Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Mdia
A mídia nesta eleição vista por Gilberto Maringoni

Apesar das várias transformações democratizantes ocorridas no Brasil nas últimas três décadas, o relacionamento dos meios de comunicação com a sociedade – especialmente, com os mais pobres – não mudou. Em alguns casos, piorou.  

Antidemocrática, elitista e unilateral, a grande mídia brasileira é danosa para a democracia. Abrir espaço para vozes discordantes é essencial para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento que desconcentre renda e propriedade. 

A grande mídia é composta por corporações, cujos investimentos alcançam a casa do bilhão de reais. Nenhuma empresa, entidade ou indivíduo em atividade no setor e que se coloca como alternativo tem escala ou potencial para fazer frente aos interesses e montantes em jogo.

Há apenas um único ente com porte e capacidade para realizar este enfrentamento. Trata-se do Estado. Este tem condições de impor limites legais à formação de monopólios, outorgar e suspender concessões públicas e de produzir uma comunicação democrática e de qualidade, sem se vincular a interesses comerciais imediatos.

Um bom começo é colocar em prática as deliberações da I Conferência Nacional de Comunicação. Foi uma feliz comunhão do Estado e de vários setores da sociedade em busca de uma comunicação democrática aberta, plural e menos carregada de interesses privados.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge