Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 130De 15 a 31/8/2008
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


Ignácio Ramonet abrirá o Curso anual do NPC

O 14º Curso Anual de Comunicação do NPC será realizado de 20 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro. Já está confirmada a presença do jornalista espanhol Ignácio Ramonet na abertura do curso. No dia 19, serão oferecidas oficinas optativas de rádio, Internet, infográficos e linguagem, entre outras. 

Alguns temas que serão debatidos: 

- Os mitos fundadores do Brasil

- As políticas de comunicação nos Estados Unidos, na Europa, na América Latina e no Brasil.

- A criminalização dos Movimentos Sociais.

- A negação do negro na novela brasileira.

- TV Pública, TV Comunitária, TV Brasil e TV Educativa.

- Os intelectuais orgânicos da direita.

- Experiências de Comunicação em jornais e revistas alternativos e sindicais.

- Rádios alternativas.

- Cultura popular.  

Algumas presenças já confirmadas: 

João Pedro Stédile (SP), Denis de Moraes (RJ), Luís Fernando Almeida (SE), Venício Lima (DF), Gustavo Gindre (RJ), Beto Almeida (DF), Adriana Facina (RJ), Nato Kandal (RJ), Latuff (RJ), Reginaldo Moraes (São Paulo), Virgínia Fontes (RJ), Mario Maestri (Rio Grande do Sul), Zezé Preto (BA), Élson Faxina (PR), José Arbex Jr. (SP), Hamilton de Souza (SP), Bernardo Joffily (SP), Rozinaldo Miani (PR) e Najla Passos (DF). 

Em breve divulgaremos a ficha de inscrição.



Alunos do Curso de Comunicação Comunitária fazem sua primeira oficina de rádio

Faltam apenas 4 aulas para o fim do Curso de Comunicação Comunitária, no Rio de Janeiro. No sábado, dia 30, no Sindipetro-RJ, os alunos tiveram aulas de rádio com os monitores Mario Dimas e Arthur Willian, na parte da manhã. Na parte da tarde, o debate ficou por conta da produção do jornal, com Claudia Santiago. O Curso é realizado pelo NPC com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e dos sindicatos dos Engenheiros e Petroleiros. Um jornal com tiragem de 4 mil exemplares produzido pelos alunos será lançado no final do curso.



Nova AGENDA 2009 sobre as lutas dos trabalhadores já está pronta

O tema da Agenda 2009 é As Lutas dos Trabalhadores Brasileiros no Século XX, com notícias sobre greves, conquistas, vitórias e também derrotas, prisões e mortes. Fala-se de reivindicações, de formas de lutas variadas, da imprensa e das muitas formas de organização criadas pela classe trabalhadora ao longo do seu primeiro século de existência. 

O objetivo é duplo: fornecer informações, mesmo que telegráficas, sobre a NOSSA HISTÓRIA e estimular o gosto pelo estudo sistemático dessa epopéia que é encoberta pela classe dominante.  

Reservamos um espaço para que o sindicato inclua suas lutas, datas especiais, comemorações, distribuídas nos vários dias do mês. Pode-se distribuir até cinco notícias padrões mensais por outras do sindicato e também estarão a disposição 6 páginas no começo e 6 no fim da Agenda para que sejam colocadas mensagens, informações, endereços úteis, etc. As capas e contracapas também serão produzidas por cada sindicato. 

Para que a agenda seja personalizada para o sindicato é necessário encomendar no mínimo 2000 mil exemplares. Quem quiser menos do que isso poderá adquirir a agenda padrão do NPC.




Radiografia da Comunicação Sindical


Revista Classe, da Aduff, discute cultura, resistência e olha para Niterói

O primeiro número da Revista Classe foi lançada em junho deste ano pela Associação de Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff), em Niterói. Na edição, reportagem sobre o grupo de hip-hop Lutarmada, sobre o Reuni (projeto do governo federal de reestruturação das universidades públicas), entrevista de capa com o fotógrafo Evandro Teixeira e a seção Diálogos com a cidade, entre muitos outros assuntos.

Todo mundo gostou muito do conteúdo e da forma porque ela é pequenininha e diferente. Trabalhamos com muitas imagens. Ficou bem bonita mesmo”, conta Stela Caputo, jornalista responsável pela Classe. Confira entrevista sobre a publicação em nossa página.

Comunicação em destaque no Congresso Nacional dos Engenheiros

A comunicação, em especial à comunicação sindical, será debatida no 8° Consenge, organizado pela Federação dos Engenheiros, em Florianópolis na primeira semana de setembro.

A jornalista Cristina de Luca ministrará a oficina "Disseminação de informação na web e trabalho em rede", no dia 5 de setembro, para os jornalistas dos onze sindicatos de engenheiros filiados à Federação.

O caderno "Uma agenda democrática para as comunicações brasileiras" é de autoria de Marcos Dantas. O autor é professor da PUC/RJ. No caderno que apresentará no Congresso, Dantas discute o papel e missão dos meios de comunicação em uma sociedade realmente democrática. Nas palavras de Olímpio A. dos Santos, presidente da Fisenge, "Esse texto vem cumprir o papel de nos alimentar de informações, suscitar o debate do novo cenário midiático e estimular a reflexão sobre a nossa real capacidade de intervenção".

Vito Giannotti apresenta a palestra “Organização Sindical e Comunicação. Vito é co-autor, com Claudia Santiago dos livros Comunicação Sindical, falando para milhões, Manual de linguagem sindical além de ter vários outros livros sobre o tema, como Muralhas da Linguagem e O que é Jornalismo Sindical. "Sem uma comunicação que transmita nossos valores, é impossível construir uma nova hegemonia, com novos valores intelectuais e morais. Daí a centralidade da comunicação nos sindicatos. Sem isso, estes se tornam associações de ajuda mútua, clubes recreativos", explica Vito.




A Comunicação que queremos


Cineclube realiza exibições em carceragem do Rio de Janeiro

O Cineclube tem o nome do lugar onde é realizado – Carceragem. É uma iniciativa do delegado da 52ª DP Orlando Zaccone e do músico Marcelo Yuka em parceira com a Companhia de Cinema Barato. As exibições são realizadas sempre na 52ª DP, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Após o filme, é feito um debate com convidados, geralmente, entre eles, está o diretor do filme. 

A próxima exibição será no dia 2 de setembro, na 52ª DP, em Nova Iguaçu. O filme escolhido é L.A.P.A, dirigido por Cavi Borges e Emilio Domingos. A sessão do Cineclube contará com a presença para o debate de representantes do Movimento Funk é Cultura.



Seminário discute os desafios da preservação das memórias do jornalismo no Brasil

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio promoveu um encontro no dia 25 de agosto, para discutir a importância de um Centro de Cultura e Memória do Jornalismo no Brasil. O centro serviria para resgatar a história da mídia no país, e tornar disponível um local de consulta a todos os interessados. Também seria possível refletir sobre as práticas da profissão jornalística; questionar; e propor soluções para melhorar a qualidade da informação.

Podemos aproveitar o exemplo dado pelos palestrantes e aplicar em nossos sindicatos. A importância da construção e manutenção de um arquivo para resgatar a memória do jornalismo também pode ser aplicada na história da imprensa sindical. Um centro de memória de cada sindicato seria interessante para conhecer, tanto os trabalhos de comunicação realizados ao longo do tempo, quanto a história da própria entidade.   

Leia a cobertura completa em nossa página.




De Olho Na Mídia


Sindicato de professores do Rio Grande do Sul repudia matéria da revista Veja sobre educação

Diante da reportagem de capa da Revista Veja “Prontos para o Século XIX” (20 de agosto), o Sindicato dos Professores da Iniciativa Privada do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) divulgou uma nota de repúdio à reportagem. Segundo o Sinpro, a matéria foi ofensiva “à dignidade não apenas dos professores citados, mas de todos os docentes, em especial os do ensino privado”. 

“A reportagem inacreditavelmente alega que o problema da educação brasileira (definida como “péssima”, “medíocre”) está no engajamento dos professores em prol da cidadania. Todos sabemos que os problemas da educação brasileira têm origens bem mais complexas. O que a referida reportagem ignora é que a promoção da cidadania pela escola além de compromisso legal é um direito da população”, afirma a nota do Sinpro.

O sindicato se solidariza também com o professor Paulo Fioravanti, do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, citado na matéria. De acordo com a nota, a Veja descontextualizou situações de sala de aula, o que causou danos às imagens públicas e profissionais dos professores mencionados. 

“A mesma liberdade defendida pelo Sinpro/RS para o exercício da docência é a que defendemos para a livre manifestação da Imprensa, desde que esta não se preste a desmoralizar e ofender pessoas ou categorias profissionais como foi o caso da matéria em questão. Para o Sinpro/RS, a liberdade de expressão pressupõe responsabilidade e ética”, conclui a nota do sindicato.

Acesse o texto completo em nossa página.




Democratização da Comunicação


Conferência Estadual de Comunicação na Bahia cobra a realização da etapa nacional

De 14 a 16 de agosto foi a realizada a I Conferência Estadual de Comunicação da Bahia, organizada pelo governo do estado e movimentos sociais baianos. Mais de duas mil pessoas participaram do encontro, que foi antecedido por etapas regionais. 

A conferência baiana definiu resoluções às quais o governo da Bahia se compromete a cumprir. As resoluções se referem a Comunicação e Desenvolvimento Territorial; Comunicação e Educação; Cidadania; e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. 

Rio: Pró-Conferência Nacional se reuniu no dia 1º

No dia 1º de setembro, na sede do Sindicato dos Metroviários, foi realizado mais um encontro da Comissão Rio Pró-Conferência Nacional de Comunicação. O tema dos encontros tem sido a realização de um seminário estadual pró-Conferência Nacional de Comunicação, previsto para ser realizado em novembro de 2008 e as ações que serão realizadas na Semana pela Democratização da Comunicação em outubro.   

Assine o abaixo-assinado Pró-Conferência Nacional de Comunicação em http://www.proconferencia.com.br/



Ação de inconstitucionalidade do decreto da TV Digital está parado no Supremo

A denúncia é da Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital. 

“Uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) questiona a constitucionalidade do decreto 5.820, que instituiu o SBTVD [sistema brasileiro de TV Digital], mas permanece sem apreciação pelo Supremo Tribunal Federal. Sem nenhuma razão pública para tal, a única justificativa possível é a falta de vontade política do STF em publicar um parecer e dar andamento à ação”, questiona documento da Frente. 

As entidades que compõem o movimento se reuniram no mês de julho, em Niterói e construíram a Carta de Niterói. O documento apresenta um balanço sobre a implantação do sistema digital de TV e Rádio no país e sugere ações a serem tomadas pelas entidades.

“O III Encontro da Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital apresenta às entidades a tarefa de realizar uma campanha em rádios livres, comunitárias e pela internet, além dos veículos das entidades da Frente, sobre a atual situação da digitalização do rádio e da tv, somando também esforços para a realização da conferência nacional de comunicação, incluindo em seu temário os debates sobre o sistema digital de rádio e TV. A participação de todos é fundamental para o êxito dessa empreitada”, diz a carta.

Leia a Carta de Niterói em nossa página.




NPC Informa


Escola Latino-Americana de Agroecologia, no Paraná, completa três anos

[Por Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] No dia 30 de agosto, a Via Campesina Brasil festejou o aniversário de três anos da I Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA), localizada no assentamento Contestado, município da Lapa, a 70 km de Curitiba-PR.

Hoje, a ELAA conta com 88 educandos de 18 estados brasileiros e do Paraguai. Todos filhos de camponeses, assentados e pequenos agricultores, ligados a movimentos latino-americanos da Via Campesina. São duas turmas em funcionamento na escola. A primeira, chamada “Mata Atlântica” está na sexta etapa do curso e a turma “Resistência Camponesa” inicia a quarta etapa em outubro.

O curso de graduação é ministrado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem três anos de duração, com aulas que funcionam por etapas, em regime de alternância, entre tempo escola e tempo comunidade, com uma média de 60 a 70 dias cada etapa.

A ELAA foi criada numa parceria entre a Via Campesina, o governo da Venezuela, governo do Paraná, UFPR e o MST, para possibilitar a estruturação de uma rede de intercâmbio entre os camponeses latino-americanos e defender a soberania alimentar dos povos.



‘Livro sobre a história do cangaço e de Lampião é lançado em São Paulo

O ano de 2008 marca os 70 anos da morte do Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira, o Lampião; sua mulher, Maria Bonita e mais nove companheiros. Eles morreram após uma emboscada, que ocorreu na manhã de 28 de julho de 1938 e ficou conhecida como o "Massacre de Angico", em Poço Redondo, Sergipe. Lembrando o episódio, foi lançado no dia 28 de agosto, em São Paulo, o livro Lampião, o Sertão e Sua Gente.

O autor de José Vieira Camelo Filho apresenta o contexto social em que surgiu o cangaço e seu principal representante: o Lampião. O escritor, conhecido como Prof. Zuza, aborda a questão social e a luta pela terra como os fatores que influenciaram as revoltas populares. Daí surgiram grupos e líderes que procuraram se contrapor ao governo constituído, que não combateu a injustiça social.

A obra procura contribuir com o debate a respeito da História dos conflitos sociais ocorridos nos sertões do Nordeste, a partir da análise do cangaço. Com a morte de Corisco e a prisão de Dada, em 1940, o cangaço chegou ao fim. Mas as questões relacionadas à terra não foram resolvidas, como o acesso à terra e a degradação ambiental.

O livro também reflete sobre os problemas urbanos, que têm ligação direta com a falta de solução das questões sociais geradas pela estrutura fundiária no meio rural do país ao longo da história, que expulsou enorme contingente de pessoas para as cidades".




Imagens da Vida


Enecom

enecom

Cartaz produzido durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação por estudantes da UFMS.




De Olho Na Vida


Anistiados políticos de Pernambuco cobram abertura dos arquivos da ditadura

De 25 a 29 de agosto, o Fórum Permanente da Anistia em Pernambuco e a Associação Pernambucana de Anistiados Políticos promoveram uma série de encontros e debates com o tema “A abertura dos arquivos da ditadura militar e a punição pública dos agentes torturadores”. 

Confira a charge de Angeli sobre o tema.

angeli



Mãe de jovem assassinado pela PM carioca convoca sociedade para o julgamento dos policiais acusados

[Por Boletim do Marcelo Freixo] No dia 2, às 13h, será realizado o julgamento dos policiais Paulo Roberto Paschuini e Marcos Alves da Silva, acusados do assassinato de Hanry Silva Gomes de Siqueira. 

 “Eu queria que toda a sociedade que se indigna com as barbaridades cometidas pelo Estado pudesse chegar até o julgamento para clamar junto comigo por Justiça. Espero que esses policiais sejam condenados e expulsos da PM”, afirma sua mãe, Márcia Jacintho. 

O estudante Hanry foi assassinado aos 16 anos, no dia 21 de novembro de 2002, no Morro do Gambá, Complexo do Lins. Desde então, Márcia, se tornou militante e se uniu a movimentos sociais de direitos humanos para lutar pela condenação dos acusados pela morte de seu filho.

(O Boletim do NPC acompanhou no dia 12 de agosto a tentativa frustrada de realização do julgamento e a manobra da defesa dos réus para o adiamento da sessão. O julgamento foi adiado então para o dia 2 de setembro).



Associação dos Juízes para a Democracia discute a justiça que queremos
[Por Sheila Jacob] “A Justiça que Nós Queremos” foi o tema do seminário realizado no dia 15 de agosto, promovido pela Associação dos Juízes para a Democracia com o apoio da Escola de Magistratura do Estado do Rio (Emerj). Foram discutidos os temas “Favela e Cidadania”, “Nossa Casa, Nossa Terra", "Direito à Diferença", e "Fora da Lei, Abaixo a Vida”.  

Na mesa “Favela e Cidadania”, todos os participantes falaram sobre o atual processo de criminalização do espaço da favela e, conseqüentemente, de todos os seus habitantes. E lembraram ainda a responsabilidade do sistema penal e da mídia na fabricação de preconceitos e na banalização das mortes de negros e pobres, normalmente identificados como pertencentes ao tráfico.  

João Pedro Stédile, ao falar sobre o tema “Nossa Casa, Nossa Terra”, radicalizou a crítica aos meios de comunicação. O integrante da direção nacional do MST afirmou que, além da imprensa, o latifúndio e o capital internacional são os responsáveis pelo atraso secular da Reforma Agrária no Brasil. Nesse quadro, a Justiça tem favorecido os proprietários de terras e prejudicado os trabalhadores rurais.  

Leia a cobertura completa em nossa página, feita pelo jornalista Marcelo Salles e pela estudante de jornalismo, Sheila Jacob.



Lideranças da ocupação da ANP são convocadas a depor na Polícia Federal

[Extraído da Agência Petroleira de Notícias] A criminalização dos movimentos sociais é uma política de estado neoliberal. As mais recentes vítimas desse sistema repressivo e punitivo são representantes de sindicatos e movimentos sociais que participaram da ocupação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), em 27 de novembro do ano passado, em protesto contra a realização da 9ª Rodada de Leilão do Petróleo, promovida pela ANP.

Foram convocados a depor na Polícia Federal dirigentes sindicais e políticos e ativistas de movimentos sociais por terem participado da ocupação da ANP. O objetivo do protesto era mostrar que pelo menos uma parte da população não concorda com a entrega das riquezas nacionais ao capital privado.

No momento, a discussão sobre o pré-sal e sobre a definição de um novo marco regulatório para a exploração do petróleo está acesa. A tentativa de intimidar entidades que integram o Fórum contra a Privatização do Petróleo e Gás, convocando seus representantes para depor junto à Polícia Federal, sem dúvida também se insere nesse contexto de criminalização dos movimentos sociais que ousam debater e atuar contra a lógica do pensamento neoliberal.

Leia reportagem completa em www.apn.org.br




Memória


Homenagem ao poeta palestino

O poeta e jornalista palestino Mahmud Darwish morreu no dia 9 de agosto, aos 67 anos, com problemas ligados ao coração. Segundo o Blog do Bourdoukan, o governo palestino decretou luto oficial de três dias. Bourdoukan noticiou a morte do poeta e reproduziu o poema abaixo. 

Confissão de um terrorista!

[Por Mahmud Darwish] 

Ocuparam minha pátria

Expulsaram meu povo

Anularam minha identidade

E me chamaram de terrorista

Confiscaram minha propriedade

Arrancaram meu pomar

Demoliram minha casa

E me chamaram de terrorista

Legislaram leis fascistas

Praticaram odiada apartheid

Destruíram, dividiram, humilharam

E me chamaram de terrorista

Assassinaram minhas alegrias,

Seqüestraram minhas esperanças,

Algemaram meus sonhos,

Quando recusei todas as barbáries

Eles...mataram um terrorista!

“Conhecido em todo o mundo por seu empenho a favor da independência da Palestina, com longa experiência de exilado e de militante político, Darwish era crítico incansável da política de Israel e da ocupação da Palestina”, noticiou a agência de notícias Al Jazeera.




Proposta de Pauta


Grito dos Excluídos chega à 14ª edição

Já virou tradição. Logo depois do desfile oficial do dia 7 de setembro, o Grito do Excluídos toma a avenida em diversas cidades e capitais do Brasil. Movimento sociais, partidos políticos, sindicatos e organizações diversas fazem do grito uma grande denúncia da exclusão social e injustiças. 

O NPC indica: participe do Grito dos Excluídos e faça uma bela matéria para o seu jornal e/ou boletim.




De Olho No Mundo


Nos Estados Unidos, milhares de manifestantes contra as guerras imperialistas

No dia 2 de agosto, milhares de pessoas saíram às ruas nos Estados Unidos contra a política externa imperialista do governo Bush. Os manifestantes disseram não à ameaça de agressão ao Irã e exigiram o fim da invasão estadunidense ao Iraque e Afeganistão.  

Houve manifestações em mais de 87 cidades do país. O movimento escolheu o dia 27 de setembro como o Dia Nacional de Ação contra a guerra no Irã e planeja mais mobilizações para a data. 

Mais informações em http://www.stopwaroniran.org/



Reportagem do Brasil de Fato mostra violência dos EUA na zona produtora de coca boliviana

[Por Igor Ojeda] É nessa zona tropical no coração da Bolívia que, do final da década de 1980 até os primeiros anos do novo século, viveu-se uma verdadeira guerra. De um lado, os produtores de folha de coca, acusados de serem narcotraficantes. Do outro, os governos de turno, armados com a polícia e o exército, e assessorados pela embaixada dos EUA, com o objetivo de erradicar as plantações.

O saldo: inúmeros mortos, feridos, detidos, traumatizados. Outras tantas estupradas. Mas, felizmente, não só isso. Tamanho terror estatal contribuiu, também, para o nascimento de uma consciência política cujo desdobramento ninguém foi capaz de controlar.

Confira reportagem completa em

 http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/especiais/bolivia/a-forca-que-vem-do-tropico/




Pérolas da edição


Por D. Tomás Balduíno, bispo de Goiás

“Não basta ser a favor dos pobres, é preciso ser contra os ricos. E o que é ser contra os ricos? É atacar os mecanismos que concentram a riqueza, a renda e o poder”.



Por Rosa Luxemburgo

"Não estamos perdidos. Pelo contrário, venceremos se não tivermos desaprendido a aprender".



Por Pablo Neruda

“Os nossos inimigos imperialistas do norte são os mesmos inimigos dos norte–americanos.”

Poeta Chileno, Pablo Neruda, no livro Confesso que Vivi, sobre a resistência interna do povo estadunidense às políticas imperialistas do país na década de 60.




Por Dentro da Universidade


Reitoria da PUC-SP criminaliza movimento estudantil

A reitoria da PUC São Paulo, por meio da mantenedora da Universidade, Fundação São Paulo, abriu um processo criminal contra quatro estudantes. Os universitários estão sendo acusados por crime de dano patrimonial qualificado por causa de uma ocupação realizada na Universidade em novembro de 2007.  Leia mais em nossa página: www.piratininga.org.br




Novas entrevistas em nossa página


Direito de fazer e transmitir comunicação

[Por Rosangela Gil] O que é o direito à comunicação? É o direito apenas de ter acesso aos meios de comunicação existentes e seus conteúdos? Quem esclarece essas questões é João Brant, coordenador do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, que é uma organização que luta com base na compreensão de que a comunicação é um direito humano. Confira a entrevista em nossa página




Novos artigos em nossa página


Cai o controle estratégico dos EUA nos Cáucaso
[Por Achille Lollo] Entre os dias 6 e 12 de agosto, TV Globo, SBT, Record e Bandeirantes prestaram um valioso serviço ao Departamento de Estado dos EUA ao veicular em seus noticiários as manipulações da CNN e da Fox, que falsearam a realidade ao dizer que a Geórgia - colonial estadunidense no Cáucaso - havia sido atacada pela Rússia.

Para O Globo a favela cresceu porque quis crescer

Reportagem de O Globo Online do dia 25 de agosto sobre os aluguéis nas favelas do Rio traz também uma chamada com o título “Veja como foi a evolução da população das favelas no Rio”. Na realidade, ao acessar o link, o leitor terá acesso a um estudo referente à favela da Rocinha. Um PowerPoint feito pelo Instituto Pereira Passos mostra o tamanho da área da favela em cinco anos diferentes. O que O Globo não faz é a ligação entre essas datas e a situação política do país.



Nem Batman, nem Coringa
[Por Sérgio Domingues] "Batman, o cavaleiro das trevas" mostra que o Homem-Morcego e o Coringa sofrem da mesma doença. São criaturas violentas que se relacionam com a violência das grandes cidades. Mas, na vida real, tanto mocinhos como bandidos acabam servindo aos interesses dos poderosos.

Carta aos ministros do STF sobre Raposa Serra do Sol

Intelectuais, representantes de movimentos sociais e religiosos assinam carta que será enviada aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em defesa da manutenção da demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol em área contínua.



Expediente



Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação

Jornalista responsável: Claudia Santiago

Estagiários: Luisa Santiago, Raquel Junia e Sheila Jacob

Colaboraram nesta edição: Augusto Cesar (RJ), Nadine Habert (SP), Rosângela Ribeiro Gil (SP), Sérgio Domingues (RJ), Valdisnei Silva (MG) e Virgínia Fontes (RJ).



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
Ignácio Ramonet abrirá o Curso anual do NPC
Alunos do Curso de Comunicação Comunitária fazem sua primeira oficina de rádio
Nova AGENDA 2009 sobre as lutas dos trabalhadores já está pronta

Radiografia da Comunicação Sindical
Revista Classe, da Aduff, discute cultura, resistência e olha para Niterói

A Comunicação que queremos
Cineclube realiza exibições em carceragem do Rio de Janeiro
Seminário discute os desafios da preservação das memórias do jornalismo no Brasil

De Olho Na Mídia
Sindicato de professores do Rio Grande do Sul repudia matéria da revista Veja sobre educação

Democratização da Comunicação
Conferência Estadual de Comunicação na Bahia cobra a realização da etapa nacional
Ação de inconstitucionalidade do decreto da TV Digital está parado no Supremo

NPC Informa
Escola Latino-Americana de Agroecologia, no Paraná, completa três anos
‘Livro sobre a história do cangaço e de Lampião é lançado em São Paulo

Imagens da Vida
Enecom

De Olho Na Vida
Anistiados políticos de Pernambuco cobram abertura dos arquivos da ditadura
Mãe de jovem assassinado pela PM carioca convoca sociedade para o julgamento dos policiais acusados
Associação dos Juízes para a Democracia discute a justiça que queremos
Lideranças da ocupação da ANP são convocadas a depor na Polícia Federal

Memória
Homenagem ao poeta palestino

Proposta de Pauta
Grito dos Excluídos chega à 14ª edição

De Olho No Mundo
Nos Estados Unidos, milhares de manifestantes contra as guerras imperialistas
Reportagem do Brasil de Fato mostra violência dos EUA na zona produtora de coca boliviana

Pérolas da edição
Por D. Tomás Balduíno, bispo de Goiás
Por Rosa Luxemburgo
Por Pablo Neruda

Por Dentro da Universidade
Reitoria da PUC-SP criminaliza movimento estudantil

Novas entrevistas em nossa página
Direito de fazer e transmitir comunicação

Novos artigos em nossa página
Cai o controle estratégico dos EUA nos Cáucaso
Para O Globo a favela cresceu porque quis crescer
Nem Batman, nem Coringa
Carta aos ministros do STF sobre Raposa Serra do Sol

Expediente
Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge