Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 185De 1 a 15/2/2011
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Memória


Haiti – Primeira República Independente da América Latina

Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Haiti

Porto Príncipe - Sergio Derat, pedreiro haitiano, diz que para a reconstrução do país é preciso uma classe política melhor. "Somos como a Fênix que ressurge da cinzas" , diz.

.

[Publicado em 09.02.11 - Por José Levino*] Janeiro é um mês de duas comemorações para o povo haitiano. Uma de alegria, outra de tristeza. No dia primeiro de janeiro de 1804, foi proclamada a Independência do Haiti. No dia 12 de janeiro de 2010, um fatídico terremoto deixou sob escombros essa nação. Haiti, o país mais pobre das Américas, do tamanho do Estado de Alagoas, tem 10 milhões de habitantes. 80% da população vivem abaixo da linha da pobreza, mais da metade é indigente.
Confira o texto completo.

[Publicado originalmente no jornal A Verdade]




Notícias do NPC


SENGE/RJ lança caderno do jornalista espanhol Pascual Serrano

Vito e Pascual

Foto de Eduardo Nunes: abertura do Curso Anual do NPC, em 2009

..

Na terça, dia 22/02, às 19h, no Senge. Av. Rio Branco 277/ 17º. Não perca. No lançamento, a distribuição será gratuita.

..

Pascual Serrano veio ao Brasil em 2009, a convite do Núcleo Piratininga de Comunicação para participar do 15º Curso Anual do NPC. Na ocasião, trouxe na mala um livrão, grande no tamanho e, sobretudo, no conteúdo: Desinformação, como os meios de comunicação ocultam o mundo é o título. Serrano, idealizador, junto com outros do site Rebelión, deixa claro nas 800 páginas do seu livro a maneira de agir da mídia, dentro da batalha da hegemonia. Nenhuma ilusão com a neutralidade ou a imparcialidade. A mídia comercial é uma mídia de classe e como tal defende os interesses dos seus donos.

.

A apresentação é de Vito Giannotti e o prefácio de Ignácio Ramonet. O Senge fez esta publicação de uma pequena parte do livro do Serrano com a finalidade de ajudar jornalistas e militantes da comunicação na eterna batalha da disputa da hegemonia.

.

Para ler a apresentação clique aqui.



NPC inaugura em março livraria “Antônio Gramsci”, especializada em Trabalhadores e Comunicação

[Por Vito Giannotti] Calma, ainda vai demorar 20 dias. Logo, no começo de março, o NPC vai inaugurar um pequeno espaço onde poderão ser encontrados livros sobre os trabalhadores, suas lutas, sua vida e suas histórias, que não é fácil encontrar em qualquer lugar. Livros escritos por trabalhadores, sobre trabalhadores e suas lutas por uma nova sociedade sem exploração e opressão. Livros de grandes e de pequenos escritores, a maioria marxistas, outros nem tanto. Mas todos os livros que podem servir à formação política de militantes e ativistas sociais.

O outro grande tema presente na livraria será a Comunicação. A nossa comunicação. A comunicação dos trabalhadores em sua disputa com a classe patronal. Haverá livros teóricos clássicos estudados nas escolas de comunicação junto com livros escritos por comunicadores práticos, agentes diretos da comunicação sindical e popular, enfim, alternativa.

.

Para comemorar a abertura de mais um ponto de encontro de ativistas políticos, sindicalistas, estudantes, professores, jornalistas, pesquisadores o NPC vai relançar o caderno sobre a História do 8 de Março. A edição será revista e ampliada.

.

Um espaço da livraria, aberto para consulta, será destinado ao Arquivo do NPC que contém milhares de jornais da imprensa sindical de todo o país produzidos nos últimos 20 anos.

.

Em tempo: aceitamos doações de estantes, armários e de um computador. Nossas duas primeiras estantes foram doadas pela jornalista e professora de Comunicação Ana Lúcia Vaz.



NPC participa de Seminário sobre Comunicação e Comunidades

Dia 15 de fevereiro, às 10h, a jornalista e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Claudia Santiago, vai participar do seminário que encerra o curso de “Tecnologias Midiáticas de Comunicação”. O tema do debate é: “Jovens, Comunicação e Comunidades. O convite foi feito pelo Banco da Providência, que realiza cursos e seminários sobre o tema. Além da palestra, os jovens que participaram do curso vão expor os seus trabalhos também relacionados ao assunto. Para quem quiser assistir segue o endereço: Rua Padre Boss 15 (Casa de festas McFesta’s), Jardim América.



Latuff doa parte do acervo para Núcleo Piratininga de Comunicação
O ilustrador Latuff, colaborador do NPC desde priscas eras doou parte de seu acervo (300 ilustrações) para o NPC. A obra será digitalizada e colocada na nossa página na Internet

Agenda NPC: só restam 100. Se você não comprou a sua, ainda há tempo

Quem lê, comenta: “Eu não sabia que as mulheres haviam feito tudo isso”

agenda

.

Mulheres Na História é o tema da agenda 2011 do NPC. É linda e séria. Recupera a vida e a luta de milhares de mulheres no Brasil e no mundo. São jornalistas, professoras, artistas, sufragistas, guerrilheiras, poetas, sindicalistas, frentenegrinas, enfermeiras, defensoras de direitos humanos, da moradia. Na abertura de cada mês há um texto sobre uma mulher com história de vida marcante.  

.

“Eu ganhei uma e depois comprei cinco

para dar de presente. É muito linda”.

Rosalina Barros, bibliotecária da Uerj.

.
Para adquirir a agenda, basta entrar em contato com o NPC pelos telefones (21) 2220-5618 e 2220-4895 ou pelo email npiratininga@uol.com.br. Cada agenda custa R$ 20,00.



NPC no Orkut, twitter e facebook

As atividades e notícias atualizadas do NPC podem ser acompanhadas tanto na página do NPC (www.piratininga.org.br) quanto pelo nosso twitter: http://twitter.com/npc_  (underline depois de npc).
Confira nosso perfil no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=4978015543164713213 
E também estamos no Facebook:
http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001197057754&ref=ts




Proposta de Pauta


População gosta do SUS

Surpresa? Acostumados a ver cenas dantescas de corredores de hospitais nas telas das TVs, somos agora surpreendidos com pesquisa do IPEA que revela que 70% dos brasileiros gosta, pelo menos um pouquinho, do sistema de saúde brasileiro. Este é o número de pessoas que avaliaram o sistema de regular a muito bom. Apenas 28,5% disseram que é ruim. A melhor avaliação fica para o Programa Saúde da Família (97,4% de aprovação no nordeste,) e a pior para as emergências (40,2% no norte). 

Leia mais




A Comunicação que queremos


Agora você encontra a Revista Viração em bibliotecas públicas

Frequentadores de bibliotecas públicas, Pontos de Cultura e de Leitura do Brasil passam, a partir de fevereiro, a contar com uma assinatura mensal da Viração. Ao lado de outras publicações, a Vira foi uma das revistas selecionadas pelo Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), e irá destinar por durante um ano sete mil assinaturas para os pontos culturais públicos indicados pelo MinC. 

.

Lançado em 2010, o edital selecionou 12 publicações, entre 60 projetos enviados, que irão circular de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012. O investimento total do governo federal será de R$ 5,2 milhões. Além da Revista Viração, foram contempladas as revistas Fórum, Brasileiros, Cult, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola, Le Monde Diplomatique Brasil, Caros Amigos, Almanaque Brasil de Cultura Popular e Jornal Rascunho. 

.

Segundo o MinC, o objetivo do edital, que faz parte do Programa Mais Cultura, é "popularizar materiais de leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico, disponibilizando publicações com conteúdos diversificados e de qualidade a populações urbanas e rurais, frequentadoras de espaços culturais públicos". Como condição de participação, os selecionados devem disponibilizar, simultaneamente à chegada em bancas ou aos assinantes, todo o conteúdo impresso na internet (ou indicar aos novos assinantes o espaço onde foi publicado). O conteúdo da Viração está em www.issuu.com/viracao.



Observatório Social lança a publicação

No dia 17 de fevereiro, o Instituto Observatório Social lançará a publicação A Floresta que Virou Cinza. A revista mostrará como grandes siderúrgicas brasileiras e norte-americanas financiam um esquema predatório e ilegal ao longo de sua cadeia produtiva, ligado ao trabalho escravo e a devastação ambiental..

O lançamento acontece em São Paulo, no auditório da Contraf-CUT, na Rua Libero Badaró, 158 – 1º andar –Centro. Favor confirmar presença até o dia 14 pelo e-mail secretaria@os.org.br. .

Leia mais.



Site “Desinformemonos”: dica da jornalista Tatiana Lima

Hip hop, arte, música, fotos, resistência e reportagens sobre as mais diversas lutas que estão ocorrendo em alguns países, podem ser encontrados no site Desinformemonos: http://desinformemonos.org/



Novo Portal “Só Esquerda” já está no ar
Só Esquerda é uma porta de entrada para a internet, que reúne os principais sites, blogs e portais da esquerda brasileira. Uma ferramenta para ativistas, militantes políticos, jornalistas sindicais e comunicadores populares e da mídia alternativa. Nele, você pode ordenar os veículos de acordo com seu interesse. Todas as modificações feitas ficam armazenadas em seu navegador. Quando acessar o site novamente, tudo estará do jeito que deixou. É possível ainda fechar janelas. Segue o link do portal: www.soesquerda.com.br. A iniciativa é do jornalista Arthur William


Democratização da Comunicação


Ministro Paulo Bernardo debate Plano Nacional de Banda Larga no Sindicato dos Bancários, em São Paulo

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo participa de debate no Sindicato dos Bancários São Paulo sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e outros desafios da comunicação. O evento será realizado no próximo dia 15, terça-feira, das 19h às 21h, no auditório amarelo do sindicato (Rua São Bento, 413, próximo à estação São Bento do metrô). Haverá transmissão ao vivo pelos sites e via twitcam.




De Olho Na Vida


Em São Paulo, mulher perde guarda do filho por trabalhar no Teatro Oficina, classificado como “pornográfico”

As Dionísicas estreou no dia 26 de janeiro, com uma dedicatória a Elaine César. Uma carta de José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, notável criador do Teatro Oficina e artista premiado nacionalmente e internacionalmente, denuncia que a diretora de vídeo do grupo, Elaine César, perdeu a guarda do filho, acusada de participar de um “teatro pornográfico”. Uma fonte afirmou que o ato foi tão violento que ela foi parar na UTI. “Casos violentos como estes só se comparam à censura durante o regime militar e mostram que os juízes e os procedimentos das Varas de Infância são da idade média”, afirmou a fonte.

.

Leia a carta do autor sobre o caso e, em seguida, cartas de Zé Celso ao desembargador responsável pelo caso.



Atento e Telefônica são condenados pelo TRT no RS

A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS) condenou a Atento Brasil S/A e Telefônica Data S/A a pagar horas extras a um ex-operador de telemarketing. Conforme os autos, o reclamante tinha intervalo intrajornada de 40 minutos. Mas, na opinião dos desembargadores, que reformaram a sentença do primeiro grau, este tempo deveria ser de, pelo menos, uma hora. Assim, as reclamadas devem pagar horas extras referentes a 20 minutos por dia, com adicional de 50% e reflexos em férias com 1/3, repousos, 13º salário, FGTS com 40% e aviso prévio. Leia a matéria completa em: http://www.tie-brasil.org/noticias.php




De Olho No Mundo


Desafios do Jornalismo em Portugal

O relatório Desafios do Jornalismo em Portugal, elaborado pela OberCom, baseia-se em dados fornecidos por jornalistas portugueses com maior expressão junto aos públicos da imprensa, rádio e televisão vindas de publicações, estações e canais de comunicação. O estudo apresenta valores, práticas e atitudes que caracterizam o momento atual da profissão em Portugal. Para saber mais entre em: http://ht.ly/3OUlH



Bolívia faz lei contra racismo na mídia

Lei contra racismo na mídia é aprovado pelo governo de Evo Morales. Ainda no ano passado, a Câmara dos Deputados, aprovou a lei, faltando apenas a aprovação dos senadores. Segundo artigo publicado no Portal Vermelho, o presidente bolivariano afirma que as pessoas que praticam racismo usando o microfone têm que ser afetadas. “Temos a obrigação de erradicar os racistas que são donos dos meios de comunicação”, argumenta Morales. Além disso, ele afirma ainda que a aprovação desta lei “é um passo na descolonização da Bolívia.”

.

Seguem abaixo dois artigos sobre a lei:

Art. 16 “O meio de comunicação que autorizar a publicar idéias racistas e discriminatórias poderá sofrer sanções econômicas e a suspensão de sua licença de funcionamento, sujeita à regulamentação.”

Art, 23 “Quando o ato for cometido por um trabalhador de um meio de comunicação ou pelo proprietário de um meio, não poderá alegar-se imunidade.”



Lançamento do livro “A Coluna Prestes” em Cuba

Coluna Prestes

O livro “La Coluna Prestes”, de Anita Prestes, depois de 21 anos de sua publicação, será lançado em Havana, na XX Feira Internacional do Livro Cuba 2011, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de fevereiro. Além da honra de ser lançado em Cuba, Anita com este livro também foi agraciada com o Prêmio Casa de Las Américas 1990.




NPC Informa


Livro: 200 anos de imprensa no Brasil

Imprensa

.

Organizada por Silvia Brito Fonseca e Maria Letícia Corrêa, a obra “200 anos de imprensa no Brasil” é uma coletânea de textos que apresenta a relação entre a imprensa e os diversos governos nacionais. O livro aborda ainda a participação de jornalistas na cobertura de guerras, revoluções sociais e relações culturais e outros eventos marcantes nos séculos XIX e XX.

.

Sobre os autores: Maria Letícia Corrêa é doutora e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Silvia Brito Fonseca é doutora em História Social. Saiba mais em: http://ht.ly/3OYoF

.

Editora: Contra Capa. Publicação: 2010



Pesquisa sobre “Uso cidadão da mídia em rede”

Está sendo finalizada a consulta pública que faz parte de uma pesquisa acadêmica na UFRJ sobre o uso cidadão da mídia em rede. A consulta segue até o dia 20 de fevereiro de 2011. Esta pesquisa está sendo realizada no contexto do projeto "Mídia Cidadã", em busca de experiências de redes sociais e coletivos de comunicação para a constituição de Cidadania, pensada de forma crítica no âmbito desta pesquisa. Se conhecer meios de comunicação que tenha esta perspectiva, descrita no site www.midiacidada.org, por favor encaminhe.

.

Em breve serão publicadas as considerações em www.midiacidada.org, com a proposta de colaborar com a reflexão e posterior ação estratégica da mídia cidadã em rede na efetivação de seus objetivos. O formulário para participar está disponível em www.midiacidada.org/pesquisa-de-meios.



Biblioteca Arsênio Rodriguês do Instituto Zequinha Barreto é reaberta em Campinas

Com mais de cinco mil livros e uma coleção de 800 filmes e documentários políticos, a Biblioteca Arsênio Rodriguês do IZB foi reaberta nesta segunda, dia 31 de janeiro. Ela ficou conhecida por ser um espaço dedicado ao debate das ideias e ideais socialistas, à formação política e à preservação da memória da luta operária e popular. Seu nome é uma justa homenagem a José Campos Barreto, o Zequinha, líder da greve metalúrgica de 68 em Osasco e histórico militante socialista. Zequinha Barreto foi assassinado ainda jovem, em 1971, junto com o Capitão Carlos Lamarca pelas forças da repressão. O IZB atua em parceria permanente com o Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas, Osasco e Vinhedo. Sua Sede e a Biblioteca Popular funcionam na sede do Sindicato dos Químicos Unificado – Regional de Osasco. Além desta parceria, o IZB desenvolveu e desenvolve atividades conjuntas com outros sindicatos, entidades, associações e organizações dos movimentos sociais.

.

Horário de funcionamento:

.

De segunda a sexta-feira

Horário: 12:00 ás 17:30

Local: Sindicato dos Químicos Unificados – Regional Osasco

Praça Joaquim dos Santos Ribeiro Nº 265 sala 05 fundo – Km – 18 Osasco – São Paulo

Se você quiser marcar uma visita para conhecer o Instituto Zequinha Barreto e a sua biblioteca popular aos sábados favor ligar para Telefone 3695-0661 e falar com Pedrina.



XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais

 As inscrições para Apresentação de Comunicações Individuais para o XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, que será realizado dos dias 07 ao dia 10 de agosto na Universidade Federal da Bahia (UFBA), estão abertas até o dia 14 de março. O tema deste ano é: Diversidades e (Des) Igualdades. Durante o evento, especialistas em Ciências Sociais e Humanidades de diversos países - especialmente Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil - estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de suas sociedades, privilegiando um enfoque comparativo e confronto de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Mais informações e inscrições no site: www.conlab.ufba.br



ostra "O Mundo Mágico de Escher" é sucesso no Centro Cultural BB, do Rio de Janeiro

Escher

Mais de cento e vinte mil pessoas já visitaram a mostra “O Mundo Mágico de Escher”, do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972). A exposição ilusionista que reúne 92 obras fica no CCBB-RJ até o dia 27 de março. Escher ficou conhecido por ser um mestre da ilusão de óticas e pelas construções impossíveis. Gravuras, desenhos, quebra-cabeças e um filme em 3D é apresentado para desvendar os efeitos óticos e de espelhamento que o artista utilizava em seus trabalhos.




Imagens da Vida


Cartuns do Latuff, ilustrador sindical e político ativíssimo na mídia alternativa do Rio, são usados por manifestantes no Egito

Latuff

[Por Vito Giannotti] Latuff está sempre sobre uma barricada: com suas ilustrações, denuncia patrões e governos e defende os injustiçados em qualquer lugar do mundo. Assim está sempre do lado dos lutadores da América Latina contra todos os imperialismos. Está presente em dezenas de jornais sindicais sempre do lado de cá. E uma das suas principais lutas é defender o povo palestino contra a agressão, praticada há décadas pelo imperialismo israelense. Já fez inúmeras charges, cartuns, ilustrações sobre este tema e, como é sua prática despojada, sempre coloca estas imagens a livre disposição de quem quer usá-las em sua luta, gratuitamente. 

.

Na semana passada, o famoso jornal inglês, Guardian, usou uma destas imagens do brasileirissimo Latuff, contra o ditador egípcio Mubarak.

.

Mas o mais fantástico foi, nos últimos dias, ver pelas televisões, manifestantes do Egito nas ruas manifestarem contra a ditadura de Hosni Mubarak, carregando cartuns do Latuff. Suas charges estão sendo usadas nas manifestações e contribuem na luta contra uma ditadura implantada há 30 anos pelo EUA, para dominar toda a região do Norte da África e apoiar Israel.

(Veja as charges nas manifestações: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/13061/)




Novos artigos em nossa página


Dois anos da UPP no Santa Marta

[Por MC Fiell] “Muito além da UPP: a limpeza ética em torno dos enclaves fortificados dos ricos”, é o artigo que o morador do Santa Marta e rapper Fiell escreveu esta semana para o boletim da comunidade. Fiell, faz um panorama desses dois anos que a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) está na favela. Outras discussões sobre quem financia o armamento e como ele chega às favelas, sobre a repressão da cultura popular, dentre divas outras problemáticas que chegaram junto com a UPP são abordados no texto. Confira o artigo completo.



Livro do Serrano é uma desintoxicação
[Por Vito Giannotti - 09.02.11] Mídia, na cabeça de todo mundo, são meios de informação. Para Pascual Serrano, é exatamente o contrário. Desinformação é o título do seu livro que já vai para a sexta edição. Sim, a partir de exemplos do mundo todo, o jovem escritor catalão prova com mil fatos e dados que a mídia são meios de desinformação e não de informação. Meios de ocultação da verdade. De omissão de fatos, de dissimulação. Muitas vezes, de total e absoluta mentira. Leia o artigo completo.

Coordenação criada no Ministério das Comunicações é criticada pela Abraço
[Por Jacson Segundo / Ob. Direito à Comunicação - 07.02.2011 ] A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) acredita que a criação de uma coordenação dedicada ao tema dentro do Ministério das Comunicações (Minicom) ainda não é suficiente para lidar com a demanda do setor. A entidade, que esteve reunida com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta segunda-feira (7) continua a defender a instalação de uma subsecretaria para a área dentro do Ministério. Leia o artigo completo.

Essas “ditaduras amigas”
[Por Ignacio Ramonet - 07.02.2011] Ditadura, na Tunísia? No Egito, uma ditadura? Vendo as mídias se regozijando com a palavra “ditadura” aplicada à Tunísia de Ben Ali e ao Egito de Mubarak, devemos nos perguntar se de fato entendemos ou lemos bem. Não insistiram durante décadas, estas mesmas mídias e estes mesmos jornalistas que esses dois “países amigos” eram “Estados moderados”? Leia o artigo completo.

PGMU III e PLC 116: novas negociações e paralisação ameaçam avanços na banda larga e na TV por assinatura
[Por Nossa Opinião / Boletim Especial do Instituto Telecom - 07.02.2011] Depois de muitas polêmicas e impasses, duas medidas importantes correm o risco de não ser implementadas: a ampliação do backhaul como parte das metas relativas à garantia de banda larga no Plano Geral de Metas de Universalização para telefonia fixa (PGMU III) e a aprovação, no Senado, do PLC116 (ex-PL29) que cria novas regras para o mercado de TV por assinatura. Leia o artigo completo.

Mudou Lula ou mudou o FSM?

[Publicado em 09.02.11] Por Emir Sader "Mudou Lula e o governo brasileiro ou mudou o FSM?", pergunta Emir Sader, sociólogo, no seu blog, 08-02-2011. Segundo Sader, "o Fórum de Dacar foi um avanço na superação das barreiras artificiais entre forças sociais e forças politicas, entre resistência e construção de alternativas. Pela evolução do FSM e de Lula foi possível a passagem das diferenças e dos conflitos de 2003 à convergência de 2011". Leia o artigo completo.




Novas entrevistas em nossa página


Entrevista com editor do jornal O Guerreiro

[Por Gizele Martins - 09.02.11] Para morador do Alemão “fazer jornal é uma questão de cidadania” O militante Nilton Gomes Pereira, de 62 anos, começou a sua luta ainda na época da Ditadura Militar. Morador do Alemão há 44 anos, o mineiro é um dos responsáveis pela fundação do jornal “O Guerreiro”, em circulação há um ano nas 13 comunidades do Conjunto de Favelas do Alemão, local que concentra aproximadamente 200 mil moradores. “Este é um jornal politizado, mas acho que as pessoas não gostam de ler. Eu quero que ele se torne a voz do morador do Alemão”, disse Diquinho, como é conhecido na comunidade. Leia a entrevista completa.



Jornalistas do Egito denunciam: ‘Os donos dos jornais apoiam Mubarak!’

[Por Luiz Gustavo Porfírio - 09.02.11] Desde a última quarta-feira, dia 26, que os jornalistas do Egito e os correspondentes internacionais têm sofrido ataques. Dezenas foram agredidos e ameaçados por forças de uma ditadura que a mídia daqui só descobriu há poucas semanas. Um deles morreu, o egípcio Ahmed Mahmud,morreu atingido por franco-atiradores na varanda de seu prédio, próximo da Praça Tahrir. Neste domingo, véspera do enterro simbólico de Ahmed, quando seus colegas jornalistas fariam uma marcha pelo centro do Cairo, o correspondente do jornal Opinião Socialista Luiz Gustavo Porfírio entrevistou três jornalistas egípcios, na Praça Tahrir. Nesta entrevista, eles contam ao enviado do jornal do PSTU a realidade dos jornalistas sob uma ditadura. Participam os jornalistas Karem Yehia, 52, do Al-Ahram e Ahya Kalaish, 56, do Al-Gomuahya (O Público). Ahya é ex-secretário-geral do Sindicato de Jornalistas do Egito e está na oposição, desde que o regime impôs a eleição de um agente no sindicato. Outro jornalista, Hosni Abdel Lehim, se junta ao grupo depois e participa da entrevista. Eles contam como é a censura, denunciam a intervenção no sindicato, prisões e a resistência. A lembrança da nossa ditadura é imediata. A conversa é tumultuada, todos querem falar, acrescentar algo, denunciar. A revolução que sacode o Egito está pondo fim aos anos de chumbo de lá e acabando com o silêncio. Leia a entrevista completa.



Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130

Tel. (21) 2220-5618

www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br  

Coordenação: Vito Giannotti 

Edição: Claudia Santiago (MTB.14915)

Redação: Gizele Martins (interina)   

Web: Luisa Vieira Souto


Colaboraram nessa edição:  Tatiana Lima (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Arthur William (RJ), Rogério Almeida (PA).



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Memória
Haiti – Primeira República Independente da América Latina

Notícias do NPC
SENGE/RJ lança caderno do jornalista espanhol Pascual Serrano
NPC inaugura em março livraria “Antônio Gramsci”, especializada em Trabalhadores e Comunicação
NPC participa de Seminário sobre Comunicação e Comunidades
Latuff doa parte do acervo para Núcleo Piratininga de Comunicação
Agenda NPC: só restam 100. Se você não comprou a sua, ainda há tempo
NPC no Orkut, twitter e facebook

Proposta de Pauta
População gosta do SUS

A Comunicação que queremos
Agora você encontra a Revista Viração em bibliotecas públicas
Observatório Social lança a publicação
Site “Desinformemonos”: dica da jornalista Tatiana Lima
Novo Portal “Só Esquerda” já está no ar

Democratização da Comunicação
Ministro Paulo Bernardo debate Plano Nacional de Banda Larga no Sindicato dos Bancários, em São Paulo

De Olho Na Vida
Em São Paulo, mulher perde guarda do filho por trabalhar no Teatro Oficina, classificado como “pornográfico”
Atento e Telefônica são condenados pelo TRT no RS

De Olho No Mundo
Desafios do Jornalismo em Portugal
Bolívia faz lei contra racismo na mídia
Lançamento do livro “A Coluna Prestes” em Cuba

NPC Informa
Livro: 200 anos de imprensa no Brasil
Pesquisa sobre “Uso cidadão da mídia em rede”
Biblioteca Arsênio Rodriguês do Instituto Zequinha Barreto é reaberta em Campinas
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
ostra "O Mundo Mágico de Escher" é sucesso no Centro Cultural BB, do Rio de Janeiro

Imagens da Vida
Cartuns do Latuff, ilustrador sindical e político ativíssimo na mídia alternativa do Rio, são usados por manifestantes no Egito

Novos artigos em nossa página
Dois anos da UPP no Santa Marta
Livro do Serrano é uma desintoxicação
Coordenação criada no Ministério das Comunicações é criticada pela Abraço
Essas “ditaduras amigas”
PGMU III e PLC 116: novas negociações e paralisação ameaçam avanços na banda larga e na TV por assinatura
Mudou Lula ou mudou o FSM?

Novas entrevistas em nossa página
Entrevista com editor do jornal O Guerreiro
Jornalistas do Egito denunciam: ‘Os donos dos jornais apoiam Mubarak!’

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge