NPC

NPC promove mostra de vídeos populares

[15.10.2006]

Evento gratuito é dedicado a estudantes e professores das redes pública e privada, em parceria com o circuito Estação e o Paço Imperial 

No mês em que se comemora o Dia do Mestre, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), em parceria com o Circuito Estação e o Museu do Paço Imperial, promove gratuitamente, entre os dias 21 e 28 de outubro, a mostra de vídeos populares O Uso de Vídeos na Sala de Aula. Destinada a professores e alunos da rede pública e privada, a mostra tem por objetivo estimular o uso de vídeos como ferramenta pedagógica, despertando o interesse das crianças e adolescentes para as questões sociais, a história e a cultura brasileiras.  

Temas como racismo, luta pela terra, trabalho infantil, folclore, meio ambiente, história, política, conjuntura nacional e realidade brasileira serão levados a estudantes e professores do ensino fundamental e médio, através da intermediação dos sindicatos dos professores e profissionais de educação das redes pública e privada. Além de assistirem aos vídeos, alunos e professores terão também a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu do Paço Imperial e participar de debates ao final de cada sessão.  

Programação - A programação foi assim organizada: dia 21, sábado, entre 9 e 13 h, o cinema estará aberto aos professores selecionados pelo SINPRO (Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino). No sábado seguinte, 28, será a vez dos professores selecionados pelo SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação).

Nos dias úteis, entre 23 e 27, o Estação Paço vai acolher estudantes do ensino fundamental e médio, de acordo com agenda organizada pelo NPC e os próprios sindicatos. 

Cidadãos críticos - Embora resultem do esforço de entidades do próprio movimento popular ou de instituições muito próximas dele, a maioria dos vídeos constantes da mostra é desconhecida dos movimentos sociais e, com raras exceções, esses vídeos nunca foram exibidos em circuito comercial. Por esta razão, o NPC, organização voltada para a pesquisa e divulgação da comunicação alternativa e popular, vem se empenhando em difundi-los, já que seu conteúdo oferece uma grande contribuição para a construção de cidadãos críticos.  

Além da mostra, o NPC está preparando também a publicação de um catálogo com cerca de 300 títulos de vídeos populares. É intenção da entidade, também, estimular a criação de videotecas, a partir de núcleos formados com a participação de sindicatos, associações comunitárias ou outras instituições. O projeto “Artes e histórias para contar e mostrar” está sendo desenvolvido com o patrocínio da Eletrobrás, através da Lei Rouanet.

logo


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge