NPC vai montar catálogo de vídeos produzidos por sindicatos
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Com o objetivo de conhecer, selecionar, organizar e divulgar a produção de vídeos e dvds populares, o Núcleo Piratininga de Comunicação, com sede no Rio de Janeiro, está organizando um Catálogo de Vídeos Populares. Sindicatos, ONGs e movimentos sociais podem enviar seus trabalhos para o projeto, que é financiado parcialmente pela Eletrobrás, através da Lei Rouanet. A idéia nasceu das observações dos palestrantes do NPC Brasil afora. Em suas palestras e cursos para muitos sindicatos e movimentos, perceberam um grande volume em produção de documentários de caráter formativo e histórico, mas que só atinge um público restrito. Com isso, boas produções têm pouca visibilidade.
O propósito do catálogo surge dessa realidade e sugere uma organização de acervo e divulgação. O critério de participação é que o VHS ou DVD seja produzido por sindicatos, ONGs ou movimentos sociais com a ajuda de profissionais qualificados. As temáticas que interessam são lutas populares, manifestações artísticas, recuperação da memória e expressões culturais do povo. Os interessados devem enviar uma cópia do material acompanhado de apresentação, endereço postal, telefone, email e página na Internet. Os trabalhos serão recebidos até o dia 15 de fevereiro. Para cada pessoa ou entidade que enviar sua produção, o Núcleo Piratininga enviará 10 cópias do catálogo geral.
O NPC esclarece que não vai reproduzir ou comercializar as produções, a ação se limita à divulgação para universidades, pesquisadores, ONGs, movimento social etc. Os vídeos podem ser enviados para Residencial Natália Lins, Bloco C-03, Apto 406, CEP 66.623-590, Belém, PA. Mais informações em www.piratininga.org.br.
Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/new_sindical_data_view.asp?code=600
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir