Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br


Boletim do NPCNº 42De 10 a 20.05.2004
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais


Notícias do NPC

Prêmio Núcleo Piratininga de Comunicação: Um jornal para disputar a hegemonia

Estão abertas as inscrições para o Prêmio NPC de Comunicação Sindical.

Esta promoção se inscreve nos objetivos mais amplos do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) de oferecer um suporte aos Movimentos Sociais, culturais de cunho popular e comunitário no sentido de valorizar e melhorar constantemente sua comunicação, visando difundir idéias e valores que contribuam para a construção de uma nova sociedade, justa e solidária.

Podem participar os jornalistas que tenham editado jornais de Sindicatos de Trabalhadores que promovam ações visando a construção de uma nova sociedade justa e solidária, no período entre 1° de novembro de 2003 a 1º de julho de 2004 e que tenham participado de algum curso de comunicação / história  / oratória / redação/ neoliberalismo com o NPC ou de um dos cursos anuais promovidos pelo Núcleo Piratininga.

Serão aceitos dois trabalhos por autor. Será analisado o conjunto da edição de cada jornal inscrito e considerados os seguintes aspectos: projeto gráfico, pauta e linguagem. Os vencedores receberão um diploma do prêmio e os prêmios abaixo relacionados. Os interessados precisam preencher um formulário que estará site www.piratininga.org.br a partir desta quarta-feira, dia 12 de maio.

Juntamente com o editor do jornal, será premiado o dirigente sindical responsável pelo setor de Comunicação do Sindicato.

# Critérios para avaliar os materiais:

Pauta: o conteúdo do jornal; o equilíbrio micro/macro; pauta para um destinatário especial.
    > Como a pauta do jornal contribui para o fim da injustiça e da exclusão social vigente e aponta para a construção de uma nova sociedade justa e solidária.
    > Como a pauta veicula a proposta política da entidade.

Linguagem: o dicionário; arte de traduzir: falar para milhões, ou para um punhado. 
    >  Como a linguagem utilizada combate a exclusão dos que têm menos escolaridade.

Texto: construção das frases; tamanho das frases e sua compreensibilidade.
    > Como escrever para ser compreendido “pelo empresário e pela empregada doméstica”.

Arte e diagramação: boa diagramação do século XX; diagramação do século XXI.
    > Como fazer um jornal atraente, cheio de portas de entrada...abertas. 

Periodicidade: (  ) diária / (  ) bisemanal / (  ) semanal / (  ) quinzenal / (  ) mensal / (  ) vezenquandária

# Condições para concorrer

Enviar 15 exemplares de dois números de sua escolha do jornal do Sindicato, produzidos no período entre 1° de novembro de 2003 a 1º de julho de 2004.

Enviar a ficha de inscrição preenchida até 15 / 7  2004 junto com o envelope dos jornais.

Prazos: postar o envelope com os jornais pelo correio tradicional, com Aviso de Recebimento (AR), até 15 de julho de 2004.

# Cronograma

1 Os jornais devem ser postados para o NPC/Concurso até o dia 15 de julho de 2004.

3 Data da premiação: durante o 10º curso Anual do NPC, em novembro.

4 Comissão julgadora: Claudia Santiago – coordenadora do NPC / Vito Giannotti  - coordenador do NPC / Rosângela Gil – jornalista, Sind. Metalúrgicos de Santos / Marcelo Souza – diagramador, Porto Alegre / Márcia Andreolla - Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso / Sueli de Freitas - Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo / Mário Camargo - jornalista / João Roberto Ripper - fotógrafo / Claudia Costa – jornalista / Ana Lúcia Enne – coordenadora do Laboratório de Mídia e Identidade UFF /José Luis Proença – Prof. Comunicação ECA-USP / Reginaldo Moraes – Prof. Ciências Sociais Unicamp / Virgínia Fontes - Prof. de História da UFF.

# Prêmios

  • 1º Prêmio: Uma semana no Ceará (Praia de Parajuru-Beberibe), ou no Rio de Janeiro.

  • .
    Ceará: o Prêmio está sendo patrocinado pelo Instituto Florestan Fernandes, do Ceará. Dará direito à passagem aérea até Fortaleza e traslado até a Praia de Parajuru/Beberibe ida e volta (a meia hora de Canoa Quebrada). Estadia numa casa exclusiva com instalações para cozinhar, sem fornecimento das refeições. O translado do aeroporto até a Praia de Parajuru (ida e volta) está incluído no prêmio.
    .
    Rio de Janeiro: o Prêmio consistirá  numa semana num hotel do Rio de Janeiro, na região do Catete / Flamengo. As passagens aéreas e deslocamento até o hotel (ida e volta) estão incluídas no pacote. Não estão incluídas as refeições.
  • 2º Prêmio: Coleção de cinco livros de Memória Operária da autora Prof.a  Adelaide Gonçalves;
  • 3º Prêmio: Assinatura de um ano da revista Reportagem;
  • 4º Prêmio: Assinatura de um ano da revista Caros Amigos;
  • 5º Prêmio: Assinatura de um ano do jornal Brasil de Fato;
  • 6º Prêmio: Coleção de 20 exemplares do jornal Brasil de Fato;
  • 7º Prêmio: Coleção de 12 exemplares selecionados da revista Caros Amigos;
  • 8º Prêmio: Estojo com vídeos e livro de D. Assis sobre “Propaganda e Cinema a serviço do Golpe”;
  • 9º Prêmio: 7 livros de autores do NPC


ATENÇÃO: O PRÊMIO NPC será atribuído ao jornalista responsável pela publicação e extensivo ao dirigente sindical responsável pelo setor de Comunicação do Sindicato

.
Muralhas da Linguagem já está na gráfica
O novo livro do coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Vito Giannotti, pela editora Mauad, já está sendo rodado e fica pronto na semana que vem. O primeiro lançamento será no Rio de Janeiro e o segundo, em São Paulo.

NPC participa de lançamento de programa na Cidade de Deus
O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) participou da discussão e aprovação do programa de ações integradas pensadas pela própria comunidade da Cidade de Deus, no sábado, dia 8 de maio, a convite de alunos do bairro que participam do curso de Comunicação Comunitário. A iniciativa é do Fórum Comunitário em Cidade de Deus e visa melhorar o conjunto das condições de vida nas áreas de saúde, educação, cultura, arte, emprego e comunicação.


A Comunicação que queremos

Químicos lançam livro sobre LER
O Sindicato dos Químicos de Osasco, Campinas e Vinhedo lançou, no dia 30 de abril, o livro “Um Mundo sem LER é Possível”, do médico Roberto Ruiz. Informações: robruiz@uol.com.br ou Assessoria de imprensa do sindicato -  fone (19) 3231.5077 – ramal 17 e e-mail quimicosunificados@terra.com.br.

Emílio Gennari traz ao Rio seu livro sobre Causa Palestina
O Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino e Robson Achiamé convidam para o coquetel de lançamento do livro “A questão Palestina: da diáspora ao Mapa do caminho”, de Emílio Gennari, no dia 17 de maio, às 19h, na CUT-RJ. Na ocasião o autor fará uma breve palestra sobre o assunto.


NPC Informa

Concurso para cartaz e música da Campanha da Fraternidade
Termina no dia 15 de maio o prazo para participação no Concurso de cartaz de música lançado pela Comissão Ecumênica que é responsável pela Campanha da Fraternidade 2005. Informações em www.conic.org.br

Conheça o Informativo Sete Pontos
O informativo eletrônico Sete Pontos é uma iniciativa de professores e estudantes universitários e é promovido pela Fundação Heinrich Böll. Conta com a participação de colaboradores do meio acadêmico e da sociedade civil, para contribuir com o debate sobre a disseminação e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade. Seu principal objetivo é mostrar a materialidade dos princípios manifestados no documento "Sete princípios: prioridades propostas pela sociedade civilCMSI", elaborado pelo Comitê de Redação do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil em Conteúdos e Temas para a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação. A coordenação é do professor Adilson Cabral. Leia em www.comunicacao.pro.br/setepontos

Agência de pautas sociais é lançada em Porto Alegre
Foi lançada no dia 26 de abril em Porto Alegre, a agência Pauta Social, uma iniciativa da Coletiva Comunicação, de Porto Alegre/RS, em parceria com a TV Unisinos. O portal tem como foco atingir a dirigentes de ONG´s, profissionais do setor público, estudantes e universitários, jornalistas, relações-públicas e pesquisadores em geral. Leia em www.pautasocial.com.br

OurMedia / NuestrosMedios: Conferência em Porto Alegre
A rede internacional OURMedia/NuestrosMedios que reúne mais de 270 ativistas em cerca de 40 países realiza sua Conferência Internacional, de 22 a 25 de Julho, em Porto Alegre. A rede, segundo informa seu boletim, trabalha em prol do fortalecimento dos meios de comunicação para apoiar a justiça social, os direitos humanos, a autonomia das comunidades e o desenvolvimento do poder e fortalecimento das comunidades de base. O âmbito do trabalho abarca vários campos: mídia comunitária, mídia independente, mídia radical, mídia cidadã, redes, contatos e intercâmbio entre organizações de base, políticas de telecomunicações, ativismo no movimento de mídia independente (Indymedia), artes e cultura, teoria das comunicações, movimento de pesquisa social, sociologia, antropologia, estudos culturais, comunicação para o desenvolvimento e comunicação para a mudança social. Informações: www.comunicacao.pro.br/setepontos

(Fonte: Unesco)
Festival de Hip Hop no Rio
Do dia 1 ao dia 29 de junho, acontecerá no Rio de Janeiro, o Hip Hop Latino Americano, onde se apresentarão os grupos representantes do Rap latino americano.

O Hip Hop Latino Americano irá promover um intercâmbio cultural entre países latinos através do rap. Serão cinco shows de artistas da Argentina, México Cuba e Brasil que se apresentarão no CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, às terças-feiras do mês de junho.

A escolha do gênero rap se deve ao fato de que este estilo musical, é proveniente dos guetos, é herdeiro das populações latinas e negras. O rap é caracterizado pelo relato do cotidiano sofrido das periferias e os anseios destas comunidades.

Os grupos que tem o rap como estilo comum, exprimem em suas letras as particularidades da região de que descendem, fazendo desse evento um acontecimento único: Bocafloja artista solo do México; Actitud Maria Marta, grupo feminino da Argentina,  Papo Record de Cuba e o rappers brasileiros MV Bill e Nega Gizza.

Esse é mais um evento produzido pela Central Única das Favelas. Informações: hiphoplatino.com.br

Shows: 01/06 - Nega Gizza (BRA) / 08/06 - Bocafloja (MXC) / 15/06 - Actitud Maria Marta (ARG) / 22/06 - Papo Record (CUBA) / 29/06 - MV Bill (BRA).

(Informou Thais Zimbwe, da Central Única das Favelas; Fonte: UFJF)


De Olho Na Mídia

Berlusconi vai além do Cidadão Kane
Orson Wells , no final da década de 40, criou o personagem Cidadão Kane, como protótipo do magnata dono de um império de comunicação. Em 1992, em plena Era Collor, o Channel Four da Inglaterra produziu um documentário sobre o poderio de Roberto Marinho à frente do império das Organizações Globo. Deu-lhe o título “Muito Além do Cidadão Kane”. Até hoje este documentário é o terror da Globo. Sobretudo nestes tempos em que este e outros grupos de mídia estão contando com os milhões do BNDES para pagar seus alegados prejuízos financeiros.

Enquanto isso, na Itália, estouram denúncias sobre um novo discípulo do Cidadão Kane, de Wells. Um documentário acerca do poderio do império de comunicação do presidente da Itália poderia lhe dar o título “Além do muito além do Cidadão Kane”. Berlusconi é o principal acionista da Fininvest, que por sua vez controla o Midiaset, proprietária das três maiores redes de televisão privadas do País.

A rede pública de televisão italiana está fatiada em três canais. Berlusconi, como chefe da coligação de direita que tem maioria no Parlamento Italiano, tem o controle dos três canais da RAI. Assim, tem o poder direto e indireto de 90% das notícias jornalísticas e dos programas vistos pelos italianos.

Além disso, é dono de igual percentagem de jornais, revistas e editoras no país. Vai além do além do Cidadão Kane.


Radiografia da Comunicação Sindical

Nesta edição, a CUT Ceará
Entrevista com Elton Viana, da Assessoria de Imprensa da CUT Ceará.

1) Qual o nome, formato e quando começou a circular o jornal da CUT-Ceará?

A Central Única dos Trabalhadores tem um jornal cujo nome é Jornal da CUT Ceará. Ele tem um formato especial (27,5cm por 43cm) e começou a circular de forma regular a partir de julho de 2002.

2) Sua circulação foi interrompida em algum período?

O Jornal da CUT Ceará passou a circular de forma periódica a partir de julho de 2002, quando uma assessoria de imprensa foi instalada na central. Antes disso, várias tentativas de realizar um jornal foram feitas e sempre houve insucesso. Portanto, a circulação foi várias vezes interrompida, porém desde que assumi a assessoria o jornal vem circulando normalmente.

3) Qual a tiragem e periodicidade do jornal?

Atualmente a tiragem do jornal é de 2 mil exemplares e sua periodicidade é mensal. Ele é distribuído para as entidades filiadas, ONG's, parlamentares, imprensa local, entre outros.

4) Em que número o jornal está?

20ª edição.

5) O sindicato e o jornal têm página na Internet? Quando ela foi criada e de quanto em quanto tempo é renovada?

A CUT Ceará tem uma página eletrônica desde julho de 2002 (www.cutceara.org.br). Além de notícias, o internauta pode encontrar informações sobre a diretoria executiva da CUT Ceará, responder a enquetes, conferir a agenda de atividades, visitar as páginas de outros sindicatos, entre outras atividades. Ela é renovada semanalmente, mas sempre que há alguma notícia nova a atualização é imediata. Outro serviço que o nosso site está disponibilizando é um jornal eletrônico, de periodicidade semanal, cujo cadastro para recebê-lo pode ser feito na nossa página.

Por enquanto é isso. Fica o convite para que você possa estar visitando a nossa página e, se quiser, podemos mandar exemplares do jornal para você.


Cartas

NPC me instiga
Sou estudante de Comunicação em Salvador e cada vez mais tenho me interessado pela comunicação sindical, estou estagiando no Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico/Petroleiro na Bahia. Vito e Claudia, vocês me instigam a mergulhar mais fundo nesse universo, obrigado. Ah, como fazer para receber o boletim do NPC? Abraço,

Erica - Salvador (BA)

Que tal a ferramenta “envie para um amigo”?
Fico ávida a cada dia que chega o Boletim, para deglutir cada informação e divulgar para minha galera. Tenho visitado o site do Núcleo e Parabéns... vocês são óóóóóóóóótimos!!! Gostaria de sugerir que abaixo de cada artigo do site houvesse aquele link(???) ENVIAR PARA UM AMIGO... sabe qual???? Isto facilitaria a vidinha dessa galera que, como eu, não sabe lidar muito (ou nada) com esta parafernália de computador, colar, recortar, copiar, etc... mas que gostaria de remeter certos artigos ou informações do site. O Boletim, este, eu repasso inteiro!!! Se for possível ser atendida, agradeço desde já! Beijos

Nilza Tavares – (Sindicato dos Bancários-RJ)

Sobre MV Bill no Faustão
Concordo em parte com as considerações da estudante de Comunicação sobre o golpe tacanho que a Rede Globo desferiu através de Fausto Silva quando Bill mandava com todos os pingos nos is o cotidiano angustiante do povo negro ou quase negro. (A carta da estudante foi publicada no último BoletimNPC, n.41).
    É óbvio que a Rede não conseguiu mascarar-se de "engajada" e muito menos Bill teve seu ego massageado, mas fiquei muito feliz ao escutar um colega acadêmico - que pesquisa relações raciais há mais de 30 anos - que com todas as ressalvas necessárias - sobre o programa, a TV, o Hip Hop, as relações passadas entre MV Bill e a Rede Globo, Viva Rio e etc. - ele entendeu que pessoas como Bill - reconhecidas lideranças de suas bases – são excepcionais canais de tradução para o pensamento acadêmico, ainda hermético e distanciado do cotidiano dos seus "objetos de pesquisa".
    Confesso que fiquei feliz, pois esta discussão de a Universidade conseguir ou não comunicar-se com a sociedade não é novidade. Como também não é a dificuldade de as ações desenvolvidas pelas militâncias dos movimentos sociais serem absorvidos e revisitados pelas camadas menos privilegiadas da sociedade brasileira, volto a dizer, muitas vezes, objeto de pesquisa ou público alvo de muitos projeto$.
    Mas, como é difícil para as superestruturas do asfalto aceitarem o empoderamento do outro, então o melhor caminho, para eles, é interferir para que fique bem claro: a porta foi somente entreaberta, o espaço possibilitado é a soleira da porta da casa grande, sentar-se na sala de jantar... já é uma outra história...

Sandra Martins - Coordenação  Com. de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas/RJ (Cojira)

Sugestão de pauta: entrevista com Eugênio Bucci
Como sempre, muito bom o boletim NPC. Faço uma sugestão: por que vocês não tentam uma entrevista (ou melhor ainda, uma palestra num de seus cursos) com o jornalista Eugênio Bucci. Ele tem uma visão crítica sobre a TV e a imprensa muito bem fundamentada. Acho que atualmente (a partir do governo Lula) é diretor da Radiobrás. Os livros deleSobre Ética e Imprensa e Eugênio Bucci do B - Crônicas do Jornal do Brasil (acho que é esse o nome, não sei ao certo)foram muito úteis para a minha monografia sobre Televisão. Um grande abraço.

Lígia Coelho - Jornalista
 

Nota do Boletim NPC.
Lígia, em nossa página há uma entrevista de Rosângela Gil, do NPC, em outubro de 2003, com Eugênio Bucci. Aguarde mais uma para junho.


Novos artigos em nossa página

Imprensa alternativa quer verbas publicitárias
Por Edson Sardinha, de Brasília para o Comunique-se, em 27 de abril de 2004
Às vésperas de anunciar as bases do socorro financeiro para a mídia, o governo recebe pressão por parte da chamada imprensa alternativa, que cobra uma fatia do bolo publicitário. Revistas e jornais ligados ao movimento social, sindical e partidário, rádios e TVs comunitárias se organizam para levar até o Congresso Nacional um abaixo-assinado no qual reivindicam a democratização das verbas públicas para os meios de comunicação.

Rádio Popolare de Milão
Por João Paulo Chaleaux Roque, revista Imprensa, fevereiro de 2000. Uma experiência italiana que deveria inspirar a discussão sobre rádios comunitárias.
A Radio Popolare de Milão existe há 22 anos, na Itália. Em todo esse tempo, não passou um dia dentro da lei. Mas também não deixou um dia de ir ao ar entrevistando políticos, ministros e juizes. Fundada em 1977 por intelectuais e sindicalistas de esquerda, a Radio Popolare tem hoje 20 emissoras associadas que funcionam 24 horas ininterruptas, sempre com programas informativos, tanto estritamente jornalísticos quanto com documentários musicais. É regra da radio não repetir notícias.Essa é a receita que colocou uma emissora moldada em forma completamente alternativa em segundo lugar na audiência da Lombardia, a região norte da Itália, onde concentram-se 8,5 milhões de pessoas.

Liberdade de expressão e liberdade de impressão
Por João Quartim de Moraes, 4 de maio de 2004
A liberdade de exprimir é boa, mas é manipulada, em escala social, por quem tem o dinheiro para imprimir. Basta, com efeito, dispor de um mínimo de sentido crítico para constatar que o cartel mediático do capital informa como quer e intoxica quando quer, isto é quando os donos querem. A eficácia da intoxicação mediática, como de qualquer outra droga, depende das condições em que é administrada e da resistência que lhe contrapõem os atingidos. Nem os mais firmes e lúcidos militantes democratas, anti-imperialistas e socialistas estão inteiramente imunes à diuturna manipulação dos fatos, antes de mais nada porque os milionários e seus cães de guarda dispõem do monopólio da transmissão em larga escala das "notícias". Mas resistir é preciso e é possível.

Fórum, BNDES e imprensa debatem no Senado
Por FNDC, em 5 de maio de 2004
Foi realizada na manhã da quarta-feira, dia 5/5, no Senado Federal, uma segunda audiência pública para, conforme o requerimento, "discutir sobre a disposição do Governo Federal, por intermédio do BNDES, em criar uma linha de financiamento de socorro às empresas do setor de comunicação". Estiveram presentes o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, o coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Celso Schröder, o diretor de Redação da revista Carta Capital, Mino Carta, o diretor de Assuntos Jurídicos da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Paulo Tonet Camargo, e o vice-presidente executivo do Jornal do Brasil, Paulo Marinho. Por mais de três horas, os senadores debateram questões que foram além de um diagnóstico do setor de imprensa.

Revista eletrônica alternativa tem mensagens censuradas na Internet
Gustavo Barreto, da redação Consciência.Net, abril/maio de 2004
Em abril de 2004, e-mails com mensagens sobre o 11 de setembro foram interpretadas como “spams” por servidor norte-americano que hospeda a página da revista Consciência.Net. Em maio, foi a vez do Grupos.com.Br bloquear a atuação do editor da publicação, inutilizando sua atuação sem qualquer justificativa; Veja porque interesses contrariados de grandes empresas como RBS e Gerdau podem ter provocado “pequenos incidentes” de censura de mensagens eletrônicas. Editores não descartam, no entanto, possibilidade de erro técnico sem intenção discriminatória.



Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação

Av. Rio Branco, nº 277 sala 1706   CEP. 20040-009
Tel. (21) 2220-56-18 / 9628-5022
www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br
Coordenador: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB.14.915)
Projeto Gráfico: Gustavo Barreto e Cris Fernandes
Colaboraram nesta edição: Gustavo Barreto, Raquel Moraes e Rodrigo Otávio. [voltar]


Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA. Se estiver recebendo e-mails repetidos, NOS AVISE para modificarmos nossos cadastros.
Índice
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
Prêmio Núcleo Piratininga de Comunicação: Um jornal para disputar a hegemonia
Muralhas da Linguagem já está na gráfica
NPC participa de lançamento de programa na Cidade de Deus

A Comunicação que queremos
Químicos lançam livro sobre LER
Emílio Gennari traz ao Rio seu livro sobre Causa Palestina

NPC Informa
Concurso para cartaz e música da Campanha da Fraternidade
Conheça o Informativo Sete Pontos
Agência de pautas sociais é lançada em Porto Alegre
OurMedia / NuestrosMedios: Conferência em Porto Alegre
Festival de Hip Hop no Rio

De Olho na Mídia
Berlusconi vai além do Cidadão Kane

Radiografia da Comunicação Sindical
Nesta edição, a CUT Ceará

Cartas
NPC me instiga
Que tal a ferramenta “envie para um amigo”?
Sobre MV Bill no Faustão
Sugestão de pauta: entrevista com Eugênio Bucci

Novos artigos em nossa página
Imprensa alternativa quer verbas publicitárias
Rádio Popolare de Milão
Liberdade de expressão e liberdade de impressão
Fórum, BNDES e imprensa debatem no Senado
Revista eletrônica alternativa tem mensagens censuradas na Internet

Sobre o Boletim

 

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge