Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 175De 1 a 15/9/2010
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


16° Curso Anual do NPC. Inscrições abertas a partir de segunda-feira!

MC Leonardo (RJ), Associação Cantareira (SP), TV dos Trabalhadores (SP), revista Missões (SP), Beto Almeida (DF), Francisco Karam (SC), Silvio Mieli,  Lalo Leal (DF), Tristan Bauer (Argentina), Blanca Eckout (Venezuela), Rosinaldo Miani, Bernardo Jofily, José Arbex, Hamilton de Souza, Maria Inês Nassif, Marcia Jacyntho, Adelaide Gonçalves, João Pedro Stédile, Renato Rovai, Raquel Rolnik, Die Linke, Orlando Zaconne, Leonardo Boff, Bia Barbosa. Estes já confirmaram presença. Outros ainda estão sendo convidados.   

O 16º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação pretende reunir sindicalistas, jornalistas e pensadores da Comunicação do Brasil e da América Latina para pensar desde a linguagem, passando pela pauta, o projeto gráfico, a fotografia, a charge, as redes sociais, o mundo da internet, a relação da imprensa dos trabalhadores com a África, e a criação da hegemonia político-cultural dos Estados Unidos e, obviamente, o mundo do trabalhado.  Tudo naquele ritmo bem conhecido de muito estudo, muita reflexão e muita ternura. 

O curso será realizado no Centro do Rio de Janeiro. Outras informações a partir de segunda-feira, em nosso blog. É lá que você vai encontrar todas as informações referente ao 16º Curso Anual do NPC. 



Jornal do Curso de Comunicação do NPC será lançado no Grito dos Excluídos

Os alunos do curso de comunicação popular do NPC estão em fase final de preparação das matérias para o jornal Vozes das Comunidades. Ele será distribuído no dia 7 de setembro, no Rio, durante a manifestação do Grito dos Excluídos. As pautas foram definidas pelos próprios alunos e estão divididas nas seguintes editorias: movimentos sociais, saúde, cultura, educação, mulheres, trabalho e moradia.

Nesse ano, participaram cerca de quarenta alunos, dentre eles moradores de favelas, participantes de diversas lutas e movimentos sociais, estudantes de jornalismo e de outros cursos. No início das aulas a equipe lançou um blog. Confira em  www.vozesdascomunidades.blogspot.com



NPC no Orkut, twitter e facebook

As atividades e notícias atualizadas do NPC podem ser acompanhadas tanto na página do NPC (www.piratininga.org.br) quanto pelo nosso twitter: http://twitter.com/npc_  (underline depois de npc).

Confira nosso perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=4978015543164713213

E também estamos no Facebook:

http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001197057754&ref=ts



Radiografia da Comunicação Sindical


Revista Privatização: um jogo de cartas marcadas

Como parte das comemorações dos 75 anos do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, o Sindicato editou um caderno especial intitulado “Reflexos da Privatização”. O objetivo da publicação é apresentar um panorama do processo de privatização no Brasil, que surgiu com força no governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992) que instituiu o Programa Nacional de Desestatização (PND) e implementado com mais vigor após a criação do Conselho Nacional de Desestatização, já no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Leia mais no site do Senge-PR em http://migre.me/16h6C 




Proposta de Pauta


Plebiscito deve decidir se cursos da UFF voltam a ser totalmente gratuitos

A Universidade Federal Fluminense (UFF) pode voltar a ser inteiramente gratuita. Está marcado para o dia 30 um plebiscito que decidirá sobre extinção ou não da cobrança em cursos de pós-graduação Lato Sensu, que podem custar entre R$ 190 e R$ 1 mil mensais. Para alunos e funcionários, a cobrança é indevida e contrária ao conceito de universidade pública, gratuita e de qualidade. Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição, são esperados cerca de 10 mil votantes. O reitor Roberto Salles já afirmou que a universidade vai acatar a decisão do plebiscito. 

Salles explica que a realização do plebiscito foi uma decisão do Conselho Universitário, um dos três órgãos superiores da instituição. 

“A alegação do corpo estudantil foi considerada legítima e a universidade pretende acatar qualquer que seja a decisão”, garante.

                                                                [Fonte: Jornal O Fluminense]



Vale explora trabalhadores, degrada ambiente e ainda prevê crescimento

A empresa privada Vale (ex-estatal Companhia Vale do Rio Doce) quer dobrar a produção de minério de ferro em Carajás, no Pará, até 2015. Com isso, a exportação será elevada para a Europa e a Ásia para 230 milhões de toneladas por ano. A Vale vai ganhar muito dinheiro nos próximos anos, os países compradores vão manter seus parques industriais e a reserva de Carajás deve ficar esgotada em 30 anos. O que o povo brasileiro vai ganhar?

                                                        [Da coluna Fatos em Foco, do Brasil de Fato]



Ajude a divulgar a campanha pelo limite da propriedade de terra

Entre os dias 01 e 07 de setembro, a sociedade brasileira terá a oportunidade de dizer se é a favor ou contra a concentração de terras no país. Nesse período acontecerá o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, com postos de votação organizados em diversos locais espalhados pelo Brasil inteiro. Enquanto a votação não acontece, você pode contribuir assinando o documento virtual: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6322

A campanha consiste na conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Áreas acima dessa quantidade seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público. O módulo fiscal é uma referência estabelecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Ela define a área mínima suficiente para prover o sustento de uma família de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Não deixe de divulgar em suas mídias sindicais e comunitárias o plebiscito. Saiba mais em www.limitedaterra.org.br




A Comunicação que queremos


Santa Marta volta com transmissão de rádio comunitária

A Rádio Comunitária da favela Santa Marta, no Rio, voltou a transmitir sua programação online. Confira em www.radiosantamarta.com.br



Blog do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia RJ

Já está no ar a página do Movimento Nacional de Luta pela Moradia no Rio. Conheça e divulgue as principais notícias e as lutas cotidianas por moradia digna na cidade do Rio e no país inteiro. Acesse em http://mnlmrj.blogspot.com/ 



TRT/SC produz programas de TV sobre a realidade dos trabalhadores

O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de TV para a produção de programas sobre o mundo do trabalho. Um deles é o “Justiça em Movimento”. De acordo com o jornalista Caio Teixeira, diretor do programa, o objetivo é denunciar uma realidade que ultrapassa os limites do Estado de Santa Catarina e se repete em diversas regiões do país.  

“Nosso objetivo é ir ao chão da fábrica e mostrar os problemas de cada categoria de trabalhadores a partir de uma abordagem universal. Por exemplo, quando vamos falar dos metalúrgicos, procuramos uma grande fábrica em Santa Catarina e mostramos questões que certamente estão sendo enfrentadas por metalúrgicos de qualquer lugar”. São entrevistados os operários, os patrões, além de economistas, professores, médicos, fiscais do trabalho etc. “No final, qualquer pessoa que assiste, se não for empresário, acaba se identificando com os trabalhadores. Afinal somos todos trabalhadores”, comenta Teixeira.  

O programa é distribuído em DVD a todos os juízes do trabalho do Estado. Já foram feitas reportagens sobre Construção Civil, Comércio de Verão e Profissionais do Sexo; Mineiros de carvão; Trabalho em frigoríficos; Terceirização; Trabalhadores rurais integrados da agroindústria; Trabalhadores de telemarketing; Trabalhadores do comércio; Trabalhadores de Fábricas Ocupadas; Metalúrgicos; Trabalhadores Têxteis e Trabalhadores Portuários.
As edições anteriores podem ser acessadas pela internet, no endereço:
http://ead.trt12.gov.br/videoteca_ascom_2009. Os interessados em cópia de algum programa em DVD podem entrar em contato com a ASCOM pelo email ascom@trt12.jus.br.   




Democratização da Comunicação


Sul Fluminense realiza debate com candidatos sobre Comunicação

O Fórum de Comunicação Democrática da região Sul Fluminense realiza, no dia 10 de setembro, o debate A COMUNICAÇÃO E AS ELEIÇÕES 2010: apresentação da plataforma da Comunicação Democrática aos Candidatos/as. O evento será no auditório da Biblioteca Municipal de Barra Mansa (antiga Câmara Municipal), que fica na Praça da Bandeira, nº 1.

O encontro está sendo organizado em parceria com o Curso de Comunicação do Centro Universitário de Barra Mansa. O objetivo é apresentar aos candidatos a Plataforma por uma Comunicação Democrática. A base deste documento são as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação e das Conferências preparatórias realizadas no Estado do Rio de Janeiro e na região Sul Fluminense.



Incubadora nacional lança aplicativo que une Twitter ao telefone

[Por Convergência Digital - 20/08/2010 ] Já pensou em mandar recados pelo Twitter sem ficar limitado aos 140 caracteres? O Tuitefone (www.tuitefone.com) é uma novidade elaborada pela Samba Ventures, uma incubadora brasileira com foco em startups de Internet, e permite ao usuário do microblog postar um tweet de voz para os seus seguidores, a partir de qualquer telefone e em qualquer lugar. 

Para usar o tuitefone, deve-se acessar o site www.tuitefone.com e fazer o login com a sua conta do Twitter. Em seguida, é só ligar para (21)-2025-6666 e deixar o seu recado. Cada mensagem tem até 1 minuto de duração. Ao autorizar a publicação na timeline, um link é exibido automaticamente para os seus amigos e eles precisam apenas clicar na URL para poder ouvir o conteúdo. Os seguidores podem escutar a mensagem em qualquer navegador de internet. 

Não é preciso estar conectado à internet ou a um smartphone. Um celular ou um telefone fixo comum são as únicas ferramentas necessárias.   

De acordo com Gustavo Guida Reis, CEO da Samba Ventures, o Tutiefone leva as redes sociais até o usuário e amplia as oportunidades de interação entre os internautas. “É mais uma maneira de promover a troca de informação na Web. Acreditamos que essa nova ferramenta vai fortalecer ainda mais a relação entre as pessoas que têm perfil no Twitter”, afirma Gustavo.




De Olho Na Mídia


A capa de Veja que a Época fez

Capa Época[Por Marina Schneider – NPC] Estampada na capa da edição de 14/08/10 da revista Época, da Editora Globo, a jovem militante Dilma Housseff “ameaça” o país. É isso que leva a crer a chamada “O passado de Dilma - Documentos inéditos revelam uma história que ela não gosta de lembrar: seu papel na luta armada contra o regime militar”.  

Para a editora do BoletimNPC, Claudia Santiago, “a mídia, além de outros acintes à inteligência do leitor, como a cobertura totalmente pró-Serra do jornal carioca O Globo, ainda apela para a tática do medo, já usada em eleições passadas. A foto de Dilma Guerrilheira tem a função de bicho papão”.

Sobre isso, opina o jornalista, editor da revista Caros Amigos e professor da PUC-SP: “A capa da Época é a capa da Época, uma revista burguesa como tantas outras.

Faz o papel dela, que é alimentar o sentimento mais reacionário da classe média. Depois a família Marinho negocia com Lula-Dilma mais algumas concessões de rádio e TV e fica tudo resolvido. A redação da Época, assim como os donos da revista, sabem muito bem que a Dilma ganha no primeiro turno e nada mais vai reverter essa situação. Então, por que, fariam uma capa no nível da Veja? Só pode ser mesmo para disputar o conservadorismo com as concorrentes, fazer demonstração de poder e tentar arrancar algumas vantagens particulares. Chantagem e extorsão são práticas rotineiras na grande imprensa corporativa e neoliberal”. 

A jornalista, coordenadora da TV PUC-Rio, Carmem Petit, lembra que a Época fez o mesmo que a Veja em outras ocasiões. “Basta lembrar da capa sobre os radicais do PT. O problema é fazer e omitir que tem preferência. Fingir imparcialidade é inapropriado e fora de contexto. Não há vergonha em defender posições, é até o mais correto com o leitor”, afirma.




De Olho Na Vida


Criada Secretaria Especial de Saúde Indígena

No dia 3 de agosto, o Senado aprovou a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Agora, o Governo Federal terá que mudar a forma como os serviços de saúde são oferecidos aos índios.  

Há dois anos, uma decisão judicial já havia determinado que o governo adequasse o serviço de saúde prestado aos indígenas com o que manda a Constituição. “Nos dois últimos anos ocorreram muitas incertezas em relação a quem caberia a política de assistência à saúde indígena. Em muitas regiões havia doenças, porque não havia uma efetiva presença dos agentes”, conta Roberto Liebgott, da coordenação do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). 

Enquanto a transição não for concluída, a Funasa continuará responsável pela saúde de mais de 400 mil indígenas. Um dos desafios é superar problemas como a anemia que, em algumas localidades da região Norte, atinge até 66% das crianças menores de cinco anos.

                                                                       Com informações da Radioagência NP



UFRRJ promove curso de licenciatura em educação no campo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abre curso de Licenciatura em Educação do Campo. O curso terá início em setembro de 2010 e terá como público alvo assentados da Reforma Agrária. Com duração de três anos, terá duas grandes áreas de conhecimento: a) Ciências Sociais e Humanidades; b) Agroecologia e Segurança Alimentar. A primeira etapa contará com a presença de 60 jovens e adultos dos assentamentos da Reforma Agrária e 10 quilombolas e indígenas.

Saiba mais sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Fonte: Boletim MST- RJ




De Olho No Mundo


Democratizar a comunicação para integrar a América Latina

[Por Gilka Resende] Cerca de 100 comunicadores e representantes de movimentos sociais de diversos países das América Latina se reuniram no seminário “Um diálogo para democratizar a comunicação e impulsionar a integração” em Assunção, capital do Paraguai. O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de agosto, na véspera do 4º Fórum Social das Américas, realizado de 11 a 15 de agosto na mesma cidade. A abertura do Seminário ocorreu no Dia Internacional dos Povos Indígenas. Um documento enviado por indígenas da Colômbia ressaltou que “o direito ao acesso aos meios de comunicação de massa privados e públicos, e a apropriação de meios indígenas, não são garantidos pelos Estados nacionais colonizadores”.

O ministro paraguaio Augusto dos Santos, da Secretaria de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento do Paraguai, esteve presente ao Seminário. Ele disse que houve avanços na região em relação às políticas de comunicação e integração entre os países. No entanto, ressalta que os meios de comunicação dos governos devem estar nas mãos dos cidadãos para se tornarem realmente públicos. Os movimentos sociais presentes ressaltaram que a comunicação deve ser vista como direito humano, e não como mercadoria. Porém, assim como no Brasil, a situação das emissoras comunitárias no Paraguai não está fácil, segundo Altanácio Galeano, da Associação de Rádios Vozes do Paraguai. “A nova lei de telecomunicações criminaliza quem quer exercer o direto à comunicação no país. Essa lei, por exemplo, prevê a prisão de pessoas e concede às comunitárias um alcance muito pequeno”, contou Altanácio.
Leia a cobertura completa na página do Fazendo Media.




NPC Informa


Encontro de Blogueiros Progressistas divulga proposta de carta

O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas ocorre em São Paulo nos dias 20, 21 e 22 de agosto. O NPC estará representado pelas jornalistas Gizele Martins e Tatiana Lima. Já foi divulgada a primeira redação do documento final do encontro. Para fazer sugestões, como acrescentar, suprimir ou modificar, o internauta deve enviar e-mail para contato@baraodeitarare.org.br. O encontro será transmitido ao vivo por WebTV, e no final será fornecido certificado de participação a cada convidado.
Confira a proposta de carta.



TV Brasil estreia DOCTV América Latina

A TV Brasil estreou no dia 19 de agosto, às 23h, uma série de 14 documentários inéditos produzidos em 14 países latino-americanos. Esta é a segunda edição do programa DOCTV América Latina, fruto de uma parceria entre produtores independentes, autoridades nacionais e emissoras públicas dos países envolvidos. O documentário “Laura”, dirigido por Felipe Barbosa, representa o Brasil no programa. O longa conta a história de uma imigrante brasileira em Nova York.


DOCTV América Latina é o primeiro programa de fomento à produção e difusão de documentários latino-americanos. Os 14 países envolvidos são: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Antes da etapa de produção, os diretores e produtores participam de uma oficina de Desenvolvimento de Projetos em Havana, Cuba, organizado pela Unidade Técnica do Programa e a Fundação do Novo Cinema Latino Americano (FNCL) com o apoio do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográficas (ICACI) e a Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV).



Conselho Curador da EBC abre consulta pública sobre programas religiosos

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) abriu uma consulta pública para recolher contribuições sobre a política de produção e distribuição de conteúdos de cunho religioso pelos veículos da EBC. A consulta se encerra no dia 4/10/10.
Atualmente, a TV Brasil exibe aos sábados o programa "Reencontro", produzido por  igreja de orientação evangélica. Também transmite, aos domingos, os programas "A Santa  Missa" e "Palavras de Vida", de orientação católica. Também a Rádio Nacional de Brasília transmite aos domingos  celebração de missa de orientação católica. A consulta foi motivada por reclamação de telespectadores enviada à Ouvidoria da empresa. O fato resultou em um
parecer da Câmara de Educação, Cultura, Ciência e Meio Ambiente do Conselho Curador, que indicou a substituição desses programas por um que trate da religiosidade no Brasil "de um ponto de vista plural, assegurada a participação a todas as confissões religiosas".

 Podem participar da Consulta tanto pessoas físicas quanto entidades, que devem enviar suas contribuições e os documentos necessários por via postal ou e-mail. Para saber mais sobre a Consulta, como o edital publicado no Diário Oficial da União e o parecer sobre o tema, basta acessar o link http://www.ebc.com.br/conselho-curador/consulta-publica. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo endereço eletrônico conselho.curador@ebc.com.br

4º Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço

Já estão abertas as inscrições para o 4º Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social, organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 7a Região). As inscrições vão até o dia 15 de setembro. A divulgação dos finalistas será dia primeiro de novembro.

Os objetivos do Prêmio são contribuir para qualificar a cobertura e a visibilidade sobre os temas do Prêmio: políticas sociais e Serviço Social.

O concurso irá premiar quatro categorias. Para trabalhos de comunicação, haverá prêmios para reportagem escrita, radiofônica e vídeo. Para trabalhos de Serviço Social, será premiado o melhor relato de experiência profissional de assistentes sociais ou equipes de Serviço Social.

Saiba mais na página do CRESS-RJ.  




Imagens da Vida



latuff


Dicas


Expressão Popular inaugura livraria em São Paulo

Nesse mês de agosto, a editora Expressão Popular inaugurou sua livraria em São Paulo, tornando seus livros mais acessíveis. O ato político de inauguração ocorreu no dia 13 de agosto, com o lançamento do livro A imprensa de esquerda e o movimento operário (1964-1984), de Celso Frederico. A livraria da Expressão Popular fica na Rua Abolição, 201, Bela Vista, São Paulo.



Documentário Luto como Mãe em cartaz no Rio

filme

Está em cartaz, no Rio de Janeiro, o filme “Luto Como mãe”, que dá visibilidade à luta de mães de vítimas das chacinas do Rio de Janeiro. Essas mulheres guerreiras revelam que, por trás das belezas naturais da cidade, existe a dor de quem perdeu seus filhos para aqueles que, por ironia, deveriam proteger a segurança da população. O documentário é dirigido pelo cineasta Luis Carlos Nascimento, e pode ser visto nos seguintes cinemas do Rio: Ponto Cine (Guadalupe Shopping), Estação Botafogo (Botafogo) e Cinema Nosso (Lapa).
 O longa retrata a política de extermínio da polícia do Rio. São mostradas algumas chacinas, como a de Acari, a da Candelária, a da Baixada, e outras. Durante quatro anos, o diretor acompanhou de perto o drama dessas mães, desde a coleta de depoimentos até os desdobramentos dos casos perante a justiça. As próprias mães participaram da construção da narrativa do filme, documentando suas passeatas, mobilizações, encontros familiares e ainda realizaram entrevistas com maridos e familiares.

Saiba mais sobre o documentário em http://maesdemaio.blogspot.com/



Caros Amigos de agosto

Caros Amigos

A revista Caros Amigos do mês de agosto traz como matéria de capa uma entrevista com o economista Márcio Pochmann. Essa edição também contém artigos e reportagens sobre o significado do Fórum da Educação na Palestina; o impacto das obras e das entrevistas de José Saramago; a política de publicidade da FIFA; a proposta de reforma agrária no processo eleitoral; as conquistas e os desafios dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); a cultura nordestina na Feira de São Cristóvão no Rio; o novo cinema latino-americano; as eleições e a luta popular em Oaxaca, no México; e outros assuntos. Corra para as bancas e confira.



Na internet, livro sobre violações cometidas por transnacionais

A ONG Terra de Direitos lançou o livro Empresas Transnacionais no Banco dos Réus: Violações de Direitos Humanos e Possibilidades de Reparação. A publicação teve o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. O objetivo é expor os principais prejuízos causados pelas transnacionais e servir de ferramenta para que movimentos sociais e advogados possam analisar as possibilidades de entrar com processos e denúncias contra essas empresas. O livro possui linguagem acessível e examina mecanismos de defesa dos Direitos Humanos, como a ONU e a OIT.
O livro pode ser baixado livremente pela internet, em português e em espanhol, nos links a seguir:

Português:

Empresas Transnacionais no Banco dos Réus:

Violações de Direitos Humanos e Possibilidades de Responsabilização

Español:

Empresas Transnacionales en el Banco de los Acusados

Violaciones a los derechos humanos y las posibilidades de responsabilización



Livro A revolução argelina

R. Argelina

A obra A revolução argelina, recém-lançada pela Editora UNESP, aborda os bastidores da luta argelina contra o domínio francês. O livro, escrito por Mustafa Yazbek, pelo possui relevância histórica ímpar, tendo alcançado a cifra de centenas de milhares de mortos. A obra pretende servir como apresentação de um tema ainda pouco conhecido, além de dar a  conhecer uma experiência expressiva de independência nacional e de tentativa de construção de uma nova sociedade.



Livro A esquerda e o golpe de 1964 terá nova edição

[Por Marina Schneider] O NPC soube, em primeira mão, que o livro A esquerda e o golpe de 1964, de Dênis de Moraes, terá nova edição no primeiro semestre de 2011. A obra será publicada pela editora Expressão Popular. O NPC já usou centenas de exemplares da edição anterior nos seus cursos de História dos Trabalhadores no Brasil.
O livro é um conjunto de entrevistas com os principais atores de esquerda no período que antecede e logo após o golpe de 1964. A obra permite uma visão retrospectiva da época e evidencia as principais ideias, sonhos, ilusões e erros cometidos pela esquerda no período. Com base em depoimentos colhidos 18 anos após o golpe, é possível analisar a forma como a direita o preparou e perceber de que modo a esquerda analisava a situação política às vésperas do mesmo.  É um livro essencial para quem quer entender o período, especificamente a ação da esquerda.



Livro O patronato rural no Brasil recente (1964-1993)

Livro Sonia[Por Marina Schneider] Foi lançado recentemente, pela Editora UFRJ, o livro O Patronato Rural no Brasil Recente (1964-1993), de Sonia Regina Mendonça. A obra analisa a questão agrária, com base nos diferentes projetos de reforma agrária e de “modernização” do campo defendidos pelas entidades patronais rurais no Brasil a partir do Golpe de 1964.

Com foco nas relações entre a classe dominante agroempresarial brasileira e o Estado, o livro trata das entidades patronais mais importantes do setor e das relações internas entre as diferentes frações de classe rural no campo brasileiro. O trabalho permite compreender as formas de atuação das entidades patronais e a relação entre grandes proprietários e as pequenas unidades familiares.

Sonia Regina de Mendonça é doutora em História Econômica pela Universidade e professora do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Tem 14 livros publicados e atualmente coordena dois projetos de pesquisa e é líder do Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O livro O Patronato Rural no Brasil Recente (1964-1993) custa R$ 38 na livraria online da Editora da UFRJ. (colocar hiperlink - http://www.editora.ufrj.br/)




Memória


15 anos sem Florestan: escola que leva o mestre militante no nome e na prática pede ajuda

F. Fernandes

Há exatos 15 anos, os sinos dobravam pelo mestre militante Florestan Fernandes, que morreu em São Paulo, sua cidade natal, vítima de um erro médico, aos 75 anos. A vasta obra de um dos maiores intelectuais brasileiros, entretanto, permanece viva e lúcida. Sua luta política em prol do socialismo e da escola pública e inclusiva, também. Aliás, floresce em várias frentes e, com especial êxito, na escola que o leva no nome, na concepção e na prática. Situada em Guararema (SP), a 65 Km da capital, a Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF foi fundada em 2005 pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) com o objetivo de contribuir para a emancipação da classe trabalhadora.

Sobre Florestan

Filho de uma imigrante portuguesa que trabalhava como empregada doméstica, Florestan Fernandes teve uma infância bastante humilde, cercada de privações. Aos três anos perdeu a irmã, cega. Aos sete, já trabalhava como engraxate. Conheceu na pele as mazelas da classe da qual, posteriormente, se fez porta-voz.  Em 1941, ingressou no curso de Ciência Sociais da USP. Em 1945, iniciou a carreira acadêmica como professor assistente de Sociologia. Nos anos 1950, teve participação destacada na Campanha em Defesa da Escola Pública, porque ele entendia a educação como direito fundamental de todos. Aposentado compulsoriamente pela Ditadura Militar, ministrou nas universidades de Columbia, Toronto e Yale. Retornou ao Brasil em 1978, passando a atuar na Pontifícia Universidade católica de São Paulo - PUC-SP.

                                                                          Leia o texto completo de Najla Passos.


Centro de Documentação e Memória disponibiliza artigos sobre o comunismo no Brasil

A página do Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabois (CDM) traz com destaque os seguintes artigos:

"Os bandoleiros vermelhos: as guerrilhas do PCB nos anos 1930". A historiadora Marly Vianna conta as estripulias dos guerrilheiros comunistas no sertão nordestino antes e depois do levante de 1935.  

"1935: É assim que se conta a história". O histórico dirigente comunista brasileiro, João Amazonas, faz uma crítica ao livro de William Waack sobre o levante da Aliança Nacional Libertadora (ANL). 

"Minervino Oliveira: um operário comunista e negro para presidência do Brasil". Augusto Buonicore trata da campanha eleitoral do Bloco Operário e Camponês (BOC) em 1930, quando foi lançado o primeiro candidato operário, negro e comunista para presidência da República.   

Acesse em http://grabois.org.br/portal/cdm/




Lições da História


Sapateiros que possuíam jornal próprio estouram greve nos EUA

Na cidade de Lynn, em Massachusetts, teve início a maior greve feita nos Estados Unidos antes da Guerra Civil, que durou de 1861 a 1865. Os empresários de Lynn, grande produtora de calçados, foram pioneiros na utilização de máquinas para substituir o trabalho manual dos sapateiros. A grande luta aconteceu em abril de 1859. A partir de Lynn, 20 mil sapateiros de 25 cidades entraram em greve. A paralisação durou quase dois meses, sob violenta repressão patronal.

Tamanho radicalismo pode ser explicado pela consciência de classe dos sapateiros de Lynn. Quase 30 anos antes do grande movimento, os trabalhadores já tinham seu jornal, era o Coruja. Em 1844, quatro anos antes de Marx e Engels lançarem seu Manifesto Comunista, um editorial do Coruja dizia:

“A divisão da sociedade entre produtores e não-produtores, e a distribuição desigual de riqueza entre ambos, nos leva imediatamente a outra distinção. Aquela entre capital e trabalho (...) o trabalho agora se tornou uma mercadoria (...). O antagonismo de interesses se introduz na comunidade. O capital e o trabalho se colocam em lados opostos”.
[Por Sérgio Domingues]




Pérolas


Por Gas-PA

Para a burguesia, ela [a Rede Globo] cumpre o papel que se espera. Ela elege presidente, depois faz derrubar o presidente que elegeu. Ela faz o povo clamar por um ataque contra a Bolívia, quando seu presidente resolve pôr fim à exploração das suas riquezas por uma transnacional. Ela faz o povo ter medo do Chávez, achando que ele, e não os EUA, quer dominar o mundo. Ela joga no lixo a auto-estima da mulher preta, fazendo ela acreditar que só pode ser bonita se se aproximar de um padrão estético que não é o seu. Ela faz o povo repudiar movimentos legítimos como o MST. Consegue deformar outros movimentos, como o Hip Hop, que através das suas telas é um movimento inofensivo, ostensivo, e acéfalo.

- Por Gas-PA, em entrevista concedida ao Fazendo Media.



Por João Pedro Stédile

Agora, na fase do capitalismo internacionalizado e financeiro, a reprodução da ideologia dominante se dá pelos meios de comunicação, em especial redes de televisão e as agências internacionais de noticias. [...] Por isso, no Brasil, na América Latina e em todo o mundo, os meios de comunicação estão sob controle absoluto das burguesias. E eles usam como reprodução ideológica, como fonte de ganhar dinheiro e como manipulação política”.

- Por João Pedro Stédile, em entrevista publicada no Brasil de Fato.



Blog do Sakamoto

"Pimenta Neves matou a namorada (Sandra Gomide) há 10 anos e nada. Se fosse pobre e tivesse roubado um xampu, morreria na prisão".




Cartas para o NPC


Por Telma Gil

A cada pedreiro morto em acidente de trabalho, em cada cidade,
um nome de rua deve homenageá-lo.


Caros,
Gostei muito da campanha em relação aos acidentes de trabalho - AT que envolvem os pedreiros. É dado reconhecido que a Construção Civil lidera os dados de AT, incluindo os óbitos, no Brasil. No entanto, é reconhecido também que é uma das atividades que mais registra as ocorrências, o que explica a "liderança".

Parabéns pela iniciativa! na expectativa de que sejam constantemente ampliadas as discussões acerca das consequências/situações que envolvem o trabalho humano -  fundante no modelo ecônomico capitalista.

abraços saudadosos
Telma




Artigos


Superficialidade e foco em polêmicas dão o tom de entrevistas com presidenciáveis no Jornal Nacional
[Por Marina Schneider] Entre os dias 9 e 11 de agosto de 2010, os candidatos à Presidência Dilma Rousseff, do PT, Marina Silva, do PV, e José Serra, do PSDB, foram entrevistados na bancada do Jornal Nacional pelos apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes. De acordo com o site da agência Meio & Mensagem, as entrevistas tiveram média de 31,3 pontos no Ibope, o que equivale a mais de 1,8 milhão de domicílios com uma televisão ligada na Globo no horário apenas na Grande São Paulo. Leia em nossa página.


Veneno em forma de folhetim
[Por Washington Araújo] (...) Mas, moto contínuo temos a novela das 9 da Rede Globo de Televisão – Passione – e com ela a força perniciosa e letal da deseducação em larga escala. O personagem vivido por Cauã Reymond é o típico viciado: mente não ser viciado, falsifica exame antidoping, incrimina o irmão caçula, rouba para pagar o vício, é estressado por natureza e estressa toda a família ou o que possa lembrar núcleo familiar em novela da emissora líder. Leia em nossa página.

A sofisticação da grande mídia

[Por Wladimir Pormar] Quem se der ao trabalho de acompanhar, por pouco que seja, o noticiário da grande mídia a respeito das atividades diárias dos candidatos à presidência da República poderá notar o grau de sofisticação que as empresas de comunicação alcançaram para demonstrar sua pretensa neutralidade. É verdade que elas não dedicam praticamente espaço algum ao que chamam de candidatos nanicos. O que, de imediato, já os classifica pejorativamente, embora isto pareça ser um senso comum na população. Leia o artigo completo.



Matéria da Fórum sobre exclusão ambiental é finalista em Prêmio de Reportagem

A matéria Ecologia ou Exclusão, de Camila Souza Ramos, publicada na edição 74 da revista Fórum, é uma das cinco finalistas na categoria mídia impressa da décima edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. O texto é de maio de 2009, e fala sobre como o discurso ambiental, dissociado da questão social, serve para criminalizar pobres na cidade do Rio de Janeiro. Confira em nossa página.



Uma velha história

[Por Alessandra Terribili] Agora, a mídia tem apresentado as histórias de Eliza Samudio e de Mércia Nakashima como se fossem romances policiais. Convida-nos a acompanhar cada momento, provoca comoção, sugere respostas, vasculha a vida das mulheres mortas e as expõe a julgamento público, sem direito de defesa. A tragédia é exaustivamente explorada, e no final, a lição que fica é: elas procuraram. Confira em nossa página.




Entrevistas


Entrevista com Tariq Ali

Autor do livro O poder das barricadas, o paquistanês Tariq Ali concedeu uma entrevista ao jornalista Keneddy Alencar, da Rede TV!. Segundo texto da página da emissora, “Ali disse que o presidente Lula não deveria trabalhar para ser secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) depois de deixar o poder no final do ano”. Defendeu que Lula fique no Brasil para “reconstruir o PT”. Segundo Tariq Ali, Obama “terá que responder” por violações aos direitos humanos no Afeganistão reveladas pelo vazamento de documentos militares secretos. Ativista político, Ali fala da amizade com os cantores John Lennon e Mick Jagger. Ele conta que ouviu Lennon cantar “Imagine” ao telefone”.
A entrevista está disponível na página da Rede TV!, dividida em três partes. Para conferir, basta clicar nos links abaixo.
Parte 1
Parte 2
Parte 3



‘Temos a obrigação política de derrotar Serra’, diz Stédile

[Por Nilton Viana/ Brasil de Fato] "A candidatura de José Serra (PSDB) representa o núcleo central dos interesses da burguesia e a volta do neoliberalismo". Esta é a avaliação João Pedro Stedile. Em sua primeira entrevista ao Brasil de Fato, o dirigente nacional do MST e da Via Campesina constata que, no atual cenário eleitoral, as candidaturas não estão debatendo programas, projetos para a sociedade. Mas, segundo ele, elas representam claramente interesses diversos de forças sociais organizadas. Stédile defende que, “como militantes sociais, e como movimentos sociais, temos a obrigação política de derrotar a candidatura Serra”.  Confira em nossa página.  



Gas-PA, do Coletivo Lutarmada, fala sobre lançamento de novo CD

[Por Alexandre Braz/ Fazendo Media] Gas-PA além de rapper é militante político, usa a arte para a conscientização em busca de uma sociedade mais justa. Por meio do Coletivo LUTARMADA desenvolve trabalhos de base com projetos políticos e cursos de formação na periferia do Rio de Janeiro, em paralelo à produção musical. Em entrevista ao Fazendo Media, ele fala sobre o seu mais novo CD, analisa as corporações de mídia e comenta sobre o hip hop brasileiro nos dias de hoje. Leia a entrevista completa.



Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-56-18 / 9923-1093
www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br

Coordenador: Vito Giannotti

Edição: Claudia Santiago (MTB.14915)

Redação: Sheila Jacob

Colaboraram nessa edição: Gizele Martins (RJ), Gilka Resende (RJ), Hamilton Octavio de Souza (SP), Marina Schneider (RJ), Najla Passos (DF).



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
16° Curso Anual do NPC. Inscrições abertas a partir de segunda-feira!
Jornal do Curso de Comunicação do NPC será lançado no Grito dos Excluídos
NPC no Orkut, twitter e facebook

Radiografia da Comunicação Sindical
Revista Privatização: um jogo de cartas marcadas

Proposta de Pauta
Plebiscito deve decidir se cursos da UFF voltam a ser totalmente gratuitos
Vale explora trabalhadores, degrada ambiente e ainda prevê crescimento
Ajude a divulgar a campanha pelo limite da propriedade de terra

A Comunicação que queremos
Santa Marta volta com transmissão de rádio comunitária
Blog do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia RJ
TRT/SC produz programas de TV sobre a realidade dos trabalhadores

Democratização da Comunicação
Sul Fluminense realiza debate com candidatos sobre Comunicação
Incubadora nacional lança aplicativo que une Twitter ao telefone

De Olho Na Mídia
A capa de Veja que a Época fez

De Olho Na Vida
Criada Secretaria Especial de Saúde Indígena
UFRRJ promove curso de licenciatura em educação no campo

De Olho No Mundo
Democratizar a comunicação para integrar a América Latina

NPC Informa
Encontro de Blogueiros Progressistas divulga proposta de carta
TV Brasil estreia DOCTV América Latina
Conselho Curador da EBC abre consulta pública sobre programas religiosos
4º Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço

Imagens da Vida


Dicas
Expressão Popular inaugura livraria em São Paulo
Documentário Luto como Mãe em cartaz no Rio
Caros Amigos de agosto
Na internet, livro sobre violações cometidas por transnacionais
Livro A revolução argelina
Livro A esquerda e o golpe de 1964 terá nova edição
Livro O patronato rural no Brasil recente (1964-1993)

Memória
15 anos sem Florestan: escola que leva o mestre militante no nome e na prática pede ajuda
Centro de Documentação e Memória disponibiliza artigos sobre o comunismo no Brasil

Lições da História
Sapateiros que possuíam jornal próprio estouram greve nos EUA

Pérolas
Por Gas-PA
Por João Pedro Stédile
Blog do Sakamoto

Cartas para o NPC
Por Telma Gil

Artigos
Superficialidade e foco em polêmicas dão o tom de entrevistas com presidenciáveis no Jornal Nacional
Veneno em forma de folhetim
A sofisticação da grande mídia
Matéria da Fórum sobre exclusão ambiental é finalista em Prêmio de Reportagem
Uma velha história

Entrevistas
Entrevista com Tariq Ali
‘Temos a obrigação política de derrotar Serra’, diz Stédile
Gas-PA, do Coletivo Lutarmada, fala sobre lançamento de novo CD

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge