Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 176De 15 a 30/9/2010
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


Já estão abertas as inscrições para o 16º Curso Anual do NPC

O 16º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação será realizado entre os dias 17 e 21 de novembro, no auditório do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, centro do Rio de Janeiro. O tema deste ano é O poder da mídia no século 21. Serão cinco dias de muito trabalho e discussão sobre a comunicação em suas diferentes formas.  

Nessa edição, a homenagem será aos 100 anos da Revolta da Chibata, com um ato cultural na noite de quinta-feira, dia 18. Nossa intenção é reunir mais uma vez sindicalistas, jornalistas, estudantes e pensadores da Comunicação do Brasil e da América Latina. Na pauta, reflexões desde a linguagem, a pauta, o projeto gráfico, a fotografia e a charge, passando pelas redes sociais, o mundo da internet, a relação da imprensa dos trabalhadores com a África, a criação da hegemonia político-cultural dos Estados Unidos e, obviamente, o mundo do trabalhado. 

Já estão confirmados como palestrantes MC Leonardo; Associação Cantareira (SP); TV dos Trabalhadores (SP); Revista Missões (SP); Emir Sader; Beto Almeida; Francisco Karam; Denis de Moraes; Silvio Mieli; Laurindo Leal; Tristan Bauer (Argentina) ; Blanca Eckout (Venezuela); Rosinaldo Miani; Bernardo Joffily; Arthur William, Gustavo Barreto, José Arbex; Hamilton de Souza; Maria Inês Nassif; Revista do Brasil; Marcia Jacyntho; Adelaide Gonçalves; João Pedro Stédile; Renato Rovai; Raquel Rolnik; Die Linke; Orlando Zaconne; Leonardo Boff; Bia Barbosa; Pedro Strozenberg e Venício Lima. Outros ainda estão sendo convidados.

Em breve lançaremos um boletim especial com a programação completa do curso. Notícias atualizadas estão sendo divulgadas em nosso blog: http://blogdonpc.wordpress.com Mais informações pelo telefone (21)2220-4895 ou pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br.



Jornal do Curso de Comunicação do NPC será lançado dia 7 de setembro

Equipe

Turma-2010 em aula de sociologia e geografia, no Sindicato dos Professores 

Já está pronta a quinta edição do jornal Vozes das Comunidades, que será distribuído no dia 7 de setembro durante a manifestação do Grito dos Excluídos, no Rio.  A publicação é fruto do curso de comunicação popular ministrado pelo NPC a moradores de favelas, integrantes de diversos movimentos sociais, estudantes de comunicação e outros cursos, além de pessoas envolvidas com a comunicação comunitária.

Essa 5ª edição do jornal traz reportagens sobre o movimento da luta pela moradia e a política de remoção empreendida pela Prefeitura do Rio; a marginalização da cultura das favelas; a falta de acesso à educação de qualidade; a saúde pública e o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Também há matérias sobre a violência contra as mulheres, a Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra e iniciativas de comunicação popular pela América Latina. O jornal traz ainda uma entrevista com a aluna do curso Zélia Dazzi, que é militante do Movimento União Popular (MUP) e presidente da Associação de Moradores da Vila Arroio Pavuna. Tatiana Lima, do NPC, conta a história de uma mãe que teve o filho torturado dentro de uma delegacia.



NPC cobre Encontro de Blogueiros Progressistas em São Paulo

[Por Gizele Martins e Tatiana Lima/ NPC] Comunicadores da Blogosfera atenderam ao chamado do Centro Barão de Itararé, comparecendo em massa ao 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. No total, foram 223 inscritos de 19 estados do Brasil. A diversidade e a pluralidade deram o tom do encontro que reuniu no primeiro painel os blogueiros Luis Nassif (Luisnassifonline), Paulo Henrique Amorim (Conversa Fiada) e Debora da Silva (Mães de Maio) no painel Ameaças à internet e os desafios da blogosfera, mediado por Leandro Forte (Brasilia, eu vi) e Rodrigo Vianna (Escrivinhador), no auditório do Sindicato dos Engenheiros em São Paulo. 

O painel foi uma exposição do poder dos blogs na multiplicação de informações e denúncias ocultadas pelo Partido da Grande Imprensa (PIG). Para Rodrigo Vianna, o poder de formação de opinião da chamada Grande Mídia se esvai na velocidade que a rede cresce. Nassif acredita que a censura velada do PIG não possui um ambiente próspero como nas décadas passadas. De acordo com ele a equação é simples. Jornais como o Estadão e Folha de S.Paulo conseguem ainda deter poder sobre a formação da opinião da população que lê a versão impressa dos veículos. Porém, o mesmo não pode se afirmar em relação às versões online. Na rede, a força está com os blogueiros independentes. 

Confira no blog Vozes das Comunidades a cobertura completa do evento. 



Gizele Martins entrevista Débora, uma mãe de Maio

Debora

Débora durante oficina do NPC, no FSM-2009

[Por Gizele Martins-NPC] Débora Maria da Silva, 51 anos, é uma grande mãe, é “Mãe de Maio”, é mãe da dor e da luta diária contra esse Estado opressor que matou o seu  filho. Ela quer justiça, ela quer igualdade social, mas ela não quer que outras mães passem pelo mesmo que ela passou. Esta pequena entrevista, feita no I Encontro de Blogueiros Progressistas, em São Paulo, traz um pouco da história destas “Mães de Maio” e fala também do blog que elas criaram para denunciar a realidade como ela é.

E, além disso, eu não poderia deixar de falar da minha admiração e do meu apoio a este movimento de mães e de familiares de vítimas da violência policial. Pois, este movimento é exemplo de força e de coragem! Apóie você também! Faça parte desta luta! Confira esta tão singela entrevista, e confira também o blog: www.maesdemaio.blogspot.com.

Leia a entrevista completa.



Pastoral Carcerária denuncia tortura no Brasil

[Por Tatiana Lima-NPC] “Depois de 25 anos do fim da ditadura militar a tortura ainda existe no Brasil”. Essa é a primeira frase do relatório Uma Experiência de Monitoramento de Detenção para Prevenção da Tortura, produzido pela Pastoral Carcerária. O texto revela que a tortura é generalizada e que policiais e agentes penitenciários são os principais agressores.

Em maio de 1997 a Pastoral Carcerária entregou ao governo Austríaco, à União Européia e ao Alto Comissariado da ONU um documento com casos de tortura denunciados às autoridades brasileiras e que não resultaram em providência alguma. Em seguida, membros da Anistia Internacional e da da Pastoral visitaram governos no mundo solicitando a atenção contra as torturas, extermínio e outros tratamentos cruéis e degradantes no sistema prisional do Brasil. Porém, esta realidade continua presente. 

Entre os 211 casos recebidos pela Pastoral, entre 1997 e 2009, 51 se referem a casos de violações contra presos envolvendo policiais, diretores de unidades, agentes penitenciários e delegados. No relatório divulgado em 24.08, a Pastoral revela que a tortura ainda existe no Brasil. É uma prática perpertuada na realidade do padrão de conduta da polícia brasileira, oriunda dos porões da ditadura militar. 



Tatiana Lima conta história de jovem inocentado depois de 16 dias de tortura

[Por Tatiana Lima-NPC] Na sala de casa, sentada no sofá estampado, num domingo de inverno, no dia 16 de agosto, estava Maria (nome fictício). Brasileira, moradora de favela, faxineira aposentada e mãe de dois filhos. Um de 10 anos, outro de 29 anos. Um, estudante do 3º ano do ensino fundamental; outro traficante.  

Maria, sempre risonha, foi contando a história de vida, luta, crime, castigo e medo que viveu nos últimos anos. Como tantas mães, ela viu o filho mais velho desistir de estudar, não conseguir trabalho e se envolver com o tráfico de drogas. Isso, ainda antes de completar 21 anos. Desde o primeiro dia, a cada ação da polícia no morro, o coração disparava. “Mas fazer o quê? A gente fala, mas adianta?”, indaga Maria, que já sabe a resposta. Leia a matéria completa.



Favela Santa Marta no programa Manos e Minas

A TV Cultura foi ao morro Santa Marta e filmou o rapper MC Fiell para o programa Manos e Minas. Confira no endereço http://www.tvcultura.com.br/manoseminas/programas/1305



NPC no Orkut, twitter e facebook

As atividades e notícias atualizadas do NPC podem ser acompanhadas tanto na página do NPC (www.piratininga.org.br) quanto pelo nosso twitter: http://twitter.com/npc_  (underline depois de npc).

Confira nosso perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=4978015543164713213

E também estamos no Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001197057754&ref=ts




A Comunicação que queremos


No ar, a Rádio Santa Marta: mais uma conquista dos trabalhadores

Rádio

[Por Marina Schneider-NPC] Entrou no ar na segunda-feira (30/08), a Rádio Santa Marta, rádio comunitária do morro Santa Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa, que no momento é comandada pelos moradores Emerson Claudio Nascimento dos Santos (MC Fiell), Luís Fernando (Lula) e Alan Barcelos, é fazer com que a comunidade fique ligada nas suas próprias notícias. Na programação musical, a ideia é tocar o que não se escuta nas rádios comerciais, como músicas de artistas da própria comunidade e manter uma diversidade de estilos. O jornalista, radialista e técnico em eletrônica Arthur William teve papel muito importante na criação da rádio. A rádio pega em todo o bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na FM 103,3, mas pode ser ouvida em todo o mundo pelo site www.radiosantamarta.com.br. Clique aqui e leia mais: http://bit.ly/aol5RW



Radio-revista mensal da Agência Pulsar voltada para rádios comunitárias

Na última semana de agosto a Agência Pulsar lançou a sua RadioRevista Comunidade em Rede de n° 40. Nessa edição há notícias sobre rádios comunitárias do Brasil e do mundo. Você pode ouvir sobre a perseguição às rádios comunitárias no Paraguai, protestos de radialistas em Campinas (SP) e saber mais sobre a Gameleira FM, de Rio Branco (AC), que irá formar comunicadores populares. Estudantes de Comunicação também falam sobre as rádios e campanha do Cfemea trata da importância do voto feminino nas eleições. Há ainda uma reportagem sobre o Plebiscito pelo Limite da Propriedade, e outra sobre mulheres e hip hop. Confira a RadioRevista n°40 da Comunidade em Rede em http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=6649 
No mês de setembro, a Agência Pulsar dará início à publicação da série de documentários Mulheres, direitos e igualdade. São cinco reportagens, que discutirão os seguintes temas: “Feminismo hoje”, “descriminalização do aborto”, “mulheres e trabalho’, “violência de gênero” e ‘mulher e mídia”.   



Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu lança blog

O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Foz do Iguaçu (PR) inaugurou recentemente seu blog: www.cdhfoz.blogspot.com. Na página está publicada, na íntegra, uma entrevista com o Padre italiano Renzo, que cuidou de presos políticos durante a ditadura civil-militar, ajudando na fuga de militantes dos porões da ditadura.
O CDHMP tem como objetivo o desenvolvimento de programas de promoção e defesa dos direitos humanos, econômicos, sociais e culturais. Dentre os objetivos está a constituição e a manutenção de arquivo documental de impressos, de áudio e audiovisual dos registros que constituem a memória popular. A instituição também apóia as lutas dos trabalhadores e o direito à comunicação democrática, entre outros direitos.




Proposta de Pauta


Em 2009, Brasil bateu recorde na utilização de agrotóxicos

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola, no ano passado o Brasil bateu recorde na utilização de agrotóxicos: mais de um bilhão de litros de venenos. Com essa aplicação exagerada de produtos químicos nas lavouras do país, o uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada apenas à produção agrícola. Está se transformando em um problema de saúde pública e de preservação da natureza.

De acordo com dados divulgados em novembro de 2009 pelo Censo Agropecuário do IBGE, houve, em 2006, pelo menos 25.008 casos de intoxicação de agricultores. Os dados também indicam que herbicidas, fungicidas e inseticidas foram usados em mais de um milhão de fazendas. 

De acordo com o pesquisador da Fiocruz e professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Wanderlei Antonio Pignati, as transnacionais da agricultura vêm concentrando a terra e utilizando uma grande quantidade de agrotóxicos para garantir a produção em escala industrial. Pignati explica ainda que “as sementes das grandes indústrias são dependentes de agrotóxicos e fertilizantes químicos. As indústrias são produtoras tanto das sementes como dos agrotóxicos, portanto criam sementes dependentes de agrotóxicos”.

Ele realizou estudos sobre os impactos no Mato Grosso, demonstrando que nas regiões com maior utilização desses produtos químicos é maior a incidência de problemas de saúde agudos e crônicos. Além disso, causam um desequilíbrio no ecossistema, com a contaminação dos poços artesianos de água potável, dos córregos, rios e lagoas, da água de chuva e do ar, além da própria produção que será comercializada.

                                                                                              [Fonte: Brasil de Fato]




Radiografia da Comunicação Sindical


Sindicato Químicos Unificados divulga entrevista sobre Adoniran Barbosa

Em seu informativo de n° 47, os jornalistas do Sindicato Químicos Unificados divulgaram uma entrevista sobre Adoniran Barbosa, cidadão ilustre do município de Valinhos (SP), base do sindicato. No dia 7 de agosto completaram-se 100 anos do nascimento do sambista, que faleceu em 1982.

Para homenagear o centenário de Adoniran, o “poeta do povo” que cantava a linguagem das ruas, o Sindicato entrevistou o músico Izael Caldeira. Caldeira é integrante do grupo Demônios da Garoa, conjunto do qual Adoniran fez parte e no qual ficou conhecido nacionalmente.  
Confira a entrevista na página do Sindicato.




Democratização da Comunicação


Governo divulga lista das 100 primeiras cidades a serem atendidas pelo PNBL

Em agosto, durante o 2ª Fórum Brasil Conectado, o Governo divulgou a lista das cidades que compõem a primeira fase do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), programa que pretende ampliar o acesso à Internet rápida no país. A seleção atinge 15 estados das Regiões Norte, Nordeste e Sudeste, e o total é de 116 cidades que fazem parte da oferta inicial do Programa.
Para a seleção foram considerados diversos critérios, incluindo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, o número de acesso em banda larga na área e o número de acesso em relação ao de habitantes. A Telebrás será a empresa responsável por implantar o PNBL, por meio principalmente de parcerias com provedores de acesso.
A lista das cidades está disponível na página
http://culturadigital.br/pnbl. 



Abraço realiza 7º Congresso Nacional

Entre os dias 16 e 19 de dezembro deste ano a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO) realiza o seu 7º Congresso Nacional em Belém (PA). Os congressos estaduais preparatórios serão realizados até o dia 30 de outubro, e neles serão escolhidos os delegados para participar da etapa nacional. Para obter mais informações, procure a Abraço de seu estado e também acesse a página da entidade: www.abraconacional.com.br.



Intervozes lança livro com contribuições para garantir o direito à comunicação

Indicadores

O Intervozes lançou o livro Contribuições para a Construção de Indicadores do Direito à Comunicação, editado pela UNESCO. A publicação traz reflexões que podem ajudar na efetivação do direito à comunicação. Os responsáveis pela coordenação e redação são Diogo Moyses, João Brant e Michelle Prazeres, integrantes do coletivo.

Segundo o livro, no Brasil falta tanto regulamentação do setor da comunicação quanto iniciativas de mapeamento de condições para o exercício e a garantia do direito à comunicação. São poucas as experiências de sistematização dos dados primários disponíveis, que permitam a concretização da análise sobre o cenário do direito à comunicação no Brasil. A publicação analisa a concentração e participação das empresas de comunicação no mercado. A partir desse e de outros mapeamentos, pretende-se avaliar os impactos e pensar em propostas efetivas.

Baixe aqui a publicação.




De Olho Na Mídia


Kirchner investiga irregularidades da Papel Prensa

A presidenta da Argentina Cristina Kirchner apresentou um informe oficial no qual acusa os grupos Clarín e La Nación de se apropriarem ilegalmente da empresa Papel Prensa, a maior fabricante de papel para jornais do país. “É como se a Folha e o Globo estivessem envolvidos em ‘crimes de lesa humanidade’ para lograr êxito no controle do papel de imprensa com o qual editam seus diários”, diz Cristóvão Feil em artigo publicado pelo Diário Gauche sobre o assunto.

O jornal O Globo, do dia 25 de agosto, atacou a ação da presidenta, dizendo que esta seria a “mais dura ofensiva contra os meios de comunicação”. Mas, segundo Alberto González Arzac, conselheiro de Estado na direção da Papel Prensa, existem “provas irrefutáveis” sobre a apropriação ilegal da empresa por parte dos atuais grupos do setor privado, o que significa o Clarin e La Nacion, sócios do Estado na empresa. O relatório que aponta as irregularidades da compra inclui o depoimento de Lidia Papaleo, viúva do banqueiro David Graiver, acionista da Papel Prensa que ficou conhecido como “banqueiro dos Montoneros”. Lidia diz ter sido forçada a vender suas ações em 1976 sob torturas e ameaças de morte por parte do diretor do Clarín, Héctor Magnetto, e da ditadura militar que durou de 1976 a 1983.  

As provas que vinculam os jornais ao regime militar fazem parte de um relatório de 233 páginas que o governo apresentará à Justiça e podem resultar na expropriação da companhia. Kirchner anunciou ainda que enviará ao Congresso um projeto de lei para controlar a produção e a distribuição de papel para jornais, hoje nas mãos de um monopólio. A empresa é acusada de atender apenas aos interesses dos maiores acionistas (Clarín e La Nación), e de vender o papel que sobrava aos jornais do interior a preços mais altos. 
Leia o artigo completo de Cristóvão Feil.



O Globo já começa a soltar farpas contra TV dos Trabalhadores

O jornal O Globo, na coluna Opinião da página 11, divulgou uma nota sobre a inauguração da TV dos Trabalhadores (TVT) em São Bernardo. Apesar de considerar positiva a iniciativa, o jornal diz esperar que a nova emissora não se mantenha com verbas públicas. Mas o  jornalista Beto Almeida, presidente da TV Comunitária de Brasília e diretor da Telesul, lembra que a TVT não seria a única a receber verbas públicas, já que, segundo ele,  “em qualquer país capitalista, a mídia privada é sustentada por verbas públicas, inclusive no Brasil”. Aqui o que ocorre é o inverso, ou seja, as mídias do campo público recebem a menor parte destas verbas ou nada recebem. Para o jornalista, é totalmente legítimo que a TVT receba verbas públicas, assim como fazem a Globo, a Fundação Roberto Marinho e outros veículos privados. O professor Dênis de Moraes, de Estudos de Mídia da UFF, afirmou o mesmo ao BoletimNPC no ano passado. Ele afirmou em entrevista que mais de 90% das verbas oficiais de publicidade vão para a mídia comercial. Apesar de haver uma pequena inclusão da mídia alternativa e comunitária nesse sistema de verbas públicas de publicidade, “a concentração brutal das verbas de publicidade em torno da mídia comercial se manteve inalterada”, concluiu Dênis de Moraes.




De Olho Na Vida


Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: ainda dá tempo de votar
O Brasil é o segundo país no mundo que mais concentra terras, perdendo apenas para o Paraguai. Essa realidade pode começar a mudar com um limite determinado por lei às propriedades rurais. Ainda dá tempo para você votar no Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra! A votação vai até o dia 7 de setembro.
Saiba mais sobre a campanha em
www.limitedaterra.org.br


Jovens que em 2007 agrediram a doméstica Sirlei já estão soltos

[Por Marina Schneider] Quatro dos cinco jovens de classe média que espancaram a empregada doméstica Sirlei de Carvalho Pinto, na Barra da Tijuca, em junho de 2007, ficaram presos por menos da metade do tempo que estava previsto. Os condenados receberam liberdade condicional em 2009. Neste ano, três deles conseguiram um indulto que extinguiu a pena. Um dos condenados, Felipe de Macedo Nery Neto, nunca passou pela prisão e permanece foragido.  

Rubens Pereira Arruda Bruno, condenado a cinco anos e quatro meses de prisão em fevereiro de 2008, obteve liberdade condicional em novembro de 2009 e indulto este ano. Julio Junqueira Ferreira, que teve a mesma sentença de Rubens, hoje está em liberdade condicional e a defesa pede o indulto. Rodrigo dos Santos Bassalo saiu na condicional no ano passado e já conseguiu indulto. Leonardo Pereira de Andrade foi libertado também em 2009, mas ainda não teve indulto. 

Os cinco jovens de classe média, moradores da Barra da Tijuca, roubaram e espancaram Sirlei na volta de uma noitada em junho de 2007. Eles desceram do carro e agrediram Sirlei com golpes na cabeça e chutes. Como justificativa, alegaram ter confundido a empregada doméstica com uma prostituta. Hoje, Sirlei ainda aguarda a realização de uma cirurgia para se recuperar de uma lesão no braço.



Ouvidor da polícia de São Paulo propõe que autos de resistência sejam registrados como homicídio

A violência policial nas grandes cidades do Brasil tem sido alvo de críticas de especialistas. Conforme afirmou Rodrigo Martins, na edição de 25/08 da Carta Capital, em junho, Philip Alston, relator especial das Nações Unidas, condenou a elevada taxa de letalidade das polícias do Rio e de São Paulo. Segundo Alston, as forças de segurança nos dois estados mataram 11 mil pessoas entre 2003 e 2009. As evidências mostram que muitas dessas mortes foram execuções.
A polícia paulista foi responsável por 543 mortes no ano passado, número 57% superior ao de 2008. “É uma taxa de letalidade inadmissível”, avalia o ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Luiz Gonzaga Dantas, em entrevista à Carta Capital. Dantas pretende encaminhar ao Ministério Público do Estado de São Paulo o pedido de que a instituição obrigue os delegados a registrar as mortes cometidas pela polícia como homicídios e não como autos de resistência, o que é feito normalmente para justificar a violência policial.
Na entrevista, Luiz Gonzaga Dantas fala sobre a história da polícia,  sobre a ausência de casos de policiais condenados por descaracterizar a cena do crime e sobre o arquivamento de casos de registro de “resistência seguida de morte”. Ele analisa os principais problemas da perícia e aponta medidas para mudar a cultura da violência da PM.
Confira a entrevista completa na
página da Carta Capital.



Se dependesse do DEM, o ProUni não existiria

O ProUni foi criado pela Medida Provisória 213 no dia 10 de setembro de 2004. Duas semanas depois, o PFL, pai do DEM, entrou no Supremo Tribunal Federal com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a iniciativa, e ela tomou o nome de Adin 3.314. [...] O DEM sustenta que são inconstitucionais a transferência para o MEC da seleção de estudantes, o teto de renda familiar dos beneficiados, a fixação de normas de desempenho durante o curso, bem como as penas a que estariam sujeitas as faculdades que não cumprissem essas exigências. [...] Desde 2004, o programa já formou 110 mil jovens, e há hoje outros 429 mil cursando universidades.

                                  Trechos da coluna de Elio Gaspari no jornal O Globo de 29.08.10



Fórum Social Pan-Amazônico será em Santarém (PA)

O 5º Fórum Social Pan-Amazônico será realizado entre os dias 25 e 29 de novembro de 2010 em Santarém (PA), na Amazônia Brasileira. O encontro irá reunir povos indígenas, comunidades tradicionais, ribeirinhos, quilombolas, extrativistas, camponeses, trabalhadores da cidade e do campo, e outros participantes. O objetivo do encontro é apresentar propostas para a construção de uma Pan-Amazonia que pertença efetivamente aos seus povos.

O Fórum se orientará pelos seguintes eixos temáticos: “Em defesa da Mãe Terra – terra e territórios”; “Poder para os povos pan-amazônicos”; “Direitos Humanos”; “Cultura, Comunicação e Educação Popular. Além de debates e discussões, haverá também oficinas auto-gestionadas, nas quais cada entidade ou movimento poderá apresentar informes sobre sua atuação, promover seminários, mesas redondas e compartilhar experiências. Ao final do encontro será aprovada uma Agenda Comum dos Povos Pan-Amazonicos e das campanhas de lutas conjuntas para a construção de outra Amazônia possível.

Mais informações em http://www.forumsocialpanamazonico.org/




De Olho No Mundo


Jornal venezuelano Correo del Orinoco comemora um ano

Correo

O jornal diário Correo del Orinoco, da Venezuela, completou na segunda-feira, 30 de agosto, um ano desde que voltou a ser publicado. O original Correo del Orinoco foi criado por Simón Bolivar no início do século 19, e circulou entre 1818 e 1822 para promover a luta independentista.  O presidente Hugo Chávez, em entrevista ao programa Alô Presidente, lembrou que o jornal surgiu para praticar um jornalismo diferente ao da Gazeta de Caracas, que era leal à causa espanhola. 

O periódico tem como objetivo enfrentar a guerra midiática promovida por grupos neoliberais e transnacionais de comunicação contra o processo de transformações e mudanças vividas na Venezuela. O jornal é dirigido pela jornalista Vanessa Davies e mais um grupo multidisciplinar de profissionais. A tiragem diária é de 100 mil exemplares, com notícias espalhadas pelas seguintes editorias: opinião, política, debate parlamentar, notícias nacionais e internacionais, economia, poder popular, tema do dia, ciência, entrevistas, cultura, comunicação, regiões e esportes.

                                                                       [Fonte: Agência Venezuelana de Notícias]



Documento argentino relata principais violações cometidas no país em 2010

O Observatório do Direito Social da Central de Trabalhadores da Argentina publicou, recentemente, o relatório Violações à Liberdade Sindical. O documento de 22 páginas relata as principais infrações cometidas no primeiro semestre deste ano e comprova que as violações aos direitos dos trabalhadores ainda são recorrentes. Como pontua o relatório, "toda violação à liberdade sindical, seja contra um trabalhador ou contra uma organização sindical, afeta todo o conjunto da classe operária e suas possibilidades de luta".
As informações têm base nas denúncias recebidas pela CTA no primeiro semestre de 2010. Foram 220 ações de violação à liberdade sindical e oito violações por disposições da legislação nacional. Deste total, 86 casos estão relacionados à limitação dos processos organizativos, que dizem respeito à criação de sindicatos, eleição de delegados, realização de assembléias, e outros casos. Há ainda denúncias de demissões discriminatórias de sindicalistas e delegados, repressões à atividade sindical, detenções arbitrárias e agressões físicas.
O objetivo do relatório é mostrar aos trabalhadores como as violações ocorrem, para que possam se organizar para combatê-las. O documento pode ser acessado em
http://www.cta.org.ar/base/IMG/pdf/VLS_1_semestre_2010_-_Final.pdf

[Fonte: Adital]



O que o Pentágono quer esconder com o apoio dos Repórteres Sem Fronteira
Depois de ter publicado 76 mil relatos secretos sobre a guerra dos EUA contra o Afeganistão, o site global Wikileaks (“furos colaborativos”, em tradução livre) prepara-se para divulgar mais 15 mil documentos. Especula-se que viriam à luz não apenas atrocidades cometidas por soldados no campo de batalha, mas também relações diplomáticas perigosas que Washington manteve com governos aliados. Numa corrida contra o tempo para evitar o vazamento, o Pentágono e a direita norte-americana têm recorrido a ameaças, mistificações e intimidação.
O próprio secretário de Defesa, Robert Gates, admitiu implicitamente a autenticidade dos documentos que o Wikileaks tem em mãos. Ele afirmou que o material contém
enorme volume de informações sobre nossas táticas, técnicas e procedimentos”, e “que sua divulgação ameaça os soldados norte-americanos e aliados”. 
O esforço para impedir que as informações cheguem à opinião pública recebeu o apoio de uma ONG normalmente aliada a Washington: os Repórteres sem Fronteiras (RSF). Numa nota divulgada no dia 14 de agosto, a entidade tenta mobilizar contra o Wikileaks .
Revelar a identidade de centenas de pessoas que colaboraram com a coalizão [liderada pelos EUA] no Afeganistão é altamente perigoso. Não seria difícil para o Taleban e outros grupos armados usar tais documentos para compor uma lista de alvos em ataques mortais, diz o texto. Tal postura é previsível, já que diversas análises independentes têm apontado a forte relação dos RSF com a diplomacia norte-americana.
                                                       
Leia o texto completo na página Outras Palavras.



NPC Informa


TeleSur exibe programação em português

A Televisión del Sur (TeleSur) exibe, pela internet, programas diários em português. Para acessar, basta clicar em http://www.telesurtv.net/noticias/multimedia/listadoProgramas.php?sec=171&id=3802

A TeleSur é uma rede de televisão multi-estatal que possui o lema “Nosso Norte é o Sul”. É um canal que se propõe a ser uma alternativa comunicacional para toda a América Latina, com a divulgação de notícias e produção de programas que permitam divulgar os valores, imagens e ideias do continente. A iniciativa é do presidente Hugo Chávez, da Venezuela, junto aos governos de Cuba, Argentina e Bolívia. 



Orkut acirra briga com Facebook e twitter no país

Redes sociais disputam internautas brasileiras, apostando em novos serviços e em maior interação na internet. Com o crescimento do facebook e do twitter, o Orkut está apostando em novidades para não perder a liderança no país. Aqui no Brasil, o Orkut já conta com mais de 30 milhões de usuários, tendo apresentado um crescimento de 27% no último ano. Já o Facebook e o twitter têm menor acesso no Brasil: cada um possui cerca de oito milhões de internautas cadastrados, e prometem versões em português e novas opções de conectividade, permitindo maior interação com outras páginas na internet.

Hoje as empresas têm usado o orkut por suas comunidades como forma de relacionamentos com seus clientes. Já pelo facebook e pelo twitter, anunciam as novidades.

[Informações com dados da empresa de pesquisa de mercado comScore referentes ao mês de julho divulgado pelo jornal O Globo no último domingo, dia 29/08]



Frei Fernando lança livro sobre cartas escritas na prisão e no Sítio do Conde

Frei FernandoFrei Fernando de Brito lançou nessa semana em Fortaleza (CE) seu livro Cartas da Prisão e do Sítio, dando início à série Coleção Ao Portador, do Instituto Frei Tito de Alencar. O livro trata de dois momentos da vida do frei: no primeiro, foca nas cartas da prisão que eram escritas por religiosos para seus familiares e amigos. Assim eles denunciavam o que acontecia na prisão, as injustiças que eram cometidas e a perseguição política. A segunda parte da obra traz relatos de uma época posterior, quando ele passou a viver no Sítio do Conde, norte da Bahia. As cartas tratam das desigualdades sociais e transmitem a vivência com o povo pobre, fatos reais relatados com angústia, alegria, desespero e solidariedade.

Com a Coleção, o Instituto Frei Tito pretende resgatar as memórias do período da ditadura civil-militar, quando os frades dominicanos como Frei Tito e Frei Fernando se lançaram na resistência ao regime e na luta contra a repressão e a tortura, e em defesa dos Direitos Humanos. O projeto fortalece ainda os debates sobre Lei da Anistia, sobre a perpetuação da tortura, praticada hoje por policiais e grupos de extermínio, e também sobre o papel da igreja e dos Direitos Humanos.
Para conhecer alguns relatos de Frei Fernando acesse:
http://frbritoop.blogspot.com/



Memorial de Resistência em SP promove debate sobre centros de tortura clandestinos da repressão política

O último Sábado Resistente, de 28 de agosto, promoveu uma mesa-redonda sobre os lugares usados pela Ditadura Militar para torturar e assassinar centenas de pessoas.  Muitos desses locais são conhecidos, como o DOPS e o DOI/COIDI, mas havia outros sítios clandestinos. Estes foram revelados pelo historiador Rubim Aquino, diretor do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro. Também foi convidado para participar da mesa-redonda o jornalista Rodrigo Vianna, da TV Record, para falar sobre os bastidores de matérias referentes aos sitos clandestinos.

Após a mesa-redonda, Aquino lançou o seu livro Um tempo para não esquecer. A publicação é um extenso relatório de suas pesquisas sobre os lugares desconhecidos da repressão política no Brasil. Aquino enumera não apenas os locais espalhados pelo país, mas também os nomes dos integrantes desses centros de tortura e extermínio. Os Sábados Resistentes são organizados pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo.  



Dom Pedro Casaldáliga grava vídeo sobre a importância da luta do MST

Assista ao vídeo com depoimento de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), sobre a importância da luta do MST. "O MST é uma força alternativa. É uma força autônoma e estritamente popular, no sentido forte da palavra. Inclusive, mais do que um movimento, eu diria que deve ser sempre um estímulo, uma cutucada, para a movimentação […] Enquanto o diabo estiver solto aí, necessitamos do MST... [A luta vai continuar] enquanto houver latifúndio, produtivo ou improdutivo, no meu entender, porque latifúndio é sempre acumulação, sempre é exclusão, sempre é prepotência”.

http://www.mst.org.br/eu-apoio-mst-pedro-casaldaliga



UERJ organiza evento sobre os 100 anos da Revolta da Chibata

Em 1910 ocorreu no Brasil a Revolta dos Marinheiros, episódio que ficou conhecido como “Revolta da Chibata”. Mais de dois mil marinheiros se rebelaram contra os castigos físicos e as péssimas condições às quais eram impostos. O líder do movimento foi o marinheiro João Candido, que entrou para a história como o “Almirante Negro”.  

Para discutir o assunto, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) promove nos dias 9 e 10 de setembro o Seminário Internacional Revolta da Chibata – 100 anos: história e historiografia. O encontro será das 9h às 18h, no auditório 33 da UERJ. As inscrições podem ser feitas no local. 

A programação completa está disponível em http://revoltadachibatacemanos.blogspot.com/




Imagens da Vida



Comunidades

Turma-2010 do Curso de Comunicação Popular do NPC visita o Santa Marta a convite do MC Fiell, da rádio Santa Marta. Na parte da tarde, é recebida por Itamar Silva, do grupo Eco. O curso termina no dia 7/9, no Grito dos Excluídos.




Dicas


Revista Caros Amigos sobre as eleições deste ano

Capa

Já está nas bancas a edição especial da revista CAROS AMIGOS sobre as ELEIÇÕES DE 2010, que oferece aos leitores uma reflexão aprofundada de vários aspectos do atual processo eleitoral, bem diferente do que vem sendo veiculado pela mídia empresarial.

A publicação traz um material crítico sobre o que está em disputa no jogo eleitoral nacional; o papel do lulismo no cenário político; as propostas dos partidos para a economia, educação, saúde e meio ambiente; as mensagens dos candidatos das esquerdas; as perspectivas em relação à futura composição do Congresso Nacional e às reformas política e tributária.

Vale a pena saborear o abacaxi.



Documentário investiga relação entre mídia e política

O documentário Arquitetos do Poder traz às telas a evolução no uso da técnicas do marketing político ao longo da história recente do Brasil para abordar as relações entre mídia e política. O filme é dirigido por Alessandra Aldé e Vicente Ferraz, e contém depoimentos de jornalistas, políticos e marqueteiros como Duda Mendonça, Paulo de Tarso, Ronald de Carvalho e outros. Eles falam sobre diversos episódios dramáticos das campanhas eleitorais de 1989, 1994 e 2006, bem como a famosa edição do debate dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello, em 1989.



Vídeo sobre Elisa Branco, comunista ícone da luta mundial pela paz

Está disponível na rede um vídeo inédito sobre a história de Elisa Branco, comunista brasileira que há 60 anos foi presa por sua luta pela paz. Em 7 de setembro de 1950, Elisa realizou um protesto contra o envio de tropas brasileiras à Guerra da Coreia durante as festividades oficiais do Dia da Independência. Ela foi condenada a cinco anos de reclusão por ter levantado uma faixa com os dizeres “Os soldados nossos filhos não irão para a Coreia”.

A iniciativa de resgatar a história de Elisa Branco partiu da Fundação Mauricio Grabois (FMG), em parceria com a TV Vermelho.  Na página da FMG você ainda pode encontrar um especial sobre a militante, símbolo de solidariedade e generosidade em defesa dos povos e da vida.

Assista ao vídeo.



Mensagem do jornalista Lúcio Flávio lida no Encontro de Blogueiros Progressistas

O jornalista paraense Lúcio Flávio foi convidado a participar do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de agosto. Mas ele não pôde comparecer ao evento, pois precisava comparecer a uma audiência. Lúcio Flávio responde a diversos processos judiciais, em decorrência da sua luta por um jornalismo comprometido com a função social.
Uma carta enviada pelo jornalista foi lida durante o encontro. Confira o vídeo no blog
Vozes das Comunidades, e leia a carta na íntegra em nossa página.



Livro: México Insurgente

MéxicoNo ano do centenário da Revolução Mexicana de 1910, a Boitempo reedita o depoimento mais importante sobre este momento decisivo da história latino-americana. Publicado em 1914, México Insurgente foi o primeiro livro do jornalista estadunidense John Reed, que a partir daí ganharia notoriedade como o mais importante correspondente de guerra daquele país. Reed tinha 26 anos e passou quatro meses no México a serviço de um jornal de Nova York. Ele pôde acompanhar de perto a derrubada do ditador Porfírio Dias e as rebeliões camponesas de depois do assassinato do presidente Madero, que tomariam proporções de uma guerra civil.

A Revolução Mexicana representa um dos capítulos mais importantes da história do continente. Muitas de suas bandeiras inspiraram diversos movimentos políticos emancipatórios. Como aponta na apresentação o historiador Luiz Bernardo Pericás, a obra constitui um retrato “magistral” das paisagens e do povo mexicano em luta, em especial de Pancho Villa, figura cuja trajetória era completamente distorcida pela mídia dos Estados Unidos. México insurgente foi um dos primeiros livros que Ernesto Che Guevara procurou ler quando chegou ao México, antes mesmo de conhecer Fidel Castro e de se tornar guerrilheiro.




Memória


Assassinato do agricultor sem-terra Elton Brum completa um ano

No dia 21 de agosto completou-se um ano do assassinato do agricultor Elton Brum da Silva. Sua morte foi consequência de uma ação movida contra agricultores sem-terra no município de São Gabriel (RS). Segundo Jacques Tavora Alfonsin, advogado do MST e procurador aposentado do Estado do Rio Grande do Sul, a agilidade que o Poder Judiciário mostrou para defender o direito de propriedade é geometricamente desproporcional aos males que esse direito causa. Para se ter uma ideia, nem data de audiência para coleta de possíveis provas foi designada no processo que apura a responsabilidade criminal do policial militar que matou Elton, que hoje está em plena liberdade. Ele engrossa a grande lista de gaúchos e militantes mortos pelo Brasil afora em defesa do direito de acesso à terra e da reforma agrária.

Leia a matéria completa na página do IHU-Online.



Lembrar para ter o direito de esquecer: tragédia da Gameleira

No dia 31 de agosto, Antonio Lebério de Borba apresentou, no Centro de Cultura de Belo Horizonte, uma palestra sobre o tema de seu doutorado: a Tragédia da Gameleira, que ocorreu em 1971 em BH, e seus reflexos na vida das pessoas envolvidas. O desabamento do Pavilhão de Exposições da Gameleira é considerado até hoje o maior acidente na história da construção civil do país, tendo resultado na morte de 69 pessoas e mais de uma centena de mutilados, além da perda da sanidade mental de vários operários. Segundo o testemunho de sobreviventes e jornalistas, os trabalhadores haviam alertado os engenheiros em relação a fissuras e estalos nos alicerces. Devido à pressa para a conclusão da obra, o então prefeito de Belo Horizonte, Israel Pinheiro, ignorou os avisos e deu a ordem para a retirada das vigas de sustentação do Pavilhão. O resultado foi essa grande tragédia, à época minimizada pelo regime militar.
O nome completo da tese é L
embrar para ter o direito de esquecer: a reconstrução historico-sociologica da tragedia da Gameleira em Belo Horizonte e seus reflexos na trajetoria de vida dos atores sociais nela envolvidos. Ela está disponível na internet, na Biblioteca Digital da Unicamp.
http://cutter.unicamp.br/document/?down=vtls000421697




Pérolas


Por Mães de Maio

“Apesar de todo o significado do Encontro de Blogueiros e de várias de suas propostas, sabemos que todas estas medidas necessárias e urgentes não podem criar a impressão e a euforia de que a blogosfera vá substituir a organização popular e a presença cotidiana nas ruas. Sabemos que uma das principais táticas dos poderosos é incentivar que as pessoas fiquem cada vez mais isoladas entre si, dentro de suas casas, reféns do medo do contato direto nas ruas, onde a vida realmente acontece. Este esvaziamento de algumas pessoas das ruas gera a reprodução das desigualdades, das injustiças e da falta de liberdade efetiva no cotidiano. Para nós da periferia, isso significa a ampliação da estigmatização, do terror e da impunidade perpetuada contra nós ao longo de todo a história. As ruas passam a ser apenas espaços de passagem, de compras e da violência contra nós que as ocupamos”.

Trecho da carta das Mães de Maio ao 1º Encontro de Blogueiros Progressistas.




Novos artigos em nossa página


Onde o poder da grande mídia não chega

[Por Venício Lima/ Observatório da Imprensa] O acesso às novas tecnologias e as facilidades de filmar, gravar, produzir sons e imagens e distribuí-los a baixo custo nas próprias comunidades periféricas, cria novos "espaços públicos" externos e fora do alcance da grande mídia. Leia o texto completo



Uma análise do poder midiático na Argentina

[Por José Pablo Feinmann/ Página/12] O discurso que Cristina Fernández de Kirchner fez em 24 de agosto foi mais além do que tinham ido todos os discursos dos presidentes argentinos até hoje. Ninguém – nem sequer o primeiro Perón ou Evita – fizeram tal desconstrução da estrutura do poder na Argentina. De quê ela estava falando? Do poder nas sombras, do poder detrás do trono, do verdadeiro poder. Qual é? É o poder midiático. A direita não tem pensadores, tem jornalistas audazes, agressivos. E a mentira ou a deformação pura e plena de toda notícia é sua metodologia. Leia o texto completo.




Novas entrevistas em nossa página


Beto Almeida: “A TV dos Trabalhadores é quase um sonho depois de um longo pesadelo”

[Por Sind. Bancários Conquista e Região] O Brasil possui, atualmente, 28 TVs públicas. Além dos canais universitários, o conceito de TV pública engloba também as estaduais, as comunitárias e os canais dos poderes legislativo e judiciário. A partir de agosto, após 23 anos de espera por uma concessão, também vai ao ar a Televisão dos Trabalhadores (TVT). Para falar sobre o papel desses canais de comunicação e sua importância para a sociedade, o Piquete Bancário entrevistou Carlos Alberto de Almeida, Presidente da TV Comunitária de Brasília e diretor da Televisión del Sur (TeleSur). Confira a entrevista.



Laurindo Leal: TV Brasil está se constituindo na espinha dorsal da nova rede pública

[Por e-Fórum] A televisão pública ideal para o Brasil deve ser independente economicamente, tanto do Estado, quanto da publicidade, e garantir sua existência independentemente dos humores dos governantes do momento. Essa TV precisa conquistar seu espaço e competir – sem obsessão por audiências – com as emissoras comerciais e conseguir tirar a população da condição de refém do modelo dominado pelo marketing. Assim é a televisão pública idealizada por Laurindo Leal Filho (Lalo), cientista social, doutor em Comunicação, apresentador na TV Brasil do programa “Ver TV” e ouvidor-geral da EBC. Confira a entrevista.  



Rodrigo Vianna: Blogues assumem papel de contra-informação no Brasil

[Por Radioagência NP] 323 jornalistas e comunicadores se juntaram para discutir o poder e o alcance dos blogues e debater a comunicação – de maneira geral – em São Paulo (SP), durante o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. O encontro ocorrido entre os dias 20 e 22 de agosto aproximou uma rede em expansão na internet de blogueiros conhecidos por fazerem o contraponto jornalístico dos fatos e opiniões da grande mídia. Leia a entrevista completa.



Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-56-18 / 9923-1093
www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br

Coordenador: Vito Giannotti

Edição: Claudia Santiago (MTB.14915)

Redação: Sheila Jacob

Web: Luisa Vieira Souto

Colaboraram nessa edição: Beto Almeida (DF), Danilo Georges (PR), Gizele Martins (RJ), Lígia Coelho (MG), Marina Schneider (RJ), Tatiana Lima (RJ). 



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
Já estão abertas as inscrições para o 16º Curso Anual do NPC
Jornal do Curso de Comunicação do NPC será lançado dia 7 de setembro
NPC cobre Encontro de Blogueiros Progressistas em São Paulo
Gizele Martins entrevista Débora, uma mãe de Maio
Pastoral Carcerária denuncia tortura no Brasil
Tatiana Lima conta história de jovem inocentado depois de 16 dias de tortura
Favela Santa Marta no programa Manos e Minas
NPC no Orkut, twitter e facebook

A Comunicação que queremos
No ar, a Rádio Santa Marta: mais uma conquista dos trabalhadores
Radio-revista mensal da Agência Pulsar voltada para rádios comunitárias
Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu lança blog

Proposta de Pauta
Em 2009, Brasil bateu recorde na utilização de agrotóxicos

Radiografia da Comunicação Sindical
Sindicato Químicos Unificados divulga entrevista sobre Adoniran Barbosa

Democratização da Comunicação
Governo divulga lista das 100 primeiras cidades a serem atendidas pelo PNBL
Abraço realiza 7º Congresso Nacional
Intervozes lança livro com contribuições para garantir o direito à comunicação

De Olho Na Mídia
Kirchner investiga irregularidades da Papel Prensa
O Globo já começa a soltar farpas contra TV dos Trabalhadores

De Olho Na Vida
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: ainda dá tempo de votar
Jovens que em 2007 agrediram a doméstica Sirlei já estão soltos
Ouvidor da polícia de São Paulo propõe que autos de resistência sejam registrados como homicídio
Se dependesse do DEM, o ProUni não existiria
Fórum Social Pan-Amazônico será em Santarém (PA)

De Olho No Mundo
Jornal venezuelano Correo del Orinoco comemora um ano
Documento argentino relata principais violações cometidas no país em 2010
O que o Pentágono quer esconder com o apoio dos Repórteres Sem Fronteira

NPC Informa
TeleSur exibe programação em português
Orkut acirra briga com Facebook e twitter no país
Frei Fernando lança livro sobre cartas escritas na prisão e no Sítio do Conde
Memorial de Resistência em SP promove debate sobre centros de tortura clandestinos da repressão política
Dom Pedro Casaldáliga grava vídeo sobre a importância da luta do MST
UERJ organiza evento sobre os 100 anos da Revolta da Chibata

Imagens da Vida


Dicas
Revista Caros Amigos sobre as eleições deste ano
Documentário investiga relação entre mídia e política
Vídeo sobre Elisa Branco, comunista ícone da luta mundial pela paz
Mensagem do jornalista Lúcio Flávio lida no Encontro de Blogueiros Progressistas
Livro: México Insurgente

Memória
Assassinato do agricultor sem-terra Elton Brum completa um ano
Lembrar para ter o direito de esquecer: tragédia da Gameleira

Pérolas
Por Mães de Maio

Novos artigos em nossa página
Onde o poder da grande mídia não chega
Uma análise do poder midiático na Argentina

Novas entrevistas em nossa página
Beto Almeida: “A TV dos Trabalhadores é quase um sonho depois de um longo pesadelo”
Laurindo Leal: TV Brasil está se constituindo na espinha dorsal da nova rede pública
Rodrigo Vianna: Blogues assumem papel de contra-informação no Brasil

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge