http://www.piratininga.org.br     


Boletim especial: 18º Curso Anual do NPC
Para jornalistas, dirigentes, militantes 
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais 




Notícias do NPC
 
.
 

18º Curso Anual do NPC debaterá os trabalhadores

e a comunicação na América Latina

.

Entre os dias 21 e 25 de novembro, comunicadores, sindicalistas, estudantes e militantes do país inteiro estarão reunidos no Rio de Janeiro para participarem do 18º Curso Anual do NPC. O tema geral do encontro deste ano é: Os Trabalhadores e a Comunicação na América Latina. O curso será realizado no Rios Presidente Hotel, que fica na Rua Pedro I, 19, Centro do Rio (próximo à Praça Tiradentes). Todas as hospedagens serão no mesmo hotel em que ocorrerão as atividades do curso.  

.

Pesquisadores e jornalistas do país inteiro discutirão temas como a mídia no Brasil e na América Latina; mídia e a criminalização da pobreza; os desafios da esquerda latino-americana hoje; indústria cultural; mídia e temas tabus; comunicação sindical; novas ferramentas; marco regulatório; ditadura civil-militar; TV pública e estatal; e outros. Haverá ainda oficinas práticas de audiovisual; a herança do pensamento de Gramsci; linguagem e hegemonia; educação e política; facebook; e comunicação comunitária.

. 

INSCRIÇÕES 

Interessados em participar devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail npiratininga@uol.com.br. Depois basta enviar a ficha preenchida ao NPC para o mesmo e-mail ou pelo fax (21)2220-4895, juntamente com comprovante de depósito feito em nome de:

.

Núcleo Piratininga de Comunicação
Banco do Brasil
Agência: 3520-3 
Conta: 63311-9
   

..

TIPOS DE INSCRIÇÃO 

Com hospedagem: R$ 1170,00

Sem hospedagem: R$ 650,00

.

OBSERVAÇÕES 

1. Todas as inscrições dão direito a almoço nos dias 22, 23 e 24/11 (quinta a sábado), lanches e apostilas.

2. O jantar não está incluído na inscrição.

3. A hospedagem começa às 12h do dia 21/11 (quarta) e termina impreterivelmente às 12h do dia 25/11 (domingo).

4. Hospedagem em apartamento duplo no Rios Presidente Hotel (mesmo local do curso).

5. Desconto de 20% para estudantes de comunicação com inscrição sem hospedagem.  

.

Confira abaixo a programação completa!

.


QUARTA-FEIRA (21/11)
 


.
15h às 18h: DEBATE - Mídia: teoria e prática na América Latina
.

foto

.

A conferência de abertura do curso será proferida pelos professores Dênis de Moraes, do Departamento de Estudos Culturais da UFF, e Venício Lima, aposentado da UNB e colaborador do Observatório da Imprensa. Ambos já participam dos cursos do NPC há alguns anos e promoverão o debate sobre a mídia e a disputa de hegemonia no continente latino-americano. Dênis de Moraes é autor do livro Vozes Abertas da América Latina, que analisa políticas de comunicação adotadas por governos progressistas do continente. Já Venício Lima publicou recentemente Mídia: Teoria e Política, no qual aborda políticas públicas de comunicação e as propostas da sociedade civil organizada para o setor.

.

.
18h às 21h: DEBATE - A mídia e a criminalização da pobrezafoto

.

Para falar sobre a criminalização da pobreza na mídia, foram convidados o professor José Claudio Alves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e a socióloga Vera Malaguti, secretária geral do Instituto Carioca de Criminologia (ICC). O primeiro é autor de um livro fundamental sobre o assunto, intitulado Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. Na mesma mesa estará presente a lutadora Débora Maria da Silva, do movimento Mães de Maio de São Paulo. Desde que perdeu seu filho em 2006, assassinado por policiais, ela não deixou de lutar por justiça e de apoiar outras mães de vítimas da violência.




QUINTA-FEIRA (22/11)
 

9h30 às 10h: EXPOSIÇÃO - Grandes corporações de Comunicação nas Américas
.

foto

.

O professor Reginaldo Carmello Moraes, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu), fará uma breve exposição sobre os grandes grupos de comunicação das Américas do Norte, Central e Sul, mostrando o poder e a influência dos oligopólios de mídia no continente.

.

.
10h às 13h: DEBATE - Desafios da esquerda na América Latina hoje
.

foto

.

Golpe no Paraguai, mudanças no Mercosul, eleições na Venezuela, ataques da mídia burguesa aos governos de Cristina Kirschner (Argentina), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia)... Para entender melhor a história e a atualidade do nosso continente, e os desafios para os movimentos de esquerda, foram convidados os seguintes palestrantes: o professor Nildo Ouriques, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA); a cientista política Vânia Bambirra, e o diplomata Samuel Pinheiro Guimarães. A mesa será coordenada por Miguel Borba de Sá, pesquisador do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS).

.

Na ocasião serão lançados livros essenciais para aprendermos mais sobre os países vizinhos e a importância da integração.

.

.
14h às 17h30: DEBATE - Indústria Cultural: Rádio / Internet / Novelas / Programas policiais
.

foto

.

Consideramos impossível discutir a mídia no Brasil sem abordar os programas policiais veiculados em rádio e TV, telenovelas e o papel da internet na formação do imaginário. No 18º Curso Anual do NPC, todos esses temas serão abordados a partir do viés crítico da Indústria Cultural. Estarão nesta mesa oprofessor Kléber Mendonça, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Cristian Góes, mestrando pela Universidade Federal do Sergipe (UFS); Silvio Mielli, professor da PUC-SP; e Pedrinho Guareschi, da PUC-RS.

.

.
18h às 19h30: DEBATE - Temas tabus: Mulher na mídia // Homofobia 
.

foto

.

De uma lista de 87 países, o Brasil ocupa a 7ª posição no número de homicídio de mulheres. Isso é o que revela a pesquisa "Mapa da Violência 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil", coordenada pelo sociólogo Júlio Jacobo. Os dados da homofobia também são alarmantes: segundo o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais de 2011, organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), foram documentos 266 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil no ano passado, seis a mais que em 2010. Para entender o que significam esses números e o papel dos meios de comunicação hegemônicos na consolidação de imaginários machistas e homofóbicos, foram convidados Luiz Mott, do Grupo Gay da Bahia, e Nalu Farias, da Marcha Mundial das Mulheres.




SEXTA-FEIRA (23/11)
 

9h às 9h30: EXPOSIÇÃO - A pesquisa sobre história social do trabalho no Brasil
foto

.

O historiador Paulo Fontes, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem se dedicado nos últimos anos a estudar a história social do trabalho no país. Ele fará uma breve exposição sobre o tema que servirá de introdução à mesa seguinte. Esta contará com comunicadores sindicais do país inteiro para apresentar suas práticas atuais e os principais desafios que enfrentam no dia-a-dia da comunicação sindical. 

.

.
10h às 12h30: APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS - A Comunicação Sindical HOJE

foto

.

Esta mesa pretende mostrar um pouco do que vem sendo produzido pelas equipes de comunicação de sindicatos de várias categorias do país inteiro. Serão apresentadas iniciativas na área de internet, rádio, TV, jornal e memória sindical, com o objetivo de trocar experiências e incentivar outras entidades a aprimorar sua comunicação, entendendo-a como estratégica na divulgação de suas lutas.

.

.
14h às 16h: DEBATE - Internet: blogs e twitter

foto

.

Quem faz parte do mundo da comunicação não pode deixar de aproveitar o potencial da internet e as novas redes sociais, como twitter e facebook. Para debater a importância desses meios, aliados a formas tradicionais de comunicação, estarão presentes os jornalistas Leandro Fortes, da revista Carta Capital, eRenato Rovai, da Revista Fórum. Também tratará do assunto Aldo Sauda, formado em Relações Internacionais pela PUC/SP e correspondente da Caros Amigos no Egito, onde acompanhou os desdobramentos da chamada "Primavera Árabe".

.

.
16h às 19h: DEBATE - A mídia e o debate sobre a Ditadura de 64
.

foto

.

Inúmeros livros vêm sendo publicados sobre a ditadura civil-militar que se instalou no país após o golpe de 1964. São biografias, relatos, pesquisas e até ficções que relembram um período que não deve ser esquecido. Também neste ano foi criada a Comissão Nacional da Verdade, considerada por muitos um avanço nas investigações sobre o que ocorreu naqueles anos. A psicóloga Cecília Coimbra, do Grupo Tortura Nunca Mais, e os jornalistas Chico Otávio, do jornal O Globo, e José Arbex Jr., da Caros Amigos, debaterão este assunto no 18º Curso Anual do NPC, mostrando em que avançamos e em que ainda precisamos avançar. Para encerrar a mesa haverá uma performance do Levante Popular da Juventude, grupo de jovens que vêm promovendo "escrachos" pelo país inteiro para denunciar torturadores e cúmplices da repressão e da violência no regime militar.

.

.
19h às 20h: EXPOSIÇÃO - Marco Regulatório e Conselho Nacional de Comunicação 
.

foto

.

Uma das principais pautas dos movimentos que lutam pela democratização da mídia no país é a aprovação de um novo marco regulatório das comunicações. Para entidades como FNDC e Intervozes, o novo marco deve passar uma consulta pública, para estimular debates por todo o país e a participação da sociedade como um todo. Outra bandeira histórica dos movimentos é a atuação do Conselho Nacional de Comunicação, previsto na Constituição Brasileira. O Conselho foi reativado recentemente, mas recebeu duras críticas dos movimentos sociais, pois os nomes foram aprovados sem qualquer consulta prévia. Essas questões serão tratadas na mesa da noite de sexta-feira, com a presença dos jornalistas João Brant, do Intervozes, e Renata Mielli, do Centro de Estudos Barão de Itararé.




SÁBADO (24/11)
 

10h às 12h: DEBATE - TV no Brasil: o conceito de pública, privada e estatal
.

foto

.

Para debater a diferença entre TV pública e TV estatal, e abordar a importância de se investir na qualidade desses meios, a exemplo de outros países latino-americanos, foram convidados os jornalistasBeto Almeida, da TV Senado e diretor da Telesul no Brasil, e Laurindo Leal Filho, professor da Escola de Comunicação da USP e apresentador do programa Ver TV, da TV Brasil. Também estará presente o jornalista Gabriel Mendes, professor da Faculdade Integrada Hélio Alonso (Facha).

.

.
 14h às 16h: OFICINAS 

  • OF 1 - Audiovisual: Coletivo Tatuzaroio (Memória Latina)      

foto 

.

.

  • OF 2 - Linguagem e Hegemonia: Vito Giannotti (NPC)

.

. 

  • OF 3 - O mundo do Facebook: Arthur William (TV Brasil - Amarc - NPC)

foto

 



16h às 18h: OFICINAS 

  • OF 4 - Educação e política: Gaudêncio Frigotto (UERJ)

foto

.

.

  • OF 5 - Rádio Comunitária: Arthur William (TV Brasil - Amarc - NPC)

.

.

  • OF 6 - A herança de Gramsci para o Brasil de Hoje: Rodrigo Castelo (UERJ/Unirio)

foto




DOMINGO (25/11)
 

9h às 13h: CINEMA - Exibição e debate do filme "As neves do Kilimanjaro" 
.

filme 

Cena do filme

.

No encerramento do Curso Anual do NPC será exibido o belo filme francês As Neves do Kilimanjaro. O longa traz à tona vários temas importantes para a esquerda, abordando a atuação dos sindicatos, a organização dos trabalhadores, a ética pessoal e as relações humanas. Dirigido por Robert Guédiguian, a história se passa em Marselha em meio à crise financeira. Com esse pano de fundo, o casal Michel e Marie Claire acaba sendo vítima de um drama que os motivos só aos poucos irão entender. Ambos passam, então, a dedicar suas vidas para superar os traumas e consertar alguns erros que todos somos capazes de cometer. É quando justiça, perdão e solidariedade entram em cena. Um filme que vale a pena, pois reacende as esperanças e nos faz acreditar, ainda, no ser humano.

.

.

Para debatê-lo, convidamos a professora Camila do Valle (UFRRJ), o militante João Pedro Stédile, da coordenação nacional do MST, e o escritor Vito Giannotti, coordenador do NPC com grande atuação sindical. 

.

Outras informações sobre o curso pelo e-mail npiratininga@uol.com.br

ou pelos telefones (21)2220-5618 e 2220-4895.

 



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge