http://www.piratininga.org.br
Boletim do
NPC —
Nº 121
— De 1 a 15/4/2008
Para
jornalistas, dirigentes, militantes
e
assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Notícias do NPC
Domingo é dia de Cinema apresenta A Culpa é do Fidel!
No próximo domingo, dia 6 de abril, às 9 h, será exibido o filme A Culpa é do Fidel!, em sessão especial para estudantes de pré-vestibulares comunitários, no Cine Odeon-PETROBRAS. O filme narra uma parte da vida da garotinha de 9 anos, Anna de La Mesa. A menina é a filha mais velha de uma família de pai espanhol e mãe francesa. Os pais de Anna decidem resgatar a história de lutas da família do pai, ligada ao partido comunista, e vão modificando o modo de vida, engajando-se politicamente, sobretudo nas eleições de Salvador Allende, no Chile. Anna se vê diante de uma realidade que até então não conhecia, com valores novos, como a solidariedade militante e a libertação das mulheres. Por outro lado, toma conhecimento de posições como a de sua babá e seus avós, que tem visões distorcidas sobre o comunismo. A sessão será seguida do debate “1959, 1968, 1973, 1989, 2008: A culpa é do Fidel?” , com o professor do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter do Porto Gonçalves. Os estudantes terão acesso, inclusive, a discussões presentes nos vestibulares sobre o tema. A seção tem um custo de 2 reais.
A Comunicação que queremos
Ato político-cultural festeja os 5 anos do Brasil de Fato
Já são cinco anos de divulgação de “uma visão popular do Brasil e do Mundo”. Essa caminhada de meia década do jornal Brasil de Fato será comemorada com um ato político e cultural em São Paulo no dia 17 de abril, quinta-feira, às 19 h, no Teatro da Universidade Católica (TUCA – Rua Monte Alegre 1024 – esquina da Rua Bartira, ao lado do prédio velho da PUC). A atividade contará com as presenças confirmadas de João Pedro Stedile, José Arbex Jr., Fábio Konder Comparato, Plínio Arruda Sampaio, Alípio Freire e Vito Giannotti.
Radiografia da Comunicação Sindical
Sindipetro – RJ comemora aniversário com exposição de charges
Para comemorar seus 49 anos, o Sindipetro preparou a exposição “Charges Sindicais: humor e luta na comunicação petroleira”. As charges estão expostas na própria sede do Sindipetro, na Avenida Passos, nº 34, 2º andar, no Centro do Rio de Janeiro.
Concurso de Fotografia nos 10 anos do Sindjufe Pará e Amapá
O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal dos Estados do Pará e Amapá faz aniversário de 10 anos em 2008. O sindicato está organizando o 2º concurso de fotografias para comemorar uma década “de lutas e conquistas”. O Concurso ainda não tem tema definido. O tema está em votação na página eletrônica do Sindjufe www.sindjuf-paap.org.br/. Até o momento, o tema meio ambiente é o preferido, com 370 votos, seguido de perto pelo tema trabalho, com 310 votos.
De Olho Na Mídia
Grande Passeata no Rio é ignorada e criminalizada pela mídia comercial
Enquanto cerca de 3 mil pessoas de movimentos sociais de estudantes secundaristas e universitários, sem-terra, sem-teto, de hip-hop, direitos humanos e outros protestavam por várias ruas do centro do Rio de Janeiro no dia 28 de março, a grande mídia preferiu observar os problemas no trânsito e a “pichação” feita pelos manifestantes na Assembléia Legislativa do Estado. A “pichação” se tratava de tinta guache vermelha, uma forma de expressar o sangue de tantos jovens mortos pela ação do Estado, vítimas da criminalização da pobreza. O ato lembrou os 40 anos do assassinato do estudante Édison Luiz, morto durante a ditadura militar, e denunciou que de lá para cá, jovens continuam morrendo. “Governos, parem de matar os nossos jovens”, dizia a convocatória da passeata. A falta de cobertura da grande mídia não significa que o ato não foi registrado, pelo contrário, vários meios alternativos noticiaram a passeata. Confira algumas dessas notícias na Agencia Petroleira de Notícias www.apn.org.br , no Jornal Fazendo Media www.fazendomedia.com.br e no Jornal Brasil de Fato www.brasildefato.org.br .
Democratização da Comunicação
Rádio MaréManguinhos ensina a fazer locução e textos radiofônicos no Rio
As pessoas interessadas em aprender a fazer textos e locuções para rádio devem se inscrever até o dia 9 de abril, na sede da Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (ASFOC-SN). As aulas se iniciam no dia 11 de abril, às 14 h, no auditório da ASFOC –SN, na Fiocruz. A iniciativa pretende capacitar para a reativação da Rádio MaréManguinhos. O projeto da rádio esteve durante algum tempo parado e agora, após a oficina, se pretende retomá-lo, com a abertura do espaço para moradores da Maré, de Manguinhos e trabalhadores ou não da Fiocruz, que tenham a intenção de produzir programas de caráter cultural e comunitário. A Rádio poderá ser ouvida em www.maremanguinhos.fiocruz.br . Outras informações sobre a oficina pelo telefone (21)2598-4231.
NPC Informa
Fórum Internacional de Software Livre será realizado em Porto Alegre
O 9º Fórum Internacional Software Livre (fisl9.0) será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2008, no Centro de Eventos Pontifícia Universidade Católica do RS, em Porto Alegre. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de abril, com preços variados. Mais informações em www.fisl.org.br
Concurso de Hip Hop premia dançarinos em São Paulo
O concurso que premiará trios de dançarinos de Hip Hop já começou em São Paulo. É o projeto Harmônicas Batalhas que tem o objetivo de “fortalecer a formação e ampliação de redes de relações, através da construção coletiva, com a ocupação do espaço público e a troca de conhecimentos entre seus participantes, sendo das suas propostas: preservar, valorizar e potencializar as particularidades elementares do Hip Hop (Breaking, Graffiti, DJ, MC)”. As etapas Zona Leste e Zona Oeste já foram realizadas. No dia 27 de abril, será a etapa Zona Sul, no Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro,de 14h às 20h (Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara). Em maio e em junho serão realizadas a etapa intermunicipal e a final.
Clube de Engenharia realiza mostra de filmes portugueses
Durante todo o mês de abril, o Centro Cultural do Clube de Engenharia apresenta a mostra O Cinema em Portugal. As apresentações homenageiam a chegada dos portugueses ao Brasil, em 22 de abril, e a Revolução dos Cravos, em 25 de abril. O CineVideo Clube de Engenharia é realizado todas as terças-feiras, às 18 horas. No mês de abril, a programação será: dia 8 – Capitães de Abril (Portugal – 2000 – 124 min.) , dia 15 – Alice (Portugal – 2005 – 101 min.) , dia 22 – Vou para Casa (Portugal/França – 2001 – 90 min.) e no dia 29 – As Armas do Povo (Portugal – 1975 – 78 min.). O CineVideo Clube de Engenharia é realizado na Avenida Rio Branco, 124, 19º andar.
Nasce uma iniciativa inovadora: a Rede Mundial de Comunicação Alternativa
Na Rede Mundial de Comunicação Alternativa, vamos deixar aflorar, por sinal de satélite e pela internet, conteúdos do mundo livre, integrando TV digital de média e baixa resolução, rádios comunitárias e IPTV (internet program of television), que possibilitará a interatividade em tempo real, com tecnologia de envio e recepção de áudio e vídeo. Utilizaremos as mesmas armas da mídia tendenciosa, ou seja, a tecnologia de comunicação de massa, para promover valores e conceitos habitualmente rebaixados para o mais profundo abismo, segundo a agenda oculta do neoliberalismo. A Rede será o ponto alto da interatividade entre as lutas sociais do mundo. Cada cidadão e cidadã, a partir de sua via crucis diária, saberá o que dizer para outros/as cidadãos e cidadãs que, não por acaso, sofrem as mesmas dificuldades em outras partes do mundo. E eles/elas sentirão vontade de fazê-lo através de ferramentas de mensagens via internet que estarão interligadas no processo. Num teste-piloto, a Rede será montada ligando, por sinal de satélite, sete cidades participantes e incluindo matérias pré-editadas com o conteúdo voltado para o mundo livre. A Rede será ancorada a partir de uma estação de tv móvel, localizada nas cidades-âncoras. Estas estações ficarão dentro de um ônibus, com todo o equipamento necessário para trabalhar as imagens que serão transmitidas através da Rede para as cidades periféricas. Será o Marco Zero de uma nova estratégia de comunicação entre os movimentos sociais do mundo inteiro, que supere o “filtro” da mídia de mercado e implante no mundo uma nova filosofia e um novo modelo de comunicação entre os povos, unindo não só os participantes das mobilizações do Fórum Social Mundial, mas milhões, e até bilhões de pessoas, no futuro, que terão acesso às ferramentas interativas de mensagens, nos espaços privados e públicos.
[Por Bruno Cattoni // Visite www.brunocattoni.com]
Carta da Repórter Brasil sobre o trabalho escravo
Há 13 anos tramita no Congresso uma proposta de emenda constitucional que prevê o confisco das terras de escravagistas e sua destinação para a reforma agrária. No dia 12 de março, entidades que atuam na luta contra o trabalho escravo realizaram, em Brasília, uma mobilização envolvendo cerca de mil pessoas seguida de um abraço simbólico no prédio do Congresso para tentar pressionar os parlamentares. Deputados e senadores da bancada ruralista têm atrapalhado o andamento do processo e a dificuldade para vencer essa oposiç ão é grande. Eles colocam a propriedade acima da dignidade, o lucro acima da vida. Recentemente, consideraram o projeto (PEC 438/2001) como a quarta proposta legislativa na lista das que mais podem trazer danos ao agronegócio. O Movimento Nacional pela Aprovação da PEC do Trabalho Escravo começou um abaixo-assinado para pressionar o parlamento e fazer a proposta andar. Ele já estava circulando em papel e agora há uma versão eletrônica. A intenção é atingir um milhão e entregar à Câmara dos Deputados como forma de pressão. [http://www.reporterbrasil.org.br/abaixo-assinado.php]
Imagens da Vida
Conversa boa
Vito Giannoti, coordenador do NPC, conversa com Manoel da Conceição em Imperatriz (MA).
De Olho Na Vida
Milícias armadas assassinam Sem Terra no Paraná
A liderança MST Eli Dallemole foi assassinado em casa, no dia 30 de março, no assentamento Libertação Camponesa, no município de Ortigueira, no Paraná. Há dois anos ele vinha sendo ameaçado de morte. No último dia 8 de março, aproximadamente 15 pistoleiros aterrorizaram as 35 famílias acampadas no acampamento Terra Livre, no mesmo município e onde Eli Dallemole atuava. Na ocasião, os pistoleiros queimaram os pertences dos acampados, ameaçaram e espancaram mulheres e homens. Após o ataque, sete pistoleiros foram presos em flagrante pela polícia e levados à delegacia de Ortigueira. Desde então, as ameaças de morte contra Eli se tornaram mais freqüentes. A ameaça se concretizou no dia 30, apesar dos constantes avisos das famílias Sem Terra às autoridades locais e nacionais. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) cobra rápida investigação e punição dos responsáveis pelo crime. (Fonte: Comissão Pastoral da Terra).
Assassinos de agricultor em Pernambuco são condenados a 18 anos de prisão
Os acusados da morte do canavieiro Luiz Carlos da Silva foram julgados entre os dias 25 e 29 de março. Dos acusados, 14 foram condenados a 18 anos de prisão. Luiz Carlos foi assassinado em 1998, no município de Goiana, região metropolitana de Recife. Ele tinha então 22 anos e estava junto a outros manifestantes em greve tentando impedir a contratação de cortadores de bambu para realizarem o corte da cana no Engenho Terra Rica. Os trabalhadores foram surpreendidos a tiros e outras 13 pessoas ficaram feridas. Entre os condenados, estão policiais militares e vigilantes do engenho.
Memória
Há cem anos, foi criada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
No dia 7 de abril de 1808, a ABI foi criada com o objetivo de ser uma entidade de classe para assegurar os direitos dos jornalistas e ser “um poderoso centro de ação”. O idealizador da associação foi o jornalista Gustavo de Lacerda. “Lacerda não concordava com a idéia de que os jornais fossem empresas, dando lucro a seus acionistas. Para ele, os jornais deveriam ter uma missão social e funcionar como cooperativas de cujos interesses participassem todos os seus membros, dos diretores aos mais modestos colaboradores”, diz trecho de texto da ABI sobre história da entidade. Na época da Ditadura Civil-Militar no Brasil, a ABI foi reconhecida como opositora a esse período e se posicionou contra a perseguição política a jornalistas.
Abril: aniversário da Revolução que distribuiu cravos
Em 25 de Abril de 1974, em Portugal, a Revolução dos Cravos derrubou a ditadura de Salazar que já estava no seu 48º ano. Ela ganhou esse nome por causa da distribuição de cravos vermelhos aos capitães rebeldes. Ela abriu caminho para independência de colônias portuguesas na África, como Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. “Foi bonita a festa, pá”. Para o historiador Luís Eduardo Mergulhão, o “Movimento dos Capitães tinha uma proposta democrática, de construção de uma sociedade mais justa e, é claro, queria o fim das guerras coloniais. “ Para ele, são decorrência disto os acordos que levam à independência de Angola, Moçambique, etc. “Apesar do programa ser genérico e a composição do movimento heterogênea, havia um componente de esquerda importante”, afirma. O professor conta que Vasco Gonçalves, que em 1975 chefiará o governo provisório, era declaradamente marxista. “O Partido Comunista Português (PCP), não esqueçamos, era o único partido realmente organizado, apesar da repressão, incluindo um forte trabalho nas forças armadas”, diz. [Publicada originalmente no jornal Fala Feteerj, de abril]
Proposta de Pauta
Saúde Pública para quem?
Qualquer pessoa que precisa recorrer aos hospitais públicos sabe o problema que isso representa, grandes filas, ausência de especialistas, de condições de atendimento, discriminação. Temos no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) que deveria garantir a todos os brasileiros o acesso à saúde pública, mas continua bastante deficitário. Esse quadro tende a se agravar diante da lei das fundações de apoio aos hospitais públicos. Segundo especialistas e movimentos sociais da área, a implementação de fundações abre espaço para cobrança de atendimentos dentro dos hospitais públicos, que deveriam oferecer um serviço de qualidade e totalmente gratuito. O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, uma data que pode ser importante para a luta em defesa do direito humano à saúde, ainda longe de ser concretizado. Alguns dos pontos que podem ser abordados na reportagem são: SUS; Fundações de Apoio; Programa de Saúde da Família (PSF); Saúde da População Negra. No dia 7, haverá atos em diversas cidades brasileiras.
Por Dentro da Universidade
Simpósio Lutas Sociais na América Latina
O III Simpósio Lutas Sociais na América Latina na Universidade Estadual de Londrina recebe trabalhos até o dia 6 de junho. O simpósio tem como tema Trabalhadore (a) s em movimento: construção de um novo proletariado? e será realizado de 24 a 26 de setembro de 2008. São seis os grupos de trabalho: (In) definição da questão agrária hoje ; Estado, ideologia e meios de comunicação; Classes sociais e transformações no mundo do trabalho; Política e economia na América Latina; Movimentos sociais urbanos ; Socialismo no séc. XXI: perspectivas para a América Latina. Mais informações na página eletrônica do Grupo de Estudos de Política da América Latina da UEL (Gepal) www.uel.br/gepal
De Olho No Mundo
Documentário alerta contra Privatização da Saúde
Sicko–SOS saúde, do cineasta estadunidense Michael Moore, retrata como o sistema de saúde do Estados Unidos é inacessível para a parcela da população mais pobre e até mesmo da classe média. O filme mostra, por exemplo, os bombeiros que trabalharam no ataque às torres gêmeas em 11 de setembro chamados de “heróis do 11 de setembro”, mas que não tiveram possibilidade de tratar os ferimentos em decorrência do trabalho nas Torres Gêmeas. Michael Moore os leva para serem tratados em Cuba, de maneira a comparar a eficiência do sistema de saúde nos dois países. [Com Informações da Agência Petroleira de Notícias]
Pérolas da edição
Por Emir Sader e Carlos Pronzato
“Na imprensa brasileira mandam as dinastias estamentais. Os pais proprietários entregam a direção dos jornais, das revistas, das rádios e das televisões – das suas empresas – aos seus filhos, que repassam para os netos, perseverando todos no direito que se auto-atribuíram de decidir quem é e quem não é democrático, quem fala e quem não fala em nome da nação!” (Emir Sader) “ Quando digo Império eu me refiro aos países satélites espalhados no mundo, não só os Estados Unidos. São os governos títeres e as oligarquias que defendem esse modelo de vida. Aqui na esquina, aqui no prédio, há cinco metros daqui, em qualquer lugar, na rua, a gente e vê o império caminhando, não? Anda por todos os lados. Então, não é uma luta abstrata contra o império e os Estados Unidos. Lá somente é o foco que dá o nome, a cabeça do monstro, mas sustentáculos estão espalhados por todo o mundo, por isso que a luta é bem complexa”. (Da entrevista do cineasta, poeta e escritor Carlos Pronzato, ao NPC)
Novos artigos em nossa página
A TV Brasil em tempos de convergência tecnológica. Por Marcos Dantas
Agora, com 80 anos de atraso, o Governo resolveu anunciar a criação da TV Brasil, que seria uma BBC brasileira. Estaria, para isso, baseando-se numa suposta distinção entre “emissora estatal” e “emissora pública” que, em momento de pouca reflexão, a Constituinte de 1988 introduziu em nossa Carta Magna , como se qualquer instância estatal, sobretudo numa democracia, não fosse, por definição, pública.
28 de Março: a Rio Branco grita em Uníssono, mas a grande mídia não ouve. Por Leandro Uchoas.
Eles não saem nos jornais, nem ganham prêmios ou homenagens. Nunca aparecem na TV, e colecionam suas atitudes heróicas vendo, de longe, os holofotes voltados, sempre, aos medíocres. Porque não têm visibilidade, muitos dizem que já não existem mais.
As dinastias midiáticas. Por Emir Sader.
Na imprensa brasileira mandam as dinastias estamentais. Os pais proprietários entregam a direção dos jornais, das revistas, das rádios e das televisões – das suas empresas – aos seus filhos, que repassam para os netos, perseverando todos no direito que se auto-atribuíram de decidir quem é e quem não é democrático, quem fala e quem não fala em nome da nação!
Expediente
Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação
Jornalista responsável: Claudia Santiago
Estagiárias: Raquel Junia Luisa Santiago Vieira Souto Colaboram nesta edição: Agência Petroleira de Notícias / Bruno Cattoni / Carla Silva (PR) Leandro Uchoas (RJ) / Marcus Vinicius (RJ) / Mariana Duque (RJ) / Rafael Duarte (RJ) / Rosângela Ribeiro Gil (SP).
Se você não quiser receber o Boletim
do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.
|
|
|
|