dados são da Unesco. A mesma Unesco que cinco anos atrás declarou a Venezuela livre do analfabetismo e fez o mesmo com a Bolívia em 2008. 

Enquanto isso... discutimos se somos a sexta ou sétima potência econômica mundial.



Democratização da Comunicação


Livro Regulação das comunicações – história, poder e direitos

regulação

O professor Venício Lima lançou, pela editora Paulus, uma obra que trata da regulação do mercado de comunicação no Brasil, um dos temas necessários ao aperfeiçoamento da democracia no país. O livro Regulação das comunicações – história, poder e direitos é referência nesse debate, que enfrenta grande resistência dos meios de comunicação hegemônicos de hoje. Como o autor havia lembrado em artigo publicado pelo Observatório da Imprensa, apesar de no final do governo Lula ter sido formada uma comissão para apresentar propostas nesta área, nada foi apresentado em 2011. A expectativa é que um novo marco regulatório seja discutido com a sociedade civil para que garanta a liberdade de expressão, promova a democratização da mídia e impeça a concentração do setor, realidade que se estende há décadas no país. 



Governo diz que quer rádios comunitárias em todas as cidades

O Ministério das Comunicações lançou neste mês o Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária (PNO). O objetivo seria universalizar o serviço, garantindo que todos os municípios brasileiros tenham pelo menos uma emissora comunitária. O plano prevê maior agilidade  nas autorizações e transparência ao processo de outorgas. Uma das diretrizes é a divulgação de um calendário com as datas dos 11 avisos de habilitação que serão lançados até o fim do ano. Também serão apontadas as cidades contempladas em cada um deles. O Plano estabelece critérios objetivos para a definição das cidades contempladas. Entre eles está a prioridade para aquelas onde já houve manifestação de interesse na exploração do serviço, bem como para as mais populosas. Atualmente, há mais de duas mil cidades que não têm nenhuma rádio comunitária.

Saiba mais na página do Ministério



UNESCO recomenda mudanças em concessões de rádio e TV no Brasil

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) divulgou em março um estudo com críticas ao sistema de concessão de rádios e TVs no Brasil. Segundo a pesquisa, o Congresso Nacional não deveria ter o poder de outorgar a concessão, o que “ameaça a democracia e põe em risco a garantia dos direitos humanos”, diz um trecho do texto. O estudo sugere a criação de uma agência reguladora independente, que ficaria responsável pela liberação das concessões.  

O estudo contém três partes. A primeira analisa a atual situação regulatória do sistema midiático brasileiro. È feita uma comparação do nosso modelo com práticas correntes em outros dez países democráticos. As demais partes tratam da relação entre “liberdade de expressão e regulação da radiodifusão" e da “importância da autorregulação da mídia”.
[Fonte: JusBrasil]



Criada Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e Cultura do Rio

Foi criada pela Câmara de Vereadores do Rio a proposta do vereador Reimont (PT) que cria a Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura. A Frente conta com a adesão de mais de 26 parlamentares e o vereador propositor será o presidente. A ideia é que o poder público pense e elabore políticas para a comunicação e a cultura, com a participação da sociedade civil organizada.  




NPC Informa


Filme italiano aborda representação das mulheres na TV

O Corpo das Mulheres (Il corpo delle donne, original em italiano) é um documentário de 25 minutos sobre a mulher na televisão italiana. De acordo com o texto de divulgação do filme, “o cancelamento da identidade das mulheres está acontecendo sob o olhar de todos, mas sem que haja uma resposta adequada”. Foi a partir daí que surgiu a ideia de selecionar as imagens da TV que tivessem em comum o uso manipulador do corpo das mulheres, para mostrar não só a quem nunca assiste à televisão, mas especialmente a quem assiste mas “não vê”. De acordo com os autores, o objetivo é nos perguntar e questionar as razões para este verdadeiro “massacre”, do qual somos todos espectadores silenciosos.
Confira este e outros vídeos em
http://www.piratininga.org.br/novapagina/videosnarede.asp



Conselho da EBC veta programas de religiões específicas em suas emissoras

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou uma resolução que determina a suspensão dos programas religiosos da programação da TV Brasil e das rádios da empresa. A EBC tem o prazo de seis meses para retirar as produções do ar. No lugar será destinada uma faixa que também vai tratar de religião, com a diretriz de contemplar a máxima pluralidade das vivências religiosas no país. A proposta para ocupação desse espaço ainda será formulada pela diretoria da EBC e submetida ao Conselho Curador.
Os conteúdos que deverão ser suspensos são o programa “Reencontro”, de orientação evangélica; e os programas católicos “A Santa Missa” e “Palavras de Vida”. Também será suspensa a transmissão da celebração de missas católicas, veiculada pela Rádio Nacional de Brasília.



Caros Amigos lança edição especial sobre mídia e democracia

“Mídia – A Grande Batalha para a Democracia” é o tema da edição especial da revista Caros Amigos que estará nas bancas em breve, no início de abril. “Uma edição sem concessões ao sistema, como manda o compromisso do jornalismo e da verdadeira militância democrática e socialista”, afirma o editor da publicação, Hamilton Octavio de Souza. A publicação traz textos que demonstram a necessidade do enfrentamento urgente ao oligopólio midiático, além de defender, por exemplo, a consolidação do controle social da mídia.

caros

Claudia Santiago e Vito Giannotti, coordenadores do NPC, contribuem com um artigo sobre a importância da comunicação dos trabalhadores.

Além deste tema há a reflexão sobre o atraso brasileiro comparado a outros países; a cumplicidade da mídia com a violência estatal; a resistência que existe à luta pela vdemocratização no país; a perseguição às rádios comunitárias; a luta de mulheres e negros contra a discriminação na mídia; o papel da internet na batalha pela hegemonia; dentre outros temas. Não perca!



Blogueiros progressistas realizam encontros estaduais pelo Brasil inteiro

Comunicadores de todo o país já estão organizando etapas estaduais de preparação para o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, marcado para os dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília. O encontro do Paraná será nos dias 9 e 10 de abril, com a presença, entre outros, do coordenador do NPC, Vito Giannotti, no painel Mídia, eleições 2010 e os desafios para a blogosfera. Pelo NPC participarão também as jornalistas, Katia Marko (RS) e Tatiana Lima (RJ). Em Natal (RN), será de 1º a 3 de abril; em São Paulo ocorre de 15 a 17 do mesmo mês.

No ano passado, o encontro nacional aconteceu São Paulo. Participam da atividade blogueiros, twitteiros e internautas em geral que se identificam com a luta pela democratização da comunicação e pela construção de uma mídia plural e colaborativa. A programação final do evento ainda está sendo discutida.


Cineclube exibe semanalmente vídeos educativos em São Paulo

Na última quinta-feira, 24 de março, foi realizada a primeira sessão 2011 do Cineclube Socioambiental Crisantempo. Até junho serão exibidos vídeos com temáticas variadas relacionadas ao meio ambiente e aos direitos humanos. A abertura foi com o filme Belo Monte – Herança da Ditadura, seguido de debate com Renata Pinheiro, assessora do Movimento Xingu Sempre Vivo. 

As sessões ocorrem às quintas-feiras às 20h, na sede do Cineclube, que fica na rua Fidalga, 521, na Vila Madalena. A entrada é franca e solidária, sendo possível a doação de 1 kg de alimento ou produtos de higiene pessoal.

Saiba mais sobre os próximos filmes em http://www.cineclubesocioambiental.org.br/home/



EBC garante que as licenças de uso da Agência Brasil permanecem inalteradas

A assessoria de imprensa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) afirmou que o licenciamento do conteúdo da Agência Brasil permanece o mesmo: é permitida a reprodução total e parcial de textos e fotos. No sábado, 19 de março, não estava na página da Agência o selo da Creative Commons, que assinala o conteúdo de acesso e reprodução gratuitos. Segundo Adriana Motta, assessora da EBC, a explicação para a retirada do selo foi um "lapso técnico", já que a página passa por uma reformulação. Na noite de domingo, a identificação da licença havia sido normalizada.  

Fonte: Rede Brasil Atual



Curso de extensão “História global do trabalho”, no Rio

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com o Sindicato dos Professores do Rio (Sinpro-Rio), ministra no Centro da cidade o curso de extensão História global do trabalho. O curso é voltado para os professores do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é atualizar e aprofundar o conhecimento sobre as relações de trabalho e processos de formação de classe. A carga horária é de 30 horas. As aulas ocorrem aos sábados de abril, maio e junho, das 9h às 12h. O NPC recomenda.
Confira a programação completa na página do Sinpro-Rio.




De Olho Na Vida


CPI das Armas é instalada no Rio

No dia 14 de março foi instaurada a CPI das Armas na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O objetivo é fazer um levantamento dos envolvidos no comércio ilegal de armas da cidade. Segundo o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), presidente da comissão, a idéia é investigar principalmente o envolvimento “dos grandes” na estrutura do tráfico de armas. Está prevista a convocação dos suspeitos investigados na Operação Guilhotina, da Polícia Federal (PF), e o requerimento do inquérito da operação que prendeu homens da Polícia Civil que atuaram no Alemão.
Freixo espera que a CPI das armas tenha a mesma repercussão da CPI das milícias, instaurada em 2008, que indiciou mais de 200 pessoas por envolvimento com grupos criminosos.




De Olho No Mundo


Republicanos declaram guerra à radiodifusão pública nos EUA

[Por Amy Goodman/ Democracy Now] Agora que os republicanos têm a maioria na Câmara de Representantes dos EUA, uma das primeiras medidas que tomaram foi reduzir a zero o atual financiamento da Corporação de Radiodifusão Pública (CPB na sigla em inglês). Depois, o deputado republicano Doug Lamborn, de Colorado Springs, apresentou um projeto de lei para acabar definitivamente com o financiamento à radiodifusão pública. Sua justificativa foi que não é mais necessário subsidiar a radiodifusão, já que, nos EUA, “pode dizer-se que 99% dos norte-americanos têm televisão”, além de haver internet nos celulares.

Nas regiões rurais dos EUA e nas reservas indígenas norte-americanas, as emissoras comunitárias de rádio dependem de 25 a 50% dos fundos públicos para o seu funcionamento.  Em evento beneficente em Paonia, a Diretora Geral da emissora KVNF, Sally Kane, explicou a crise: "A Lei de Comunicações de 1934 reserva só um pequeno espectro dos sinais de rádio para que sirvam ao interesse público e estejam livres de influência comercial. Este serviço público é essencial para a população rural dos Estados Unidos. Paradoxalmente, são as emissoras de rádio rurais as que sofrerão as consequências de modo desproporcional caso o financiamento acabe. Eu recuso-me a imaginar a minha região sem a minha rádio comunitária”, disse.


EUA querem invadir redes sociais

O jornal inglês The Guardian divulgou que o Comando Central do Exército dos Estados Unidos (CentCom) prepara uma grande operação para manipular as redes sociais. Centenas de militares poderão ser mobilizados para intervir em ambientes como o twitter e o facebook, sempre que houver críticas ao papel de Washington no mundo. Porém, omitirão suas identidades. Contarão com um software que multiplicará falsos perfis de usuários destas redes.
A operação seria realizada graças a uma brecha legal, que não impede o exército de praticar manipulação contra internautas de outros países. Aparentemente, irá se desenvolver, num primeiro momento, no Oriente Médio. Nada impede, contudo, que seja voltada contra outros alvos. Como boa parte dos ataques do Estado norte-americano aos direitos civis, a operação usa como pretexto a “guerra ao terror”.

Na mesma edição do jornal, Jeff Jarvis, professor de jornalismo na Universidade da Cidade de Nova York, se mostrou decepcionado com o envolvimento do governo Obama em projetos de tal nível, assim como na perseguição ao Wikileaks. Ele lembra que, enquanto a Casa Branca apela para a conspiração e o segredo, em países como a Tunísia e o Egito “o movimento de libertação não parte de armas, espionagens ou subterfúgios, mas de algo muito mais forte: transparência, abertura e honestidade”.

Fonte: Outras Palavras




Imagens da Vida


Jirau de hoje pode ser Belo Monte, Tapajós e Teles Pires de amanhã

Jirau 

Peões ainda explodem. Leia o artigo em nossa página.




Dicas


Portal do MEC dá acesso às coleções Educadores e História da África

Está disponível no portal Domínio Público, do Ministério da Educação, a Coleção Educadores, com 62 títulos. Concluídas em novembro de 2010, as obras são dirigidas aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes. Paulo Freire, Anísio Teixeira, Jean Piaget e Antônio Gramsci, dentre outros, fazem parte da coleção que começou a ser distribuída este mês pelo MEC às escolas da educação básica do país. Cada livro possui um ensaio sobre o autor, a trajetória da produção intelectual, uma seleção de textos, que corresponde a 30% do livro, e cronologia. A última parte traz a bibliografia do autor e das obras sobre ele.
Além das obras sobre educadores, no mesmo portal também estão disponíveis os oito volumes da coleção História Geral da África. A obra aborda desde a pré-história do continente africano até os anos 1980. Mais de 300 pesquisadores estiveram envolvidos no projeto, a maioria deles africanos.

Confira as coleções e faça o download das obras no Portal Domínio Público



Documentário A Negação do Brasil para baixar

Está disponível na rede o documentário A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo. O filme é uma viagem pela história das telenovelas no Brasil, fazendo uma análise cuidadosa do papel atribuído aos atores negros. A conclusão é a de que estes quase sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das novelas nos processos de construção da identidade étnica dos afro-brasileiros. Ele faz, ainda, um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
Clique e saiba como baixar.

Timor Leste em foco

timor

Em São Paulo está em cartaz a mostra fotográfica “Hau bele foto ida?”, que traz imagens do povo e da terra de Timor Leste. As fotos foram feitas por Dora Martins, que viveu no país entre 2004 e 2006, período em que estava sendo reconstruído após a conquista da independência, decretada em 1999. 

A exposição fica em cartaz até o dia 30 de abril. Está no Zeffiro Restaurante e Rotisseria, localizado na Rua Frei Caneca, 669, Consolação. 




Memória


Seis anos da Chacina da Baixada

Na noite do dia 31 de março de 2005 completavam-se 41 anos do golpe militar de 1964. Nesse dia, policiais militares iniciaram uma série de assassinatos em Nova Iguaçu e só terminaram a ação em Queimados, no Estado do Rio. 29 pessoas morreram e somente uma conseguiu sobreviver. Essa foi a maior matança realizada por agentes do Estado até hoje no Rio de uma só vez. O caso teve intensa repercussão nacional e internacional e ficou conhecido como a Chacina da Baixada. Familiares das vítimas e organizações defensoras dos direitos humanos se mobilizaram na cobrança do Estado. Por isso, foram investigados e identificados alguns dos culpados. Dos 11 policiais diretamente envolvidos, apenas cinco foram julgados, quatro foram condenados e um absolvido. Os outros não foram julgados. Nenhum mandante ou chefe do grupo de extermínio foi investigado.
Em 2011,  os seis anos da chacina serão lembrados por uma caminhada que vai refazer o trajeto dos assassinos pelas ruas de Nova Iguaçu naquela noite. A concentração será no dia 31 de março, às 15h, na Via Dutra, altura da Besouro Veículos. À noite haverá uma missa em lembrança das vítimas.
Fonte: Rede Contra a Violência



Palestra aborda consequências da ditadura civil-militar brasileira

No dia 2 de abril, a partir das 10h30, a historiadora Maria Aparecida de Aquino lembra o contexto político-social que levou à ditadura civil-militar no país, decretada em 10 de abril de 1964. Além do golpe de Estado, a palestra “Brasil: 1964-2011 – Balanço e Perspectivas” abordará as atuais conseqüências deixadas pelos 21 anos de regime militar (1964 a 1985). O encontro é uma oportunidade de diálogo voltado a educadores, historiadores, estudantes e demais interessados sobre o tema. 
O encontro está sendo organizado pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Governo do Estado. Será realizado no Auditório Vitae da Estação Pinacoteca. A entrada é gratuita.




Novos artigos em nossa página


A múmia de Lúcia Hipólito: comentarista debocha de movimentos sociais

[Por Gustavo Barreto] Na manhã de quinta-feira, 17 de março, a apresentadora e comentarista política da CBN, Lucia Hippolito, depreciou um comunicado de imprensa dos movimentos sociais. O tom jocoso marcou a leitura. Risos eram mesclados a tons de “absurdo” acerca de todos os tópicos do texto, que denuncia os absurdos do governo imperialista norte-americano e marca o descontentamento de parte da sociedade com a visita de Obama, tão aclamada pelos meios de comunicação tradicionais. Ao terminar de ler em tom jocoso o manifesto enviado à CBN, Lucia comentou: “Esses aqui nem sequer participaram do Woodstock. São do tempo do manifesto comunista de 1848”. Para fazer suas críticas, ela utilizou a estrutura de rádio brasileira. Ou seja, uma concessão pública.
Em que situação é admissível que jornalistas utilizem comunicados de imprensa para ridicularizar quaisquer setores da sociedade e, neste caso, que representam milhares de pessoas, como ela mesma constatou ao ler a extensa relação de sindicatos, partidos e outros movimentos sociais que assinam a nota? Onde está o direito de resposta?
Confira o texto completo em nossa página.



Redes sociais alimentam pânico entre japoneses

[Por Daniela Chiaretti e Gustavo Brigatto/ Valor Econômico] O ativismo digital funcionou como impressionante plataforma de mobilização nas revoltas da Tunísia e do Egito. Mas o lado B do Twitter e do Facebook é a rapidez com que também se disseminam pânico, rumores e desinformação. Muitos japoneses devem ter recebido o alerta do tsunami por um aviso no celular, mas o drama nuclear no Japão expõe um novo flanco das mídias sociais – espalhar rumores e alimentar o pânico. Uma mensagem que ecoava nas redes sociais era: "Reze por nós. Informações estão sendo omitidas", segundo a agência de notícias Reuters. Leia o texto completo.



A força e os limites da blogosfera

[Por Altamiro Borges] Em sua visita ao Brasil, o presidente do EUA, Barack Obama, havia programado um megaevento na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, palco de históricos protestos em defesa da democracia e a soberania nacional. Na última hora, o show de pirotecnia foi cancelado. Segundo a própria mídia hegemônica, a razão foi que o serviço de inteligência do império, a famigerada CIA, alertou a diplomacia ianque sobre os "protestos convocados pelas redes sociais". Obama ficou com medo! Este episódio, uma vitória dos internautas progressistas do Brasil, comprova a força da internet. Por outro lado, a própria internet não deve ser idealizada. Quem detém maior audiência são os portais de notícia e entretenimento dos mesmos grupos midiáticos. Leia o texto completo.



Notícias internacionais têm pauta única

[Por Laurindo Leal/ Carta Maior] As agências de notícias tradicionais foram criadas como empreendimentos para a divulgação de informações financeiras em meados do século 19. Apoiadas pelos governos dos países onde tinham sede, essas agências nunca deixaram de ver o mundo segundo a ótica peculiar desses mesmos países. Leia o texto completo.




Novas entrevistas em nossa página


Isabella Henriques fala sobre a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos

[Por Portal ANDI] Em entrevista realizada em janeiro de 2011, Isabella Henriques, advogada e coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, aponta os atuais marcos legais da publicidade de alimentos voltadas para o público infantil e reflete sobre a iniciativa da Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, movimento que reúne amplo leque de organizações. Confira a entrevista.



CSA causa racismo ambiental em população de Santa Cruz

[Por Jéssica Santos/ Portogente] A bióloga Monica Lima, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), faz parte do grupo multidisciplinar de especialistas que acompanha o impacto da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), no distrito industrial de Santa Cruz. Também é uma das integrantes do Grupo de Trabalho convocado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, com objetivo de levantar dados que servirão de base para futuras indenizações. Confira a entrevista.



Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618
www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br 

Coordenação: Vito Giannotti

Edição: Claudia Santiago (MTB.14915)

Redação: Sheila Jacob

Web: Luisa Vieira Souto

Colaboraram nessa edição: Gizele Martins (RJ), Jéssica Santos (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Hamilton Octavio de Souza (SP), Marina Schneider(RJ), Sérgio Domingues (RJ), Tatiana Lima (RJ).



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
NPC encerra inscrição para Curso de Comunicação Comunitária
NPC inaugura Livraria Antonio Gramsci
NPC participa do 3º Seminário Lei Maria da Penha, em Brasília

Radiografia da Comunicação Sindical
Sindsprev-SC realiza seminário sobre os desafios da imprensa sindical

A Comunicação que queremos
Nasce uma agência de jornalismo investigativo
Adital lança página especializada nos temas da juventude

Proposta de Pauta
Investimento brasileiro na educação é menor que Bolívia e Equador

Democratização da Comunicação
Livro Regulação das comunicações – história, poder e direitos
Governo diz que quer rádios comunitárias em todas as cidades
UNESCO recomenda mudanças em concessões de rádio e TV no Brasil
Criada Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e Cultura do Rio

NPC Informa
Filme italiano aborda representação das mulheres na TV
Conselho da EBC veta programas de religiões específicas em suas emissoras
Caros Amigos lança edição especial sobre mídia e democracia
Blogueiros progressistas realizam encontros estaduais pelo Brasil inteiro
Cineclube exibe semanalmente vídeos educativos em São Paulo
EBC garante que as licenças de uso da Agência Brasil permanecem inalteradas
Curso de extensão “História global do trabalho”, no Rio

De Olho Na Vida
CPI das Armas é instalada no Rio

De Olho No Mundo
Republicanos declaram guerra à radiodifusão pública nos EUA
EUA querem invadir redes sociais

Imagens da Vida
Jirau de hoje pode ser Belo Monte, Tapajós e Teles Pires de amanhã

Dicas
Portal do MEC dá acesso às coleções Educadores e História da África
Documentário A Negação do Brasil para baixar

Memória
Seis anos da Chacina da Baixada
Palestra aborda consequências da ditadura civil-militar brasileira

Novos artigos em nossa página
A múmia de Lúcia Hipólito: comentarista debocha de movimentos sociais
Redes sociais alimentam pânico entre japoneses
A força e os limites da blogosfera
Notícias internacionais têm pauta única

Novas entrevistas em nossa página
Isabella Henriques fala sobre a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos
CSA causa racismo ambiental em população de Santa Cruz

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge