Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 186De 15 a 28/2/2011
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


NPC lança Cartilha sobre os 100 anos do Dia Internacional da Mulher

Cartilha

Em 2011 comemoram-se os 100 anos do Dia Internacional da Mulher. O NPC aproveitou o centenário da primeira celebração internacional da data para elaborar uma cartilha, com a mesma base histórica das anteriores que o NPC já tinha publicado, com novos enfoques e novas informações sobre o 8 de março. A publicação pretende esclarecer sobre as origens e, sobretudo, o significado da data. A ideia é que sirva de material de formação sobre as lutas das mulheres para ser usado durante todo o ano, principalmente no mês de março. Cada sindicato, movimento social ou organização pode encomendar a sua própria cartilha, com capa e contracapa personalizada, com a logo, o endereço, os contatos da entidade e uma mensagem da direção.

Mais informações com o NPC pelo telefone (21)2220-5618 e pelo e-mail npiratininga@uol.com.br. O valor da cartilha varia conforme a quantidade solicitada. Confira em nossa página a tabela com os preços e saiba mais sobre a publicação.



NPC participa de lançamento do caderno sobre a mídia no mundo do jornalista Pascual Serrano

Claudia

Claudia Santiago (Foto: Camila Marins)

[Por Sheila Jacob] Desinformação: como os meios de comunicação ocultam o mundo é o nome do caderno lançado nessa terça-feira, 22 de fevereiro, no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio (SENGE-RJ). A publicação é um trecho do livro de mesmo nome escrito pelo jornalista espanhol Pascual Serrano, ex-assessor editorial da Telesul e um dos fundadores da publicação eletrônica Rebelión, que hoje funciona como diário alternativo na internet.

No lançamento estiveram presentes a jornalista Claudia Santiago, coordenadora do NPC, e o economista Paulo Passarinho, apresentador do programa de rádio Faixa Livre, que existe há 17 anos e é veiculado diariamente pela Rádio Bandeirantes (AM 1360).  Lembrando Dom Helder citado na publicação, Claudia observou que os meios falam sobre a pobreza, mas sem dizer porque ela existe. “Isso acontece porque a mídia hegemônica é parte da engrenagem que move o sistema. Não é algo abstrato, que serve à sociedade ou é porta-voz dela. Muito pelo contrário, age para reforçar as ideias do capital”, analisou.

Confira a cobertura completa do lançamento em nossa página.

Moradores das favelas Parque Colúmbia e Jardim América, no Rio de Janeiro, se formam em curso de comunicação comunitária

[Por Gizele Martins] Jovens das favelas Parque Colúmbia e de Jardim América, ambas na Zona Norte do Rio, participaram no semestre passado do curso profissionalizante “Tecnologias Midiáticas de Comunicação”. A formatura dos alunos foi no dia 15 de fevereiro. Na ocasião, os mais de 50 alunos, com idade entre 16 e 25 anos, apresentaram os blogs que produziram com assuntos ligados às comunidades. Para a formatura foram convidados os representantes da Oi Futuro e do Banco da Providência, ambos patrocinadores do curso. Além disso, também estiveram na mesa a representante da Secretaria Municipal de Educação, Lilian Ferreira, e a jornalista e coordenadora do NPC Claudia Santiago, que trabalha há dez anos com comunicação popular e comunitária no Rio e no Brasil.

Ambas falaram sobre a importância dos jovens e dos próprios moradores de favelas escreverem sobre a sua realidade. Segundo Claudia Santiago, o trabalho da comunicação comunitária e popular é importante, mas só a técnica não é suficiente. “Vocês aprenderam a fazer um blog. Agora é preciso ter opinião, e isso pode ser construído com estudos, com a leitura de livros, de jornais, de revistas. Estudem!”, disse. Para ela, esta comunicação existe para combater o preconceito em relação ao nome favela e às pessoas que moram nela.

Leia a cobertura completa em nossa página.


Radiografia da Comunicação Sindical


FASUBRA lança cartilhas sobre mulheres, saúde e plano de carreira

Violência contra as mulheres, saúde pública e plano de carreira são os temas das cartilhas lançadas pela Federação de Sindicatos das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). O objetivo é conscientizar os trabalhadores e as trabalhadoras sobre seus direitos.

As publicações podem ser lidas na página da Federação, nos seguintes endereços: 

- Projeto HU’s: Os Hospitais Universitários que temos e os Hospitais Universitários que queremos;

- Lei n° 11.340/2006 Maria da Penha: Mulheres construindo, resistindo e revolucionando;

- Lei n° 11.091: Uma categoria em luta rumo à conquista de sua identidade.



CHARGISTA LATUFF doa imagens sobre a revolta no Egito ao SISEJUFE/RJ

As charges do Latuff não são nada amenas, docinhas. São duras, nuas e cruas. Elas denunciam sem precisar de palavras e ajudam a despertar consciências. Veja cinco das melhores que ele fez sobre a revolta popular do povo egípcio contra a ditadura do Mubarak, sustentada e apoiada até o fim pelos EUA. O SISEJUFE publicou as imagens na contracapa da sua bela revista Idéias do mês de fevereiro. Confira a publicação na íntegra.




A Comunicação que queremos


Brasil de Fato analisa situação do Egito e a retomada da ideia de Revolução

[Por Vito Giannotti] O título do editorial do número 416 do Brasil de Fato, de 17 a 23 de fevereiro, escancara a linha do jornal: “As revoluções reaparecem no século 21”. A capa, com a maior foto já publicada pelo semanário, mostra um manifestante com a bandeira do Egito nas mãos. No seu interior, além do editorial simplesmente emblemático, há um artigo de Igor Fuser com título levemente sugestivo: “Novos Egitos virão”. No segundo caderno há uma cobertura dos fatos com artigos de Igor Ojeda e de Eduardo Sales de Lima que dão um quadro global do terremoto político em curso no mundo árabe. Mundo, até janeiro, dominado por governos ditatoriais sustentados e sustentáculo da política dos EUA e da Europa que, há séculos, sempre julgaram o povo árabe uma “raça” inferior a serviço do Ocidente cristão e “civilizado”. [Bela civilização! É só lembrar das guerras coloniais que exterminaram milhões de “nativos” de povos “inferiores”. Ou, se queremos, lembrar do famosíssimo Holocausto cometido pelo povo mais culto da Europa.] 

Leia a íntegra do editorial do Brasil de Fato.



Lançado guia para profissionais de comunicação sobre aborto

Aborto

[Por Marina Schneider] Nessa semana foi lançada, no Rio de Janeiro, a edição atualizada da publicação Aborto - Guia para profissionais de comunicação, uma obra das Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro. O guia é fruto de uma parceria entre Grupo Curumim, Ipas Brasil e Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA).

A publicação foi redigida pela socióloga Angela Freitas com o objetivo de apoiar o trabalho de jornalistas que pretendem tratar o tema do aborto de maneira informativa e qualificada. O texto apresenta um resgate histórico da proibição do aborto, prática que até 1830 não era punida no Brasil e que passa a ter uma legislação específica a partir da instauração do Código Criminal do Império. A publicação reúne, também, as normas técnicas do Ministério da Saúde sobre o tema e fornece dados sobre aborto no Brasil, na América Latina e no mundo. Além disso, apresenta argumentos em favor do direito ao aborto, apontando-o como uma questão de direitos humanos e cidadania.

A publicação está disponível na íntegra na internet. Confira em http://abortoemdebate.com.br/arquivos/Aborto_Guia_comunicacao.pdf.



Comitê Popular da Copa do Mundo 2014 em Porto Alegre lança blog

Já está no ar o blog do Comitê Popular que discute as obras da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Na página há informações, reportagens, fotos e audiovisuais sobre as mobilizações referentes às obras na cidade voltadas para o megaevento e as manifestações dos moradores que deverão ser atingidos por elas. A ideia do blog surgiu depois que comunicadores(as) se encontraram para pensar em um contraponto às informações “badaladas” que são veiculadas pela grande mídia com relação à Copa no Brasil em 2014. 

O objetivo desse espaço é discutir com a sociedade as alterações que vão ocorrer por causa do evento. As mudanças ainda são desconhecidas pela maioria da população, mas já estão previstas a realocação e a remoção de centenas de famílias pobres, que hoje moram em áreas valorizadas da capital. 

Confira: http://comitepopularcopapoa2014.blogspot.com




Proposta de Pauta


Perto do 8 de março, pesquisas trágicas mostram os dados da violência contra a mulher

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) mostra que o número de mulheres vítimas de mortes dentro de casa aumentou. Ao mesmo tempo em que houve uma redução de 78% dos homicídios nos últimos dez anos, o percentual de mulheres entre as vítimas cresceu - de 7% a 16%.

Já outra pesquisa, realizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc, apresenta a chocante estatística: a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. E já foi pior: há 10 anos, eram oito as mulheres espancadas no mesmo intervalo.

Para colocar nos nossos jornais, agora que se aproxima o 8 de março: quantas mulheres são espancadas e quantas são assassinadas por ano no Brasil? Quantas em seu Estado?




Democratização da Comunicação


Venício Lima reclama: Novo governo ainda não se pronunciou sobre marco regulatório

O professor Venício Lima publicou um artigo recentemente sobre o projeto de marco regulatório da mídia que estaria sendo elaborado por um grupo coordenado pelo ex-ministro Franklin Martins. Ele lembra que, no final do governo Lula, foi anunciada uma comissão interministerial para "elaborar estudos e apresentar propostas de revisão do marco regulatório da organização e exploração dos serviços de telecomunicações e de radiodifusão".  O texto não define data para entrega do relatório final, mas Franklin, na época, declarou que a ideia era deixar as propostas para próximo governo. Até agora, nada foi apresentado.

Sobre o assunto, o deputado federal Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara, chegou a declarar que sem dúvida um dos pontos centrais da agenda do Congresso é “um novo marco regulatório das mídias, que garanta mais liberdade de expressão, democratize e impeça a monopolização do setor, e garanta uma sociedade plural e democrática”. Segundo ele, apesar da “chiadeira” dos proprietários dos conglomerados de comunicação, a matéria não pode mais ser adiada. 

De certa forma, instalou-se uma confusão generalizada em relação não só ao que de fato está no projeto deixado pelo ministro Franklin, como também em relação ao que de fato pensa o atual governo sobre a regulação das comunicações. Ao final do artigo, Venício Lima questiona: a quem interessa o prolongamento dessa confusão generalizada?

Confira o artigo completo em nossa página.



De Olho Na Mídia


No Fantástico, a reforma agrária não será televisionada

[Por Emanuel Cancella/ Sindipetro-RJ] Noite de 13 de fevereiro. Assistia distraidamente ao Fantástico, programa de maior audiência do fim de domingo. Entre amenidades diversas, de repente começa uma matéria que duraria longos minutos com o objetivo exclusivo de  criminalizar os sem-terra.  A reportagem usou como mote o estado do Mato Grosso. Várias autoridades, como delegado de polícia e membro do Ministério Público, foram escolhidas como fontes para atacar o movimento de luta pela reforma agrária.

A partir da postura criminosa de dois ditos líderes de camponeses pegos em flagrante delito, o programa tentou generalizar de forma pejorativa a postura dos sem-terra no estado.

Mato Grosso é talvez o estado brasileiro que concentra o maior número de latifundiários. Em 2009, o próprio presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (APROSOJA), Glauber Silveira, revelou que 90% dos produtores do Mato Grosso estão irregulares e 50% poderão, por conta disso, perder as terras. Além disso, o Brasil é o único país de dimensões continentais que não fez a reforma agrária. O mesmo programa televisivo que tenta criminalizar os sem-terra omite a ação dos latifundiários no estado. Mais do que isso, a reportagem dá fala a fazendeiros, mas não entrevista uma liderança nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Leia o texto completo na página da Agência Petroleira de Notícias.


Record exibirá documentário sobre a criação da TV Globo que a Globo tentou encobrir por longos anos

O Jornal do Brasil informou que neste ano a Record exibirá o documentário Muito além do cidadão Kane. O filme foi exibido pela primeira vez em 1993 pela TV britânica Channel 4. Ele acompanha o envolvimento e o apoio da emissora à ditadura militar brasileira, sua parceria com o grupo americano Time Life, e diversas coberturas tendenciosas. Uma das mais marcantes é o comício das Diretas-Já de 1984, anunciado pelo Jornal Nacional como um evento de homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo. O filme também mostra a edição do mesmo telejornal do debate das eleições de 1989, quando a emissora claramente favoreceu Collor contra seu adversário, Lula. O documentário apresenta fatos da vida de Roberto Marinho, comparado ao magnata protagonista do filme Cidadão Kane, de Orson Wells, que inspira o nome do vídeo sobre a TV Globo. Imperdível.



Jornal reintegra repórter demitido por pressão de imobiliárias

Aguirre Talento Peixoto, repórter do jornal A Tarde, da Bahia, foi demitido no dia 8 de fevereiro por pressões do mercado imobiliário. O motivo teria sido a divulgação de denúncias de construtoras envolvidas em crimes ambientais a partir de dados divulgados pelo Ibama e Ministério Público Federal. Uma semana depois, no dia 15 de fevereiro, foi anunciado o retorno do repórter ao jornal sem qualquer punição.
Os membros da redação se mobilizaram em greve para a direção desfazer a demissão. As máquinas ficaram paralisadas por cerca de duas horas, três assembléias foram realizadas e uma comissão foi formada para estabelecer diálogo com a direção. A possibilidade de estado de greve só acabou na segunda-feira, dia 14, quando Aguirre foi negociar seu retorno.

O repórter responde a quatro interpelações judiciais por escrever sobre a ilegalidade da licença ambiental no Parque Tecnovia. O empreendimento é uma parceria do Governo do Estado com a empreiteira Patrimonial Saraíba, responsável pelas ações contra o repórter, e está situado na Avenida Paralela, uma das mais longas e movimentadas da capital. A avenida possui uma considerável reserva de Mata Atlântica, que vem sendo destruída para construção de condomínios de luxo.

Com informações do Observatório do Direito à Comunicação


Juiz ameaça prender jornalista por publicar matéria sobre desvio no Pará

O juiz Antônio Carlos Almeida Campelo, titular da 4ª Vara Cível Federal do Pará, enviou uma intimação ao jornalista Lúcio Flávio Pinto para que deixe de publicar informações sobre o processo contra os principais executivos do Grupo O Liberal, responsável por vários veículos de comunicação no estado.  A intimação diz que o jornalista será preso em flagrante caso publique qualquer informação sobre o processo, que corre em segredo de Justiça. Além disso, caso desacate a ordem, também terá que pagar R$ 200 mil de multa.
Lúcio Flávio mantém o Jornal Pessoal há 23 anos. O jornalista publicou uma matéria sobre o caso dos empresários Romulo Maiorana Júnior e Ronaldo Maiorana no início deste mês. Os executivos do grupo de mídia foram denunciados pelo Ministério Público Federal por crime contra o sistema financeiro nacional, pelo uso de fraude, para a obtenção de recursos dos incentivos fiscais da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
Lúcio Flávio disse que pretende recorrer para revogar a decisão. “A minha matéria defende o interesse do povo que teve o dinheiro desviado. Quando existe um caso de conflito entre a privacidade e o direito da sociedade, vale o direito da população de saber o que está acontecendo”, afirmou.O Sindicato dos Jornalistas do Pará emitiu uma nota em repúdio à ameaça de prisão do jornalista. “É papel da imprensa na sociedade democrática a divulgação correta, ética e precisa da verdade, por isso, o Sindicato acredita que os veículos de comunicação, como o Jornal Pessoal, do Jornalista Lúcio Flávio Pinto, devam servir e servem ao interesse público”, diz trecho da nota.
[Com informações do Comuniquese]




NPC Informa


Jornal alternativo da década de 1970 disponível para download

Estão disponíveis, na internet, todas as edições do Jornal EX-, um dos expoentes da mídia alternativa durante a ditadura militar. Os interessados podem baixar os 16 números do periódico que foram às bancas, além de quatro especiais – dentre eles uma edição inédita, com textos de ex-editores contando toda a história do EX-, com fotos de época e depoimentos de colaboradores. O jornal mensal foi produzido entre 1973 e 1975, e teve vários exemplares recolhidos pela ditadura militar. O último número, “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”, revela o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em outubro de 1975. Esta edição vendeu 50 mil exemplares, e foi a que levou ao encerramento da publicação.

A reunião das publicações é uma iniciativa da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e do Instituto Vladimir Herzog.  Conheça a história do Jornal EX- em http://www.imprensaoficial.com.br/jornalex/


Documentário Ilha das Flores, de Jorge Furtado, está completo no youtube

O documentário Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, está disponível na íntegra na internet. O curta é um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o vídeo escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Para assistir, acesse http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28.



Câmara inaugura exposição sobre Rubens Paiva

Nessa semana foi inaugurada, em Brasília, a exposição Não tens epitáfio, pois és bandeira, que retrata em imagens a vida familiar e profissional do ex-deputado federal Rubens Paiva, um dos símbolos dos desaparecidos políticos brasileiros. Na ocasião também foi lançado o livro Segredo de Estado – o desaparecimento de Rubens Paiva, do jornalista e escritor Jason Tércio. Por defender os direitos humanos durante a ditadura, em 1971 Rubens Paiva sumiu nas mãos do regime que o cassou.

A mostra é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ela fica em cartaz até o dia 25 de fevereiro, e está no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares: Hall da Taquigrafia, Anexo 2, Câmara dos Deputados, Brasília. A entrada é gratuita.



Prefeitura do Rio é denunciada por violações de direitos humanos por causa da Copa e Olimpíadas

Moradores de comunidades que serão atingidas pelas obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, na cidade do Rio, denunciaram a Prefeitura na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH-OEA). Eles afirmam que o governo está executando, desde o último ano, uma política de remoção forçada de favelas. As comunidades da Restinga, Vila Recreio II e Vila Harmonia são algumas das vítimas.

A agente da Pastoral de Favelas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Erika Glória, afirma que a prefeitura usa como justificativa da remoção, as construções das vias Transcarioca e Transoeste. Ela lembra que os moradores não estão contra o crescimento da cidade, mas questionam a maneira como as remoções são executadas.

Em resposta, a OEA solicitou mais informações sobre a situação emergencial de violação de direitos na qual se encontram essas comunidades.

Fonte: Radioagência NP




De Olho Na Vida


Queda na denúncia de torturas em presídios não significa que tenham acabado

De acordo com pesquisa revelada pela Pastoral Carcerária no final do ano passado, o número de denúncias sobre as torturas em presídios paulistas diminuiu consideravelmente. Mas isso não significa que as torturas tenham deixado de existir. Na reportagem “Cai o número de denúncias de tortura”, exibida pela TV Brasil, são apresentados os resultados do relatório feito pela Pastoral Carcerária.

Confira a reportagem da TV Brasil:

http://www.youtube.com/watch?v=CAYw_uU6Hh8&feature=player_embedded

Saiba mais sobre o assunto pela página da Pastoral:

http://www.carceraria.org.br/default2.asp



Operação da Polícia Federal comprovou veracidade das denúncias de corrupção feitas pelas organizações de Direitos Humanos

A Polícia Federal realizou recentemente a “Operação Guilhotina”, que ganhou destaque nos principais noticiários do país. A ação resultou na prisão de milicianos e policiais civis e militares acusados de corrupção, venda de armas e de informações. Com a operação, foram comprovas as denúncias feitas por organizações de direitos humanos e moradores sobre a atuação da polícia no Conjunto de Favelas do Alemão, no final do ano passado. Em manifesto divulgado em dezembro, as entidades afirmavam que, ao contrário do clima de vitória estampado nos principais jornais e programas televisivos do país, “toda a região está sendo ‘garimpada’ por policiais, no que foi classificado como a ‘caça ao tesouro’ do tráfico”. 
Os moradores relatavam a jornalistas e representantes de movimentos que suas casas estavam sendo reviradas e saqueadas pelos policiais. A confirmação dessas denúncias reforça ainda as suspeitas de que o número de mortos nessa operação foi maior do que aquele oficialmente divulgado.
Para ler a nota completa divulgada pela Justiça Global, clique aqui.  



Seis anos depois do assassinato de Dorothy Stang, conflitos continuam no Pará

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou uma nota por motivo do aniversário da morte da Irmã Dorothy Stang, no dia 12 de fevereiro de 2005. Ao mesmo tempo em que presta uma homenagem à missionária, a entidade lembra que a situação que levou ao assassinato de Dorothy continua a provocar tensões e conflitos na região de Anapu (PA), onde ela atuava.

No mês de janeiro, os assentados do local em que Dorothy foi morta bloquearam as estradas que davam acesso à área. A ação foi feita para impedir a continuidade da retirada ilegal de madeira e para chamar a atenção para a falta de fiscalização e controle dos órgãos públicos.

A entidade lembra que os interesses do capital e dos grupos que assassinaram Irmã Dorothy continuam presentes na região. Destacam-se as madeireiras que envolvem e cooptam organizações de trabalhadores para defender a exploração da madeira. Segundo a entidade, o próprio governo compartilha essa mesma visão, pois apóia declaradamente o agronegócio e a mineração na Amazônia e quer impor grandes projetos de infraestrutura, como é o caso da hidrelétrica de Belo Monte. Em lembrança da missionária, a CPT defende um desenvolvimento harmonioso, com respeito à natureza e às comunidades indígenas e camponesas. 
Leia a nota completa da CPT.


Luta contra de despejo de comunidades em Belo Horizonte
As Brigadas Populares convocam todos e todas a contribuírem na luta contra os despejos das Comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy, no distrito industrial de Barreiro, em Belo Horizonte (MG). São 277 famílias que hoje se encontram sob grave ameaça de perderem tudo que possuem em razão de decisão judicial artificial e injusta.
Clique aqui e confira o documento das Brigadas Populares com orientações gerais da proposta de solução sustentável para as comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy. 



De Olho No Mundo


Carta Maior lança especial sobre Revolta Árabe

As revoltas recentes na Tunísia e Egito são tema de um especial preparado pela Carta Maior. Na página da Agência estão reunidos artigos, charges e entrevistas sobre os países antes “amigos” e definidos como “Estados moderados” pela mesma mídia que agora comemora a queda das ditaduras “recém-descobertas”.
Para conferir a publicação, clique aqui.



2º Fórum Mundial de Mídia Alternativa será em 2012, no Rio

[Por Sérgio Luís Bertoni] Entre os dias 6 e 11 de fevereiro foi realizado em Dacar, capital do Senegal, o Fórum Social Mundial de 2011. Estiveram na pauta assuntos como crise alimentar, agricultura familiar, recursos naturais, soberania e importância geopolítica da África, desenvolvimento predatório, exploração e neocolonialismo, saúde, acesso à água e a saneamento, lutas das mulheres, participação de governos na promoção de melhorias, dentre outros.  

A importância da comunicação contra-hegemônica na defesa dos direitos dos povos também foi discutida em diversos espaços, principalmente na Assembléia pelos direitos à comunicação. Neste encontro ficou claro que em todo mundo a Liberdade de Expressão é nula, travada ou reprimida. E também constatou-se que o acesso à informação de qualidade é dificultado por poderosos interesses políticos e econômicos e por monopólios da indústria da comunicação. 

Os participantes da Assembleia aprovaram uma declaração na qual destacam o incentivo aos meios de comunicação alternativos e à luta por leis e regulamentações que garantam o direito à comunicação e à informação. A Assembléia discutiu ainda a realização do 2o Fórum Mundial de Mídia Alternativa que será em 2012, no Rio de Janeiro. O evento ocorre dois dias antes da Rio+20, a Conferência Mundial promovida pela ONU para discutir as mudanças climáticas. 

A declaração final do encontro está disponível em http://alainet.org/active/44600 




Dicas


Livro aborda a imposição do projeto neoliberal pela mídia burguesa

No final de janeiro foi lançado o livro Jornalismo de campanha e a Constituição de 1988, do jornalista e professor de comunicação Emiliano José. A obra é baseada em sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Comunicação da UFBA. A partir da pesquisa do discurso da mídia por dez anos, de 1988 a 1998, o texto mostra como a imprensa mergulhou de cabeça na desconstrução da Constituição de 1988 e na implantação do projeto neoliberal no Brasil.
O “jornalismo de campanha” abordado na publicação começa na Era Collor. Ele assume a ideologia neoliberal, defende reformas anti-sociais, demoniza as empresas estatais e santifica as privatizações. 

O livro foi editado pela EDUFBA em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia.  



Blog reúne mais de 200 livros sobre redes sociais, comunicação e web 2.0
O Blog Mídia 8 disponibilizou para download uma lista de 242 livros relacionados à área da comunicação. Os temas vão desde manuais práticos de redação jornalística até teorias da informação. Dentre as publicações estão O que é o virtual, de Pierre Levy; Redes sociais na internet, de Raquel Recuero e Como escrever para a web, de Guillermo Franco.
Confira a lista em http://www.blogmidia8.com/p/biblioteca-virtual.html


Documentário Florestan Fernandes – Evocações na Contramão

Florestan

Está na internet o documentário Florestan Fernandes – Evocações na Contramão, de Lucas Ferreira. Neste vídeo, sabemos sobre a vida do importante sociólogo brasileiro a partir da literatura de cordel, que abre caminho para depoimentos dos companheiros de gabinete e de militância de Florestan. A partir daí conhecemos suas ideias, sua visão crítica sobre o Brasil, seus ideais e decepções durante a vida pública.
O documentário em questão é de 2002 e tem 25 minutos. Ele foi realizado como Projeto de Conclusão de Curso na UFSCar, Bacharelado em Imagem e Som. 
[Confira aqui]



Cadernos do Ipea sobre comunicação prontos para baixar

Já estão na internet os três volumes da obra Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações, produzida por pesquisadores do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação). A pesquisa inédita foi divulgada em São Paulo no início do ano. O estudo lembra que os benefícios da convergência digital são usufruídos por uma minoria, pois apenas 7,5% da população possui acesso à banda larga. Há também artigos sobre tendências recentes da indústria, dados estatísticos sobre a abrangência do setor no Brasil, nos demais países da América Latina, em Portugal e na Espanha, além de um resgate da memória das associações científicas e acadêmicas brasileiras que tratam dessas questões.

Para acessar a obra, basta clicar nos links abaixo: 

Volume 1: Colaborações para o debate sobre telecomunicações e comunicação

Volume 2: Memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no Brasil

Volume 3: Tendências na comunicação




Pérolas


Por Graciliano Ramos

“O povo não tem grandes amigos. O maior amigo do povo é o próprio povo, organizado”.
Citação de Graciliano Ramos divulgada pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) em seu twitter, ao comentar sobre as manifestações árabes recentes.




Memória


Cuba homenageia José Marti, herói da independência

Jose Marti

Na passagem do dia 27 para o dia 28 de janeiro, as ruas de Havana ficaram lotadas de jovens cubanos que saíram em marcha para celebrar os 158 anos do nascimento de José Martí. Político, jornalista e poeta, Martí é reconhecido como o grande herói da independência de Cuba. Nascido em 28 de janeiro de 1853, desde jovem se mostrou inclinado à libertação de seu país. Influenciado pelos ideais de seu professor, o poeta Rafael Maria de Mendive, Martí aos 16 anos criou e colaborou com publicações separatistas, dentre elas a revista La Patria Libre. Foi preso em Havana por ser considerado revolucionário, e logo depois deportado para a Espanha. A partir de então dedicou seus escritos e sua participação política à causa da liberdade. Passou por diversos países e foi o fundador, em 1892, do Partido Revolucionário Cubano. Também criou o jornal diário Patria, que desde o seu primeiro número se lançou contra a dominação espanhola. José Marti faleceu em 1895, durante a segunda fase da guerra de independência de Cuba, que se estendeu até 1898. A imagem de Martí está espalhada por toda a ilha, nas escolas, museus, nomes de rua e monumentos. Suas ideias permanecem vivas, tendo sido uma das principais referências da Revolução Cubana de 1959. 




Novos artigos em nossa página


As próximas enchentes

[Por Vito Giannotti/ Brasil de Fato] SORTE GRANDE. Há mais de 15 dias que não há enchentes no Rio. O morro do Bumba, em Niterói, já está esquecido. O mesmo pode-se dizer dos deslizamentos de Ilha Grande. Quem ainda se lembra? Das avalanches de Friburgo e Teresópolis ainda há lembranças, mas mesmo estas começam a esvair-se. Quantos mortos foram mesmo? 500, 700? Mas agora parou. São Pedro está calmo. Mas afinal quem são os culpados por essas tragédias? Leia o texto completo.



A revolução começa no teclado

[Por Sindicato Químicos Unificados] Internet mostra sua força e tem papel central em protesto ao redor do mundo. As imagens de milhares de pessoas protestando por melhores condições de vida nas ruas e praças da Tunísia e depois milhões no Egito surpreenderam os governos e as pessoas nos países ocidentais, principalmente os Estados Unidos e a Europa. Os governos ocidentais não enxergaram a crescente insatisfação na região e foram pegos de surpresa pela Revolução de Jasmim, como ficou conhecida a revolta que após 23 anos de regime autoritário na Tunísia derrubou do poder o ditador Ben Ali. Pela primeira vez os meios digitais tiveram papel central na derrubada de um governo. Leia o texto completo.



Comunicação e cultura em Paulo Freire: 30 anos depois

[Por Venício Lima/ Carta Maior] Hoje, a contribuição de Paulo Freire para o campo da comunicação é fonte de inspiração e referência. A situação, certamente, não era a mesma no final da década de 70. Embora reconhecido internacionalmente e estudado em várias disciplinas, seu pensamento era quase que totalmente ignorado nos estudos de comunicação, inclusive no Brasil. Leia o texto completo.



Tariq Ali: A alegria do Egito com a saída de Mubarak

[Por Tariq Ali] Com a partida de Mubarak, a idade da maturidade política está de volta ao Egito e ao mundo árabe. Uma noite alegre no Cairo. Que felicidade estar vivo, ser egípcio e árabe. Na Praça Tahrir estão a cantar: "O Egito está livre" e "Vencemos!" Leia o texto completo.



Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618

www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br 

Coordenação: Vito Giannotti

Edição: Claudia Santiago (MTB.14915)

Redação: Sheila Jacob

Colaboraram nessa edição: Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ), Sérgio Luís Bertoni (PR). 



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
NPC lança Cartilha sobre os 100 anos do Dia Internacional da Mulher
NPC participa de lançamento do caderno sobre a mídia no mundo do jornalista Pascual Serrano
Moradores das favelas Parque Colúmbia e Jardim América, no Rio de Janeiro, se formam em curso de comunicação comunitária

Radiografia da Comunicação Sindical
FASUBRA lança cartilhas sobre mulheres, saúde e plano de carreira
CHARGISTA LATUFF doa imagens sobre a revolta no Egito ao SISEJUFE/RJ

A Comunicação que queremos
Brasil de Fato analisa situação do Egito e a retomada da ideia de Revolução
Lançado guia para profissionais de comunicação sobre aborto
Comitê Popular da Copa do Mundo 2014 em Porto Alegre lança blog

Proposta de Pauta
Perto do 8 de março, pesquisas trágicas mostram os dados da violência contra a mulher

Democratização da Comunicação
Venício Lima reclama: Novo governo ainda não se pronunciou sobre marco regulatório

De Olho Na Mídia
No Fantástico, a reforma agrária não será televisionada
Record exibirá documentário sobre a criação da TV Globo que a Globo tentou encobrir por longos anos
Jornal reintegra repórter demitido por pressão de imobiliárias
Juiz ameaça prender jornalista por publicar matéria sobre desvio no Pará

NPC Informa
Jornal alternativo da década de 1970 disponível para download
Documentário Ilha das Flores, de Jorge Furtado, está completo no youtube
Câmara inaugura exposição sobre Rubens Paiva
Prefeitura do Rio é denunciada por violações de direitos humanos por causa da Copa e Olimpíadas

De Olho Na Vida
Queda na denúncia de torturas em presídios não significa que tenham acabado
Operação da Polícia Federal comprovou veracidade das denúncias de corrupção feitas pelas organizações de Direitos Humanos
Seis anos depois do assassinato de Dorothy Stang, conflitos continuam no Pará
Luta contra de despejo de comunidades em Belo Horizonte

De Olho No Mundo
Carta Maior lança especial sobre Revolta Árabe
2º Fórum Mundial de Mídia Alternativa será em 2012, no Rio

Dicas
Livro aborda a imposição do projeto neoliberal pela mídia burguesa
Blog reúne mais de 200 livros sobre redes sociais, comunicação e web 2.0
Documentário Florestan Fernandes – Evocações na Contramão
Cadernos do Ipea sobre comunicação prontos para baixar

Pérolas
Por Graciliano Ramos

Memória
Cuba homenageia José Marti, herói da independência

Novos artigos em nossa página
As próximas enchentes
A revolução começa no teclado
Comunicação e cultura em Paulo Freire: 30 anos depois
Tariq Ali: A alegria do Egito com a saída de Mubarak

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

Novos artigos em nossa página
As próximas enchentes
A revolução começa no teclado
Comunicação e cultura em Paulo Freire: 30 anos depois
Tariq Ali: A alegria do Egito com a saída de Mubarak

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge