Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Lutas pela Terra/LT
Rompendo o Silêncio

Em 2006, mulheres ligadas ao MST, à Via Campesina e ao movimento camponês mundial, ocuparam a fazenda da Aracruz Celulose (RGS), destruíram plantações de eucalipto, laboratórios e milhares de mudas. A burguesia se escandalizou e a mídia tratou o episódio como caso de polícia. O fato serviu para chamar a atenção da sociedade para a inversão da lógica econômica neoliberal: não há dinheiro para investir na agricultura e na produção de alimentos, mas sobra dinheiro para o agronegócio.

O vídeo explica as razões que levaram as mulheres sem-terra a decidir pela ocupação e pela destruição das plantações e do laboratório da Aracruz. Mostra as conseqüências para a vida das pessoas, provocadas pela agressão, de várias formas, feitas ao meio ambiente. O documentário permite refletir sobre o significado simbólico da ação das camponesas contra os 30 anos de destruição de matas nativas promovidos no Brasil pela Aracruz. Questiona o papel da mídia e destaca a omissão frente à agressão às terras e à cultura dos índios guaranis e tupiniquins desalojados de suas terras. 

 

Indicação de uso:

Grupos de sem-terra, pequenos agricultores, comissões pastorais da terra, ambientalistas, universidades e escolas, estudiosos da questão agrária e críticos do agronegócio.

Ficha técnica:

Produção: MST, FASE-ES; 2006; 20 minutos.  

Contato: (27) 3322-6330 (Geise – FASE) // mst-es@uol.com.br


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge