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Mídia comercial ataca blog da Petrobras

Nessa semana surgiu uma polêmica com a criação do Blog Fatos e Dados pela Petrobras. A empresa lançou, no início do mês de junho, o veículo para apresentar “fatos e dados recentes da Petrobras, e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)” – conforme esclarece o próprio blog.  

 

A ofensiva da mídia comercial teve início quando a Petrobras começou a usar o blog para tornar públicas, “de forma completa e sem edição dos dados”, as respostas da Companhia às perguntas enviadas pelos jornais – como O Globo, Folha de S.Paulo etc. Dentre as acusações da maioria dos veículos, a página estaria sendo usada para “desestimular as apurações”, ou então “tentar intimidar os jornalistas”. Acontece que o blog foi criado em momento de instalação da CPI da Petrobras. Conversamos com alguns sindicalistas e com o jornalista Beto Almeida, da Telesul, sobre a criação do blog, e a CPI. Confira.

 

De acordo com Carlos Eitor Rodrigues, presidente do Sindipolo de Triunfo/RS e da FUP, a CPI tem, em primeiro lugar, um objetivo eleitoreiro com vistas a 2010, “pois está sendo solicitada pelos mesmos parlamentares que queriam vender a Petrobras, inclusive mudando o nome para Petrobrax, para facilitar a venda. Agora, querem permitir que a exploração do Pré-Sal possa ser feita por grandes grupos nacionais”, opina Carlos Eitor. Para ele, deveria haver também uma CPI do setor petroquímico, a começar pela nebulosa aquisição da Copene (BA) pelo Grupo Odebrecht durante o governo FHC. “E investigar ainda as recentes negociações entre Petrobras e Odebrecht, que asseguraram que 75% do setor petroquímico nacional seja hoje dominado pela Braskem, empresa controlada pelo Odebrecht”.

 

Para Emanuel Cancella, secretário geral do Sindipetro-RJ e membro da FNP, a sociedade é a favor da investigação e da transparência da Petrobras, assim como é contra a corrupção. “Agora, acreditar que um Congresso onde um Senado, em sua maioria, possui integrantes envolvidos em permanentes escândalos, incluindo os signatários da CPI da Petrobras, e crer que estes mesmos senhores estejam buscando o fortalecimento da Companhia é demais da conta”, avalia.

Para ele, a chamada “grande mídia” vem procurando caluniar e difamar a Petrobras nas chamadas principais dos veículos de comunicação. “O blog representa o elementar direito de defesa da companhia, que esses mesmos órgãos não permitem”, diz Cancella.

O jornalista Beto Almeida, diretor da Telesul, também considera positivo o lançamento do blog pela Petrobras. Ele diz que toda essa repercussão mostra que os jornais estão perdendo credibilidade, e vem se tornando mais vulneráveis. “Os veículos se sentem proprietários da informação que a Petrobras quer difundir. Informação esta que é social, de interesse público. Por isso a Petrobras tem todo direito de estabelecer essa comunicação, e não se submeter a uma mediação manipulativa dos jornais para se comunicar”.

 

Para Beto Almeida, essa forma de comunicação mostra que os demais órgãos públicos também deveriam criar e investir em mecanismos de comunicação direta com a sociedade. 

 

O jornalista defende o debate público sobre a Petrobras. “Acho que temos que debater profundamente o que é a Petrobras, qual a política do petróleo. Gostaria que tivéssemos mais tempo de discussão do que fazer com o pré-sal, por exemplo”. Para ele, a descoberta do pré-sal poderia significar a redenção dos problemas sociais brasileiros, depende do uso que será feito. “Temos que renacionalizar plenamente a Petrobras”, defende.


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 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge