
http://www.piratininga.org.br
Boletim do
NPC —
Nº 173
— De 1 a 15/8/2010
Para
jornalistas, dirigentes, militantes
e
assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Notícias do NPC
Agenda NPC 2011

A Agenda NPC 2011 sobre as lutas das mulheres no Brasil e no mundo já está pronta. Já foram enviados modelos para os sindicatos de todo o país, para poderem fazer agendas personalizadas, com notícias de sua região ou de sua própria categoria. As páginas iniciais e finais também podem ser individualizadas, criadas pela própria entidade. As agendas do NPC têm a finalidade de servir de ferramenta de formação política sobre a história da classe trabalhadora, com foco, dessa vez, para as lutas das mulheres de todo o mundo. Informações sobre como conseguir uma agenda personalizada pelo e-mail npiratininga@uol.com.br, e pelo telefone (21) 2220-5618.
Passeata no Rio lembra impunidade de violência contra crianças e jovens

Na foto, Gizele Martins do NPC e do Jornal Cidadão. Crédito: Tatiana Lima. [Por Tatiana Lima] Caminhada em Defesa da Vida, saiu mais uma vez pelas ruas do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 23 de julho, pedindo justiça e lembrando a morte da chacina de meninos na Candelária há 17 anos. Os manifestantes destacaram também os 20 anos do desaparecimento de onze jovens da favela de Acari e os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Outras vítimas da violência, especialmente da violência policial, também foram lembradas.
Cerca de 2 mil pessoas com faixas de protesto atravessaram a Av. Rio Branco. A passeata começou depois de um ato ecumênico que lotou a igreja da Candelária. Glaciene Rodrigues dos Santos, mãe do menino Mateus, que morreu no Conjunto das Favelas da Maré quando saia de casa pra comprar pão precisou várias vezes ser amparada. Muito emocionada, ela disse que não aceita a morte do filho. "Quero justiça. Meu filho só queria comprar pão e morreu".
No final do ato, os participantes seguiram até a frente da Câmara Municipal, na Cinelândia. Na chegada, os nomes de cada um dos jovens assassinados na chacina da Candelária foram lidos. * Tatiana Lima é aluna do Curso de Comunicação Comunitária do NPC. Clique aqui para ler a matéria inteira.
NPC no Orkut, twitter e facebook
As atividades e notícias atualizadas do NPC podem ser acompanhadas tanto na página do NPC (www.piratininga.org.br) quanto pelo nosso twitter: http://twitter.com/npc_ (underline depois de npc). Confira nosso perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=4978015543164713213 E também estamos no Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001197057754&ref=ts
A Comunicação que queremos
MST do Rio lança boletim próprio

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio de Janeiro vem divulgando notícias por meio de um boletim eletrônico. Estão sendo divulgadas informações do Movimento tanto no Estado do Rio quanto no país, além de temas nacionais e internacionais. Se você quiser receber o boletim, passa enviar um e-mail para boletimmstrj@gmail.com. Os números anteriores também podem ser conferidos em http://renajorp.net/mstrio/?tag=boletins
Proposta de Pauta
Número de mortos em chacinas registradas em SP deste ano supera o total de 2009
[De São Paulo] Com as quatro vítimas baleadas ontem (22) num bar do Jaçanã (zona norte de São Paulo), o total de mortos em chacinas --atentado no qual três ou mais pessoas são assassinadas-- neste ano no Estado já superou o de 2009. A informação é da reportagem de André Caramante publicada na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL). De acordo com o texto, durante todo o ano passado, 51 pessoas foram assassinadas em 16 chacinas no Estado. Neste ano, ao menos até a noite de ontem, são 53 vítimas em 13 casos. Até julho de 2009, São Paulo havia registrado dez crimes do gênero, com 32 mortos. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, ninguém foi preso neste ano, ao menos na capital e Grande SP, sob a acusação de participar de atentados que culminaram em chacina. Das sete investigadas neste ano pelo DHPP (departamento de homicídios), três são consideradas esclarecidas. Uma delas, no bairro Socorro (zona sul de São Paulo) e com quatro mortos, o acusado é o PM Clóvis Silva Alves, 39, que nega ter cometido o crime.
Uma a cada quatro brasileiras sofre com violência doméstica – diz pesquisa De acordo com uma pesquisa realizada pela ONG suíça Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos (Cohre), uma em cada quatro brasileiras sofre com a violência doméstica. A instituição divulgou ainda que a cada 15 segundos, uma mulher é atacada no Brasil. No país, 70% das vítimas de violência foram agredidas dentro de casa e, em 40% dos casos, houve lesões graves. Das mulheres assassinadas no país, 70% sofreram agressões domésticas. A ONG informa ainda que esses problemas afetam, principalmente, as mulheres pobres que vivem em comunidades carentes. O relatório analisa a questão da violência contra a mulher no Brasil, na Argentina e na Colômbia. Nesses países, o estudo informa que a “falta de acesso a uma moradia adequada, incluindo refúgios para mulheres que sofrem maus-tratos, impede que as vítimas possam escapar de seus agressores". Segundo o documento, “a dependência econômica aparece como a primeira causa mencionada pelas mulheres dos três países como o principal obstáculo para romper uma relação violenta”. No Brasil, 24% das mulheres entrevistadas disseram que não deixam os companheiros que causam maus tratos porque não teriam como se sustentar. Confira matéria completa na página da Agência Brasil.
Crie um logotipo pelo fim da violência contra as mulheres
Católicas pelo Direito de Decidir, por meio do projeto Arte e Cultura no Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, que é apoiado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, lançou um concurso nacional: CRIE UM LOGOTIPO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E CONCORRA A UM PRÊMIO DE R$ 3.000,00. As inscrições estão abertas até dia 26 de julho. O resultado será publicado em 31 de agosto de 2010. CLIQUE AQUI PARA VER O EDITAL E O REGULAMENTO NA ÍNTEGRA (ou no link: http://sededeque. com.br/2010/ 05/abertas- as-inscricoes- para-o-concurso- nacional- para-a-criacao- de-um-logo- pelo-fim- da-violencia- contra-as- mulheres/)
Para divulgação do concurso, contamos com dois vídeos no youtube:
Sede de Quê? (1) : http://www.youtube. com/watch? v=H2Npimh- 2qE Sede de Quê? (2): http://www.youtube. com/watch? v=seYSc840eMY
CURTA OS VÍDEOS, INSCREVA-SE, DIVULGUE!!! Clique aqui para acessar o blog Sede de Quê? e conhecer o projeto (ou no link: http://www.sededeque.com.br)
A precarização do trabalho do operador de telemarketing
[Por Leandro Uchoas/ Brasil de Fato] A categoria dos operadores de telemarketing está em ampla expansão, passando de 14% a 17% ao ano. Esse setor vem reproduzindo, em novos moldes, as relações de trabalho precarizadas do passado. Surgida na carona dos avanços tecnológicos – que supostamente serviriam para melhorar a vida das pessoas –, a profissão revela indícios diversos de exploração. As pesquisas relacionadas ao setor de revelam dados inquietantes: entre os operadores, há uma predominância massiva de jovens e de mulheres. Além disso, o índice de negros, obesos, homossexuais, transexuais e deficientes físicos é acima da média em outras categorias. Para os estudiosos, o motivo principal do predomínio de setores sociais marginalizados seria a invisibilidade permitida aos operadores. Há alguns meses, foi lançado o livro Infoproletários – Degradação real do trabalho virtual. A principal constatação dos estudos é a de que o operador de telemarketing é uma espécie de novo proletário. Com o aumento do uso da tecnologia de informação e da permanência de relações de exploração, ele é um trabalhador contraditório: é moderno, mas convive com as condições de trabalho precárias do passado. A socióloga Selma Venco, da Unicamp e autora de um dos capítulos de Infoproletários, encontra na precarização da profissão elementos do taylorismo. “São diversas características próprias do mundo industrial. Há a separação entre quem trabalha e quem planeja, a obediência a um tempo médio, o controle massivo da produtividade através da própria tecnologia. Mas há elementos novos, como a capacidade de pressão do cliente. Já não é mais só a máquina e o chefe”, diz. Leia o artigo completo na página do Brasil de Fato.
Democratização da Comunicação
Governo cria Comissão para revisar marco das telecomunicações e da radiodifusão
Decreto presidencial de 21 de julho de 2010 cria Comissão Interministerial para elaborar estudos e apresentar propostas de revisão do marco regulatório da organização e exploração dos serviços de telecomunicações e de radiodifusão. http://bit.ly/adE9Pi.
Abraço RS realiza congresso estadual
Em dezembro deste ano será realizado, em Belém (PA) o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço). Para discutir as teses que serão apresentadas na etapa nacional, a Abraço do Rio Grande do Sul realiza nos dias 14 e 15 de agosto o seu Congresso estadual. Este encontro será no auditório do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul, em Santa Cruz do Sul.
Uma das principais reivindicações das rádios comunitárias é o financiamento público para auxiliar na sua sustentabilidade. As emissoras também cobram participação no bolo publicitário dos governos que, atualmente, destinam mais de 95% para o setor comercial. A entidade também repudia a repressão às rádios comunitárias, principalmente os crimes cometidos contra a comunidade de Santa Cruz do Sul, que teve sua Rádio Comunitária fechada em junho deste ano por agentes da ANATEL. Mais informações na página da Associação: http://www.abracors.org.br/ . Rádios comunitárias são mais fiscalizadas que comerciais
Um relatório da Anatel apontou que, das 1.508 emissoras lacradas em 2009, 881 eram comunitárias. A ação da Agência tem sido motivo de reclamações das entidades que representam radiodifusores comunitários. Uma das principais denúncias é que as ações da Anatel normalmente são provocadas por pedido das emissoras comerciais, que têm se utilizado do órgão para reprimir as rádios comunitárias. Existe ainda uma acusação não apurada de que fiscais da Agência, em São Paulo, foram até as rádios em carros alugados pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e de Televisão (Abert). Além disso, há denúncias de que transmissores foram lacrados e apreendidos sob acusação de não estarem homologados, apesar de estarem regularizados. Com informações de: www.telesintese.com.br
NPC Informa
Reitor da Uerj notifica judicialmente aluna do curso de Comunicação Popular do NPC
No dia 24 de junho, o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Estaduais do Rio de Janeiro (Sintuperj), Jorge Luís de Mattos, o “Gaúcho”, e a jornalista da entidade, Silvana Sá, foram notificados judicialmente pelo reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves. No processo, o reitor alega que Silvana e “Gaúcho” teriam divulgado mentiras e, com isso, prejudicado publicamente sua imagem e a da Uerj. Em 18 de dezembro do ano passado, Vieiralves colocou em pauta no Conselho Universitário (Consun) uma minuta que pode abrir a possibilidade de privatização do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), por meio das Fundações Estatais de Direito Privado. Comprometido com a defesa de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, o Sintuperj elaborou boletins eletrônicos e impressos denunciando este passo que pode abrir as portas da Uerj rumo à privatização. O caso foi denunciado no Jornal do Brasil e mobilizou centenas de trabalhadores e estudantes para as sessões do Consun e audiências públicas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Mesmo após inúmeros apelos, o reitor insiste em notificar a jornalista e o diretor do sindicato. Os trabalhadores aprovaram em assembleia uma moção de repúdio contra a atitude do reitor.
Abertas as inscrições do 1º Encontro de Blogueiros Progressistas Os interessados em participar do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas já podem se inscrever. O encontro será realizado nos dias 21 e 22 de agosto na cidade de São Paulo. As inscrições custam R$100. Basta enviar e-mail para contato@baraodeitarare.org.br ou telefonar para (11) 3054-1829 e falar com a Daniele Penha. Para se inscrever, serão necessários os seguintes dados: nome; e-mail; endereço do blog; twitter ou outra rede social; telefone e cidade/estado. Não apenas blogueiros, mas todos os interessados nas mídias sociais podem participar. O objetivo do encontro é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas. Na manhã do primeiro dia haverá um debate sobre o papel da blogosfera na democratização dos meios de comunicação. À tarde ocorrerão palestras sobre questões legais, como orientação jurídica para atuar na web, medidas contra ameaças e cerceamento à liberdade de expressão. Haverá ainda oficinas sobre twitter, videoweb e debates sobre a sustentabilidade financeira dos blogs. No domingo, blogueiros de vários estados trocarão experiências e discutirão os desafios da blogosfera. À tarde ocorrerá a plenária para discussão e aprovação da Carta do 1º Encontro Nacional dos Blogueiros. Saiba mais na página do Centro Barão de Itararé.
ONU lança concurso de vídeos no youtube
“O que você diria se pudesse falar com os líderes mundiais?”. Essa é a pergunta-chave de um concurso lançado pela ONU, e ela deverá ser respondida com vídeos que mostrem o que poderia ser feito para tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro. O vencedor ganhará o título de “Embaixador cidadão da ONU” além de outros prêmios. Os participantes devem escolher um dos seguintes temas: “Por que os objetivos de Desenvolvimento do Milênio são importantes para você e sua família?”; “O que a sua comunidade, cidade ou país está fazendo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?”; ou “Como a comunidade internacional pode trabalhar melhor para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?”. Só serão aceitos vídeos enviados pelo youtube. Eles deverão ter até dois minutos de duração e o trabalho deve ser original e inédito. O prazo de envio é 23 de agosto de 2010. Os resultados serão anunciados no final de setembro. Saiba mais sobre como participar em http://unicrio.org.br/
Cursos gratuitos de mídia em Nova Iguaçu
O Pontão de Cultura Preto Ghóez Juventude Digital está com inscrições abertas para cursos gratuitos de vídeo-reportagem, edição de imagem, audiovisual, audio e programação web. As aulas serão ministradas no Espaço Enraizados, em Morro Agudo, Nova Iguaçu, RJ. Os alunos colocarão em prática tudo o que aprendem nos cursos, em tempo real, através da "incubadora enraizados", que pode ser acessada em www.inraiz.com.br. Interessados em participar devem fazer a inscrição pelo telefone (21)2763-7688 ou pelo email pontao@enraizados.com.br. As vagas são limitadas.
Cordel divulga plebiscito pelo Limite da Propriedade de Terra no Brasil
O cordel foi escrito por Sônia Freitas da Comissão Pastoral da Terra. Confira um trecho: (...) Este ano de dois mil e dez Vai ter um Plebiscito Popular Sobre o Limite da Propriedade da Terra Em Defesa da Soberania Alimentar Em defesa da Reforma Agrária O Povo vai SIM Votar. A iniciativa Popular deste Plebiscito É para acabar com a Concentração Das Terras deste País E ao Latifúndio dizer Não SIM ao Limite da Propriedade da Terra Para o bem de toda a População. (...) Na semana do Grito dos Excluídos/as Intensifique a divulgação Convide seus amigos e amigas Para ajudar na Organização De 1 a 7 de setembro no Brasil Vai acontecer o Plebiscito, a votação. Vote SIM para o Limite da Propriedade Assine o Abaixo-Assinado E a Emenda Constitucional-PEC 438 Será entregue na Câmara e no Senado Mais de 1 milhão e meio de Assinatura E Nós Reivindicando vai ser Aprovado. Leia e divulgue o texto completo.
CBN lança programação em Libras
A ONG Vez da Voz está em uma parceria com o canal CBN. A emissora está disponibilizando na internet parte de seu conteúdo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A medida tornará o rádio acessível aos cerca de seis milhões de brasileiros com deficiência auditiva. Na primeira fase do projeto, a página da CBN irá divulgar tanto conteúdos recentes traduzidos pelos intérpretes de Libras. Também estará disponível o boletim “Cidade Inclusiva”, apresentado por Cid Torquato. A previsão é aumentar o leque destes conteúdos. Confira em http://cbn.globoradio.globo.com/vezdavoz/home.htm
Dicas
Livro trata da importância das juventudes da América do Sul

Está disponível para download o Livro das Juventudes Sul-americanas. A publicação aborda o papel da juventude nas mudanças em curso no continente e como os jovens podem contribuir para a renovação da política e a consolidação da democracia. A obra aponta ainda as principais demandas, lutas políticas, formas de organização e de solidariedade construídas por jovens. O livro é fruto de parceria entre Ibase, Instituto Pólis e um conjunto com instituições de cinco países sul-americanos, com apoio do International Development Research Center (IDRC). Clique para baixar o livro.
Memorial Virtual Frei Tito

Na internet está disponível um banco de dados sobre o ativista político Frei Tito, cearense que foi perseguido e torturado pelo regime militar. O Memorial Virtual Frei Tito disponibiliza documentos, fotos, testemunhos, textos e informações diversas sobre a vida do frade dominicano que colaborou com a luta armada no combate ao regime opressor. O memorial é uma iniciativa da ADITAL, agência de informações que divulga a agenda social do continente latino-americano. Confira: http://www.adital.com.br/freitito/por/index.html
Livro mostra preconceitos da TV brasileira em relação à homossexualidade
Nessa semana foi lançado, pela Summus Editorial, o livro A TV no armário - A identidade gay nos programas e telejornais brasileiros. A obra do jornalista Irineu Ramos aborda o preconceito presente na cobertura da questão da homossexualidade pela TV brasileira. O autor analisa programas de humor, telejornais e novelas transmitidos por diversas emissoras, como Globo, Band, SBT, Rede TV e TV Cultura. Essa análise mostra as diversas formas pelas quais o preconceito é estimulado pela TV, com a transmissão de valores negativos, depreciativos e caricatos quando trata da temática gay. O livro aborda o desenvolvimento das identidades sexuais ao longo do século 20, traz um histórico do movimento homossexual no mundo e da própria TV no Brasil, e foca na cobertura jornalística televisiva da Parada Gay de São Paulo.
UFRJ oferece curso de extensão sobre história e cinema
No segundo semestre de 2010, o Departamento de História da UFRJ oferece o curso de extensão História e Cinema, idealizado pelos estudantes de graduação. O coordenador é o professor Carlos Ziller Camenietzki. Com aulas aos sábados de manhã, o curso pretende incentivar os estudos sobre o cinema e a utilização do meio audiovisual para a divulgação do conhecimento histórico, tornando mais acessível a produção acadêmica. Os temas são: “A relação entre História e Cinema”; “A importância da pesquisa histórica na realização de um filme”; “A memória de uma época representada na tela do cinema”; “A possibilidade da utilização de depoimentos, documentários e até mesmo obras de ficção como fonte de pesquisas históricas”; e “A utilização, em sala de aula, de filmes para contribuir no processo de ensino-aprendizagem”. As inscrições podem ser feitas de 19/07 a 21/08. As aulas começam dia 28/08, e serão ministradas no Largo de São Francisco, 1, Centro do Rio. Inscrições e informações pelo e-mail: cursoufrj.historiaecinema@gmail.com
Estão abertas as inscrições para mostra “Cinema e Direitos Humanos”
Dia 2 de agosto é o prazo para se inscrever na 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento é dedicado a obras que abordam questões referentes aos direitos humanos produzidos no continente a partir do ano de 2007. A exibição será de 8 de novembro a 15 de dezembro. Neste ano a mostra será itinerante e estará em 20 capitais brasileiras: Aracaju, Cuiabá, João Pessoa, São Luis, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização. Para saber como se inscrever acesse a página http://www.cinedireitoshumanos.org.br/ ou envie um e-mail para contato@cinedireitoshumanos.org.br.
De Olho Na Mídia
A carta do embaixador da Venezuela ao Estadão
É com grande preocupação e mal-estar que a República Bolivariana da Venezuela, por meio de seu Embaixador no Brasil, dirige-se a esse jornal, de reconhecidas qualidade e tradição entre os veículos da imprensa brasileira. E a razão não é outra senão nossa surpresa e indignação com os termos e o tom de que sua edição de hoje (20/07/10) lança mão para atacar o presidente de um país com o qual o Brasil e os brasileiros mantêm relações do mais alto nível e qualidade. Clique aqui para ler a carta na íntegra.
Como Globo, Folha, Veja e Estadão fazem campanha para Serra
[Por Eduardo Guimarães] Para entender a questão que estou propondo, voltemos à última terça-feira (13/7), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o jornal O Estado de Minas por fazer “campanha antecipada” para o candidato José Serra. (...) Os mais eminentes órgãos de imprensa escrita estão fazendo campanha eleitoral em favor de Serra tanto quanto O Estado de Minas, só que na forma de campanha negativa contra Lula, Dilma e o PT. Impressionou-me a avaliação desses órgãos de imprensa todos juntos. É impossível ler qualquer um deles sem que a enorme dose de más notícias contra o presidente da República, contra a sua candidata e contra o partido dos dois chame a atenção do leitor. (...) As poucas notícias desfavoráveis a Serra, além do volume infinitamente menor delas, tampouco aparecem na primeira página ou na capa desses veículos. E aparecem bem pouco. Para cada dez notícias ou comentários contra os petistas aparecem, no máximo, um ou dois contra os tucanos, se tanto. Afirmo publicamente que os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo, bem como a revista Veja, fizeram e continuam fazendo campanha escancarada para Serra e campanha negativa contra Lula, Dilma e o PT fora da época permitida pela lei eleitoral. A mera análise de um período maior de tempo revelará uma prática sistemática desses órgãos de imprensa de fazerem campanha negativa contra os petistas. Confira o artigo completo.
Revista Veja repete capa de 2002 para atacar Dilma

UFRJ responde matéria d’O Globo que tenta desqualificar universidade
Professores da UFRJ responderam a uma matéria publicada pelo jornal O Globo, no dia 11/07, que mostra apenas aspectos negativos da UFRJ. O jornal buscou desqualificar a educação pública, que é voltada não apenas para o ensino tecnicista, mas também estimula e contribui para o pensamento crítico. Leda Castilho, professora da COPPE/UFRJ, enviou uma carta na qual lembra que "todos os anos, quando se aproxima o período de inscrições nos vestibulares, O Globo publica matérias extremamente negativas sobre nossa universidade, influenciando pais e alunos". Em relação à Escola de Comunicação, por exemplo, a matéria cita apenas que "das 12 câmeras fotográficas, seis estão quebradas". A matéria não informa, por exemplo, que as câmeras estão em manutenção. Outras informações equivocadas sobre a Universidade são divulgadas. A Escola de Comunicação da UFRJ divulgou uma resposta aos ataques. Confira um trecho: “A UFRJ e a ECO fazem parte de uma gigantesca e complexa comunidade acadêmica com um projeto do qual nos orgulhamos de universidade pública e gratuita, e tem evidentemente uma série de problemas e desafios enormes a serem enfrentados, que encaramos (gestores, professores, estudantes, técnicos) diariamente no cotidiano da nossa Escola e para os quais é preciso um esforço coletivo contínuo, colaboração, reivindicação, criticas e também reconhecimento dos avanços. Uma matéria como essa fere o que entendemos como um jornalismo crítico, não editorializado, com fontes diversas, que mostra os "dois" lados (e os diferentes lados) da questão”.
Imagens da Vida
Caminhada em Defesa da Vida

Mãe e filha do jovem Thiago, assassinado na chacina do Borel. Ambas, hoje, são alunas do curso de Comunicação Popular do NPC.
De Olho Na Vida
Abaixo-assinado pelo fim do trabalho escravo
No Brasil ainda são muitos os casos de fazendas em que existem situações de trabalho semelhantes às da escravidão, o que é crime previsto no artigo 149 do Código Penal. Desde 1995, mais de 31 mil pessoas foram liberadas dessas condições pelo Governo Federal. Para pressionar o Governo a pôr um fim nessa situação, está sendo divulgado pela internet um abaixo-assinado pela aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001. Essa alteração prevê o confisco de terras onde for encontrado trabalho escravo, sendo estes locais destinados à Reforma Agrária. Conheça mais sobre a campanha e assine em http://www.trabalhoescravo.org.br/abaixo-assinado/
Manifestações lembram casos de jovens assassinados pela polícia do Rio
Entre os dias 22 e 26 de julho ocorrem, no Rio, atividades que lembram casos de chacinas cometidas pela polícia carioca. Esse intervalo marca os 17 anos da Chacina da Candelária, quando, no dia 23 de julho de 1993, policiais civis e militares atiraram contra cerca de 70 crianças e jovens que dormiam próximos à Igreja da Candelária. Oito morreram, e dezenas ficaram feridos. Já no dia 26 de julho de 1990 desapareceram 11 jovens, quase todos moradores do Complexo de Acari. Eles estavam em um sítio em Magé, que foi invadido por um grupo de policiais. Os 11 foram levados para local desconhecido e até hoje nenhum deles foi encontrado. As mães dos jovens ficaram conhecidas internacionalmente pela sua busca por justiça, e até hoje o crime nunca foi solucionado. Para lembrar essas datas, manifestantes saem às ruas em repúdio ao aumento da violência estatal contra a população negra, pobre e favelada no Brasil. Foram programadas ações como uma vigília na Igreja da Candelária no dia 22, uma passeata pela Av. Rio Branco no dia 23 e uma caminhada pela paz no dia 26. No domingo, dia 25, haverá a exibição do documentário Luto como Mãe, que aborda a luta de mulheres por justiça e contra a invisibilidade de seus parentes, vítimas de execuções cometidas por agentes de Estado no Rio. Um dos casos abordados pelo filme é exatamente o das Mães de Acari. Confira a programação completa em nossa página.
Revisão do Código Florestal não tem sustentação científica
A revisão do Código Florestal brasileiro está provocando sérias preocupações na comunidade científica, e despertando diversas manifestações contrárias tanto no Brasil quanto no exterior. Com a aprovação do relatório que propõe mudanças na legislação ambiental, o Brasil estaria “arriscado a sofrer seu mais grave retrocesso ambiental em meio século, com consequências críticas e irreversíveis que irão além das fronteiras do país”. Isso é o que diz uma carta redigida por pesquisadores ligados ao Programa Biota-FAPESP, publicada na revista Science de 16/07.
De Olho No Mundo
EUA patrocinam mídia opositora de Chávez na Venezuela
Documentos do Departamento de Estado dos Estados Unidos revelados recentemente mostram que, durante os últimos dois anos, mais de quatro milhões de dólares foram enviados a meios de comunicação e jornalistas venezuelanos opositores ao governo. As principais beneficiárias venezuelanas foram as organizações Espacio Público e Instituto de Prensa y Sociedad (Ypis). Os documentos mostram que mais de 150 jornalistas foram capacitados e treinados pelas agências norte-americanas para promover o uso de novos meios e tecnologias. O Departamento de Estado ainda capacitou a jovens opositores para criar uma “rede de dissidentes cibernéticos” que alimentariam espaços contra o presidente Hugo Chávez por meio de blogs, twitter, facebook e youtube. 25 páginas na internet foram financiadas com dinheiro estrangeiro na Venezuela. Fonte: Cambio
UNICEF confirma: em CUBA, 0% de desnutrição infantil
A imprensa brasileira não divulgou mas, recentemente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância lançou um relatório sobre a situação da nutrição no mundo. Segundo o documento, existem no mundo 146 milhões de crianças menores de cinco anos abaixo do peso. A porcentagem é de 28% na África subsaariana, 17% no Oriente Médio e no Norte da África, 15% na Ásia Oriental e Pacífico, 7% na América Latina e Caribe, 5% na Europa Central e Oriental, e outros países em desenvolvimento com 27. Cuba é o único país da América Latina e do Caribe que eliminou a desnutrição infantil grave. Os dados mostram ainda que 852 milhões de pessoas sofrem de fome e que 53 milhões delas vivem na América Latina. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) também reconheceu que Cuba é o país com maior progresso na América Latina na luta contra a desnutrição. Sabe-se que a ilha há mais de quarenta anos passa por difíceis condições econômicas devido ao bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. Mesmo assim em Cuba é garantida a alimentação e nutrição mediante a entrega diária de um litro de leite a todas as crianças de zero a sete anos de idade. Além disso, o consumo social inclui a merenda escolar que é distribuída gratuitamente a centenas de milhares de estudantes e trabalhadores da educação. Fonte: Pravda - http://port.pravda.ru/news
Oliver Stone desmascara Larry Rohter
[Por Antonio Arouge] Vou me permitir ocupar esse espaço com a carta enviada pelo cineasta norte-americano Oliver Stone ao The New York Times para refutar crítica a seu documentário “Ao sul da fronteira” (South of the Border), escrita pelo jornalista (se é que se pode chamá-lo assim) Larry Rohter. Para quem não se lembra, Rohter é aquele jornalista que tentou desqualificar o presidente Lula, apresentando-o como um bêbado, incapaz de dirigir os destinos de um país. O New York Times deveria enquadrar a matéria de Rohter sobre Lula e pregá-la na parede junto a várias outras, de diversas publicações, que exaltam Lula cada vez mais e o apresentam como um dos maiores estadistas da atualidade. Rohter é especializado em tentar desconstruir personagens ligados às causas populares, e o que fez com Lula já havia feito com Rigoberta Menchu e continua a tentar fazer com Hugo Chávez. Certamente o documentário de Oliver Stone, que trata das mudanças na América do Sul conduzidas por gente como Lula, Chávez e Evo Morales, incomodou Rohter, assim como a crítica que o cineasta faz às distorções dos fatos promovidas pela mídia. O jornalista do The New York Times escreveu uma crítica intelectualmente desonesta, que foi desconstruída, item a item, por Oliver Stone e os roteiristas do filme Mark Weisbrot e Tariq Ali. Não vou me estender mais, pois o melhor são os argumentos dos autores do filme. A tradução é minha e pode conter algumas imprecisões. Quem quiser lê-la no original é só ir à página do filme http://southoftheborderdoc.com/oliver-stone-responds-to-attack-from-the-new-york-times-larry-rohter/ Leia a carta aqui: http://bit.ly/cSshNI
Pérolas
Por Alfredo Bosi
"Simone Weil defendia que o operário tivesse cultura para reivindicar não só melhor salário, mas outro estilo de vida e participação política" Por Alfredo Bosi em entrevista à revista Carta Capital nº 598, p. 64
Por Rosane Pavan
"Polanski conhece, além da técnica, o poderio de interferência do cinema em nossas mentalidades. É esta a arte mais poderosa destes tempos, aquela que nos comenta e nos refaz. Porque precisamos tanto de narrativas quanto de um prato de comida, e não lemos mais romances, corremos aos filmes para que nos digam quem somos e aonde vamos" Por Rosane Pavan, em matéria da Carta Capital nº 598, p. 78
Uma poesia para você
Confiança
O oceano separou-me de mim enquanto me fui esquecendo nos séculos e eis-me presente reunindo em mim o espaço condensando o tempo Na minha história existe o paradoxo do homem disperso Enquanto o sorriso brilhava no canto de dor e as mãos construíam mundos maravilhosos John foi linchado o irmão chicoteado nas costas nuas a mulher amordaçada e o filho continuou ignorante E do drama intenso duma vida imensa e útil resultou certeza As minhas mãos colocaram pedras nos alicerces do mundo mereço o meu pedaço de pão. Por Agostinho Neto, escrito em 1949.
Cartas para o NPC
Por Lígia Coelho
Muito bom o boletim NPC, como sempre. A propósito da campanha para mudança do nome da praça Emilio Garrastazu Medici para Frei Titto, no campus da Unicamp, lembro que também no Rio de Janeiro, em frente a uma das entradas da UERJ, ao lado do Maracanã, lamentavelmente ainda convivemos com uma praça que homenageia o sanguinário ditador. Mande também sua opinião sobre o BoletimNPC e sugestões para o próximo número. Basta enviar um e-mail para boletimnpc@uol.com.br
|
Artigos
O fim do Jornal do Brasil impresso e o papel do jornalismo público
[Por Beto Almeida/ Carta Maior] O jornalismo de mercado, com o fim do JB impresso, revela, uma vez mais, sua incapacidade de dar solução para o problema da dívida informativo-cultural e para permitir, finalmente, que o povo brasileiro tenha acesso a uma tecnologia do século XVI, a imprensa de Guttemberg. Se estamos a caminho de superar a miséria absoluta, também é chegada a hora - sem confrontar com as modalidades de informação na internet, mas complementando-as - de também superarmos a indigência na leitura de jornal, a miséria informativo-cultural. Leia o texto completo.
Planeta Terra em Crise
[Por Antonio Luiz da Costa/ Carta Capital] Multiplicam-se os sinais de recaída dos países ricos na crise e da incapacidade de seus governos de encontrar soluções. O DEBATE SOBRE um segundo tempo da crise económica dos países ricos ou, para os mais otimistas, uma "recuperação em W", esquentou nas últimas semanas, com trocas de farpas entre economistas keynesianos e neoliberais e entre ambos e seus governos. A maioria dos banqueiros está decididamente com a ortodoxia neoliberal, mas seu pensamento já não é tão único. Leia o texto completo.
Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130 Tel. (21) 2220-56-18 / 9923-1093 www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br Coordenador: Vito Giannotti Edição: Claudia Santiago (MTB.14915) Redação: Claudia Santiago e Sheila Jacob Web: Luisa Santiago
Colaboraram nessa edição: Antonio Arouge (RJ) Gustavo Barreto (RJ), Ligia Coelho (MG), Tatiana Lima (RJ).
Se você não quiser receber o Boletim
do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.
|
|
|
|