http://www.piratininga.org.br     


Boletim do NPC — Edição Especial  
Para jornalistas, dirigentes, militantes 
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais 



LIVRARIA ANTONIO GRAMSCI - NPC 
 
 

Confira abaixo alguns títulos disponíveis na Livraria Antonio Gramsci, recém-inaugurada na Cinelândia pelo NPC. Ela fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo. Em frente ao portão lateral da Câmara dos Vereadores.

.

Tele-venda: (21) 2220-56-18 // livraria@piratininga.org.br




Livros à venda na Livraria Antonio Gramsci
 

Polop - Uma trajetória de luta pela organização independente da classe operária no Brasil

.

livro

.

Livro publicado pelo Centro de Estudos Victor Meyer em 2009. É realmente a trajetória de 20 anos de vida ativa e dinâmica até a extinção desta organização a partir dos anos 80. Começa com o Congresso de fundação da organização em junho de 1960, passa pelo início dos anos 1980, com o nascimento da CUT e do PT e nos guia até "a incerta hora de morte" da organização. É um manual básico para entender o que foi, quais as raízes e a herança da POLOP.

 



Conquistas e impasses do socialismo - Seleção de textos inscritos na tradição da Organização Revolucionária Marxista Política Operária

.

livro

.

Eduardo Stotz e Samuel Warth trouxeram esta seleção de textos sobre a organização política operária. É uma publicação de 2011 do Centro de Estudos Victor Meyer. Tem artigos de alguns dos maiores colaboradores políticos dessa organização: August Thalheimer, Erico Sachs, Eduardo Stotz e Victor Meyer.

 


Curso básico da ORM-PO
.

curso básico

.

A sigla não ajuda muito, mas em resumo este livro é o curso básico de militância da Polop. Ao longo de 200 páginas é apresentada a clássica visão marxista ortodoxa da sociedade dividida em classes antagônicas e da necessidade de sua superação rumo à uma sociedade comunista. Últimos três capítulos são uma aplicação à sociedade brasileira dos teóricos expostos. Publicado em 2010 pelo Centro de Estudos Victor Mayer, é o segundo número da Coleção Marxismo Militante.



A transição para o poder na tradição marxista - textos selecionados

.

livro

.

O livro é uma seleção de textos sobre a chegada/transição/tomada do poder na tradição marxista clássica. Retoma textos de Marx, Lênin e os analisa pelas mãos de Victor Meyer, August Thalhaimer. Raul Villa e Ernesto Martins, teóricos da Organização Política Operária (Polop). Na apresentação, os editores ensaiam aplicar o conjunto desta seleção à realidade brasileira atual, pós anos 1990. Publicado em 2011 pelo Centro de Estudos Victor Mayer, é o quarto número da Coleção Marxismo Militante.



Marxismo e luta de classes - Questões de estratégia e tática
.

livro

..

Este é o terceiro volume da Coleção Marxismo Militante, publicado pelo Centro de Estudos Victor Mayer em 2010. É um curso de história da Europa capitalista desde o Manifesto Comunista de 1818, passando pela Comuna de Paris, até a crise da I Internacional Socialista, com o dilema formulado por Rosa Luxemburgo "Reforma Social ou Revolução". O texto é de Érico Sachs, conhecido como Ernesto Martins, fundador e principal teórico da Polop.



Muralhas da Linguagem

.

livro

.

Autor: Vito Giannotti 
Editora: Mauad

.
O livro Muralhas da Linguagem, de Vito Giannotti, mostra como a linguagem pode ser um instrumento fundamental tanto de dominação (quando manipulada pelas elites) quanto de emancipação (quando colocada na perspectiva dos oprimidos). Giannotti aborda o problema como se apresenta na vida dos movimentos sociais, da luta sindical, dos milhões de brasileiros diariamente submetidos ao bombardeio promovido pela grande mídia. O autor não se limita à denúncia, propondo um desafio: Como fazer da "mídia alternativa" um eixo de organização em defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais? O leitor não encontrará respostas e fórmulas prontas, mas será convidado a ocupar o lugar de protagonista de seu próprio discurso.



Piratas do Caribe

.

livro

.

Autor: Tariq Ali 
Editora: Record
..
Nesta obra, o escritor paquistanês Tariq Ali mostra como a América do Sul vem se fortalecendo em alternativas ao capitalismo neoliberal e à hegemonia política dos Estados Unidos no continente. São destacados como protagonistas desse movimento os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela; Evo Morales, da Bolívia; e Rafael Correa, do Equador. Estes governos formam, segundo o autor, o "Eixo da Esperança". Inspirados no exemplo de Fidel Castro, precisam enfrentar diariamente a hostilidade a eles dirigida pelas classes dominantes e pela mídia hegemônica.



A Batalha da Mídia 
.

lvro

.

Autor: Dênis de Moraes

Editora: Pão e Rosas

.

Obra central para compreender as experiências que se propõem a democratizar os processos de comunicação, seja através de políticas públicas inovadoras ou de formas colaborativas e participativas de difusão na Internet. O autor revela como a ação do Estado, em vários países da América Latina, tem sido reorientada para tentar reverter uma das piores heranças do neoliberalismo: a concentração dos setores de informação e entretenimento nas mãos de um reduzido número de corporações nacionais e transnacionais. Entre os países analisados estão Brasil, Venezuela, Bolívia, Equador, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e Nicarágua.



Um Nordeste em São Paulo. Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista: 1945-66
.

Autor: Paulo Fontes

Editora: FGV, 2008

. ..

autor

.

Paulo Fontes é historiador. Foi professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2002-2005) e professor visitante nas Universidades de Duke (2004) e Princeton (2006-7) nos Estados Unidos. Em 2006, foi um dos coordenadores do Programa Memória do Trabalho da FGV e do Ministério do Trabalho e Emprego e co-curador da Exposição fotográfica itinerante "Trabalho e Trabalhadores no Brasil". É autor de artigos e livros nas áreas de história social do trabalho, sindicalismo, migrações e cultura popular.

.

Um Nordeste em São Paulo. Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista: 1945-66

Trata de São Miguel Paulista, bairro da cidade de São Paulo que se criou a partir da industrialização dos anos 1940-60. O autor analisa vincular às questões relativas à fábrica e às lutas sindicais outras ligadas à localidade, à migração e ao cotidiano. Imperdível.



Escravizados e livres
.

livro

..

Autor: Marcelo Badaró 
Editora: Bom Texto
..

O livro privilegia o momento de formação da classe trabalhadora no Brasil a partir da segunda metade do século XIX, levando em conta a forte convivência entre escravos e livres no mercado de trabalho do Rio de Janeiro. Como o autor explica na introdução, este livro trabalha com a hipótese de que, para a conformação do perfil da nova classe de trabalhadores assalariados, foram decisivos certos fatores relacionados à escravidão. Dentre eles estão as lutas de escravos pela liberdade e as formas pelas quais as classes dominantes locais buscaram controlar seus escravos e conduzir um processo de desescravização sem maiores abalos em sua dominação.



Diálogos da perplexidade - reflexões críticas sobre a mídia
.

Diálogos

..

Autores: Venício Lima e Bernardo Kucinski 
Editora: Fundação Perseu Abramo
..

Os diálogos aqui reunidos expõem o pensamento dos autores sobre a comunicação e temas recorrentes no jornalismo de hoje. Entre os temas abordados estão o funcionamento das redações dentro e fora do país e críticas em relação ao modelo autoritário já aceito pela sociedade brasileira. Também falam sobre o futuro e as mudanças que vêm ocorrendo nos jornais impressos, a transformação dos fatos em espetáculo pela mídia, e a Internet como a possibilidade de divulgação do jornalismo popular e de interação entre emissor e receptor.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge