A
TV precisa de um contrapoder
Entrevista
concedida por Pierre Bourdieu a Leneide Duarte e publicada no Caderno Idéias do
Jornal do Brasil. O sociólogo morreu no dia 25 de janeiro de 2002, aos 71 anos.
Pierre
Bourdieu, titular da cátedra de Sociologia do Collège de France, é um dos
mais lidos e citados sociólogos do mundo. Com seu livro "Sobre a televisão"
(Jorge Zahar Editor), ele abriu uma nova e polêmica frente de discussão ao
estudar a cultura mediática e fazer uma crítica definitiva ao meio de comunicação
mais controvertido da atualidade.
Bourdieu
acha que pouca coisa pode ser dita num veículo que impõe o assunto, o tempo
irrisório e que tem interesses econômicos invisíveis e, muitas vezes
inconfessáveis.
Para
ele, a tela da televisão tornou-se hoje "uma espécie de espelho de
Narciso, um lugar de exibição narcísica no qual querem se mirar os
intelectuais (filósofos e escritores) mediáticos", do qual fogem os
eruditos e pensadores, evitando uma mídia extremamente superficial, própria a
"fast thinkers".
Tudo
isso faz da televisão, segundo Bourdieu, um formidável instrumento de manutenção
da ordem simbólica.
"Há
imensos obstáculos ... Penso que já seria importante que os intelectuais tomem
consciência de que, em sua relação com a televisão, o que está em jogo não
é apenas seu ego, sua notoriedade atual ou potencial, mas algo infinitamente
mais importante politicamente: a possibilidade de instituir um contrapoder crítico
eficaz, capaz de se exprimir em nome do maior número de pessoas, as conquistas
mais sofisticadas e mais avançadas da pesquisa científica e artística ou,
mais simplesmente, a possibilidade de oferecer a todos os homens e mulheres de
todos os países um acesso mínimo aos produtos mais raros e mais nobres da
reflexão humana".
Suas
idéias foram criticadas tanto na França como em todo o mundo onde o livro foi
publicado. Por isso, Bourdieu escreveu uma espécie de réplica, não por acaso
intitulada "Contrafogos".
Como
a discussão está longe de acabar, no mês em que a TV brasileira comemora seus
50 anos, Bourdieu volta para discutir seu tema mais polêmico: a mídia
televisiva.
Bourdieu
afirma ainda que a construção deste contrapoder só pode ser feita com a
cumplicidade e a participação ativa da fração mais esclarecida e mais
independente dos jornalistas.
JB
- O jornalismo é importante demais para ser deixado nas mãos de jornalistas?
Bourdieu
- Se eu disse alguma coisa assim, em algum lugar, foi unicamente pelo prazer de
fazer uma boutade. E é preciso evitar fazer tiradas sobre assuntos sérios: e o
jornalismo é um assunto sério, muito sério mesmo. Porque o jornalismo, hoje,
é efetivamente muito importante.
O
que eu quis dizer é que não se pode deixar unicamente aos jornalistas a total
e inteira responsabilidade do trabalho jornalístico. Era o que queriam alguns
jornalistas que pensam que são suficientemente grandes para se controlar e se
criticar e têm sempre à mão, pelo menos na França, a referência à "deontologia".
O
jornalismo - que pensa como um "quarto poder", mas crítico - é sem dúvida
alguma um poder, que pelo fato das pressões de todas as ordens que pesam sobre
a atividade jornalística, sobre os jornalistas, portanto, não tem mais muita
coisa de crítico e contribui muito para reforçar as forças mais conservadoras
da economia e da política.
JB
- O senhor pode dar um exemplo?
Bourdieu
- Os jornalistas econômicos, que na sua maioria estão longe de ser grandes
economistas, e os grandes editorialistas não cessam de retomar e orquestrar os
argumentos mais deformados da vulgata neoliberal sem submetê-los à crítica
mais elementar.
Por
acaso eles se perguntam, por exemplo, o que significam as taxas de emprego dos
EUA e da Inglaterra e se a relação, freqüentemente lançada contra os
defensores do Welfare State, entre a proteção social e o desemprego não
repousa sobre um jogo com as definições, tanto da proteção social, quanto do
desemprego e do emprego etc.?
Os
jornalistas influentes gostam de dizer que são escutados, temos de lhes dar razão.
Quando se trata de economia, eles falam todos praticamente a mesma língua.
JB
- O jornalismo da TV é pior do que o da imprensa escrita dita séria?
Bourdieu
- Eu não colocaria a questão nesses termos. É verdade, para simplificar, que
o jornalismo da TV (sobretudo nas grandes redes, de grandes espetáculos e
grande público) está submetido a pressões (a da urgência, principalmente,
ligada ao medo de entediar, isto é, de perder telespectador), uma coisa da qual
o jornalismo escrito, o dos grandes jornais ditos "sérios", está
livre. Mas, de fato, a concorrência no campo jornalístico - incluídas todas
as mídias - faz com que as pressões e interesses que pesam sobre a televisão
pesem também, por intermédio da televisão, sobre a totalidade dos jornais,
mesmo sobre aqueles mais preocupados com sua autonomia.
Patrick
Champagne fez essa análise, num dos últimos números da revista Atos da
pesquisa em ciências sociais, sobre a evolução da retórica jornalística do
jornal Le Monde: Os títulos da primeira página, por exemplo, estão sendo cada
vez mais dedicados à política nacional e aos aspectos mais anedóticos dessa
política - por exemplo, as relações de coabitação entre o presidente da República
e o primeiro-ministro. (No Brasil a redução às estripulias do "juiz
Lalau", na tentativa de descaracterizar a rede de cumplicidades e corrupção
palacianas do Caso EJ Caldas
E
tudo o que os americanos chamam de "agenda" - os assuntos sobre os
quais é preciso falar, os temas que devem ser debatidos - é imposto, cada vez
mais, pela televisão.
Ou
então, os grandes jornalistas se empenham em ter um programa de TV ou em
aparecer num, o que é bom para eles próprios, para sua notoriedade e seu ego,
mas também para seu jornal e para as vendas.
E
isto tem como efeito contribuir para a unificação da problemática em curso no
campo jornalístico e, ao mesmo tempo, ao
fechamento
deste campo sobre ele mesmo, totalmente centrado nos pequenos problemas de um
pequeno número de pessoas que, do debate televisivo ao coquetel de imprensa, não
cessam de se encontrar e de trocar suas pequenas idéias.
JB
- Em seu livro "Sobre a televisão", o senhor diz que a crítica da TV
pelo discurso não é senão um último recurso, menos eficaz do que seria a crítica
da imagem pela imagem. Pela reação da mídia, o senhor acha que se enganou?
Bourdieu
- Sim e não. É verdade que o discurso que eu desenvolvi para a televisão teve
bem menos efeito do que transcrição publicada sob forma de livro. Mas trata-se
de uma crítica pelo discurso (e que foi ao ar em horas de audiência muito
baixa, à noite) e não de uma crítica pela imagem como eu poderia ter feito
com a ajuda de profissionais de cinema como Pierre Charles, autor de um filme
intitulado "Pas vu à la télé" (Não passou na TV), que teve um
enorme sucesso onde foi exibido -, ou simplesmente se eu tivesse podido mostrar
na TV as imagens que eu comentava no meu discurso, ou construir todo um filme
com exemplos de coisas vistas na televisão.
Seria,
pois, preciso servir-se dos recursos da televisão (e mesmo de todo o talento
que certos publicitários desenvolvem a serviço da venda de produtos) para
desmontar e criticar os abusos do poder cometidos a cada dia na televisão, não
necessariamente de maneira intencional ou perversa, mas, mais freqüentemente,
por ignorância ou por inadvertência.
Você
me dirá que, na televisão mesmo (não sei se vocês têm isso no Brasil) há
programas que fazem isso.
De
fato, é uma falsa crítica, que não toca em nada de sério - a prova é o fato
de que o filme de Pierre Charles, que questionava a integridade dos grandes
responsáveis da televisão e sobretudo suas conivências com os políticos, foi
proibido na TV. Este simulacro inofensivo de crítica é destinado, uma vez
mais, a criar audiência dando satisfação a uma demanda confusamente sentida
pelo público.
JB
- O senhor escreveu que a TV é um lugar de exibição narcísica. Os
intelectuais mediáticos não são bem vistos por seus pares? Os eruditos e ensaístas
devem fugir da telinha? O senhor participa de programas de televisão?
Bourdieu
- É preciso esclarecer tudo isto. Infelizmente, o julgamento dos pares (falo
dos eruditos sobre os eruditos, dos escritores sobre os escritores etc.) está
cada vez mais ocultado e confundido pela interferência do julgamento dos
ignorantes que são chamados a opinar, e estão em situação de expor
julgamentos dotados de visibilidade e, daí, de uma certa autoridade sobre os
profanos.
Por
exemplo, a gente verá vários jornalistas franceses apressarem-se em elogiar
tal livro sobre jornalismo, que balança entre o banal e o medíocre e que tem
como principal virtude, a seus olhos, dizer do jornalismo aquilo que os
jornalistas ele próprios, ou ao menos os mais conformistas e os mais
satisfeitos entre eles, diriam. Isto com a esperança de barrar (num sentido de
censurar) todas as tentativas para falar cientificamente desse universo.
JB
- Seria preciso, por esse motivo, intervir na mídia?
Bourdieu
- É uma questão muito difícil. Os editores, mesmo os mais rigorosos, avançam
com toda sua força, e nós podemos compreendê-los. Recusar a televisão não
é apenas comprometer o sucesso de obras que merecem atingir um público maior;
é também deixar espaço aos intelectuais mediáticos, que contribuem para
mistura da qual eu falava há pouco propondo obras do kitsch cultural (e penso
no Sartre de Bernard-Henri Lévy) e que não podem se defender contra os
questionamentos de que são objeto (apesar da extraordinária solidariedade de
todos os intelectuais beneficiários), atacando, muitas vezes da maneira mais sórdida,
os
que resistem a seu domínio sobre a imprensa e a edição.
JB
- Explique melhor esses personagens.
Bourdieu
- Não sei se vocês têm como nós na França personagens que dominam, ao mesmo
tempo, grandes órgãos de imprensa, como Grasset ou Gallimard, jornais (como o
Magazine Littéraire, L' Express ou L' Événement du Jeudi) que são capazes de
desencadear verdadeiras campanhas de publicidade em defesa de seus produtos ou
dos de seus amigos; e também, em casos mais excepcionais, campanhas de difamação
contra os que se recusam a entrar no jogo ou que, mais simplesmente, têm a
insolência de descrevê-lo.
Volto
à sua pergunta. É preciso fugir da telinha? Penso que seria preciso que
artistas, escritores, eruditos e pensadores lutassem individualmente e sobretudo
coletivamente para conquistar a possibilidade de ter acesso à TV em boas condições,
isto é, quando eles têm algo a dizer que merece atingir uma audiência maior e
quando se lhes oferecem a oportunidade e o tempo necessário para dizê-lo.
Creio
que seria possível inventar novas formas de ação pela televisão que sejam
capazes de envolver públicos mais vastos em torno de assuntos mais difíceis e
mais importantes (como o futuro da economia mundial), mas sob a condição de
mobilizar verdadeiramente todas as capacidades inventivas dos escritores, dos
eruditos e, sobretudo, dos artistas, e especialmente dos cineastas.
É
este o tipo de tarefa na qual deveria se empenhar o intelectual coletivo tal
qual o imagino.
JB
- Hoje, o que não aparece na TV corre o risco de não atingir a sociedade,
tanto no bom quanto no mau sentido?
Bourdieu
- Efetivamente. É por isso que todos os que desejam agir sobre o mundo, ao
menos o suficiente para contrabalançar ou combater a ação dos que o dominam,
devem se questionar seriamente sobre a questão do bom uso da mídia.
Não
é o caso de recusar as mídias, mas de se perguntar como utilizá-las sem se
deixar usar por elas. É preciso os pesquisadores irem à televisão, mas dentro
de suas conveniências e suas condições. Há imensos obstáculos, que não
enumerarei para não desencorajar ou desesperar os que tentam lutar.
Penso
que já seria importante que os intelectuais tomassem consciência de que, em
sua relação com a televisão, e mais genericamente, o que está em jogo não
é apenas seu ego, sua notoriedade atual ou potencial, mas algo infinitamente
mais importante politicamente: a possibilidade de instituir um contrapoder crítico
eficaz, capaz de se exprimir em nome do maior número de pessoas, as conquistas
mais sofisticadas e mais avançadas da pesquisa científica e artística ou,
mais simplesmente, a possibilidade de oferecer a todos os homens e a todas as
mulheres de todos países um acesso mínimo aos produtos mais raros e mais
nobres da reflexão humana.