
Mostra de Vídeos Populares é sucesso no Paço
[30.10.2006]
Mais de 300 alunos e perto de cem professores das redes pública e privada passaram pelo Cine Estação Paço nesta última semana de outubro, para assistir aos vídeos da Primeira Mostra de Vídeos Populares produzida pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). O evento, realizado em parceria com o Circuito Estação de Cinema e o Museu do Paço Imperial, incluiu ainda visitas guiadas dos estudantes às dependências do Museu, integrando assim os conceitos de História, Educação, Comunicação e Cidadania.
Entre os vídeos apresentados destacaram-se os temas ligados à construção da cidadania, como questões raciais e de gênero, além de outros relacionados a meio ambiente e Luta pela Terra e Reforma Agrária. Todos os documentários foram escolhidos pelos professores que vieram com seus alunos. Ao final de cada sessão, ou nos intervalos entre uma exibição e outra, professores, alunos e organizadores da mostra realizaram breves debates sobre as temáticas exibidas. Os conteúdos dos vídeos também serão motivo de reflexão em sala de aula.
O objetivo da mostra é justamente estimular o uso de vídeos em sala de aula como ferramenta pedagógica de conscientização política, já que é grande a produção de vídeos por parte do movimento social. O evento começou no sábado, dia 21, com a participação de professores da rede privada, e se encerra neste sábado, 28, com os docentes da rede pública. Os dias úteis foram dedicados aos estudantes, que dividiram o tempo entre as sessões de vídeo no Cine Estação e a visita guiada ao prédio do Paço Imperial, orientada por funcionários do Setor Educativo do Paço.
Os vídeos que estão sendo exibidos na Mostra foram catalogados pelo NPC com patrocínio da Eletrobrás, através da lei Rouanet.


Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir