Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 172De 15 a 30/7/2010
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


Agenda do NPC 2011

Lelia Gonzalez

Foto: Januário Garcia

A Agenda NPC 2011 sobre as lutas das mulheres no Brasil e no mundo já está pronta. Nessa semana serão enviados modelos para os sindicatos de todo o país, que poderão fazer agendas personalizadas, com notícias de sua região ou de sua própria categoria. As páginas iniciais e finais também poderão ser individualizadas, criadas pela própria entidade. As agendas do NPC têm a finalidade de servir de ferramenta de formação política sobre a história da classe trabalhadora, com foco, dessa vez, para as lutas das mulheres de todo o mundo.

Informações sobre como conseguir sua agenda personalizada pelo e-mail npiratininga@uol.com.br, e pelo telefone (21) 2220-5618.



Visite o blog do Curso de Comunicação Popular

Os estudantes do Curso de Comunicação Comunitária do NPC criaram um blog, que vem sendo atualizado diariamente. Confira, acompanhe e divulgue: www.vozesdascomunidades.blogspot.com

Notícias



Lançado Informativo Santa Marta

Confira a primeira edição do Informativo Santa Marta, que pertence à série A história que não contam nas salas de aula. O morro Santa Marta está localizado em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O informativo da comunidade é produzido pelo núcleo de comunicação do Visão da Favela Brasil e traz, neste número, informações sobre a história da escravidão no país. Confira em nossa página.



Teste da rádio Santa Marta foi sucesso

O lançamento da página na internet e a transmissão experimental da Rádio Santa Marta foram um sucesso. Durante todo o sábado, dia 3 de julho, a atividade reuniu cerca de 50 alunos do Curso de Comunicação Popular do NPC. Eles puderam presenciar a facilidade de se criar um veículo de comunicação e, por outro lado, aprenderam que a lei ainda é uma grande barreira para as rádios comunitárias.
Conheça:
http://www.radiosantamarta.com.br/



NPC no Orkut, twitter e facebook

As atividades e notícias atualizadas do NPC podem ser acompanhadas pelo nosso twitter: http://twitter.com/npc_  (underline depois de npc).

Confira nosso perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=4978015543164713213

E também estamos no Facebook:

http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001197057754&ref=ts




Radiografia da Comunicação Sindical


Jornalista do SINDIPOLO fala sobre a comunicação da entidade
[Por Jéssica Santos] A jornalista Nara Rúbia Soter concedeu uma entrevista ao BoletimNPC sobre a comunicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo (SINDIPOLO/RS), onde trabalha. Além da página na internet, ela informou que o Sindicato produz semanalmente seu boletim informativo, chamado Em Dia, além de levar carros de som para as portas das fábricas, participar eventualmente de programas de TV e outras ações. A tiragem é de 2500 informativos impressos, que são entregues semanalmente na porta das fábricas. Segundo Nara, é “fundamental esse contato direto com os trabalhadores”, além de ser muito importante manter rigorosamente a periodicidade.
Confira a entrevista completa com a jornalista em nossa página.


Sindicatos se unem para lançar filme sobre vida de professoras
O SINPRO/BA e o Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese) lançarão juntos, em Salvador, o filme Carregadoras de Sonhos. O lançamento será no dia 20 de julho no Teatro Castro Alves, em Salvador. O longa é uma produção do Sintese sobre o cotidiano de quatro professoras de Sergipe, e mostra os obstáculos que elas enfrentam diariamente para exercer sua profissão.
O filme já foi lançando em Aracajú e Brasília. Além de Salvador, ele será lançado na UNICAMP, USP, UFF e Fiocruz. Também será distribuído para todo país através da Revista Fórum. O filme tem direção do cineasta baiano Deivison Fiuza, e vai participar de 60 festivais de cinema que acontecem no Brasil e no exterior


CONTEE lança programa de TV na Internet

ConteeA Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) lançou um programa semestral de TV Online. Os programas estarão disponíveis no portal da Confederação com conteúdos exclusivos, como entrevistas, depoimentos, reportagens e as principais atividades e lutas da Confederação. A equipe de produção recebe dúvidas e sugestões de pauta pelo e-mail tvcontee@contee.org.br.

Acesse a programação em http://www.contee.org.br/tvcontee




A Comunicação que queremos


Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária é lançada no Rio

Rede

Gabriel Bernardo

O auditório Barbosa Lima Sobrinho, da ABI, no Centro do Rio, ficou lotado para o lançamento da Rede de Comunicadores que apóiam a luta pela Reforma Agrária. Cerca de 150 pessoas assistiram ao debate do dia 30 de junho, que contou com a militante Marina dos Santos, da direção nacional do MST, e com o jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada. Álvaro Neiva, do coletivo Intervozes, mediou o debate, que também teve a participação de Igor Felippe dos Santos, da assessoria de comunicação do MST, que recuperou a história da Rede e falou sobre seus principais objetivos.
Marina dos Santos apresentou dados atuais do campo brasileiro, principalmente em relação à concentração de terras e ao agronegócio. Tal modelo é atualmente defendido pela mídia comercial, que vem atacando os movimentos sociais e entidades que lutam por um outro projeto, baseado na agricultura familiar camponesa. Frente a esse quadro, o jornalista Paulo Henrique Amorim defendeu o uso potencial da internet para a criação, organização e o fortalecimento de veículos de mídia alternativos, capazes de mostrar fatos silenciados pela mídia comercial e combater a criminalização das lutas dos trabalhadores e dos movimentos sociais em geral, especialmente o MST.
Confira a cobertura completa.
 

Faça parte da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária 

Informações no blog http://www.reformaagraria.blog.br, no http://twitter.com/reformaagraria

 e pelo e-mail reformaagraria@gmail.com. Ajude a divulgar, e participe desse movimento




Proposta de Pauta


Índices de violência contra os povos indígenas continuam alarmantes

São 60 casos de assassinatos, 19 casos de suicídio e 16 casos de tentativa de assassinato em 2009. Estes são alguns dos dados coletados pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) através do Relatório de Violência Contra Povos Indígenas no Brasil – 2009, documento que apresenta as várias formas de violência sofridas por indígenas no ano passado.  O relatório mostra a concentração de casos de violação de direitos no Mato Grosso do Sul, especialmente os relacionados ao povo Guarani Kaiowá. Em 2009, 33 indígenas foram assassinados no estado, o que representa 54% do total dos 60 casos.

O documento ainda aponta a situação em que vivem os indígenas no Sul da Bahia. Na região é fácil constatar um crescente processo de criminalização de lideranças e intensificação de ações contra os indígenas. Em 2009, cinco indígenas da comunidade Tupinambá da Serra do Padeiro foram capturados e agredidos durante uma ação da Polícia Federal. Os índices de violência também são referentes às agressões ao patrimônio causadas pelos grandes projetos do Governo Federal. Um desses exemplos é construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O projeto é defendido pelo governo como fonte de desenvolvimento, mas ambientalistas consideram que trará consequências desastrosas e irreversíveis às comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da região.



Sadia ameaça empregados e é punida por prática anti-sindical

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT/MG) condenou a empresa Sadia a pagar indenização por danos morais, por prática desleal, anti-jurídica e anti-sindical. A Sadia entrou com recurso contra a decisão, mas este foi julgado desfavoravelmente pelo TRT. Com ameaça de perda de emprego, a empresa fez seus trabalhadores assinarem um acordo de reajuste salarial que era inferior ao que estava sendo negociado pelo sindicato.

A Sadia alega que a condenação foi baseada em decisão judicial de outro processo e argumentou que vários empregados não assinaram o documento referente ao acordo e permaneceram trabalhando normalmente na empresa. O juiz convocado, José Marlon de Freitas, constatou que há prova de que a empregadora adotou conduta anti-sindical, e violou o direito individual do trabalhador, além da liberdade e autonomia do sindicato. A empresa foi condenada ao pagamento de R$ 1 milhão de indenização por danos morais coletivos.
Confira a matéria completa na página do DIAP
.




De Olho Na Mídia


SporTV exibe matéria preconceituosa referente ao Paraguai

A Rede Globo tem recebido críticas em relação à sua prática jornalística devido aos desentendimentos com o ex-técnico Dunga, que comandou a seleção brasileira na Copa do Mundo deste ano. As críticas à emissora aumentaram depois de uma reportagem ofensiva em relação ao Paraguai, exibida no dia 1/07 pelo SporTV, canal fechado que pertence à rede. A matéria foi criticada pelo jornal paraguaio La Nacion por debochar do país vizinho de maneira “soberba”. O texto critica o tom preconceituoso da matéria, repleta de ironia em relação à comida e aos costumes paraguaios, e a desvalorização da cultura e da natureza do país. Além disso, a reportagem brasileira despreza os artistas locais, e afirma que o Paraguai só merece torcida por causa de Larissa Riquelme, que havia prometido ficar nua se o país chegasse às semi-finais. “Para a maioria dos paraguaios, esse vídeo foi realmente decepcionante por todos os vínculos que nos unem com o país vizinho”, diz a matéria. O SporTV foi ao ar pedir desculpas pela matéria exibida, e a ministra de Turismo do Paraguai, Liz Campos, disse que o pedido de desculpas pela reportagem “patética e ofensiva” não é suficiente. “Venham nos conhecer, para se surpreenderem, derrubarem preconceitos, e depois produzirem uma reportagem justa sobre os que vivem aqui”, diz a carta. 
Confira a reportagem transmitida pelo Sportv.



Jornalistas da TV Cultura são demitidos após questionarem os pedágios de São Paulo

Luis Nassif divulgou em seu blog que os jornalistas Gabriel Priolli e Heródoto Barbeiro, da TV Cultura, foram demitidos há poucos dias após questionarem os altos pedágios no Estado de São Paulo. O primeiro, indicado recentemente como diretor de jornalismo da emissora, planejou uma matéria sobre os pedágios paulistas. Foram ouvidos Geraldo Alckmin e Aluizio Mercadante, ambos candidatos ao governo do estado. A Secretaria dos Transportes não quis dar entrevistas. A matéria foi derrubada antes de ir ao ar, e teve que ser substituída por uma sobre as viagens dos candidatos. Priolli foi demitido do cargo. Já Heródoto Barbeiro deixou de ser apresentador do programa Roda Viva por questionar, ao vivo, o candidato José Serra em relação aos altos pedágios cobrados nas rodovias do estado. Heródoto será substituído pela jornalista Marília Gabriela.




Democratização da Comunicação


ABRAÇO identifica o fechamento de 125 rádios pela Polícia Civil

[Por Cristiane Costa/Jornal dos Trabalhadores] Um rastreamento, realizado pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) de São Paulo, detectou o fechamento de 125 rádios no estado realizado pela polícia Civil. Segundo a entidade, somente em quatro operações havia mandado judicial. Na maioria delas, os representantes da polícia alegavam interferências sem, contudo, apresentar laudo pericial que comprovasse as denúncias ofertadas pelos agentes de repressão. Os dados coincidem com o início das operações de duas empresas especializadas no rastreamento de emissoras, cujos clientes são as grandes emissoras comerciais filiadas a ABRA e ABERT. Essas empresas, que prestam serviços às emissoras comerciais, utilizam páginas especializadas em rádios. Em uma conversa de dirigentes da ABRAÇO – SP com esta empresa, foi detectado que existem dois tipos de serviço: o primeiro é o rastreamento de emissoras e a entrega da documentação às autoridades competentes (no caso a ANATEL). Já o segundo serviço, de um valor muito maior, para o rastreamento e fechamento imediato com a ajuda de policiais civis. Segundo a ABRAÇO, foram pesquisadas 93 matérias sobre o fechamento destas emissoras, e a maioria absoluta delas mostrou apenas o lado dos opressores. Também foi verificado que todas as matérias publicadas estão inseridas nos cadernos policiais dos jornais.




NPC Informa


Aberta consulta para revisão da Lei de Direitos Autorais

O anteprojeto que altera a Lei de Direitos Autorais (9.610/98) está submetido à consulta pública até o dia 28 de julho. O objetivo da consulta é estimular a participação da sociedade no aperfeiçoamento do texto. A proposta de mudança se baseia na necessidade de equilibrar a proteção dos direitos dos autores e artistas com o acesso do cidadão ao conhecimento e à cultura. Também prevê a segurança jurídica dos investidores da área cultural. Foi criada uma sessão para "Dúvidas Frequentes" na plataforma da Consulta Pública, para esclarecer as principais questões envolvendo esse projeto de revisão da Lei 9610.

As propostas devem ser publicadas na página www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral ou enviadas pelo e-mail direitoautoral@planalto.gov.br. Para quem não tem acesso à internet, é possível enviar as sugestões por escrito para o endereço da Casa Civil da Presidência da República, Palácio do Planalto, Brasília-DF, CEP 70.150-900, com a indicação “Sugestões ao projeto de lei que consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências”.
Confira o que muda para autores, cidadãos e investidores com o novo texto.



Livro que analisa mudanças com a comunicação em rede será lançado na Argentina

livro denis

A Editorial Paidós, da Argentina, irá publicar o livro do visível, da comunicação em massa à comunicação em rede. O conjunto é organizado pelo professor Dênis de Moraes da UFF, e foi publicado no Brasil pela Editora Pão e Rosas. O livro reúne artigos que analisam os efeitos da cultura digital e propõem avaliações críticas sobre as mutações comunicacionais e socioculturais que ocorrem por causa da acelerada expansão das tecnologias digitais. Dentre os autores estão Jesús Martín-Barbero, Lorenzo Vilches, Martín Becerra e Bernard Miège.

O lançamento de Mutaciones de lo visible: comunicación y procesos culturales en la era digital será no dia 2 de agosto, às 19h, no Centro Cultural de la Cooperación , em Buenos Aires. Na ocasião haverá uma palestra promovida por Dênis de Moraes, com as participações de Gustavo López, subsecretário-geral da Presidencia de la Nación e um dos idealizadores da Ley de Medios Audiovisuales; e Martín Becerra, diretor do Programa de Maestría en Industrias Culturales da Universidad Nacional de Quilmes.
Mais informações sobre o livro em nossa página.



Governo dá dicas de redação para a web
O Ministério do Planejamento lançou uma cartilha de redação para a web. O livro aborda várias questões de texto na internet, como uso de títulos, links, redes sociais, recursos multimídia, usabilidade, entre outros. O jornalista responsável pela pesquisa, Bruno Rodrigues, explica que a cartilha não é um padrão e nem determina regras, apenas faz sugestões para quem quer escrever para a web.
O material passou por uma consulta pública de 30 dias e recebeu sugestões da sociedade. A cartilha deve ser adotada pelas instituições públicas brasileiras. O material está disponível aos internautas e pode ser baixado gratuitamente: www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/padroes-brasil-e-gov-cartilha-de-redacao-web


Seminário Latinoamericano discute relação entre Rádio e Educação

Entre os dias 9 e 12 de agosto deste ano será realizado, em Fortaleza (CE), o Seminário Latinoamericano Rádio e Educação - Vozes em Sintonia. O encontro é promovido pela ONG Catavento Comunicação e Educação, e possui parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A ideia do seminário é promover um intercâmbio entre as várias experiências desenvolvidas com rádio educativo; divulgar algumas produções; e, ainda, desenvolver estudos e pesquisas sobre o tema. Outro objetivo é sensibilizar os gestores públicos para a importância de

políticas públicas que promovam a inserção da comunicação nos ambientes educativos.
Está confirmada a participação de palestrantes do Brasil e da América Latina. Dentre eles, Fernando López, da Associação Latinoamericana de Educação Radiofônica (Aler); Marubi Arcas, do Ministério do Poder Popular para a Educação da Venezuela; Ismar Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação (USP), e Cicília Peruzzo, da Universidade Metodista de São Paulo.
Para fazer a inscrição e saber sobre a programação, acesse www.catavento.org.br/seminario2010



Faculdade do Dieese é liberada pelo MEC

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) conseguiu a liberação do Ministério da Educação (MEC) para abrir uma escola de Ensino Superior. O Governo Federal assinou a concessão por 10 anos de um prédio pertencente à União, no centro de São Paulo, que funcionará como sede da Escola Dieese de Ciências do Trabalho. Segundo a entidade, a escola proverá cursos de graduação e pós-graduação, além de disciplinas de especialização para dirigentes sindicais.

De acordo com o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lucio, haverá um curso de graduação de três anos em ciência do trabalho. Além disso, ele fala em pós-graduação e também em um programa especial para dirigentes sindicais. "Queremos que jornalistas, economistas, advogados e juristas se especializem na questão do trabalho", diz Lucio. Para ele, é inacreditável que um estudante de ensino superior seja formado em economia e passe quatro anos na faculdade sem ter contato com questões do trabalho.

Há a intenção também de fazer com que as disciplinas oferecidas pela Escola do Dieese possam ser cursadas como optativas por estudantes de outras universidades. O Dieese já assinou convênio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), para intercâmbio de pesquisas e trabalhos.

                                                                                                                     Fonte: TIE-Brasil




Imagens da Vida


Exposição “Mulheres entre Luzes e Sombras”

Ripper

Foto de João Roberto Ripper  

Está em cartaz, no centro do Rio de Janeiro, a exposição “Mulheres entre Luzes e Sombras”.  A mostra contém cerca de 50 ampliações do fotógrafo João Roberto Ripper sobre os direitos das mulheres e as opressões de gênero. As fotos estão divididas em quatro blocos: Corpos explorados, que retrata a vida profissional e a busca da realização pessoal pelo trabalho; Corpos Violados, que mostra a violência e a omissão que afetam a integridade física, psicológica e sexual das mulheres; Corpos Ameaçados, sobre a luta de mulheres que defendem o direito de tomar decisões sobre suas próprias vidas; e Corpos Livres, com imagens de histórias de superação, determinação e força femininas.
A exposição foi exibida em março no Congresso Nacional, em homenagem ao mês da mulher. Ela fica em cartaz no Rio até 22 de julho no Espaço Cultural Heloneida Studart, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), que fica na Rua Camerino, 51, centro do Rio.




Dicas


Revista Caros Amigos de julho

Caros Amigos

A edição de julho da revista Caros Amigos estará nas bancas nos próximos dias. A publicação traz uma entrevista exclusiva com Frei Betto, que tem uma longa e rica trajetória de militância desde os anos 60 nas lutas contra a ditadura, no movimento sindical do ABC etc. Ele fala de sua vida, dos seus livros, porque deixou o governo, e analisa a atual conjuntura econômica e política do País. A revista traz ainda reportagens sobre o trabalho escravo, que mostram porque essa prática ainda sobrevive no Brasil, por exemplo, na fazenda dos usineiros da cana e no meio do operariado urbano. A publicação aborda também a filosofia e o funcionamento dos cursinhos populares pré-vestibular, geralmente constituídos por professores e movimentos sociais comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A mesma edição contém matérias sobre o teatro popular dos moradores da comunidade da favela da Maré, no Rio, que tem empolgado o público pela qualidade das apresentações; sobre a importância da mudança na lei dos direitos autorais; e ainda outros assuntos.



Vídeo conta a história da CPT

A Comissão Pastoral da Terra completou 35 anos de vida na luta pela Reforma Agrária e na defesa pelos direitos de camponeses e camponesas do Brasil. A entidade vem trabalhando com a denúncia das mazelas vividas pelos trabalhadores rurais, e a opressão empreendida por latifundiários e grupos que detêm a terra no Brasil. Para comemorar a data, foi produzido um vídeo sobre a história da CPT. Confira em http://cptnacional.org.br/index.php/noticias/16-cpt/299-cpt-completa-35-anos  



Blog de estudos de mídia
Está disponível na internet um blog com artigos, entrevistas e vídeos sobre comunicação, cultura e mídia. Os textos estão divididos em grupos com diversos temas, como: mídia e cultura de massas, sociologia e comunicação, teoria da comunicação, cinema, antropologia visual, novas tecnologias e outros. Conheça e participe: http://estudosdemidia.ning.com/

Livro aborda degradação do trabalho na era tecnológica

CangaceirosO livro Infoproletários, degradação real do trabalho virtual (Boitempo) trata da relação entre o uso de novas tecnologias e a imposição de condições de trabalho do século XIX no setor informacional. Na contramão do otimismo em relação a esse novo segmento, a obra mostra que os trabalhadores, ainda hoje, vivenciam uma tendência crescente de alienação do trabalho em escala global.
A obra mostra que a tecnologia não aliviou a precarização do trabalho, mas a transformou. A classe trabalhadora é retratada em duas representações: de um lado os operadores de telemarketing e, do outro, os programadores de software.

Segundo Michel Burawoy, o livro revela a experiência cotidiana vivida por essa nova classe trabalhadora globalizada. Para ele, “a obra aponta para a profunda transformação sofrida pela classe trabalhadora e o projeto de movimento internacional operário, ante os parâmetros verificados por Karl Marx em seu tempo. Apenas a articulação entre múltiplas identidades – de gênero, de nacionalidade, de raça, assim como de classe – lhes permitirá se rebelar contra o mercado e desafiar o capital global. Mas, mesmo assim, apenas em um grau limitado e de uma forma fragmentária”.

Os organizadores do conjunto de ensaios e artigos são os sociólogos Ricardo Antunes e Ruy Braga.



ADITAL inaugura nova página de serviço para os movimentos sociais

Nos próximos dias, a Agência de Informação para América Latina, ADITAL, disponibilizará na sua página da internet um novo serviço para todos os movimentos sociais, entidades e pastorais. É o portal ADITAL recomenda, que consistirá em um acervo de publicações impressas e audiovisuais produzidos por várias instituições. Esse novo serviço possibilitará a divulgação de uma enorme quantidade de materiais que já vem sendo produzidos no Brasil, como livros, cartilhas, documentários, estudos, jornais, revistas, CDs e DVDs... Todos esses materiais voltados para os setores populares são muitas vezes desconhecidos fora da localidade ou da região onde são produzidos.
Se sua entidade quer tornar mais conhecidos seus produtos, poderá fazê-lo em breve através do ADITAL recomenda. Basta cadastrar-se, e preencher a ficha sobre os materiais que deseja expor. Um comitê editorial examinará os produtos antes de incluí-los no acervo.

Saiba mais em http://www.adital.com.br




De Olho No Mundo


Cuba organiza Brigada de Luta contra o Terrorismo Midiático

O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) convoca a população, veículos de comunicação e demais entidades a participarem da primeira edição da Brigada Mundial de Luta contra o Terrorismo Midiático. O encontro será realizado entre os dias 15 e 28 de novembro nas cidades de Holguín e Havana, em Cuba. A inscrição deve ser feita até 10 de outubro.
O objetivo do evento é fortalecer a mídia do país e demais setores da sociedade cubana para que o mundo não tenha acesso apenas a notícias negativas referentes ao regime, como costuma ocorrer. O evento também pretende analisar o caso dos Cinco Heróis Cubanos, presos nos Estados Unidos há mais de dez anos, acusados de terrorismo.
A programação inclui visitas, intercâmbios e conferências relacionadas com o tema dos meios de comunicação em Cuba. Aproveitando a mobilização, será realizado o VI Colóquio pela Liberdade dos Cinco Heróis Cubanos presos nos Estados Unidos. Este programa prevê um workshop com os meios de comunicação participantes como uma das sessões de trabalho mais importantes.

Mais informações em: http://www.icap.cu/



Justiça confirma condenação de repressores no Uruguai

O Tribunal de Apelações do Uruguai confirmou a condenação de seis repressores tidos como responsáveis por 28 "homicídios especialmente qualificados" em 1976, durante a ditadura militar do país (1973-1985). Silveira, Ramas e Vázquez foram condenados a 25 anos de reclusão, enquanto Maurente, Medina e Sande a 20 anos. Os argumentos são similares aos utilizados em fevereiro passado ao confirmar a condenação de José Nino Gavazzo e Ricardo Arab. Em março de 2009, os dois foram condenados pelo juiz Luis Charles, em primeira instância, pelo sequestro na Argentina de 28 cidadãos uruguaios, assim como seu transporte clandestino ao Uruguai e posterior desaparecimento.  Foram condenados, pelo mesmo motivo, os ex-militares Jorge Silveira, Ernesto Avelino Ramas, Gilberto Vázquez e Luis Maurente, e os ex-chefes policiais Ricardo Medina e Jorge Sande Lima. Os episódios ocorreram dentro do âmbito do chamado Plano Condor, esquema de repressão coordenado pelas ditaduras do Cone Sul (Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil).
                                                                                                          [Fonte: Revista Fórum]




Pérolas


Por Eduardo Galeano

Quando ganhamos muito no começo do século [passado], não foi tão milagre assim. O Uruguai teve jornada de trabalho de oito horas antes dos EUA, voto feminino antes da França, divórcio 60 anos antes da Espanha. Minha avó era divorciada. Tínhamos educação gratuita concedida por um Estado laico.
Eduardo Galeano, escritor uruguaio, sobre as vitórias de seu país em copas mundiais – Zero Hora, 06/07/2010


cacadordeperolas.blogspot.com



Por Antonio Lassance

Quanto à internet, os resultados, da forma como estão apresentados, preferiram escolher o lado cheio do copo. Avalia-se que a internet no Brasil segue a tendência de crescimento mundial e já é utilizada por 46,1% da população brasileira. No entanto, é preciso uma avaliação sobre o lado vazio do copo, ou seja, a constatação de que os 53,9% de pessoas que não têm qualquer acesso à internet ainda revelam um quadro de exclusão digital que precisa ser superado.
Trecho de artigo publicado pela Agência Carta Maior.



Por Antônio Biá

Vocês acham que escrever essas estórias vai parar a represa? Não vai não. E sabe por que? Porque Javé é só um buraco perdido no oco do mundo. E daí? E daí que Javé nasceu de uma gente guerreira, dionisíaca... se hoje isso aqui é um lugar miserável, de rua de terra... de gente ignorante, apocada, como eu, como vocês tudinho. Tudo o que nós somos é um povinho ignorante, que quase não escreve o próprio nome, mas inventa estórias de grandeza, pra esquecer a vidinha rala, sem futuro nenhum. 

Personagem Antônio Biá do filme Os Narradores de Javé (Eliane Caffé, 2003).  




Memória


BoletimNPC homenageia professor Elmo Amador da UFRJ

Elmo

Faleceu na quarta-feira, 30 de junho, o geólogo Elmo da Silva Amador, ex-professor e ex-diretor do Instituto de Geociências (Igeo/UFRJ). Ele teve forte atuação social na defesa do meio-ambiente, principalmente em relação à revitalização da Baía de Guanabara. Seu livro Baía de Guanabara e ecossistemas periféricos: homem e natureza, de 1997, é uma referência obrigatória para quem estuda ou se preocupa com a Baía. Elmo defendia a interdisciplinaridade nos estudos de riscos naturais e poluição ambiental, e foi um dos idealizadores do Seminário Nacional Universidade e Meio Ambiente. Foi fundador da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (Apedema) e do movimento Baía Viva. Na década de 1970, teve atuação determinante na luta pela criação da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. Esteve também no movimento docente, e foi presidente da Adufrj (Seção Sindical dos Docentes da UFRJ).
Para o professor de geologia da UFMT, José Domingues Filho, essa foi uma perda irreparável, porque Amador, além de lutador social, foi importante por lutas pela aproximação dos movimentos sociais à universidade, num momento em que essa relação era ainda mais distante do que é hoje em dia. “Elmo defendia que a universidade brasileira deveria defender os interesses da população brasileira em geral, e não dos grandes empreendedores”, analisa Domingues. 



Praça Frei Tito de Alencar

Frei Tito

No principal campus da PUC de Campinas está uma praça com o nome “Emilio Garrastazu Médici”. Uma campanha virtual está defendendo a mudança desse nome, que homenageia um general dos anos de ditadura civil-militar no Brasil. Ele foi o responsável pelo endurecimento das perseguições políticas e pela efetiva implementação do Ato Institucional n°5 (AI 5), o que levou a mortes, desaparecimentos forçados e torturas de presos políticos. A sugestão é que o local passe a se chamar Praça Frei Tito de Alencar Lima (1945 – 1974), homenageando um histórico lutador e vítima do regime ditatorial, cujas torturas o levaram ao suicídio.

Essa campanha faz parte de uma série de ações que precisam ser feitas, no Brasil, para que se passe a limpo os vinte e um anos de repressão instaurados após o Golpe de 1964. São necessárias, por exemplo, medidas como a abertura dos arquivos públicos; a construção de monumentos e memoriais em homenagem às vítimas da ditadura; a punição dos culpados, sejam eles torturadores ou financiadores, como vem sendo feito em outros países da América Latina; e uma reparação das vítimas não apenas econômica, mas também moral e política.

O manifesto para que se altere o nome da praça da PUC-Campinas pode ser assinado em http://www.petition online.com/ medici1/petition .html.




Novas entrevistas em nossa página


Dominique Wolton: “O elo indispensável, o receptor, é também o mais frágil”

[Por FNDC] A coexistência de televisões públicas e privadas fortalece o processo democrático – a decisão é política e custa menos do que investir em armas. O pensamento é do sociólogo francês Dominique Wolton, um dos maiores expoentes, na atualidade, das reflexões sobre a comunicação. “Le plus compliqué n’est ni le message, ni la technique, mais le récepteur” (o mais complicado não é nem a mensagem, nem a tecnologia, mas o receptor), garante o pensador, autor de 16 publicações sobre o tema. Leia a entrevista completa.



Ex-senador Geraldo da Silva fala sobre sua vida e a história dos movimentos sociais do país

[Por Gizele Martins-NPC] “Eu sou um soldado a serviço dos movimentos sociais”. Foi assim que o militante e ex-Senador da República Geraldo Candido da Silva, de 69 anos, terminou esta entrevista. Morador de Piedade, Zona Norte do Rio, pai de três filhos, o Senhor Geraldo, nascido no interior do Rio Grande do Norte, município de Pedro Velho, resolveu pegar a estrada ainda cedo para procurar emprego como muitos moradores do norte e nordeste do Brasil. Chegou ao Rio de Janeiro com os seus dezoito anos, e logo descobriu que os problemas da “Cidade Maravilhosa” eram os mesmos que os da sua. Ele logo se envolveu na luta dos trabalhadores. Confira a entrevista.



Latuff e a causa Palestina

[Por Cristiano Navarro/ Brasil de Fato] O carioca Carlos Latuff, conhecido por movimentos de luta em diferentes partes do mundo, pode ser considerado um dos principais traços a registrar a resistência do povo Palestino. Desde o “outro olho do furacão”, Atenas, Grécia, o ilustrador respondeu em pingue-pongue sobre seu engajamento com a causa Palestina. Neste caso, mais do que as palavras, as imagens falam. Leia a entrevista completa.




Novos artigos em nossa página


Disputa entre radiodifusores emperra mudanças em lei de rádios comunitárias
[Lara Haje/ Agência Câmara] Estimativas apontam que há mais de 10 mil rádios operando no País sem autorização. Rádios comunitárias reclamam da demora na tramitação dos processos de outorga e criticam o uso político dessas rádios. Confira o artigo completo.

A velha mídia está derretendo
[Por Antonio Lassance] Pesquisa aponta que quase 60% das pessoas acham que as notícias veiculadas pela imprensa brasileira são tendenciosas. Oito em cada dez brasileiros acreditam muito pouco ou não acreditam no que a imprensa veicula. Quanto maior o nível de renda e de escolaridade do brasileiro, maior o senso crítico em relação ao que a mídia veicula. Leia o texto completo.

Copa do mundo, esquerda dividida e direita sedenta
[Editoral 384/ Brasil de Fato] Ano de Copa do Mundo é também ano de eleições em nosso país. São disputas que mobilizam o povo, carregam expectativas e sonhos, porque tocam a vida dos milhões de brasileiros. No campeonato de seleções de futebol, os brasileiros fazem verdadeiro mutirão passivo para torcer pelo Brasil. Já as eleições, normalmente ensejam engajamento, mobilização e uma tomada de posição ativa. Enquanto o resultado da primeira pode nos alegrar ou entristecer, as eleições podem mudar a vida da população para melhor ou para pior. Além disso, desde a redemocratização, é a primeira vez que Lula não será candidato. A partir de 1989, a eleição de Lula foi fator de unidade da esquerda, sobretudo antes de 2002. Leia o artigo completo.

Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-56-18 / 9923-1093
www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br

Coordenador: Vito Giannotti

Edição: Claudia Santiago (MTB.14915)

Redação: Claudia Santiago e Sheila Jacob

Web: Luisa Santiago

 

Colaboraram nesta edição: Gizele Martins (RJ) e Tatiana Lima (RJ),



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
Agenda do NPC 2011
Visite o blog do Curso de Comunicação Popular
Lançado Informativo Santa Marta
Teste da rádio Santa Marta foi sucesso
NPC no Orkut, twitter e facebook

Radiografia da Comunicação Sindical
Jornalista do SINDIPOLO fala sobre a comunicação da entidade
Sindicatos se unem para lançar filme sobre vida de professoras
CONTEE lança programa de TV na Internet

A Comunicação que queremos
Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária é lançada no Rio

Proposta de Pauta
Índices de violência contra os povos indígenas continuam alarmantes
Sadia ameaça empregados e é punida por prática anti-sindical

De Olho Na Mídia
SporTV exibe matéria preconceituosa referente ao Paraguai
Jornalistas da TV Cultura são demitidos após questionarem os pedágios de São Paulo

Democratização da Comunicação
ABRAÇO identifica o fechamento de 125 rádios pela Polícia Civil

NPC Informa
Aberta consulta para revisão da Lei de Direitos Autorais
Livro que analisa mudanças com a comunicação em rede será lançado na Argentina
Governo dá dicas de redação para a web
Seminário Latinoamericano discute relação entre Rádio e Educação
Faculdade do Dieese é liberada pelo MEC

Imagens da Vida
Exposição “Mulheres entre Luzes e Sombras”

Dicas
Revista Caros Amigos de julho
Vídeo conta a história da CPT
Blog de estudos de mídia
Livro aborda degradação do trabalho na era tecnológica
ADITAL inaugura nova página de serviço para os movimentos sociais

De Olho No Mundo
Cuba organiza Brigada de Luta contra o Terrorismo Midiático
Justiça confirma condenação de repressores no Uruguai

Pérolas
Por Eduardo Galeano
Por Antonio Lassance
Por Antônio Biá

Memória
BoletimNPC homenageia professor Elmo Amador da UFRJ
Praça Frei Tito de Alencar

Novas entrevistas em nossa página
Dominique Wolton: “O elo indispensável, o receptor, é também o mais frágil”
Ex-senador Geraldo da Silva fala sobre sua vida e a história dos movimentos sociais do país
Latuff e a causa Palestina

Novos artigos em nossa página
Disputa entre radiodifusores emperra mudanças em lei de rádios comunitárias
A velha mídia está derretendo
Copa do mundo, esquerda dividida e direita sedenta

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge