http://www.piratininga.org.br
Boletim do
NPC —
Nº 151
— De 1 a 15/8/2009
Para
jornalistas, dirigentes, militantes
e
assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Notícias do NPC
Curso Anual do NPC: a comunicação que a gente faz e a comunicação que a gente quer
O 15º Curso Anual do NPC será realizado de 11 a 15 de novembro, no auditório da Funarte, no Rio de Janeiro. A abertura será feita pelo jornalista Pascual Serrano, do site espanhol Rebelión. É possível, mas ainda não está confirmado, o retorno de Ignácio Ramonet ao curso do Núcleo. Na pauta do evento, a atuação da mídia como partido político, a comunicação alternativa e pública na América Latina hoje, a comunicação como fator determinante na cultura, e estratégias populares de comunicação. O encerramento do evento contará com a presença de João Pedro Stédile, do cineasta Walter Moreira Salles e do MC Leonardo. Uma das atividades do curso será a festa cultural brasileira em comemoração aos 15 anos do Núcleo Piratininga de Comunicação, na qual serão homenageados jornalistas, sindicalistas e ativistas sociais de vários estados do Brasil que fazem parte desta trajetória. O curso anual do NPC é um momento de reflexão sobre a comunicação que a gente faz e a comunicação que a gente quer.
Alunos de Arraial apresentam jornal no Fórum de Educação Ambiental
Os alunos Wellyson Cortes e Tayron Carlos, ambos do Curso de Comunicação Comunitária do NPC – Coppe/UFRJ, em Arraial do Cabo, vieram ao Rio no dia 23 de julho para o Fórum de Educação Ambiental, realizado na UFRJ. O Cabistão e sua editora Claudia Santiago receberam um convite para participar da Jornada de Educom (Comunicação para Educação Ambiental), um espaço pensado para compartilhar ideias e experiências em comunicação. Wellyson e Tayron apresentaram o jornal produzido pelos jovens de Arraial a partir do curso. Dentre as outras iniciativas, foram divulgados o blog coeducanasemeia.blogspot.com, feito por alunos da Escola Estadual Telêmaco, de Campinas; os programas de rádio “Fala Cerrado”, sobre o Parque Nacional das Emas (GO); e vídeos de denúncia da degradação ambiental em Caravelas (BA), produzidos pelo Cineclube Caravelas.
Vito Giannotti participa de debate Pró ConfeCom, em Vitória (ES)
No dia 29 de julho, Vito Giannotti, coordenador do NPC, participou de um debate organizado pela Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação do Espírito Santo. O tema foi Democracia e comunicação popular: a arte de falar para milhões e o evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro de Vitória.
NPC no Orkut e twitter
As atividades e notícias atualizadas do NPC podem ser acompanhadas pelo nosso twitter: http://twitter.com/NPC_ (underline depois de NPC). Confira também nosso perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=4978015543164713213
‘A Batalha da Mídia’ e ‘A Ditadura da Mídia’ à venda no NPC
Para comprar os livros A Batalha da Mídia, de Denis de Moraes, e A Ditadura da Mídia, de Altamiro Borges, basta entrar em contato com o NPC. Ambos já foram divulgados no nosso Boletim. Mande um e-mail para npiratininga@uol.com.br e boletimnpc@uol.com.br. Ou ligue para (21)2220-4895 e 2220-5618. Os dois autores estarão autografando os livros no 15º Curso do NPC, que acontecerá de 11 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro. Aguarde a programação completa.
A Comunicação que queremos
Ceará: curso inédito de jornalismo do MST formará 60 alunos ao ano na UFC
[Agência DIAP – 04.08.2009] A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai oferecer, a partir de janeiro, o primeiro curso de jornalismo no Brasil voltado para militantes e assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ideia é fortalecer o mundo rural como território de vida em todas as suas dimensões - econômicas, sociais, ambientais, políticas, culturais e éticas. Segundo a coordenadora de pós-graduação do curso de comunicação social da UFC, Márcia Vidal Nunes, o curso de jornalismo para o MST já foi aprovado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O curso de jornalismo do MST terá duração de quatro anos, e o acesso será feito por meio de vestibular. As aulas serão ministradas pelos professores do curso de comunicação social da UFC. Além das disciplinas comuns ao curso de jornalismo, haverá matérias específicas direcionadas à questão agrária. Parte das aulas será na universidade e outra parte nas comunidades de assentados do MST. (Fontes: Vermelho e Jornal do Commercio)
Proposta de Pauta
Quadro da situação da mídia em São Paulo prova que sua democratização está longe
“O Estado de São Paulo constitui exemplo de como não há democracia nos meios de comunicação no Brasil. Considerando-se apenas o cenário do rádio na maior cidade do país, mais de 97% dos canais são destinados à mídia comercial. Dos 40 canais disponíveis, apenas um é reservado às mídias comunitárias. Apesar das ações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) centrarem-se no fechamento destas últimas, as irregularidades nas rádios comerciais são nítidas: dentre os 40 canais comerciais, 36 estão com outorgas vencidas, sendo que há algumas nessa situação há 15, 17 anos”. Fonte: Comissão Pró-Conferência de Comunicação (SP)
De Olho Na Mídia
A gripe suína para quem ganha de um salário mínimo pra baixo é refresco
[Por Vito Giannotti] Carta Capital, a revista semanal mais útil do Brasil não está em campanha para aumentar a cortina de fumaça dos que se informam pela Veja e pelo JN. Na edição da primeira semana de agosto, colocou, perdida numa página qualquer, uma simples chamadinha de 26 palavras, dentro de uma bola vermelha: “63, é o total de mortes estimadas em decorrência da gripe A no Brasil. O estudo oficial do Ministério da Saúde sairá em 31 de julho”. Acabou. Não há mais uma palavra sobre a famosíssima gripe que faz a alegria de locutores, apresentadores, comentaristas e expert da Rede Globo e suas irmãs e de todos os jornais e revistas da mídia empresarial/patronal/do sistema. A pergunta a fazer é simples: quantas pessoas morrem por dia no país devido a 50 outros tipos de causas? Quantas morrem por falta de atendimento nos hospitais públicos, SUS, Santas Casas ou qualquer tipo de inferninho onde quem ganha menos de um salário tenta se tratar? Quantas grávidas morrem ou perdem seus filhos enquanto um punhado de madames da Daslu vão fazer lipoaspiração segura nos EUA? Quantas mães só conseguem marcar uma consulta para si ou para seus filhos para dali a três meses? Quer mais um dado? Na pujante capital do Espírito Santo, Vitória, enquanto grandes empreiteiras faturam os tubos, de janeiro a julho deste ano, já morreram de acidente de trabalho 18 operários da construção civil. Na mesma época, em São Paulo, foram 12 vítimas fatais. É por isso que para estes 18 capixabas mais os 18 que morrerão até o fim do ano, a gripe suína seria um refresco. Mas, eles não puderam tomar este refresco. Morreram antes. E o JN não noticiou suas mortes trágicas. Nem a Veja. Por isso que Carta Capital só deu 26 palavras para a gripe A.
Veja aproveita notícia sobre a UNE para atacar Petrobrás
A revista Veja publicou um artigo sobre o congresso da UNE na sua edição de 29 de julho de 2009. Na matéria, foi utilizada uma foto de apoiadores da tese UNE É PRA LUTAR, em que se reivindica uma “Petrobras 100% estatal”, afirma que “O pré-sal é nosso” e exige a “Anulação dos leilões de privatização das áreas de petróleo”. A matéria acusa os estudantes presentes no congresso de serem iguais as juventudes fascistas, a serviço do governo. A Veja acusou, por exemplo, que os estudantes tem traços em comum com “a Juventude Hitlerista e os squadristi fascistas”. Toda essa acusação foi feita aos estudantes que se posicionam em defesa da Petrobras, contra a política de privatização das áreas de exploração de petróleo e pelo restabelecimento do monopólio da empresa. Leia o artigo de Veja. [Com informações de Luã Cupollilo, diretor da UNE]
O Globo é sempre O Globo em sua campanha obsessiva contra Chávez
[Vito Giannotti] Vale a pena um estudo para ver quantas vezes, desde janeiro, o jornal da direita carioca ataca o governo venezuelano na figura do seu líder. No dia 3 de agosto o ataque é duplo: uma enorme chamada de página inteira com um título de novela: “Ligações perigosas” e outra longa matéria sobre rádios fechadas por Chavez. A primeira tem o subtítulo: “Computadores apreendidos das Farc mostram envolvimento recente com Chavez”. É óbvio que o jornal está em campanha para defender a política dos EUA com relação à presença norte–americana na Colômbia, com suas bases militares e tudo o que sabemos. É uma escolha de o O Globo apoiar o governo Uribe como, em 1964, aqui no nosso país, escolheu apoiou o golpe militar. Mas, seria um direto dos seus leitores saber que estes computadores ficaram nas mãos do Exército da Colômbia e de seus assessores especializadíssimos em fazer um computador dizer o que eles querem, durante vários dias até dar a revelação bombástica das ligações das Farc com o alvo principal de O Globo, na Venezuela. Mas nada disso é dito para seus queridos leitores. A campanha vai bem, obrigado. E outra campanha do jornal carioca é contra a democratização das comunicações naquele país. O governo Chavez deu muitos passos para avançar no sentido de combater o poderio dos monopólios da mídia que escraviza o telespectador e ouvinte venezuelano. Cancelou até a concessão da RCTV, a Globo de lá (a da Venezuela, claro!). Já imaginou se a moda pega? Por isso a campanha para ligar Chavez às Farc e a segunda para dizer que na Venezuela a mídia é perseguida.
Programa Superpop é condenado por ofensas e danos morais a lésbicas
A Rede TV e o advogado Celso Vendramini foram condenados pelo juiz Mario Sergio Leite, da 2ª Vara Cível de Barueri – SP, a pagar uma indenização por danos morais à psicóloga Valéria Busin e à servidora Renata de Almeida. Ambas no valor de 80 salários mínimos. Em março de 2002, Valéria e Renata compareceram ao Programa Superpop da Rede TV, apresentado por Luciana Gimenez, para participar de uma entrevista ao vivo sobre união estável entre pessoas do mesmo sexo. Elas aceitaram o convite com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra homossexuais. Ao contrário do alegado no convite, entretanto, ambas foram surpreendidas com a realização de um "barraco", em que foram ofendidas verbalmente em razão de sua orientação sexual. [Fonte: Brasil de Fato]
Democratização da Comunicação
Conferência Estadual de Comunicação do Pará
Já está em vigor o decreto que convoca a Conferência Estadual de Comunicação (Conescom) do Pará. Será realizada em Belém, de 29 a 31 de outubro, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Comunicação. O tema escolhido é “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. O secretário de comunicação do Estado presidirá a Conferência, que contará com a participação de representantes da sociedade civil, eleitos em conferências regionais, e de delegados representantes do Poder Público.
Paulistas debatem democratização da comunicação
O seminário Pré-conferência de Comunicação em São Paulo reuniu no dia 1º de agosto 277 ativistas ligados a movimentos sociais, entidades de defesa da democratização da comunicação, jornalistas e radialistas. Foram debatidos temas como a revisão dos critérios para as concessões de rádio e TV, a defesa de um controle social sobre a mídia e propagandas e a luta contra a oligopólio midiático. A manutenção da data para a realização da Conferência, agendada para ocorrer entre os dias 01 e 03 de dezembro, em Brasília, foi defendida, assim como a recomposição da verba contingenciada pelo Executivo. A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), titular na vaga da Câmara dos Deputados na comissão organizadora da Conferência, também participou do encontro. Ela criticou duramente os empresários do setor de comunicação por estarem inviabilizando a aprovação do regimento interno. Em entrevista exclusiva a Caros Amigos, a deputada revela: “Desde o início das discussões na comissão organizadora que os empresários vêm tentando inviabilizar o processo. Eles avaliam que estão em desvantagem em relação à sociedade civil e, por isso, querem se retirar da Conferência”.
Comunicação em debate
A TV Cidade Livre de Brasília está transmitindo o programa "Comunicação em Debate", especialmente criado para acompanhar, aprofundar e expandir o debate de temas relativos à Conferência Nacional de Comunicação. O programa, dirigido pelo jornalista Gabriel Fialho, pode ser assistido pela internet pelo site www.cidadelivredf.com.br.
NPC Informa
Movimentos escolhem dia 14 de agosto como Dia Nacional de Luta
Trabalhadores e militantes dos movimentos sociais realizarão uma grande mobilização por diversas capitais brasileiras no dia 14 de agosto. Essa data foi definida por centrais e entidades populares como Dia Nacional de Luta. As manifestações serão em defesa do emprego, contra as demissões em massa, pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos. Também haverá protestos por redução dos juros, reforma agrária e urbana, e em defesa da Petrobras e das riquezas do pré-sal. Os manifestantes também exigirão mais investimentos em saúde, educação e moradia, a valorização do salário mínimo, contra o golpe de estado em Honduras e pela solidariedade internacional aos povos.
Abertas inscrições para Prêmio de Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social
Já estão abertas inscrições para o Prêmio de Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social 2009. Serão premiados trabalhos de comunicação – reportagem escrita, radiofônica e vídeos – e experiências profissionais de assistentes sociais ou Equipes de Serviço Social. O Prêmio é promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região/RJ (CRESS/RJ). Entre os objetivos centrais está o de contribuir para qualificar a cobertura e a visibilidade sobre políticas sociais e promover uma compreensão mais adequada da sociedade e dos profissionais de comunicação sobre as diferenças existentes entre assistência social, políticas sociais, Serviço Social e assistencialismo. Os interessados podem enviar os seus trabalhos até o dia 15 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente na secretaria do CRESS/RJ ou por correspondência. (Rua México, nº 41, sala 1203). Confira o regulamento completo em http://www.cressrj.org.br/2noticias_res.php?recordID=743
27 de outubro – Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
Organizações negras elegeram o dia 27 de outubro para marcar o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Nesta data, serão realizadas uma série de atividades por todo o país. Esse é um compromisso firmado por ativistas, pesquisadores, lideranças do movimento negro, gestores e profissionais de saúde comprometidas com a causa. No primeiro semestre de 2009, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi publicada no Diário Oficial. Mas a luta para garantir o direito humano à saúde para todos tem que continuar. Comece a pensar em uma atividade na sua cidade, bairro, terreiro, igreja, organização, comunidade ou rádio comunitária. Convide profissionais da saúde, gestores e conselheiros de promoção da igualdade racial para conversar sobre o tema. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail semireligafro2007@yahoo.com.br.
MAC recebe mostra “Terra em Transe”
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe a partir de 12 de setembro a 1 de novembro de 2009 a mostra “Terra em Transe”, do fotógrafo espanhol Manuel Vilariño. A exposição reúne 21 obras em grandes proporções produzidas entre 1997 e 2007, quando seu trabalho ganhou maior expressão e lhe rendeu, em 2007, o Prêmio Nacional de Fotografia da Espanha e a representação do país na Bienal de Veneza. Mestre na captação de imagens de natureza morta, Vilariño também é poeta e produz suas fotografias relacionando as duas artes. Suas obras revelam um mundo de solidão, reflexão e silêncio expressos em metáforas visuais e beleza estética - características que o diferenciaram na fotografia contemporânea. Manuel Vilariño compõe o acervo de instituições como o Museu de Arte Contemporânea de La Coruña, sua terra natal, o Reina Sofia, em Madri e o Belas Artes, de Houston, nos Estados Unidos.
Imagens da Vida
Mulher faz tapioca no mercado municipal de Aracaju
Foto: Claudia Santiago
De Olho Na Vida
Adiado julgamento dos policiais acusados de matar cinco jovens em Niterói
Foi adiado para o dia 24 de setembro o julgamento dos quatro policiais acusados pelo assassinato de cinco jovens em 2005, no caso que ficou conhecido como a Chacina do Morro do Estado. As vítimas são os seguintes jovens: Wellington Santiago de Oliveira (11), Luciano Rocha Tavares (12), Edimilson dos Santos Conceição (15), José Maicom dos Santos Fragoso (16) e Wedsom da Conceição (24). O caso: Policiais do 12° batalhão, sob o comando do Coronel Marcus Jardim, subiram o morro na noite do dia três. Eles são acusados de executarem os jovens e tentarem alterar a cena do crime. Os réus alegam ter tentado prestar socorro às vítimas. São quatro os acusados: Antonio Carlos Miranda, Wanderson Soares Nunes, José Francisco de Araújo Júnior e José Roberto Primo Domingos. A perícia no local constatou que não houve troca de tiros. Além disso, algumas das lesões nos corpos das vítimas foram consideradas “lesões de defesa”. “Vocês que estão sentados aí nessas cadeiras, que tem o grau para estarem aí, que estudaram para isso, por favor, façam valer o trabalho de vocês”, cobrou a mãe de um dos jovens, Fernanda de Oliveira, se dirigindo ao Fórum de Niterói.
Dicas
Vídeo O vídeo É Tudo Mentira, produzido pelo Cineclube Caravelas, fala sobre os danos ambientais e sociais provocados na região de Caravelas, da Bahia. Confira em nossa página: www.piratininga.org.br/novapagina/videosnarede.asp
E mais televisão
Dica de uma programação bem interessante da TV Brasil em parceria com a TAL - Televisão América Latina: http://tal.tv/TCS-site.asp
Reino do Outro Mundo – Orixás: última chance
Se você mora no Rio de Janeiro, não perca a oportunidade de conferir na Casa Alto Lapa Santa, em Santa Tereza, o espetáculo O Reino do Outro Mundo – Orixás, em cartaz até o dia 9 de agosto. Eleito pelo Jornal do Brasil como um dos melhores espetáculos de dança de 2008, a peça é uma montagem da Rubens Bartot Teatro de Dança, primeira companhia dedicada exclusivamente ao trabalho afro-contemporâneo. A apresentação está marcada para às 20h e o ingresso custa R$ 20,00.
De Olho No Mundo
Parlamento sul-coreano aprova lei polêmica de comunicação
Depois de uma pancadaria generalizada entre deputados, o Parlamento da Coreia do Sul aprovou no dia 22 de julho uma polêmica lei que permite às empresas que atuam na imprensa escrita serem donas também de redes de televisão. Diversos sindicatos de profissionais de comunicação do país iniciaram uma greve de 100 horas contra a reforma, à qual se uniu o sindicato da rede de televisão pública "KBS".
Várias pesquisas publicadas nos últimos meses demonstraram que a maioria dos cidadãos sul-coreanos se opõe a essa lei. O receio é de que os principais diários conservadores e conglomerados do país possam controlar a opinião pública por meio da imprensa. Alguns analistas criticaram o Governo conservador por pretender usar esta lei para controlar a opinião pública a fim de garantir o poder nas próximas eleições.
México assume que criminaliza rádios comunitárias Secretário de governo do México, Fernando Gómez Mont, admitiu que seu governo fecha rádios comunitárias e move processos penais contra seus responsáveis para dar “um castigo exemplar”.
A declaração, que vai totalmente contra os princípios de direito humano à liberdade de expressão, foi feita enquanto o país debate um novo regime para os meios comunitários. Havia um pedido de trégua na política de repressão mexicana contra os meios comunitários enquanto o Congresso discute a nova lei. Mas Gomez Mont recusou-se a aceitar a trégua, deixando todo o setor passível de condenação judicial ao sabor das vontades discricionárias do governo nacional. [Fonte: Pulsar / radiobemba]
O controle da internet está na pauta do Parlamento francês
Decreto presidencial publicado na última sexta-feira convoca o Parlamento francês para sessão extraordinária a partir de 14 de setembro. Na pauta, duas leis orgânicas decorrentes da reforma constitucional de 2008 e a lei de Criação e Internet que foi aprovada pelo Parlamento, mas teve artigos vetados pelo Conselho Constitucional por atentarem contra a liberdade de comunicação. Conhecida como Lei Hadopi, penaliza os usuários que baixarem conteúdo protegido por direito autoral.
Operários ocupam fábrica e enfrentam 3.000 policiais na Coréia do Sul Há vários dias mais de 1.000 operários ocupam uma fábrica na Coréia do Sul e enfrentam as forças de repressão. Os operários lutam contra a política de demissões da empresa. Diante da truculência da polícia, os operários responderam com pedras, bombas de fabricação caseira, atiraram produtos inflamáveis contra as forças de repressão e utilizaram empilhadeiras e máquinas da fábrica contra a tropa de choque. Na semana passada, os trabalhadores já haviam derrotado um efetivo de 1.000 policiais que tentaram desocupar a fábrica. Há dois dias um efetivo de 3.000 policiais foi lançado contra os operários, que mantiveram a ocupação. [Rede Contra a Violência]
Memória
Memórias do mês de agosto
05.08.1963: A Câmara rejeita o Estatuto da Terra, que daria direitos trabalhistas aos assalariados rurais. Estes só serão reconhecidos com a Constituição de 1988. 06.08.1995: Edição especial do boletim Primeira Mão, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), sobre a greve nacional de 32 dias, um marco no confronto com o projeto neoliberal. 07.08.1981: Acaba, após 15 meses, a intervenção no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. 08.08.1990: Forte confronto entre mais de 500 sem terra e a Brigada Militar, na Praça da Matriz de Porto Alegre. Dezenas de manifestantes foram feridos à bala e um policial foi morto. 09.08.1984: Sete mil grevistas ocupam a Embraer, em São José dos Campos/SP. 09.08.1995: Massacre de centenas de famílias, com 12 mortos e 125 feridos, em Corumbiara/RO na ocupação da Fazenda Santa Eliana. A TVT produzirá o vídeo O Massacre de Corumbiara. Outro documentário sobre o tema foi: Corumbiara nunca mais. 10.08.1995: Morre Florestan Fernandes, o mais importante sociólogo brasileiro, deputado federal da ala esquerda do PT. Deixa inúmeros escritos para a orientação de gerações de revolucionários marxistas. 10.8.1996: Morre dom Adriano Hipólito, bispo de Nova Iguaçu (RJ), ativo opositor durante a ditadura e grande incentivador das Comunidades Eclesiais de Base.
Pérolas da edição
Che, Margarida Alves e Marcio Pochmann
"Qual a principal característica de um revolucionário" pergunta uma jornalista ao CHE. "O amor. O amor à humanidade, à justiça e à verdade", responde o Che. [Do filme Che - O Argentino, de Steven Soderbergh] “É melhor morrer na luta do que morrer de fome!” Margarida Maria Alves Márcio Pochmann, economista, na capa da Caros Amigos de agosto
“O capitalismo não quer mais só o nosso coração, quer o nosso cérebro”
Novas entrevistas em nossa página
Dulci: Conferência de Comunicação acontece mesmo sem setor empresarial
O ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, afirmou em entrevista à revista Caros Amigos, que a 1ª Conferência Nacional de Comunicação será realizada na data prevista, de 01 a 03 de dezembro, mesmo que o setor empresarial se retire das discussões. Para ele, a Conferência não perde legitimidade por não ter em seu fórum os empresários. Apenas a abrangência será mais restrita.
O ministro conversou com a reportagem de Caros Amigos durante o seminário internacional que discutiu a crise e as estratégias sindicais, promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), em que participou na qualidade de conferencista.
Leia entrevista produzida por Lúcia Rodrigues, da revista Caros Amigos
Em entrevista para o Boletim NPC, Joel Zito fala sobre a importância do cinema de reflexão [Por Katarine Flor] Joel Zito acredita que os filmes trazem a possibilidade de conformar ou transformar os imaginários das pessoas. Para ele, “o cinema padrão de Hollywood foi um cinema de conformação do imaginário, um cinema de criação de atos, de vida, perspectiva, de valores. A novela brasileira é uma novela de conformação de imaginário.” Clique aqui para ler a entrevista completa em nossa página
Novos artigos em nossa página
Exemplos latino-americanos
[Por Laurindo Leal Filho] O golpe em Honduras deve servir como alerta. E as iniciativas de Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador como exemplo. São modelos a serem levados em conta imediatamente nos debates preparatórios que já estão sendo realizados para a Conferência Nacional de Comunicação, marcada para o início de dezembro. Leia o texto completo.
O batidão de volta a Santa Marta
[Por Marcelo Salles] Foi uma festa bonita. Nada menos que 500 pessoas, muitas crianças, curtiram em paz a Roda de Funk no Santa Marta, favela da zona sul carioca, no domingo, 26 de julho. E foi também uma festa importante pelo simbolismo, já que a polícia militar havia proibido, arbitrariamente, qualquer manifestação político cultural desde que ocupou o morro, em fins do ano passado. A corporação recuou após a mudança no comando do 2º Batalhão de Polícia, responsável pela região, e também pela persistência dos funkeiros. Na mídia, a roda não existiu. Leia o artigo completo.
A crise da mídia e a democracia
[Por Emir Sader – Carta Maior] A inquestionável crise da mídia brasileira se choca com um processo de maior democratização da sociedade brasileira o que, por si só, deveria levar a pensar o caráter tanto da imprensa no Brasil, quanto da própria democracia entre nós. O que está em crise é a forma de produzir notícias, a forma de construção da opinião pública. Seria grave se a dimensão da crise que afeta a mídia refletisse, nas mesmas dimensões, a democracia no Brasil. Ao ler alguns órgãos da imprensa, pode-se ter a impressão que a democracia retrocede e não avança entre nós, que estamos à beira de uma ditadura, ao invés de um processo – lento, mas claro – de democratização da sociedade brasileira. Leia o texto completo.
Novos desafios para a TV Brasil
[Beto Almeida - Pátria Latina] Não surpreende o editorial do jornal Folha de São Paulo pedindo o fechamento da TV Brasil a pretexto desta ser irrelevante e gastar muito. A Folha também vê com desprezo e como gastança descabida o Bolsa-Família que está reduzindo a desnutrição crônica de crianças no limite entre a vida e a morte, portanto..... Não será a primeira vez que a Folha incorre em posições antagônicas ao previsto na Constituição. Antes, a Folha participou do esquema de repressão a cidadãos brasileiros montados pela ditadura e esta é uma página inapagável na história deste jornal que não tem como reivindicar, sem causar risos, liberdade de expressão e direitos humanos. Leia o texto completo.
Qual a relevância dos jornalões?
[Venicio A. de Lima – Portal Vermelho] A atual conjuntura política, marcada pela crise no Senado Federal e pelas suspeitas em relação à administração da Petrobras, recoloca em pauta uma velha questão sobre o alcance e a influência dos jornalões da grande mídia: a Folha de S.Paulo, o Estado de S.Paulo e O Globo: merecem eles a importância que a elite política e os intelectuais lhes atribui na formação da opinião pública brasileira, vis à vis, por exemplo, a televisão e/ou a internet? Leia o texto completo.
Propaganda e projeto político no Estado Novo - O Departamento de Imprensa e Propaganda-DIP [Por Virgínia Fontes] A transformação da publicidade em propaganda, isto é, a mercantilização da difusão e da informação faz parte da expansão contemporânea do capitalismo. O fato das palavras propaganda e publicidade designarem hoje uma atuação de cunho mercantil – louvar produtos para vendê-los, de forma até mesmo cínica e amplamente descomprometida com o conjunto da vida social – nos exige esmiuçar um pouco mais os pontos que estão mais ou menos ocultos sob essa primeira significação.
Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130 Tel. (21) 2220-56-18 / 9923-1093 www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br Coordenador: Vito Giannotti Edição: Claudia Santiago (MTB.14.915)
Redação: Claudia Santiago, Jéssica Santos (estudante de jornalismo), Katarine Flor e Sheila Jacob Web: Luisa Santiago Colaboraram nesta edição: Arthur William (RJ), Beto Almeida (DF), Marcelo Salles (RJ), Guilherme Marques Soninho (RJ), Rogério Almeida (PA) e Raquel Junia (RJ).
Se você não quiser receber o Boletim
do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.
|
|
|
|