Núcleo Piratininga de Comunicação organiza catálogo de vídeos populares

Indymedia

Por Rogério Almeida 

Com o objetivo de conhecer, selecionar, organizar e divulgar a produção de vídeos e DVD?s populares, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), com sede no Rio de Janeiro, organiza um CATÁLOGO DE VÍDEOS POPULARES. Apesar do título do projeto tratar de vídeo (VHS), os sindicatos, ONGs, movimentos sociais podem enviar trabalho produzidos em DVD. O projeto é parcialmente financiado pela ELETROBRÁS, através da lei Rouanet. 

A idéia nasceu das observações dos palestrantes do NPC Brasil afora. Em suas palestras e cursos para muitos sindicatos e movimentos, perceberam um grande volume em produção de documentários de caráter formativo e histórico. Porém, a maioria só atinge um público restritoSão produções ilhadas e utilizadas quase exclusivamente pelas diversas organizações.

Com isso, boas produções, na maioria das vezes, têm pouca visibilidade. O propósito do catálogo surge dessa realidade e sugere uma organização de acervo e divulgação.

O critério de participação é que o vídeo ou o DVD seja produzido por sindicatos, ONGs ou movimentos sociais com a ajuda de profissionais qualificados. As temáticas que interessam para este catálogo são : lutas populares, manifestações artísticas, recuperação da memória e expressões culturais do povo.

Afinal, algo que possibilite mostrar um outro Brasil, com ênfase nas lutas e atividades populares. Os interessados devem enviar uma cópia do material acompanhado de apresentação contendo o endereço para contato (endereço postal, fone, e-mail, página na internet). Os trabalhos serão recebidos até o dia 15 de abril de 2006.

Para cada pessoa/ entidade que enviar sua produção o Núcleo Piratininga enviará dez cópias do catálogo geral. O NPC esclarece que não vai reproduzir ou comercializar as produções. A ação se limita à divulgação para a seleção de contatos que possui (universidades, pesquisadores, ONG?s, movimento social, etc).

O QUE É O NPC? Com mais de uma década de estrada, o Piratininga ganha vida com jornalistas, professores, formadores, ativistas sindicais e de movimentos sociais vindo de várias experiências, e residentes em vários estados do País. Tem como ponto de partida a certeza de que sem comunicação não há possibilidade dos setores populares lutarem pela hegemonia na sociedade.

O NPC desenvolve planejamento em comunicação popular, promove palestras, produz publicações, produção de reportagens, avalia produções de comunicação popular, etc. O projeto de divulgação de vídeos, produzidos pelos movimentos sociais, encaixa-se no propósito de incentivar todas as formas de comunicação popular e de luta dos trabalhadores

CONTATO PARA ENVIO DOS TRABALHOS DA REGIÃO NORTE

Rogério Almeida

CEP:66.623-590

Belém-PA

e-mail: 38marabala em globo.com

Fonte: http://lists.indymedia.org/pipermail/cmi-sp-video/2006-January/0127-t6.html

Res. Natália Lins

Bl- C-03, Aprt. 406

logo


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge