Nessa
semana surgiu uma polêmica com a criação do Blog Fatos e Dados pela
Petrobras. A empresa lançou, no início do mês de junho, o veículo para
apresentar “fatos e dados recentes da Petrobras, e o posicionamento da empresa
sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)” –
conforme esclarece o próprio blog.
A
ofensiva da mídia comercial teve início quando a Petrobras começou a usar o
blog para tornar públicas, “de forma completa e sem edição
dos dados”, as respostas da Companhia às perguntas enviadas pelos
jornais – como O Globo, Folha de S.Paulo etc. Dentre as
acusações da maioria dos veículos, a página estaria sendo usada para “desestimular
as apurações”, ou então “tentar intimidar os jornalistas”. Acontece que o blog
foi criado em momento de instalação da CPI da Petrobras. Conversamos com alguns
sindicalistas e com o jornalista Beto Almeida, da Telesul, sobre a criação do
blog, e a CPI. Confira.
De
acordo com Carlos Eitor Rodrigues,
presidente do Sindipolo de Triunfo/RS e da FUP, a CPI tem, em primeiro lugar, um
objetivo eleitoreiro com vistas a 2010, “pois está sendo solicitada pelos
mesmos parlamentares que queriam vender a Petrobras, inclusive mudando o nome
para Petrobrax, para facilitar a venda. Agora, querem permitir que a exploração
do Pré-Sal possa ser feita por grandes grupos nacionais”, opina Carlos Eitor. Para
ele, deveria haver também uma CPI do setor petroquímico, a começar pela
nebulosa aquisição da Copene (BA) pelo Grupo Odebrecht durante o governo FHC. “E
investigar ainda as recentes negociações entre Petrobras e Odebrecht, que
asseguraram que 75% do setor petroquímico nacional seja hoje dominado pela
Braskem, empresa controlada pelo Odebrecht”.
Para Emanuel Cancella, secretário geral do
Sindipetro-RJ e membro da FNP, a sociedade é a favor da investigação e da
transparência da Petrobras, assim como é contra a corrupção. “Agora, acreditar
que um Congresso onde um Senado, em sua maioria, possui integrantes envolvidos
em permanentes escândalos, incluindo os signatários da CPI da Petrobras, e crer
que estes mesmos senhores estejam buscando o fortalecimento da Companhia é
demais da conta”, avalia.
Para ele, a chamada “grande mídia” vem procurando caluniar e difamar a
Petrobras nas chamadas principais dos veículos de comunicação. “O blog
representa o elementar direito de defesa da companhia, que esses mesmos órgãos
não permitem”, diz Cancella.
O jornalista Beto Almeida, diretor
da Telesul, também considera positivo o lançamento do blog pela Petrobras. Ele diz que toda essa repercussão mostra que os
jornais estão perdendo credibilidade, e vem se tornando mais vulneráveis. “Os
veículos se sentem proprietários da informação que a Petrobras quer difundir. Informação
esta que é social, de interesse público. Por isso a Petrobras tem todo direito
de estabelecer essa comunicação, e não se submeter a uma mediação manipulativa
dos jornais para se comunicar”.
Para
Beto Almeida, essa forma de comunicação mostra que os demais órgãos públicos
também deveriam criar e investir em mecanismos de comunicação direta com a
sociedade.
O
jornalista defende o debate público sobre a Petrobras. “Acho que temos que
debater profundamente o que é a Petrobras, qual a política do petróleo.
Gostaria que tivéssemos mais tempo de discussão do que fazer com o pré-sal, por
exemplo”. Para ele, a descoberta do pré-sal poderia significar a redenção dos
problemas sociais brasileiros, depende do uso que será feito. “Temos que
renacionalizar plenamente a Petrobras”, defende.