Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Funai fala em risco de genocídio indígena

Publicada em 19/04/2012 - BBC

Em entrevista à BBC Brasil, organizações indígenas e indigenistas disseram que o avanço da exploração econômica entre Brasil e Peru pode levar a um genocídio entre índios da região.

Indigenistas ressaltam que a exploração de madeira e o tráfico de drogas estão deslocando esses povos. O contato com outras populações, indígenas ou não, pode causar a dizimação destes índios por doenças ou confrontos armados.

O escritório da Funai em Rio Branco, no Acre, estima que há centenas de índios vivendo nas cabeceiras de rios na fronteira entre os dois países. A maioria deles são falantes das línguas pano e aruak.

Desestimulando conflitos

A coordenadora da Funai em Rio Branco, Maria Evanízia dos Santos, ressaltou que a fundação vem observando “mudanças nas rotas dos isolados, que têm avançado além dos espaços que costumavam frequentar, por conta da pressão que sofrem do lado peruano”. Ainda segundo a coordenadora, “muitas aldeias se mudaram por conta da proximidade, para evitar confrontos”.

Maria Evanízia diz também que obras planejadas na região podem agravar ainda mais a situação, uma vez que cruzariam territórios de índios isolados.

O risco de genocídio é citado tanto pela Funai, a Fundação Nacional do Índio, quanto por indígenas peruanos. Alguns movimentos, como a Comissão Pró-Índio do Acre, vêm realizando encontros com índios brasileiros para alertá-los sobre as ameaças sofridas pelos índios que vivem isolados e desestimular conflitos.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge