Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Memorial da Resistência de SP promove debate sobre centros de torturas clandestinos da ditadura

Publicado em 25/08/10

A ditadura militar torturou e assassinou centenas de pessoas em locais conhecidos e (muitos) outros locais clandestinos de repressão. Além dos DOPS e DOI/CODIs, a repressão política usou sítios clandestinos para torturar e exterminar combatentes contra a ditadura civil-militar. Pela primeira vez, esses sítios clandestinos serão revelados.

O Memorial da Resistência de São Paulo promove, em 28 de agosto, das 14h às 17h30, um debate sobre os centros de torturas clandestinos da repressão política em 28/08. O evento, que integra o projeto “Sábados Resistentes”, acontece no Memorial da Resistência de São Paulo, rua Largo General Osório, 66, Luz. Auditório Vitae, 5º andar.

O historiador Rubim Aquino, diretor do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, dará conhecimento público sobre métodos e locais usados pela repressão política. O jornalista Rodrigo Vianna, da TV Record, contará os bastidores de matérias sobre sítios clandestinos e sobre a atuação de grupos de extermínios nos dias de hoje.

Após a mesa redonda, haverá o lançamento do livro “Um tempo para não esquecer” de Rubim Aquino. A publicação é um extenso relatório de suas pesquisas sobre os sítios clandestinos da repressão política no Brasil. Aquino enumera locais espalhados pelo Brasil a fora e os nomes dos integrantes desses centros de tortura e extermínio de opositores políticos.

Programação:

14h - Boas-vindas - Katia Felipini - Museóloga, coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo

 14h15 - Apresentação/Coordenação - Ivan Seixas - Jornalista - Presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política

14h30 - Palestra: Centros de torturas clandestinos da repressão política, com Rubim Aquino - Historiador e Diretor do Grupo Tortura Nunca Mais (RJ) e Rodrigo Vianna - Jornalista, repórter da TV Record e editor do site Escrivinhador www.rodrigovianna.com.br

Os Sábados Resistentes são promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo. Trata-se de um espaço de discussão entre militantes de diversas causas, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e interessados em geral no debate sobre temas ligados às lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados têm como objetivo central estimular a discussão e o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano em busca de sua libertação.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge