Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 120De 15 a 31/3/2008
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


Jornalismo Sindical e Popular é tema de Seminário em Santa Catarina

Pela segunda vez o Sindiprevs de Santa Catarina debate a imprensa sindical. Jornalismo sindical e popular: mostrando novos caminhos e democratizando a comunicação é o tema do seminário, durante todo o dia 18 de abril, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. “O objetivo é reunirmos jornalistas, assessores de comunicação, diretores sindicais e estudantes, num espaço de discussão e troca de idéias”.  

As inscrições vão até o dia 31 de março, com custos variados para estudantes e profissionais. Vito Giannotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação,  o professor do departamento de jornalismo da UFSC, Francisco Karam e Hamilton de Souza, articulista do jornal Brasil de Fato e da revista Caros Amigos serão palestrantes do seminário. O evento inclui também o colóquio Novas Experiências em Comunicação. Informações e inscrições pelo correio eletrônico imprensa@sindprevs-sc.org.br ou pelo telefone (48) 3224-7899, com Rosangela ou Marcela.



Cartilha 1º de Maio

Estamos elaborando mais uma edição da Cartilha do 1º de Maio, no intuito de propagar a história do dia da Luta Internacional dos Trabalhadores.  

No ano de 1891, os trabalhadores socialistas dos países industrializados da época, reunidos num congresso da Internacional, consagraram esta data como o dia da luta pelas 8 horas de trabalho. Hoje, no começo do século XXI, a classe trabalhadora do mundo todo, em sua maioria está perdendo o que conquistou com 200 anos de lutas. 

Como nas edições anteriores, poderão ser encomendadas edições personalizadas com as quatro capas livres para conteúdo próprio do sindicato ou movimento.  

Informações sobre preços, prazos e entrega, favor entrar em contato diretamente com a equipe do NPC através dos telefones (21) 2220-5618 e 2220-48-95.

Ou pelo e-mail npiratininga@uol.com.br.



Nova data do Curso de Oratória no Rio de Janeiro!

Está definida uma nova data para o Curso de Oratória. Promovido anualmente no Rio de Janeiro. Ministrado pelo coordenador da entidade, Vito Giannotti, o curso vai acontecer nos dias 14 e 15 de junho, no Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro. O custo da inscrição é R$ 260,00. Esse valor cobre os custos com almoço, apostila, lanches e dvd com os exercícios feitos por cada participante.  

Os interessados devem entrar em contato com Augusto ou Luisa através dos telefones (21) 2220-5618 e 2220-48-95. Ou pelo e-mail npiratininga@uol.com.br.




A Comunicação que queremos


Raimundo Pereira lança Retratos do Brasil, em Aracaju

Nos dias 18 e 19 de março, o jornalista Raimundo Pereira visitou Aracaju a convite do SINTESE. Além de tratar de sua participação nas Oficinas Pedagógicas da Resistência, que serão promovidas pela entidade, no mês de julho, Raimundo lançou o livro Retratos do Brasil 

O livro, uma edição renovada de 43 fascículos levados às bancas entre 1984 e 1985, tem mais de 800 páginas. Apesar da encadernação e do formato semelhantes aos das enciclopédias, Retrato do Brasil não é mero apanhado de verbetes. Ao contrário. Seu mote é o jornalismo. Derivará do livro também uma série de encartes temáticos que serão publicados mensalmente em Carta Capital, em data ainda a ser definida.  

A base de Retrato do Brasil são a reportagem e a análise histórica de temas como política, educação e música, do regime militar à República Velha. A proposta editorial do livro é a mesma da primeira versão: “Ajudar na solução dos problemas angustiantes vividos pela imensa maioria do povo, a partir do estudo objetivo e aprofundado de suas principais dificuldades e dos esforços para superá-las”.

[Boletim do Sintese. Leia mais em: www.piratininga.org.br]



Filme Linha de Montagem em sessão especial no Rio e em São Paulo

Está sendo lançado em DVD o célebre documentário Renato Tapajós, Linha de Montagem, sobre as greves de 1979 e 1980, em São Bernardo do Campo. A resenha do filme está no Catálogo De Vídeos Populares, publicado pelo NPC em 2007. Para saber toda a programação do Festival “É Tudo Verdade” acesse http://www.itsalltrue.com.br/2008/index.asp 

Sinopse do filme produzida pelo NPC 

“As mais belas imagens sobre as primeiras greves dos trabalhadores de São Bernardo do Campo, nos anos finais da ditadura. Na capital da indústria automobilística, os trabalhadores estão descontentes com seus salários e a baixa qualidade de vida e resolvem parar as máquinas. É a época da explosão, em São Bernardo e São Paulo, do movimento grevista de 1978-79. Esses trabalhadores darão início às grandes greves e ao renascimento do movimento sindical brasileiro. No comando das paralisações aparece o Sindicato dos Metalúrgicos e surge Luiz Inácio Lula da Silva como grande articulador e líder no panorama sindical.

Linha de montagem apresenta uma longa série de imagens de assembléias, repressão policial, intervenção do governo no sindicato, piquetes, reuniões em bairros de periferia de São Paulo e em salões paroquiais. Mostra toda a vitalidade da classe trabalhadora forçando o recuo da ditadura. Passeatas, discursos, depoimentos de trabalhadores, reflexões em reuniões de avaliação do movimento se misturam com assembléias no sindicato, no estádio municipal da cidade e inúmeras cenas de bombas jogadas contra as manifestações dos trabalhadores. Este documentário nos dá um quadro do surgimento do Novo Sindicalismo, naqueles anos”.



Revista da Adusp sobre mídia se encontra na Internet

Em janeiro de 2008, a Revista nº 42 da Associação de Docentes da USP teve o tema Mídia (s) no Brasil. O Poder dos Conglomerados e os Múltiplos Contra-Poderes. A publicação traz artigos de vários especialistas sobre o tema com assuntos como TV Digital, TV Pública, Concessões, Internet, entre outros. Entre os autores estão Gustavo Gindre, Venício Lima, Bernardo Kucinski e Bia Barbosa. A revista pode ser baixada em www.adusp.org.br




Radiografia da Comunicação Sindical


Fenajufe realiza encontro sobre comunicação no dia 27 de março

O Encontro Nacional de Comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) já está na 4ª edição e esse ano será realizado em Recife, durante todo o dia 27 de março. O tema será A Nossa Pauta. Entre os painéis do dia, está Os Meios de Comunicação Sindical: como concretizar a nossa pauta – Revista Fenajufe e Rádio Web Fenajufe, com Antônio Carlos Queiroz; José Sóter, Coordenador Executivo Abraço; Leonor Costa, Jornalista da Fenajufe e Joelson Rogério dos Santos, responsável técnico pela implentação da Rádio Web Fenajufe. 

Os outros dois painéis do evento serão a Luta pela democratização da comunicação: Conferência Nacional de Comunicação e TV Pública - a importância da participação do movimento sindical nesse debate com outras organizações sociais  e  Dados e fatos necessários para a nossa pauta - Os temas que devem estar nos veículos de comunicação da Fenajufe e sindicatos de base.



Químicos do ABC promovem concurso de grafitagem

Os 70 anos de fundação do Sindicato dos Químicos do ABC estão sendo comemorados com uma série de atividades, entre elas, um concurso de grafite.  Os participantes deverão se inspirar nos temas: Organização dos jovens no mundo do trabalho; A luta das mulheres por igualdade de oportunidades; Saúde, segurança no local de trabalho e meio ambiente; A discriminação contra o trabalhador (a) negro (a); O Movimento dos aposentados pela vida digna.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos jovens da categoria Química do ABC e também aos jovens da região, oportunidades de manifestações artísticas, nesse caso, da pintura em paredes..

As inscrições deverão ser feitas das 10 às 16 horas, até o dia 20 de Abril. Informações: (11) 4433-5843,  4127-2999 e  4057-4244.
[Fonte – Químicos ABC]




De Olho Na Mídia


Censura do IG a Amorim é só o começo: Hoje ele, amanhã todos nós

O site Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, foi retirado do ar repentinamente pelo portal IG, na última terça-feira (18), sem nenhuma explicação aos leitores que buscassem acessar o conteúdo veiculado naquele espaço. O contrato da empresa com o jornalista tinha validade até 31 de dezembro de 2008.  

Nesta quarta-feira, em solidariedade a Paulo Henrique Amorim, o diretor de redação da revista CartaCapital, Mino Carta, anunciou que está retirando seu blog do portal. Em seu comunicado, afirmou que “o abrupto rompimento do contrato que ligava o jornalista ao portal ecoa situações inaceitáveis que tanto Paulo Henrique quanto eu conhecemos de sobejo, de sorte a lhes entender os motivos em um piscar de olhos”.  

Mino Carta acrescentou que não levantaria “conjecturas” acerca dos interesses que teriam motivado o afastamento, já que o “leque das possibilidades” não se mostrava muito amplo. “Basta averiguar quais foram os alvos das críticas negativas de Paulo Henrique neste tempo de ‘Conversa Afiada’”, escreveu Mino Carta.  

Segundo o Portal Imprensa, a alegação oficial para o rompimento do contrato teria sido a suposta “baixa audiência” do site. No entanto, dados publicados pelo próprio IG em sua Central do Anunciante, relativos a setembro de 2007, atestam que o Conversa Afiada mantinha cerca de 475 mil visitantes únicos por mês e o número mensal de impressões do conteúdo do site chegava a quase 3,3 milhões de páginas.

                                                                                                       (Enviado pelo MST)



Uma vez Veja, sempre Veja ou a Veja fala o que Bush manda

carta  Veja e compare    veja

A capa da Veja de 12 de março só podia ser assim. Está na lógica da revista definida por José Arbex como “a maior revista estadunidense do mundo, escrita em português”. Está na dela. Está no script. É só compará-la com a capa de Carta Capital. Mas o mais interessante está numa prática que é tradicional nesta revista. Primeiro afirma uma coisa dizendo que já aconteceu ou poderia ter acontecido. Ou seja, não há provas. Não é certeza que tal fato já tenha acontecido. Logo em seguida, apostando que todos os leitores tenham esquecido que dez linhas acima aquela tal afirmação era incerta, estava-se em dúvida, passa a afirmar, com todas as letras que tal fato aconteceu sim. E ponto final. Agora passa a será verdade. A verdade da Veja. É só olhar na página 43 do artigo referente à capa, com a manchete: “Por que Chávez quer a guerra”. Antes de tudo, quem disse que Chávez quer a guerra? Sabe quem? Bush e sua revista editada no Brasil. Mas vamos deixar pra lá esta manchete. Vamos ao texto. Na segunda coluna desta página está escrito: “Nos arquivos digitais estava a correspondência interna da organização. Nela se pode ler que Chávez entregou, ou iria entregar 300 milhões de dólares ao terror......”. Está claro: entregou, ou iria entregar. Nada de definido.

Na página seguinte, num Box “O que diz o laptop de Reyes” a coisa muda de figura. À distância de uma lauda a certeza já chegou à revista. Agora as dúvidas acabaram. Vejamos: “Os terroristas receberam 300 milhões de dólares e a oportunidade de criar... “. E então receberam, ou receberiam? Chavez entregou ou iría entregar estes 300 mil dólares? Para Veja esta dúvida é insignificante. Bobagem pura. Está tudo claro. Entregou, sim. Recebeu sim. E a possível dúvida do leitor como é que fica? Pergunte para Bush.



Ambev é processada por publicidade machista e faz acordo com Ministério Público

O comercial da cerveja Caracu tinha o slogan “Caracu é igual mulher: gostosa pura ou turbinada”. Por ser considerado ofensivo às mulheres a Ambev foi obrigada a fazer um acordo com o Ministério Público de São Paulo. A cervejaria se comprometeu a financiar uma campanha de prevenção à dengue, em parceria com o Ministério da Saúde. Outra publicidade da Ambev está sendo questionada pelo MP. Trata-se do filme "Musa do Verão", da Skol, que mostrava uma mulher de biquíni entregue em domicílio para homens.

(Com informações da Folha de São Paulo)



Visita de Condolezza Rice ao Brasil motivou protesto ignorado pela mídia comercial

Apesar de pouca evidência nos grandes meios de comunicação comerciais, a visita da secretária de Estado estadunidense Condolezza Rice no dia 13 de março ao Brasil fez com que manifestantes protestassem contra a política belicicista dos EUA. Entrevistas com Rice e a visita dela a Salvador ocuparam a cobertura da grande imprensa.  

“Cerca de 50 estudantes protestam aos gritos "Bush de saia, fora daqui", em frente ao Palácio do Planalto, contra a visita ao Brasil da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice. Eles queimaram uma bandeira e atiraram sacos plásticos com tinta vermelha em direção ao Planalto, para simbolizar os mortos na guerra do Iraque e a insatisfação com a política belicista norte-americana”, divulgou o jornal Brasil de Fato.



O último post de Mino Carta no iG

“Meu blog no iG acaba com este post. Solidarizo-me com Paulo Henrique Amorim por razões que transcendem a nossa amizade de 41 anos. O abrupto rompimento do contrato que ligava o jornalista ao portal ecoa situações inaceitáveis que tanto Paulo Henrique quanto eu conhecemos de sobejo, de sorte a lhes entender os motivos em um piscar de olhos. Não me permitirei conjecturas em relação ao poder mais alto que se alevanta e exige o afastamento. O leque das possibilidades não é, porém, muito amplo. Basta averiguar quais foram os alvos das críticas negativas de Paulo Henrique neste tempo de Conversa Afiada.

                                                                                                              Mino Carta”




Democratização da Comunicação


TV Brasil precisa ser democratizada

A medida provisória 398/07 responsável pela criação da Empresa Brasil de Comunicação foi aprovada pelo Congresso, mas para a TV Brasil ser de fato uma TV Pública nos moldes que movimentos pela democratização da comunicação entendem, ela precisa de mudanças profundas. 

O Intervozes apresentou ao Conselho Curador da EBC um documento com propostas sobre o funcionamento da TV Brasil. O documento fala, por exemplo, na necessidade de se criar mecanismos de avaliação constantes da TV, bem como o maior estímulo à produção independente por meio de criação de centros de produção compartilhada utilizando estruturas já existentes do governo federal como os Pontos de Cultura e os Telecentros. Sobre a gestão, o documento reforça posições já divulgadas anteriormente como a realização de audiências públicas como forma de legitimar as decisões do Conselho Curador, totalmente indicado pelo governo federal. Para acessar o documento acesse www.intervozes.org.br




NPC Informa


Em São Paulo, seminário discute liberdade de expressão e acesso à informação

De 24 a 31 de março, a Artigo 19 Brasil, em parceria com o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns e o Departamento de Jornalismo da PUC-SP promove o seminário “Liberdade de Expressão e o Acesso à Informação no Brasil”. O evento pretende discutir os temas “Liberdade de expressão: Restrições legítimas e seus limites”, no dia 24, e “Pluralismo e diversidade nos meios de comunicação”, no dia 31. O seminário será realizado na PUC-SP.

Para inscrever-se é necessário enviar nome completo, telefone e o nome da organização a que pertence para o correio eletrônico comunicacao@artigo19.org . A programação pode ser conferida em www.artigo19.org/seminario .



Encontro discute a luta contra a hegemonia da mídia comercial

No dia 8 de março, cerca de 40 pessoas, entre jornalistas, professores e ativistas na área de comunicação se reuniram em São Paulo para tratar de temas, como a necessidade de ampliação dos espaços de troca entre as iniciativas de comunicação alternativa e a viabilização econômica dos projetos de comunicação no campo da esquerda. 

Também se discutiu a aproximação da mídia alternativa com as universidades e brechas que se abriram na luta contra-hegemônica pela existência de novas tecnologias. De acordo com os organizadores, há a proposta de que uma nova reunião desse grupo seja realizada entre os meses de abril e junho, no Rio de Janeiro.



Observatório da Indústrial Cultural inaugura Cine-Clube

No dia 13 de Março, a exibição, seguida de debate, do filme Soy Cuba inaugurou as atividades do Cine-Clube Oi Cult, uma iniciativa do Observatório da Indústria Cultural. As seções serão realizadas sempre às segundas quintas-feiras do mês, no DCE da  Universidade Federal Fluminense, em Niterói.  

No endereço eletrônico do Observatório, http://oicult.blogspot.com/ , artigos abordam de maneira reflexiva e crítica o conteúdo que os grandes meios de comunicação nos transmitem cotidianamente. Big Brother, novelas, produção musical, filmes e outros temas são o foco dos estudos da equipe do Observatório.



Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro realiza concurso de monografias

O tema do Prêmio é Experiências em Psicologia e Políticas Públicas. A inscrição de trabalhos pode ser feita até o dia 15 de maio de 2008. O edital pode ser acessado em www.crprj.org.br . O prêmio traz o nome da psicóloga e militante Margarete de Paiva Simões Ferreira. Margarete foi uma das resistentes à Ditadura Militar e mais recentemente atuou na luta pela Reforma Psiquiátrica.



Revista Global Brasil será lançado no Rio

No dia 27 de Março, a partir das 19 horas, no Cine Odeon, será lançada a Revista Global Brasil nº 10. Como diz o próprio editorial da publicação, ela surgiu “a caminho do Fórum Social de 2003 e a décima edição está “a caminho do Fórum Social Mundial de 2009”, que será realizado em Belém (PA) no próximo mês de janeiro. Global Brasil traz, além de textos, ensaios fotográficos, desenhos, performances, “produzindo uma fala-monstro que exalta a criação coletiva, em detrimento da assinatura individualizada de autores ou artistas”. O Cine Odeon fica na Praça Floriano, 7, na Cinelândia. A revista é uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), com o patrocínio da Petrobrás, Lei de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura.



Debate Do Medo do Quilombo ao Medo da Favela na Uerj

O tema Do Medo do Quilombo ao Medo da Favela: raízes da Exclusão Social no Rio de Janeiro será debatido no próximo dia 26, no auditório 91 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), às 18 horas. O professor de geografia da Uerj Andrelino Campos e a professora do Mestrado em Sociologia e Direito da UFF, Vera Malaguti Batista serão os debatedores. A coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Lurdinha, estará responsável por comentar o debate. A atividade é organizada pelo Coletivo Moinho, Programa de Estudos da América Latina e Caribe (Proealc), Movimento Direito Pra Quem? , Programa de Estudos Africanos e Afro-americanos e pelos Centros Acadêmicos de Serviço Social, Ciências Sociais e História da Uerj.




Imagens da Vida


A bandeira do Movimento

mst

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr




De Olho Na Vida


Morte de canavieiro em Pernambuco será julgada quase dez anos depois

A CPT pede que pessoas e entidades se manifestem e demonstrem seu apoio à punição dos 15 réus  acusados de assassinar o canavieiro Luiz Carlos da Silva e de tentar matar mais treze trabalhadores rurais durante uma greve em 1998 no município de Goiana, região metropolitana do Recife. O julgamento será realizado no próximo dia 25, às 9h, na 1ª Vara de Júri do Fórum do Recife. 

O julgamento seria no dia 13, mas foi adiado para o dia 25 de março devido ao não comparecimento do advogado de defesa de cinco dos 15 acusados. O crime que resultou na morte do canavieiro Luiz Carlos da Silva aconteceu durante uma greve, na Usina Santa Teresa, em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, em 1998.  

Luiz Carlos tinha então 22 anos e estava junto a outros manifestantes tentando impedir a contratação de cortadores de bambu para realizarem o corte da cana no Engenho Terra Rica. Os trabalhadores em greve foram surpreendidos a tiros por policiais militares e seguranças da usina que chegaram dentro de carros atirando contra os manifestantes, segundo contou o então presidente do STR, José Mendes da Silva, ao Jornal do Commercio do dia 05 de novembro de 1998. 

Dentre os acusados estão o chefe de segurança, o administrador e oito capangas da Usina Santa Teresa - de propriedade do Grupo João Santos –, o Capitão da Polícia Militar de Pernambuco na época e mais quatro policiais militares. Eles estão sendo acusados por um homicídio consumado e mais treze tentativas de homicídio qualificado. “O dia 25 de março será mais uma marca na caminhada para derrubar a violência estruturada pelo agronegócio e pelo monocultivo da cana-de-açúcar”, comenta o Padre Thiago, da Comissão Pastoral da Terra, que acompanha o caso desde 1998.

(Com informações da Comissão Pastoral da Terra)




Memória


Em 28 de Março de 68, o estudante Edson Luís é assassinado pela ditadura

[Por Raquel Junia] Era uma manifestação estudantil no restaurante público Calabouço, no Rio de Janeiro, contra o mau funcionamento do local. O estudante Edson Luís tinha 16 anos, paraense e residente no Rio de Janeiro, foi morto a tiros pela polícia. Outros seis jovens ficaram feridos e um deles, Benedito Frazão Dutra, faleceu pouco tempo depois. Os estudantes transformaram a revolta pela morte de Edson Luís em ação. Não permitiram que o corpo ficasse no IML e o levaram à Assembléia Legislativa para ser velado publicamente coberto pela bandeira do Brasil.  

A missa de sétimo dia da morte de Edson Luís encheu a Igreja da Candelária e a repressão não tardou. As conseqüências não foram mais graves devido a um cordão de isolamento feito por religiosos. A consternação pela morte do jovem, a repressão crescente promovida pela ditadura civil-militar e a ausência de direitos fundamentais como o acesso à educação cresceu e tomou as ruas. Menos de um mês depois, em  28 de março, aconteceu a Passeata dos Cem Mil.  

O assassinato de Edson Luís é um importante marco na luta dos estudantes. Naquela época, protestavam também contra a privatização da universidade pública e por um ensino de qualidade em todos os níveis. Os estudantes de hoje seguem na mesma luta, com alguns inimigos comuns e outros novos, mas com práticas antigas. O 28 de Março é sempre marcado como um dia de protestos dos estudantes secundaristas.

[Raquel Junia é estagiária do NPC e faz parte do DCE da UFF)




Proposta de Pauta


“Governos, parem de matar nossos jovens”

No dia 28 de Março de 2008, será realizada no Rio de Janeiro, uma grande passeata unificada em memória dos 40 anos da morte do estudante Edson Luís e contra a criminalização da pobreza. “Governos, parem de matar nossos jovens”, diz a convocatória para o ato. A concentração está marcada para as 12 horas na Igreja da Candelária, no centro da cidade. A Agência Petroleira de Notícias preparou um vídeo chamando para a passeata. Acesse o vídeo em http://br.youtube.com/watch?v=qP7IjG_XSm8&feature=related .




Por Dentro da Universidade


Projeto de extensão da UFF realiza reportagens sobre o período da ditadura militar

Afasta de mim este Cale-se é um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF) que procura retratar a repressão imposta pela ditadura civil-militar no Brasil. O projeto divulga na Internet reportagens sobre o tema e entrevistas com militantes que na época sofreram a repressão. Afasta de mim este Cale-se é elaborado e desenvolvido por estudantes e professores do curso de jornalismo da UFF. Frei Betto e Ivo Lesbaupin, conhecido como Frei Ivo, personagens do filme Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, foram entrevistados pela equipe do projeto. As entrevistas estão disponíveis em www.uff.br/calese .




Pérolas da edição


Por Eduardo Guimarães

“Antes de você, leitor, criticar o fato de eu assistir a nada mais, nada menos do que a uma das estúpidas novelas que a tevê brasileira impõe a um público sequioso por lixo televisivo, e de dar seu depoimento de que jamais assistiria a tal porcaria, quero lembrá-lo de que ignorar uma arma de difusão de comportamentos e de mentalidades obtusas como é uma novela das oito da Globo não mudará o fato de que essa arma vem sendo muito efetiva no sentido de falsear a realidade nacional e imbecilizar as pessoas.”

Eduardo Guimarães, em Cidadania.com




Novas entrevistas em nossa página


“Para fazer a Reforma Agrária precisamos nos aliar com os estudantes”, diz Gilmar Mauro, do MST

[Por Raquel Júnia] “Hoje é a mercantilização de tudo. Se você está na beira de um rio vendo o pôr-do-sol com seu namorado ou namorada rapidinho um burguês olha aquilo e diz: isso pode virar um Resort. Tudo vira mercadoria, inclusive a vida”, disse Gilmar Mauro, da Coodernação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Gilmar Mauro participou juntamente com o professor da UFF e colaborador do NPC Marcelo Badaró da mesa Lutas Sociais no Brasil, atividade organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade no dia 19 de março. Na ocasião, ele informou sobre a inauguração de uma escola de formação política da Via Campesina em Moçambique.

Clique aqui e veja a íntegra da entrevista!




Novos artigos em nossa página


O Poder não olha a vocação. Por Raquel Junia

Lá pelas tantas um senhor, despenteado e com roupas sujas, pergunta: “Qual o canal?”

“Canal?”, responde o candidato a vereador, “não é canal nenhum, não”.

A cena faz parte do documentário de Eduardo Escorel A Vocação do Poder. 



Duas Caras se alinha a Ali Kamel e mostra Brasil sem racismo. Por Eduardo Guimarães, no Cidadania.com

A novela Duas Caras divulga e incorpora, despudoradamente, o livro Não Somos Racistas, odiosa obra do manda-chuva do jornalismo da Globo, Ali Kamel. No mentiroso folhetim - no Brasil fictício da Globo -, brancos ricos estão doidos para se casar com favelados negros. Favelas têm mais brancos do que negros, e alguns negros são riquíssimos. Favelados pobres chegam a estudar nas mesmas universidades que brancos ricos.



Cotas: política legítima de valorização e estímulo ao conteúdo nacional. Manifesto
A Câmara dos Deputados deve retomar em breve a discussão sobre o Projeto de Lei 29/2007, que altera a regulamentação o setor de TV por assinatura no país. O projeto apresenta alguns mecanismos que visam ampliar a diversidade e a pluralidade do conteúdo veiculado através deste serviço. Um deles, as cotas para conteúdo audiovisual nacional, é alvo de uma agressiva campanha por parte da Associação Brasileira de TVs por Assinatura (ABTA), que representa as empresas do setor. A ABTA tem veiculado uma peça de propaganda na programação das suas associadas afirmando que a aprovação do substitutivo apresentado pelo deputado federal Jorge Bittar, relator do PL, vai acabar com a liberdade de escolha dos assinantes e aumentar o valor da assinatura.

Expediente



Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação

Jornalista responsável: Claudia Santiago

Estagiárias: Raquel Junia 

                   Luisa Santiago Vieira Souto  

Colaboram nesta edição:




Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
Jornalismo Sindical e Popular é tema de Seminário em Santa Catarina
Cartilha 1º de Maio
Nova data do Curso de Oratória no Rio de Janeiro!

A Comunicação que queremos
Raimundo Pereira lança Retratos do Brasil, em Aracaju
Filme Linha de Montagem em sessão especial no Rio e em São Paulo
Revista da Adusp sobre mídia se encontra na Internet

Radiografia da Comunicação Sindical
Fenajufe realiza encontro sobre comunicação no dia 27 de março
Químicos do ABC promovem concurso de grafitagem

De Olho Na Mídia
Censura do IG a Amorim é só o começo: Hoje ele, amanhã todos nós
Uma vez Veja, sempre Veja ou a Veja fala o que Bush manda
Ambev é processada por publicidade machista e faz acordo com Ministério Público
Visita de Condolezza Rice ao Brasil motivou protesto ignorado pela mídia comercial
O último post de Mino Carta no iG

Democratização da Comunicação
TV Brasil precisa ser democratizada

NPC Informa
Em São Paulo, seminário discute liberdade de expressão e acesso à informação
Encontro discute a luta contra a hegemonia da mídia comercial
Observatório da Indústrial Cultural inaugura Cine-Clube
Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro realiza concurso de monografias
Revista Global Brasil será lançado no Rio
Debate Do Medo do Quilombo ao Medo da Favela na Uerj

Imagens da Vida
A bandeira do Movimento

De Olho Na Vida
Morte de canavieiro em Pernambuco será julgada quase dez anos depois

Memória
Em 28 de Março de 68, o estudante Edson Luís é assassinado pela ditadura

Proposta de Pauta
“Governos, parem de matar nossos jovens”

Por Dentro da Universidade
Projeto de extensão da UFF realiza reportagens sobre o período da ditadura militar

Pérolas da edição
Por Eduardo Guimarães

Novas entrevistas em nossa página
“Para fazer a Reforma Agrária precisamos nos aliar com os estudantes”, diz Gilmar Mauro, do MST

Novos artigos em nossa página
O Poder não olha a vocação. Por Raquel Junia
Duas Caras se alinha a Ali Kamel e mostra Brasil sem racismo. Por Eduardo Guimarães, no Cidadania.com
Cotas: política legítima de valorização e estímulo ao conteúdo nacional. Manifesto

Expediente
Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge