Artes e Histórias para contar e mostrar na reta final
[15.01.2007]
Está na reta final o projeto “Artes e Histórias para Contar” que está sendo desenvolvido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, com patrocínio da Eletrobrás, através de Lei Rouanet, de incentivo à cultura.
No ano de 2006 nos dedicamos à primeira parte do projeto: a pesquisa. Encontramos, analisamos e produzimos sinopses de cerca de 600 filmes sobre Comunicação Alternativa,
Experiências Populares, História do Brasil, Juventude, Lutas Mundiais, Lutas pela Terra,
Lutas Urbanas, Manifestações Culturais, Meio Ambiente, Movimento Negro, Movimento Sindical, Questão de Gênero, Realidade Brasileira, Saúde e Trabalho Escravo.
Já como resultado deste trabalho, também em 2006, desenvolvemos as seguintes atividades:
1. Mantivemos uma home-page na Internet com informações sobre o projeto e sobre os filmes
2. Editamos oito informativos que foram enviados para a nossa mala-direta, atualmente com 10 mil endereços de jornalistas e militantes do movimento social em todo o país.
3. Realizamos duas Mostras de vídeos. Uma para alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro (Grande Rio) e outra para professores de escolas particulares sobre o uso de vídeos em salas de aulas, ambas no cinema do Paço Municipal, no Centro da Cidade. Os filmes foram selecionados pelos professores entre os 300 por nós selecionados para o catálogo final.
4. Oferecemos uma oficina de produção de vídeo com produção de um documetário-oficina final.
5. Criamos 21 videotecas populares iniciais, com autorização dos produtores dos vídeos, em diversas cidades do País.
Agora, no o início de 2007, será feito o lançamento do catalogo e três mostras dos melhores trabalhos selecionados no Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba. É possível que a mostra seja levada para outras cidades. Os interessados devem entrar em contato com o coordenador do projeto, Vito Giannotti, através do e-mail vitogiannotti@uol.com.br ou do telefone (21) 9923-1093.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir